CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quinta-feira, 30 de abril de 2009

JUVENTUDE AGRADECE: Galpão de Cultura do Bairro da Cohab em construção.







O presidente do Bairro da Cohab, professor Accioly (que sou eu) não vê a hora de entregar à comunidade de Tarauacá, especialmente do Bairro da Cohab, uma de suas principais conquistas frente a Associação do Bairro. Trata-se do Galpão da Cultura. Um espaço para a juventude desenvolver atividades culturais, que vão contribuir para a formação de uma pesrsonalidade saudável.
O pedido foi da Associação.
O dinheiro é do Governo, proveniente de uma emenda parlamentar da Deputada Perpétua Almeida;
A construção é de Responsabilidade do Governo do Acre.
A conquista é de todos.

PADROEIRO DE TARAUACÁ E DO TRABALHADOR: A vida de São José



Tudo o que sabemos sobre o marido de Maria e pai adotivo de Jesus vêm das Escrituras e isso tem parecido muito pouco para aqueles que criaram lendas sobre
ele.

Diz-se que casou-se com Maria aos 30 anos de idade e, por seu caráter, foi escolhido a dedo por Deus para guardar a virgindade de nossa mãezinha Maria. Diz-se também que morreu aos 60 anos de idade, antes do início da vida pública
de seu Filho Jesus Cristo.

Sabemos que ele era um carpinteiro, um trabalhador, tanto que, em Nazaré, perguntaram em relação a Jesus, "Não é este o filho do carpinteiro?" (Mateus 13,55). Ele não era rico, tanto que, quando ele levou Jesus ao Templo para ser circuncidado, e Maria para ser purificada, ele ofereceu o sacrifício de um par de rolas ou dois pombinhos, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro (Lucas 2,24).

Apesar de seu humilde trabalho e suas condições, José veio de uma linhagem real. Lucas e Mateus discordam um pouco em relação aos detalhes da genealogia de José, mas ambos marcam sua descendência a partir de Davi, o maior rei de Israel (Mateus 1,1-16 e Lucas 3,23-38). Realmente o anjo que primeiro conta a José sobre Jesus o saúda como "filho de Davi," um título real usado também para Jesus.

Sabemos que José foi um homem compassivo, carinhoso. Quando ele soube que Maria estava grávida após estarem para se casar, ele soube que a criança não era dele mas desconhecia, até então, que ela estava carregando o Filho de Deus. Ele planejou separar-se de Maria de acordo com a lei, mas temeu pela segurança e o sofrimento dela e do bebê. Ele sabia que mulheres acusadas de adultério poderiam
ser apedrejadas até a morte, então ele decidiu deixá-la silenciosamente e não expor Maria a vergonha ou crueldade (Mateus 1,19-25).

Sabemos que José foi um homem de fé, obediente a tudo o que Deus pedisse a ele sem preocupar-se com os resultados. Quando o anjo apareceu a José em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criança que Maria estava carregando, José imediatamente e sem questionar preocupar-se com fofocas, tomou-a como esposa. Quando o anjo reapareceu para dizer-lhe que sua família estava em perigo, ele imediatamente deixou tudo o que possuía, todos os seus parentes e amigos, e escapou para um país estranho, desconhecido, com sua jovem esposa e o bebê. Ele aguardou no Egito semmquestionar até que o anjo disse a ele que já era seguro retornar (Mateus 2,13-23).

Sabemos que José amava Jesus. Sua única preocupação era com a segurança desta criança confiada a ele. Ele não apenas deixou seu lar para proteger Jesus mas na ocasião de seu retorno fixou residência na obscura cidade de Nazaré sem temer por sua vida. Quando Jesus ficou no Templo, José (junto com Maria) procurou por ele com grande ansiedade por três dias (Lucas 2,48). Sabemos também que José tratava a Jesus como seu próprio filho tanto que as pessoas de Nazaré constantemente repetiam com relação a Jesus, "Não é este o filho de José?" (Lucas 4,22)
Nós sabemos que José respeitava e temia a Deus. Ele seguiu as Suas ordens ao lidar com a situação de Maria (mãe solteira em tese) e ao ir a Jerusalém para Jesus ser circuncidado e Maria purificada após o nascimento de Jesus. Ele levava sua família a Jerusalém todo ano para a Páscoa, algo que não poderia ter sido fácil para um trabalhador.

Já que José não aparece na vida pública de Jesus, em sua morte, ou ressurreição, muitos historiadores acreditam que José provavelmente havia morrido antes que Jesus iniciasse seu sacerdócio.

José é o patrono dos condenados à morte, porque presumindo-se que ele morreu antes da vida pública de Jesus, ele morreu com Jesus e Maria perto dele, da maneira como todos nós gostaríamos de partir desta terra.

José é também o patrono universal da Igreja, dos pais, dos carpinteiros, e da justiça
social.

Celebramos dois dias festivos para São José: 19 de março para José o Marido de Maria e 1 de maio para José o Trabalhador.


Leia mais aqui

ORGANIZAÇÃO: Trabalhadores da Segurança em Tarauacá, fundam ASSOCIAÇÃO.

Gilberto Coelho: Presidente da ASSEG-TK


Seguranças



Os Trabalhadores que prestam serviços de segurança em eventos públicos, particulares, comércios, clubes e demais áreas no município de Tarauacá, fundaram, na data de 30 de abril (quinta feira) a ASSEG-TK: ASSOCIAÇÃO DOS SEGURANÇAS DE TARAUACÁ.
O pricipal objetivo dessa categoria é a organização dos mesmos em torno de uma entidade que possa lutar pelos seus direitos.
A reunião aconteceu no Swing Clube com a presença de um grande número de trabalhadores.
Além da fundação da ASSEG-TK, os seguranças elegeram a primeira diretoria da entidade:
PRIMEIRA DIRETORIA:
- PRESIDENTE - Gilberto Coelho;
- VICE - Silmar Falcão;
- TESOUREIRA - Aldenízia Neves;
- SEGUNDO TESOUREIRO - Edmilsom Nascimento;
- SECRETÁRIO - Antônio Luzivan;
- SEGUNDO SECRETÁRIO - Lázaro Aires
- CONSELHO FISCAL - Cícero Conceição;
- CONSELHO FISCAL - Antônio Barros;
- CONSELHO FISCAL - Givanildo Silva.
O primeiro presidente da Associação dos Seguranças de Tarauacá, GILBERTO COELHO após a eleição, tomou posse, agradeceu a todos e prometeu lutar pelos direitos dos seguranças.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

ROCK DO BOM: EM JUNHO LOS PORONGAS FARÁ SHOW EM TARAUACÁ



LOS PORONGAS, A Banda Acreana de maior sucesso no cenário do Rock Nacional estará em Tarauacá, no mes de junho, realizando o grande show de lançamento de seu DVD.

Ainda falta definir a data e o local do show.

Diogo Soares (vocal), João Eduardo (guitarra), Jorge Anzol (bateria) e Márcio Magrão (baixo), o quarteto queridinho do cenário da música independente no Estado, faz mais que mostrar seu trabalho, sempre esteve envolvido em movimentos culturais que ressaltam os novos talentos, divulgando também outras bandas acreanas, aliás, os rapazes da banda Los Porongas estão entre os criadores do Festival Varadouro, que hoje é um importante evento do cenário do rock, gerando uma integração de músicos não só da região Norte, mas do Brasil e países vizinhos.

Conheça mais Los Porongas

MUDANÇA: VEREADORES FARÃO UMA REVISÃO NO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA E NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ.


Na sessão desta quarta feira, 29 de abril, os vereadores de Tarauacá escolheram os membros que vão compor uma comissão que será responsável para conduzir os trabalhos de reformulação no regimento interno da casa e, principalmente, uma revisão na Lei Orgânica do Município (Constituição Municipal).

Os membros escolhidos são:

1. Edmar Rodrigues (PMDB) – Presidente;
2. Luiz Meleiro (PCdoB) – Relator;
3. Ezi Aragão (PT) – Membro;
4. Chico Batista – PDT – Suplente;

Além desses membros os trabalhos da comissão serão acompanhados também por um membro indicado pela prefeitura, um funcionário da câmara e um assessor jurídico.
Segundo informações do Presidente da Comissão de Revisão, Edmar Rodrigues, tanto o Regimento Interno da Câmara quanto a lei Orgânica do Município estão “caducos” e precisam ser atualizados. Alguns aspectos defasados já se tornaram inclusive inconstitucionais e estão obstruindo o trabalho dos vereadores.
O presidente cita, por exemplo, a questão dos prazos para o executivo responder os pedidos de informações dos vereadores. O prazo é muito extenso e isso dificulta uma melhor ação parlamentar.
A Comissão receberá propostas e sugestões de Vereadores, Instituições e de iniciativa popular.
Cabe ao povo se mobilizar e apresentar propostas.
O primeiro prazo estipulado para apresentação da redação final do novo Regimento e da nova Lei Orgânica, é de 04 meses.

Perpétua Almeida abre o jogo sobre o escândalo das passagens


"Sempre pautei minha vida pública pela honestidade e todos sabem disso", reagiu a deputada.
Leia aqui a íntegra da entrevista concedida em Rio Branco, no último final de semana.

Tarauacá terra de bons Blogueiros e de Blogueiros malandros.




Todos os dias eu acesso internet pra ler notícias, fazer pesquisas e buscar informações para mim e para meus ouvintes da Rádio Nova Era Fm e leitores do meu Blog (Blog do Accioly)
Fielmente, eu acesso também todos os Blogs de Tarauacá para saber o que nossos blogueiros estão postando.
Acho muito legal que nossa população esteja cada vez mais interessada em acessar a grande rede de computadores.
A inclusão digital é uma necessidade, porém, ainda é um sonho dos Tarauacaenses, principalmente a população de baixa renda, que não tem condições financeiras para comprar um computador.
Os espaços públicos ainda são tímidos. Os governos ainda não investiram nessa questão.
O Governo do Estado mantém um pequeno centro de inclusão digital funcionando na biblioteca pública. Já em relação à prefeitura esse tipo de investimento inexiste.
Em relação ao meu blog procuro postar assuntos de interesse geral da população e a página já é bastante acessada. Proporcionalmente ao número de pessoas que acessam a internet em nossa cidade, me arrisco em dizer que é uma das páginas bem acessadas do Acre (em apenas 01 ano já são mais de 31.000 acessos). A média 300 é acessos diários.
Não faço concorrência com outros amigos que escrevem na internet em nossa cidade e, até ajudo, com incentivos, material e sugestões.

A MALANDRAGEM TAMBÉM ESTÁ NA INTERNET.

Certo blogueiro de nossa cidade leva essa coisa de concorrência muito a sério e tenta enganar as pessoas alterando seu contador de visitas, pra não ficar atrás do Blog do Accioly.
Fiz o teste: Anotei o contador de visitas do tal blog num determinado dia que já somava 19.000 acessos (provavelmente um número já alterado).
Quando o meu número de acesso ultrapassou esse valor o dono do blog alterou seu contador de visitas de 19.000 para 26.000 acessos (em apenas uma noite ele, supostamente, teria uma explosão de 7.000 acessos).
Ontem, 28.04, somente durante a noite, aconteceu um novo recorde mundial. Foram exatamente 5.000 acessos no blog do malandro.
Fui pesquisar e descobri que tudo não passa de uma fraude pois, é possível sim, alterar o contador de visitas dos blogs.


Tem gente em nossa cidade que a malandragem parece correr nas veias.



A mentira e a inveja são o refúgio dos incompetentes e desonestos.



Raimundo Accioly

CASO RENATO & STEYCE: Advogado de Renato, Dr. Sanderson Moura, fala de sua defesa.




Caro amigo Accioly


Quanto ao posicionamento da defesa a respeito da denúncia do Ministério Público contra meu constituinte, Renato Figueiredo Teixeira, tenho a dizer:


Se me manifestarei quanto ao mérito da causa em juízo demonstrando provas favoráveis ao Renato.


É comum que em meios as paixões que foram despertadas com o episódio, o acusado seja acusado, julgado e condenado, antes mesmo do Júri Popular decidir.


Mas, creio eu que o tempo se encarrega de serenar os ânimos, abrindo melhor espaço para a manifestação da verdade, que é como todos nós sabemos, a mãe da justiça.


Trata-se de um drama envolvendo dois jovens de duas famílias de bem de nossa querida Tarauacá. Peço a Deus pela recuperação da jovem Steyce.


E nunca deixei de confiar na Justiça do Júri de nossa Tarauacá, sempre firme e corajoso, quando é para decidir da maneira correta.


Aos amigos e familiares de Renato, podem contar com a defesa persistente e dedicada deste profissional, visando alcançar a mais justa decisão para o presente caso.


Forte abraços aos meus conterrâneos.


Sandersom Moura

NO LIMITE DA TOLERÂNCIA: SINTEAC MARCA DUAS ASSEMBLÉIAS PARA A PRÓXIMA SEMANA


A diretoria do SINTEAC já avisou Câmara e Prefeitura que o prazo estipulado pela categoria é até o dia 30 de abril. A partir desta data, se não houver manifestação da prefeitura favorável aos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal, o movimento vai RADICALIZAR.


BLOG DO EDMAR: Vereador Edmar Rodrigues lança sua página na internet.


terça-feira, 28 de abril de 2009

IMPERADOR: ‘Se tiver que voltar a jogar será no Flamengo', revela Adriano


leia aqui

PONTO DE CULTURA - FORMAÇÃO CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL: Projeto da Associação de Moradores da Cohab é aprovado.



PONTOS DE CULTURA

São iniciativas culturais já desenvolvidas pela sociedade civil que estão sendo potencializadas pelo governo federal em parceria com o governo do Estado através do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Essas iniciativas da sociedade civil recebem recursos, através da seleção de projetos visando impulsionar, articular as ações culturais já existentes nas comunidades.

O Projeto Rede de Pontos do Estado do Acre é mais uma parceria entre o Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura e o governo do Estado do Acre através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour que juntos, estão comprometidos na busca de garantir o acesso à formação, criação, fruição e difusão cultural aliado aos objetivos de fortalecer grupos, organizações, associações, cooperativas que atuam na área no Estado do Acre.

Como o ponto de cultura não possui modelo único de espaços físicos, programação ou atividades é uma iniciativa que impulsionará a articulação entre Arte e Educação, Cultura e Cidadania, Economia Solidária, Meio Ambiente e outros que possam gerar mais oportunidade, direito e acesso ao povo do Acre.

Nesta parceria entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado do Acre serão liberados 180.000,00 para a Associação de Moradores do Bairro da Cohab no município de Tarauacá como um dos 15 pontos selecionados através de Edital em todo o Estado.

A Associação de Moradores da Cohab terá um repasse de até R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), em três anos. A verba será depositada em conta bancária especificamente para o projeto, aberta pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.

Os recursos financeiros serão repassados para as entidades da seguinte forma:

2009: R$ 36.000,00 em Custeio e R$ 24.000,00 em capital
2010: R$ 48.000,00 em Custeio e R$ 12.000,00 em capital
2011: R$ 47.000,00 em Custeio e R$ 13.000,00 em capital

O Projeto da Associação da Cohab, intitulado FORMAÇÃO CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL, inclui atividades como oficina de violão, teclado, teatro, dança, artes visuais, encontro com cultura indígena e afro-descendentes e seminários sobre cultura popular.

É mais uma conquista da comunidade da Cohab através da Associação de Moradores do Bairro que, recentemente, foi contemplada com a construção de um espaço cultural, denominado Galpão da Cultura, que está em em fase de construção.

"TREM DA ALEGRIA": PREFEITURA DE TARAUACÁ TEM 76 CARGOS:



O Prefeito de Tarauacá Vando Torquato mandou para a Câmara Municipal a pedido do Vereador Luis Meleiro (PCdoB), a relação de todos os cargos da administração municipal em seu segundo mandato.



São 76 cargos, incluindo Prefeito, Vice, Secretários, Diretores, Assessor Contábil e Procurador Jurídico.

São 11 secretários, 28 coordenadores, 33 diretores, 01 assessor contábil e 01 procurador jurídico.
Somados todos os salários com base no ano de 2008, a folha chega, em média, R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil e quatrocentos reais) por mês.


Não estão incluídos os funcionários que recebem gratificações.


Uma das surpresas da lista, segundo alguns vereadores, é a Secretária de Promoção Social, Rafaela de Brito (Esposa do Prefeito), que não aparece na Secretaria há muito tempo e continua no cargo.


Percebe-se também a nomeação de muitos parentes de vereadores ocupando cargos e, finalmente, muitos que estão lotados em algumas secretarias e que a população não sabe onde eles trabalham.


O fato é que são 76 pessoas pagas com dinheiro público para, em tese, prestar serviço, única e exclusivamente, para melhorar a vida da população de Tarauacá.






Veja a Cópia do Ofício com a relação de todos os cargos:





Clique na imagem para ampliar


Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Com Lula e Alan Garcia no Acre, o sonho da integração ganha mais força

Maquete da ponte sobre o Rio Juruá


"Nosso Estado tem tudo para se transformar num pólo estratégico para o desenvolvimento sustentável dessa região fronteiriça do Peru e do Brasil", diz o governador Binho.





Leia mais na Agência de Notícias do Acre

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ministério Público oferece denúncia contra o jovem Renato Figueiredo que atirou na boca da namorada em Tarauacá



O Ministério Público do Estado do Acre, por intermédio do Promotor de Justiça Dr. Efrain Mendoza Mendivil Filho, com fundamento no art. 129, inciso I, da Constituição Federal e art. 24, do Código de Processo Penal, com base no inquérito policial ofereceu na data de hoje (27 de maio de 2009) denúncia em face de RENATO FIGUEIREDO TEIXEIRA, atualmente recluso na Penitenciária Moacir Prado em Tarauacá, considerando que no dia 11 de abril de 2009, por volta das 22 horas e 30 minutos, na Br 364 trecho/sentido Tarauacá-Cruzeiro do Sul, próximo ao local denominado “Violão”, nesta cidade, o denunciado, livre e consciente, utilizando-se de um revólver calibre 38, efetuou um disparo contra a vítima Steyce Nayara Fontenele Nascimento.
O denunciado agiu pela futilidade, eis que a motivação do crime residiu num desentendimento banal com a vítima com a qual mantinha um relacionamento amoroso e, ainda, agiu premeditadamente, à traição, buscando a vítima em casa, levando-a ao lugar do crime e, sem a presença de terceiros poderia consumar seu desiderato criminoso.
Renato está sendo denunciado em 03 crimes:
1. Tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil (art. 121, § 2º, incisos II e IV, c/c art. 14, caput, inciso II do Código Penal)
2. Crime Hediondo (art. 1º, da Lei 8.072/90)
3. Lei Maria da Penha (art. 5 – Lei 11.340/2006)

O Promotor requer a citação do denunciado para responder a todos os termos da Ação Penal observando o devido processo legal para ser submetido a julgamento perante o Tribunal do Júri.

STEYCE CONTINUA SE RECUPERANDO


Hoje, no final da tarde, entrei em contado com a Mãe de Steyce Naiara, Sra. Rosa Fontenele.

Steyce já passou por um processo cirúrgico para correção da mandíbula atingida pelo disparo e amanhã deve retirar os pontos.

Em relação à retirada da bala alojada na segunda vértebra, Steyce já se submeteu a exames através de tomografias, radiografias e ainda vai passar por uma ressonância.

Nesta terça feira os médicos vão em busca de uma autorização para a primeira tentativa de retirada do projétil.

Dona Rosa afirma que Steyce e toda a família estão muito otimistas com o tratamento. A operação para retirada do projétil é muito delicada.

Perguntada sob a denúncia do Ministério Público contra Renato, Dona Rosa foi taxativa: “nos queremos agora somente cuidar da Steyce, quanto ao rapaz, a acreditamos na justiça e ela deve tomar suas providências”


Fonte: Assessoria do Ministério Público Estadual

Perguntas e respostas sobre a gripe suína



A gripe suína, que já causou 149 casos de mortes confirmadas no México e dez casos de infecção confirmadas nos Estados Unidos, vem sendo motivo de muitas interrogações entre a população ante o alerta das autoridades sanitárias.



P. O que é a gripe suína?



R. Trata-se de uma doença respiratória que começa em criadores de porcos, um vírus gripal do tipo A que pode se propagar rapidamente.





P. É transmissível ao ser humano?



R. Sim, começando, em geral, por pessoas que estejam em contacto com esses animais.



P. Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?



R. Não, como recordou neste sábado em Paris o Ministério da Agricultura. "A gripe de origem suína no México não se transmite pela carne, mas por via aérea, de pessoa para pessoa". A temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias, precisam os Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC).



P. Trata-se de um novo tipo de gripe suína?



R. Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suínos, humanos e aviários. Os porcos tornam-se, então, "crisóis" que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.
Esse tipo de vírus que o sistema imunológico humano desconhece poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.



P. Quais são os países afetados até o momento?



R. Exceto México e Estados Unidos, únicos países em que se registraram casos, as autoridades de Peru, Chile, El Salvador, Honduras, Colômbia, Nicarágua, Brasil e Costa Rica ativaram planos de vigilância sanitária.
No Canadá, a ministra da Saúde, Leona Aglukkaq, pediu à população para manter-se alerta.



P. Existe vacina contra esta doença?



R. Só para os porcos. Não para o ser humano. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas "a produção de vacina pode tornar-se possível na medida em que o vírus tenha sido identificado". O Tamiflu, o medicamento que contém o seltamivir, utilizado contra a gripe aviária, é eficaz diz a OMS. A vacina contra a gripe estacionária humana não protege contra a gripe suína.



P. Por que a OMS está em estado de alerta?



R. "Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados", explicou a OMS em comunicado.




Fonte: Yahoo Notícias

Mãe vende filha por R$ 10 para comprar drogas no Espírito Santo




Uma mulher vendeu a filha, de 9 meses, por R$ 10 em Vila Velha (ES), no domingo (26).

Segundo a polícia, a mãe de 22 anos bateu na porta da casa de uma bancária e ofereceu a menina. Em depoimento, a bancária contou que a mulher parecia transtornada e dizia que precisava do dinheiro para comprar drogas.

Ao perceber o risco que a criança corria, a bancária deu o dinheiro para ficar com a criança. Em seguida, acionou a polícia e denunciou a mãe, que foi presa. O bebê foi levado ao hospital, onde fez exames, e encaminhado depois para um abrigo municipal.

Os policiais que registraram a ocorrência disseram que ela chegou à delegacia sob efeito de drogas e não conseguiu prestar depoimento.

O pai da criança disse que ficou surpreso com o que aconteceu. Ele disse que vai pedir a guarda da menina. O destino do bebê será decidido pela Justiça.

FONTE: G1

Marido tem pênis decepado por mulher em Pernambuco

Segundo vizinhos, ele teria tentado violentar enteada, de 7 anos.Vítima passou por cirurgia para reimplante e segue internada.
Um homem de 42 anos teve o pênis decepado pela mulher na tarde da sexta-feira (24), no Recife. Segundo a polícia, o homem afirma que dormia quando foi surpreendido pela mulher, que o atacou com uma faca de cozinha e fugiu. Até a tarde desta segunda-feira (27), ela não havia sido localizada.

Os vizinhos chamaram a polícia e uma equipe de emergência médica foi encaminhada ao local. A vítima foi levada ao Hospital Otávio de Freitas e, ainda na sexta-feira, passou por cirurgia para reimplantar o membro decepado.

Segundo a polícia, vizinhos afirmam que o homem teria tentado violentar sua enteada, de 7 anos, e por isso a mulher o atacou. A vítima, entretanto, alega que sua mulher o atacou por ciúmes.

Segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, a vítima está consciente e permanece internada, em observação, pois ainda há a possibilidade de que o implante seja rejeitado pelo organismo. Nesse caso, deverá ser feita nova cirurgia para retirada do membro implantado.
FONTE: G1

Mais de mil produtores lançam, em Feijó, movimento em prol do usucapião



Cerca de mil trabalhadores rurais e vinte associações se reuniram no município de Feijó, no sábado, para debater com o Ministério Público, Secretaria municipal de Produção e deputada federal Perpétua Almeida. Muitos seringueiros andaram cinco dias a pé por dentro da mata para chegar a tempo de participar do encontro. Algumas mães trouxeram os filhos pequenos por não ter com quem deixar e porque não queriam perder a reunião.

“Quem viaja 5 dias com o pé na lama, é porque quer trabalhar. Porque tem responsabilidade de não deixar os filhos passar fome e porque não quer que os filhos tenham a mesma dificuldade que a gente ta tendo. Agora se não puder derrubar, se não puder queimar, vamos fazer o quê? Vir para a cidade? Para fazer o quê? Cadê o Ministério Público Federal que ta proibindo a gente de sobreviver? Nem aparece aqui. Não sabe o que passamos. Cadê o Ibama? Cadê o Incra? Só temos para lutar do nosso lado o promotor Marco Aurélio que atende a gente em qualquer lugar, em qualquer hora, e a deputada Perpétua Almeida, desabafou José Cláudio Ramos, durante encontro promovido pela Cooperativa dos Agricultores de Feijó. O encontro visava discutir principalmente a regularização das terras e a Ação Civil Pública dos ministérios públicos Federal e estadual, que limita as queimadas de maneira progressiva até a extinção total da prática em 2011.
“Assumo o compromisso que a luta agora é para que os trabalhadores rurais, os pequenos produtores só possam ser cobrados, ou proibidos de botar roçado, quando o governo tiver distribuído o maquinário para que eles possam arar a terra sem desmatar ou queimar. Vou conversar com todos os deputados federais, para que também coloquem emendas para o governo comprar as máquinas e até lá temos que achar um jeito de não impedir que o povo sobreviva. E mais, vamos ter que trazer o Incra aqui sim para ouvir as reivindicações que são justas. A gente não pode viver só de proibição, temos que ter alternativas. Começa aqui agora um movimento pelo usucapião”, disse a deputada Perpétua Almeida.

Para o presidente da CAF, Antonio Messias, a reunião foi produtiva e satisfez a todos, porque além da reunião com o Incra, ficou estabelecida a participação dos agricultores de Feijó na audiência pública com a comissão da Amazônia que será realizada em Cruzeiro do Sul, onde eles poderão mostrar aos deputados federais que integram essa comissão, as dificuldades dos homens que habitam as florestas.

De acordo com relatos dos presentes, de 70 a 80% das terras de Feijó, estão nas mãos de pessoas que moram em outros estados. Sobram para os agricultores, áreas da União ou áreas que necessitam de novas demarcações. Todos os mais de mil agricultores presentes na reunião, estão na condição de posseiros e por isso não podem sequer obter financiamento. As reclamações generalizadas, incluem, inclusive, as 100 famílias produtoras de açaí, que estão sendo pressionadas a não desmatar, e os seringueiros que reclamam do baixo preço da borracha.


Fonte: AC24Horas

PRESIDENTE LULA NO ACRE HOJE: Governo cuida da organização do encontro entre Lula e Alan Garcia no Acre


Além da agenda com o presidente peruano em Rio Branco, Lula vai a Cruzeiro inaugurar Aeroporto e dar ordem de serviço para a construção da Ponte sobre o Rio Juruá


domingo, 26 de abril de 2009

Municípios de SP implantam toque de recolher para menores de 18 anos


Começou a valer o toque de recolher para menores de 18 em dois municípios do interior de São Paulo, Itapura e Ilha Solteira.


A partir de agora, sem a companhia dos pais, crianças e adolescentes de até 14 anos só poderão ficar nas ruas e em locais públicos até as 20h30.
Os jovens entre 14 e 16 anos terão que se recolher até as 22 horas e os que tiverem entre 16 e 18 terão que voltar para casa até as 23 horas.

A medida foi adotada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Ilha Solteira, Fernando Antônio de Lima, para garantir a integridade física e moral dos menores.
Quem descumprir o toque de recolher pode ser encaminhado ao Conselho Tutelar


Mais informações no G1

INSTITUTO SÃO JOSÉ: Tradição em desfiles nas datas comemorativas em Tarauacá.










Lançamento Oficial dos Jogos Escolares foi adiado para segunda feira, devido a chuva.


O evento deve acontecer as 18 horas desta segunda feira, dia 27 de abril, na praça da Escola Municipal, com a chegada da Tocha dos Jogos, apresentação de fanfarras, grupos de dança e show musical.
A organização é de responsabiulidade da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado.


Fundação Elias Mansour traz a Tarauacá o Projeto Acústico em Som Maior.


O projeto ACÚSTICO EM SOM MAIOR têm como objetivo principal promovere divulgar a música regional, visando contribuir para a formação cultural e educacional do cidadão, proporcionada pela integração de artistas, estudantes e comunidade em geral.

Em Tarauacá o evento vai contar com as participações das Bandas Nativofobia, TK7dois1 e Eclypsom, além dos cantores Diouro, Rogério Craveiro, Augusto Pires, Pazinha, Altemir Sampaio, Randersom Brasil, Erisvaldo Torquato (Mil), Gomes da Rocha Fashion.


De Feijó os participantes são Mirandinha do Norte e Daniel Pinheiro.


Os shows acontecerão no Teatro Municipal a partir do dia 08 de maio, sempre as sextas feiras, das 20 as 22 horas.

A primeira participação é da Banda TK 7dois1.

A realização fica por conta da Fundação Elias Mansour

Confira lista de concursos e oportunidades




Verifique AQUI os concursos públicos e oportunidades de emprego com inscrições abertas ou cujas vagas foram autorizadas e aguardam publicação de edital.


Clique AQUI e saiba como se preparar desde já para o concurso da Receita Federal

Receita, Exército e IBGE são autorizados a abrir concursos

O Ministério do Planejamento autorizou a realização de concursos públicos para a contratação de pessoal para a Receita Federal, para o Comando do Exército e para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para a Receita Federal, serão 1.150 vagas para auditor-fiscal (450) e para analista-tributário (700). O edital de abertura do concurso será lançado em até seis meses.

Os novos servidores terão os seguintes salários: auditor-fiscal, de R$ 12.535,36, valor que em julho de 2009 subirá para R$ 13.067,00; analista-tributário, de R$ 7.095,53 que passará para R$ 7.624,56 em julho de 2009.

O Comando do Exército poderá abrir concurso público para ampliar o quadro de pessoal com mais 87 cargos, todos eles da área de Ciência e Tecnologia e para todos os níveis de escolaridade.
As remunerações iniciais são em torno de R$ 8.124,03 para analista, R$ 9.309,87 para pesquisador, R$ 8.124,03 para tecnologista, R$ 4.612,28 para assistente, R$ 1.890,37 para auxiliar técnico e R$ 4.473,28 para técnico.

IBGE
Nessa semana, o governo também autorizou o IBGE a contratar 350 novos servidores por meio de concurso público. O instituto deverá realizar o concurso dentro de seis meses e as nomeações estão previstas para depois de outubro.

O edital deverá anunciar uma oferta de 72 vagas para tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas e 278 vagas para analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas.

Os cargos são do Plano de Carreira do IBGE, ambos de nível superior e com a remuneração inicial atual de R$ 6.343,03 para quem tem graduação inferior a mestrado. Para quem tem mestrado, o inicial é de R$ 6.648,03.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tarauacá 96 anos: Homenagem de Janilson Lopes.



Na Beira do Murú foi meu primeiro choro, no cantar das cigarras e nambus, nas mãos calejadas da parteira, meio à explosão da borracha, meio às risadas e à dor, meio à vida verde da floresta e à alegria do tiro de uma velha besta, que anunciava quem chegou.

Aos cinco anos conheci a cidade, chegando de batelão, jabuti embaixo da proa, chiqueiro de porco, pélas de borrachas, capoeiras de galinhas no toldo, cachos de bananas maduras pendurados. No cair da noite, o rio refletia o brilho da cidade iluminada, ronco de carros, vida urbanizada, fumaça com cheiro de café, novenário de São Francisco, os seringais se esvaziavam em nome da fé.


Conheci a escola, as praças, os campinhos improvisados nos quintais. Aprendi a ter saudade de mãe, pai, irmãos e a compartir com os primos as casas de tios e avós. Soube o que é ser menino buchudo, de vender refresco, quibe, engraxar sapato, crescer na cidade, cheio de sonhos, dificuldades, sem perder o caráter, acreditando na justiça e no amor.


Desde cedo aprendi em minha cidade a admirar a verdade das crianças, a perseverança do agricultor, a sensibilidade de nossos comerciantes frente às causas sociais, a irreverência e coragem de nossa juventude, a resistência indígena, a persistência de nossos esportistas, a dedicação de nossos educadores. Aprendi a admirar a fé de nosso povo.


Desde cedo aprendi a lutar com meu partido por uma nova cidade, por um lugar compatível com nossa alegria, com a beleza de nossas mulheres, com a magia de nossos rios, com o mistério de nossas florestas e a esperança de nosso povo.


Aos 96 anos, o coração de nossa cidade sangra, está negro, está triste, a maioria de nossos políticos locais nos envergonham. A mentira, os calotes eleitorais, os assaltos aos cofres públicos, a falta de ética. Transformam a política na arte do possível. Vendem ao povo o espírito franciscano e em pouco tempo se transformam em empresários. São décadas de atraso, anos que deixamos de caminhar, pobreza que se expande, crianças que morrem por falta de saúde, famílias sem moradias, pais sem empregos, garotas que se prostituem, jovens que se drogam, exemplos que são assimilados pelo subconsciente de nossa juventude e seguidos como uma doutrina, como uma técnica de chegar ao topo.


Nossa justiça, pra comentar...


Tarauacá, parabéns, que nosso povo comemore, que não perca a alegria, que nossa juventude seja exemplar, que nossas mulheres sigam sendo lindas, que nossas famílias possam ter mais pão, mais casas e saúde, que nossos ”abacaxis” diminuam e nossos ananás sejam maiores e mais doces. Acreditemos que dias melhores virão, com maior cidadania, justiça e, sobretudo políticos mais honestos, que possamos crescer na mesma proporção que o Acre e nossos municípios vizinhos.


Que todo homem e mulher nascido nessa terra possam sempre orgulhar-se de serem Tarauacaenses.


Viva Tarauacá! Viva o povo Tarauacaense! Viva a chegada de novos tempos!!!!!!!

Janilson Lopes Leite
Tarauacaense
Estudante do sexto ano de medicina em Cuba
Militante do PC do B

O EXEMPLO DE DONA TEREZA ARCANJO: A cidadã simples do bairro do Ipepaconha que liderou o único protesto contra a administração municipal.

video


Assista o Vídeo

Nem oposição, nem Sindicatos e nem Associações de Moradores. O nome da resistência é TEREZA.
Uma atitude que deve servir de alerta para o movimento popular organizado de Tarauacá.
O protesto da moradora deve ser encarado como uma simbologia para todos os tarauacaenses que sempre se levantaram contra aqueles que enganam o povo.
O Blog tá sugerindo a todos os cidadãos e cidadãs indignados para seguir o exemplo da Dona Tereza e organizarem uma grande manifestação popular do dia primeiro de maio.

O que tem melhor em Tarauacá é o seu povo.


Tarauacá: Ontem, hoje e amanhâ (Isac Melo)


Tarauacá 96 anos: Protesto no dia do aniversário.

No dia do aniversário de Tarauacá, pela manhã, além da ausência do prefeito Vando na “Hora Cívica”, um protesto organizado pelas mães dos estudantes da Escola Almirante Barroso do Bairro do Ipepaconha, chamou a atenção da população.
Elas trouxeram as crianças do ensino infantil caminhando desde a escola até a prefeitura. As crianças estavam completamente enlameadas devido as péssimas condições dá única rua do bairro.
“Nós queremos mesmo é chamar atenção do prefeito e das outras autoridades pra que eles se sensibilizem com a nossa situação. Não dá mais para os pais todos os dias carregarem as criancinhas nos braços até a escola. Quando uma pessoa adoece temos que trazer “na rede” para os centros de saúde, por que não é possível o tráfego de veículos. Nem a polícia vai mais n nosso bairro. Santa Catarina ta se acabando na água e nós tamo se acabando na lama”
Esses são trechos das palavras de Dona Tereza que junto a outras mães organizaram o protesto.
O protesto chamou atenção da população e da imprensa local. Crianças segurando cartazes de protesto e de pedido de ajuda. Uma equipe da TV Aldeia que está em Tarauacá fazendo a cobertura dos eventos festivos, ia passando no local e conversou com uma das mães.
Ao perguntar sobre o prefeito da cidade, alguém informou para as organizadoras do protesto que ele não participou nem da Tradicional Hora Cívica em frente a prefeitura que acontece todos os anos em Tarauacá no dia do aniversário da cidade, porque foi a Cruzeiro do Sul encontrar a Banda Companhia do Calypso.


Os manifestantes começaram a se organizar cedo


Foto da entrada da escola Almirante Barroso



O começo da caminhada do protesto


Pelas ruas da cidade


Tereza e os manifestantes mirins


Equipe da TV Aldeia registra

Foto movimento em frente a Câmara Municipal
Alunos do pré-escolar

Garoto segura sua bandeira de luta

Faixas e Cartazes

Chamam atenção do prefeito

Crianças Elameadas