Perpétua encerra o semestre com nova atuação de destaque

Deputada teve 100% de presença nas votações em plenário, apresentou 350 proposições e o equivalente a três pronunciamentos ao dia em 5 meses. Reveja as principais conquista do mandato entre fevereiro a julho deste ano.


A deputada Perpétua Almeida encerrou o seu décimo-primeiro semestre legislativo consecutivo mantendo a honrosa marca de um dos parlamentares federais que mais produzem em toda a Amazônia Brasileira. Até o recesso do meio do ano, iniciado na quinta-feira passada, a deputada acreana, do PCdoB, que também é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores, alcançou 100% de presença nas votações no plenário da Câmara Federal.
Perpétua Almeida fez mais de 160 pronunciamentos na tribuna da casa, o equivalente a três discursos por sessão desde que foi aberta a legislatura vigente, em fevereiro deste ano, considerando os dias úteis. Ainda de acordo com os anais do Congresso, a deputada apresentou mais de 350 proposições deste que assumiu seu segundo mandato como a parlamentar mais votada do Acre. "Estas informações nos alegra muito. São importantes para nós, para os nossos eleitores, para o Acre e para os simpatizantes do nosso mandato", comentou a deputada, que está convidanto todas as bancadas do país a dizer "não" às ameaças de grupos estrangeiros que insistem em atropelar a soberania nacional com a comercialização criminosa de florestas amazônicas.
"A Amazônia, para sobreviver à cobiça estrangeira e aos crimes promovidos pelo Homem, depende de uma política de repressão encampada pelo governo, com auxílio da sociedade". Assim se manifestou a deputada em audiência, há dois meses, com o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. Na oportunidade, a deputada conhecer as principais metas do Plano Amazônia Sustentável (PAS), e através destas informações a parlamentar construiu um cronograma de propostas levadas ao governo, a partir do Congresso, para inibir desmatamentos e queimadas ilegais. No longo prazo necessita de um projeto de desenvolvimento estratégico que leve em consideração a vocação da região, Perpétua defende a criação do Programa Bolsa Floresta, que visa atenuar os índices crescentes de desmates e queimadas e sugere que o governo implemente um sistema de pagamento por serviços e produtos ambientais, especialmente àqueles que notadamente se destinam à integridade dos biomas
Dentre tantas conquistas atribuídas ao mandato neste semestre, a assessoria da deputada Perpétua Almeida destaca os seguintes:
1 – A Criação no Estado do Acre da 5º Vara criminal especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Uma boa notícia, especialmente nas proximidades das comemorações relativas ao Dia Internacional da Mulher. Uma luta antiga da deputada, que, agora, comemora, juntamente com o Tribunal de Justiça, o poder público e o movimento de mulheres, o êxito obtido no cumprimento da Lei Maria da penha no estado.
2) A defesa da criação dos aeródromos de de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, possível com a destinação de R$ 3,6 milhões junto ao BNDES. O aeródromo de Jordão está em fase de licitação. o aeródromo de Tarauacá esta recebendo reformas que estão sendo executadas diretamente pelo Deracre. O de Manuel Urbano também está sendo licitado
Quanto ao de Santa Rosa do Purus a proposta do Deracre é fazer execução direta total ou parcial da obra, que devido aos problemas de transporte de máquinas e insumos somente iniciará no próximo verão. O valor da obra esta orçado em R$ 8 milhões. Em operação legal temos os aeródromos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Feijó e Tarauacá – este últimos também fruto de insistentes apelos feitos pela deputada.

3) A defesa intransigente da regulamentação da profissão dos mototaxistas, que resultou na criação da frente parlamentar em defesa da categoria no Congresso Nacional. A deputada sugeriu encaminhar ao plenário o projeto, que pode ser aprovado ainda este ano dispensando-se o julgamento feito nas comissões da casa.

4) Defesa da aprovação da Câmara dos Deputados do Projeto de regulamentação da Profissão de Artesão

5) Críticas e encaminhamentos legislativos contrários à compra de terras da Amazônia para estrangeiros.
6) A indicação de votação do Estatuto do Índio, que adorme há 20 anos nas gavetas do Congresso.
7) A resistência às ameaças de demissão dos funcionários da Eletroacre, após a criação de um escritório central, sob o controle da Eletrobrás, para administrar a companhia acreana.

leia mais
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem