Juiz declara delegacia de Tarauacá imprópria para funcionamento


29/01/2009 - 08:55

Pela segunda vez em menos de um ano a delegacia geral de Tarauacá é reprovada pelo Juiz de Direito da Comarca de Tarauacá-AC, Romário Divino Faria. No início desta semana ele realizou uma espécie de inspeção e constatou o abandono em que se encontra o prédio policial.Segundo o relatório do juiz, “há problemas tanto nas instalações prediais como de dotação de pessoal, de forma que, mesmo sendo a 4ª Comarca do Estado, não há sequer um delegado de polícia que atue diretamente, sendo necessário o delegado responsável pela delegacia de Feijó-AC se deslocar ao município para que resolva situações mais complexas”.

Ainda segundo o relatório, além de perda de vários inquéritos policiais, a delegacia é famosa pelas constantes fugas de presos. Nos últimos dois anos 20 presos deixaram o presídio sem autorização judicial. “A situação chegou ao extremo de ter que ser determinada a realização de busca e apreensão na delegacia visando a recuperação de dinheiro que fazia parte de inquéritos policiais que haviam desaparecidos”, relata o juiz.

O Magistrado ressalta ainda em seu relatório que tal situação encontra-se insustentável, carecendo de medidas imediatas para sanar os problemas detectados, sob pena de agravamento da situação.

Ao término da última visita o Juiz determinou que fosse elaborado relatório circunstanciado, com registro fotográfico, e encaminhado às autoridades competentes para que tomem as providências cabíveis, inclusive ao governador, já que anteriormente foi encaminhado ofício ao Secretário de Segurança Pública cientificando-o da situação e até a presente data nada foi feito para sanar as irregularidades. Determinou também o encaminhamento de cópia do relatório ao Ministério Público para providências cabíveis, considerando que a instituição exerce o controle externo da atividade policial.

Pelo relato do Dr. Romário Divino a delegacia geral de Tarauacá virou um caso de policia.

Da redação ac24horas
Com informações da Assessoria de Gabinete do Juiz
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem