CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CONCURSO DA PREFEITURA: SÓ CHAPOLIN PODERÁ NOS AJUDAR


 ninguém sabe nada


As últimas informações davam conta de que o edital do concurso público municipal seria publicado no dia 25 de setembro.
Como já estamos no dia 30 e nada aconteceu, resolvi então, telefonar para algumas pessoas ligadas diretamente à administração municipal pra me informar.

A primeira, disse-me que o edital será publicado amanhã , dia 01 de outubro e, as provas, serão realizadas em novembro;

A segunda, disse que não sabia de nada porque tá tudo com o advogado;

A terceira, disse-me o seguinte: "Accioly esse concurso virou 'merda de alma' . A  gente nunca vê";

A quarta, Doutora Marilete Vitorino, Vice-Prefeita que esteve recentemente em Rio Branco, disse-me que não sabia muito sobre o concurso e que o Procurador do Município Doutor Lauro Borges deve chegar em Tarauacá na próxima semana com alguma informação.


Observação: SE ASSESSORES DIRETOS DO PREFEITO E ATÉ A VICE PREFEITA NÃO DISPÕEM DE INFORMAÇÕES TÃO IMPORTANTES, quem poderá nos ajudar



O negócio é chamar pelo Chapolin Colorado.


Moisés Diniz esclarece sobre projeto de combate à homofobia

As críticas feitas por alguns líderes de igrejas evangélicas levaram o líder do governo, deputado Moisés Diniz (PC do B), a pedir que o governo do Estado não sancione o projeto para evitar conflitos.
moises29.jpgDe acordo com o parlamentar nunca foi objetivo dele fomentar a ira de nenhum segmento da sociedade, pelo contrário, a intenção era justamente ensinar a sociedade a respeitar a pluralidade.
Diniz disse que quando lançou o projeto sabia que ele tratava de um tema extremamente delicado, mas esperava maturidade para que fosse compreendido. O parlamentar agradeceu os 15 votos favoráveis obtidos pela matéria e disse que reconhece a grandeza dos parlamentares que votaram contra por não terem ido à imprensa para expressar suas críticas.  
Apesar do problema o parlamentar acredita que no futuro poderá apresentá-lo novamente, dessa vez sem reações negativas. “Do fundo do meu coração quero dizer que esse projeto entrou em um momento que não foi propício e para evitar que um preconceito gere outro preconceito e mais conflito decidi retirá-lo, pois o confronto não ajuda evangélicos e não ajuda homossexuais”.  
Relator do projeto, o deputado Luiz Calixto (PSL) também se manifestou em defesa de Diniz e do projeto. O parlamentar disse que não entendeu às críticas feitas pelas lideranças evangélicas já que não há em parte alguma da matéria menção a realização de palestras em escolas sobre homossexualidade.
Calixto disse ainda temer que reações tão abruptas possam ser indícios de fundamentalismo prejudicial ao desenvolvimento do Estado. “O deputado Moisés está sendo injustiçado por alguns políticos já que em lugar algum do projeto há algo que fira os dogmas e preceitos das igrejas. Ele queria apenas uma lei que combatesse o preconceito e acho que como pessoas formadoras de opinião temos de evitar debates de forma fundamentalista. Tenho medo que daqui a alguns dias se alguém fizer um projeto de lei homenageando judeus vão querer vetar também por eles não acreditarem em Jesus Cristo. Hitler tentou fazer isso ao tentar eliminar negros, judeus, homossexuais e vimos o desastre que ocorreu. Agora o que nós queremos é apenas a convivência harmoniosa entre todos os segmentos da sociedade”.

fonte: Agência Aleac

Bancários de Tarauacá em greve.


 Agência do Banco da Amazônia

 
 Servidores esperam uma solução para amanhã

 
 Servidor Julio Guilherme (Basa) coordena o movimento em TK




Banco do Brasil


 
 Servidoras do Banco do Brasil


Os bancários de Tarauacá aderiram ao movimento nacional da categoria e deflagaram greve também nas agências de Tarauacá.
Servidores das agências do Banco do Brasil e do Basa estão de braços cruzados.
"esperamos que os sindicatos e os banqueiros cheguem a um entendimento na reunião marcada para amanhâ (quinta feira) e que nossa categoria seja contemplada com as melhorias que estamos reivindicando", afirmou Júlio Guilherne, servidor do Banco da Amazônia.

OS FURA-GREVE





Servidores da agência local da Caixa Econômica Federal, não estão colaborando com os demais companheiros e resolveram "furar" a greve dos bancários em Tarauacá. Eles estão trabalhando normalmente.


leia mais abaixo

notícia publicada hoje no AC24Horas


Bancários acreanos fazem passeata pelo centro da capital

A véspera da negocia com a Fenaban, os bancários acreanos foram às ruas do centro de Rio Branco , em caminha, para mostrar o descaso dos banqueiros para as reivindicações dos trabalhadores, que entre elas estão melhoria do atendimento a clientela. O protesto foi pacifico e começou no centro financeiro de Rio Branco - em frente ao Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Bradesco. Os bancários passaram em frente ao Banco Itaú, Caixa Econômica, Banco do Brasil, agências Aquiry e Avenida Brasil. O ato foi encerrado em frente à agência do ABN Real Santander. 
Entre as palavras de ordem, os bancários criticaram a política gananciosa de acumulo de capital dos banqueiros brasileiros [somente no primeiro semestre o setor acumulou lucro da ordem de R$ 19 bilhões], assim como a falta de responsabilidade social dessas instituições. A presidente Elmira Farias criticou a postura nas instituições no que se refere à qualidade no atendimento. A dirigente sindical pediu mais contratações para que o usuário não seja sacrificado com horas nas filas dos bancos.
Na negociação desta quinta-feira com a Fenaban, Elmira Farias espera que os banqueiros apresentem uma proposta digna aos trabalhadores e deixe de tanta enrolação. "Queremos aumento real de salário. Uma PLR digna e garantia do emprego, sem esquecer a melhoria na qualidade do atendimento a clientela e tantas outras reivindicações", comentou a dirigente.
Itaú  e Bradesco funcionam com interditos
A greve nacional dos bancários que chegou nesta quarta-feira ao sétimo dia continua coesa nas agências bancárias acreanas. O Bradesco e Banco Itaú estão funcionando por força do interdito proibitório - liminar que proibi a presença do Sindicato nas portas das agências para a realização de piquetes. Os demais bancos estão paralisados, seja total ou parcialmente.
Agências de Sena Madureira entram em greve
Nesta quinta-feira, as agências bancárias de Sena Madureira (Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco da Amazônia) aderiram ao movimento grevista. Na cidade de Tarauacá, a greve é parcial nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas é forte no Banco da Amazônia, onde até aqueles bancários com função interina aderiram ao movimento grevista. 
Num balanço realizado na manhã  desta quarta-feira, pelo Sindicato dos Bancários do Acre, a greve já atinge 36 unidades das 48 existentes na base sindical. Na capital Rio Branco, apenas as agências do Bradesco e Itaú estão com as portas abertas.


MANOEL FAÇANHA - SEEB-AC 



ESCOLA PROFº JOSÉ AUGUSTO DE ARAÚJO LANÇA PROJETO "FORMANDO LEITORES"


Diretor Lauro Benigno

leia no Blog do Kbym

RECORD LANÇA PORTAL R7: Concorrência com G1 da Globo



O portal fará uma cobertura completa e ágil dos fatos do dia a dia, esporte, entretenimento, polêmicas, saúde, cultura no Brasil e no mundo.
O R7 também terá informações indispensáveis, como mapas e rotas, previsão do tempo e a situação, on line, do trânsito e dos aeroportos. Serviços e notícias em tempo real com a marca do jornalismo verdade da Record.
O bom do R7 é que a gente não precisa mais recorrer aos portais tendenciosos e aliados da rede esgoto para ter as últimas notícias.
E o meu blog também vai estar no R7. Espero todos vocês neste domingo, às 20 horas.

CLIQUE  AQUI E CONHEÇA

ROCK BOM É ASSIM...

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009



...CARO JOHN !


"Quando os tambores rufam na correnteza dos rios, a guitarra desliza veloz na floresta florescente e o baixo anuncia grandes trovoadas - apertem os cintos! É a CARO JOHN fazendo rock na Amazônia brasileira! CARO JOHN é megafone em punho, aventura de linguagem e som. Quando Rogério Craveiro (voz e guitarra), Chulla (baixo) e David (bateria) sobem em qualquer palco, rua, esquina, é certeza de rock prá valer, da melhor qualidade, sensibilidade estética e pulsação febril... Como eles dizem: “nos divertimos muito!”. E nós agradecemos. CARO JOHN faz um som sério e necessário, com alegre rebeldia. Diretamente do “rio das tronqueiras” (Tarauacá), no Acre, CARO JOHN anuncia: “Entre cruzes e espadas Serpentes e estrelas Eu sei que posso dizer não” ". Texto de Marcos Afonso - professor e jornalista.


OUÇA CARO JOHN !


A banda de rock que tem conquistado o público acreano!

FONTE: BLOG ALMA ACREANA

Show com milhares de pessoas encerra comemorações dos 105 anos de Cruzeiro do Sul


Banda Capa de Revista

Uma multidão de cruzeirenses se fez presente na praça central da cidade na noite desta segunda-feira, 28 de setembro, para assistir aos desfiles e o show do grupo de forró Capa de Revista. Muita comemoração para enaltecer a bravura de um povo que aprendeu a superar as dificuldades do isolamento e ... LEIA MAIS AQUI

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Marcamos presença na conferência estadual do PC do B



vEJa nO bLOg dA

Honduras - um menino contra o golpe: "Passos firmes em direção à Revolução... passos firmes em direção ao socialismo... PATRIA OU MORTE..."

Um menino contra o golpe



Oscar David Montesinos, um menino de 10 anos, tornou-se um símbolo da resistência ao golpe que derrubou o presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya.

AMANHÃ É O DIA DAS SECRETÁRIAS.

Amanhã, 30 de setembro é comemorado o  dia da secretária , não poderiamos esquecer de homenagear  as secretárias pelos mais diversos motivos, primeiro quase todos os lugares onde vamos quer seja no dentista no consultório médico ou mesmo no advogado, sempre encontraremos pela frente uma secretária na maioria das vezes sorridente e gentil, estas profissionais fazem de tudo para nos ajudar e por assim resolver os mais diversos probleminhas que surgem na rotineira vida do ser humano.
Mas em se falando no dia da secretária, vamos relatar a voces o motivo pelo qual o dia 30 de setembro foi intitulado como o dia da secretária. Aliás o dia nacional da Secretária(o), porque também tem o dia internacional da secretária(o) que é comemorado na última quarta feira do mês de abril.
Bem tudo começou quando pela  primeira vez uma  mulher veio a escrever em publico numa maquina de escrever, chamava-se Lilian Sholes, seu pai Christopher  Sholes inventou um tipo de maquina.
Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850, e por ocasião do centenário do seu nascimento foi feita várias comemorações e também concursos para eleger a melhor datilógrafa.
Desta forma os concursos se tornaram um sucesso se repetindo a cada ano sempre em 30 de setembro e como participavam dos concursos várias secretárias, o dia passou a ser conhecido como o dia da secretária. Bonita história gostei, parabéns a todas.




Memória: 38 anos do maior acidente aéreo do Acre



Acidente aconteceu em 28 de setembro de 1971, às 10h10min, no município de Sena Madureira. Relembre a lista das vítimas.  



Na data, 28 de setembro, de 1971, um DC-3 da Cruzeiro do Sul caía no município de Sena Madureira, nas proximidades do Rio Caeté. Depois de levantar voo, a aeronave não conseguiu ganhar altura e caiu. Eram 10h10min. A cidade passou um bom tempo para se recuperar da tragédia.

No acidente morreram as seguintes pessoas, incluindo a tripulação.

De Sena Madureira e Rio Branco

Francisco Pedroso da Silva;
Orlando Vieira da Mota;
Valeria Maria de Oliveira;
Bárbara Heliodora de Lima Bezerra;
Jecineide Braña;
Bispo Dom Giocondo Maria Grott;
Miguel Silva;
Pedro Vitor Feitosa;
Arquimedes Rodrigues da Conceição.

De Cruzeiro do Sul

Raimundo Vieira da Costa;
Milton Quadreni;
Jair Martins Marque;
Aymar Pallera de Albuquerque;
Luiz Carlos Ramos;
Lidia Duarte Magalhães;
Silverio Nazaré;
Maria Ermengada Dias;
José Luiz Farias dos Santos;
Osvaldo Dilson Magalhães;
José das Chagas Pereira;
Pantaleão Nicácio da Silva.

De Tarauacá

Erasmo de Castro Melo;
Tupanir Gaudencio da Costa (Prefeito de Tarauacá);
Cleiber Rocha da Costa.


De Feijó

Maria do Carmo Cassiano;
Zenilda Gomes Leitão;
Neusa Gomes Leitão;

Tripulação

Comandante Dutra;
Lopes;
Nivaldo;
Gaspar. 

fonte: oestadoacre

IMAGENS DO NOVENÁRIO DE SÃO FRANCISCO


veja aqui

Bancários continuam em greve por tempo indeterminado


PDF Imprimir E-mail
Por MARIAMA MORENA   
29 de setembro de 2009
No Acre, banco em Tarauacá para e de Cruzeiro do Sul há indicativo para paralisação nesta terça

bancos_breve_foto_gleilson_miranda_02.jpg
Mais de 20 agências bancárias da capital estão fechadas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A greve geral dos bancários completa três dias úteis nesta segunda-feira. No Acre, a categoria seguiu a mobilização nacional e ao todo 23 agências já estão fechadas no Estado. Nesta segunda, os funcionários do Banco do Brasil de Tarauacá aderiram à greve e também cruzaram os braços. Em Cruzeiro do Sul, segundo a presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Elmira Farias, também há um indicativo de paralisação a partir desta terça, 29. Na capital, apenas a agência do Bradesco Centro não está fechada devido à greve.
Entre as reivindicações dos bancários, estão um reajuste salarial de 10%, participação nos lucros de três salários fixos mais R$ 3.850 e piso salarial entre R$ 1.432 e R$ 4.605,73. A Febraban ofereceu ainda PLR (Participação nos Lucros e Resultados) menor que a aprovada em 2008. Eles querem PLR no valor de três salários.
Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Elmira Farias, a proposta da Febraban foi "uma provocação". Os trabalhadores querem também a contratação de novos profissionais. "O setor bancário é o mais rentável de todo o país, com rendimento acima do verificado no setor petrolífero, por isso exigimos a contratação de mais empregados. Trabalhamos no limite, estressando o corpo funcional", afirma.
Segundo Elmira Farias, o comando nacional da greve tentou agendar uma reunião com a Federação Nacional dos Bancos para esta terça, mas não houve acordo para o encontro. "Por enquanto não há previsão para o fim da greve", afirma.
Elmira diz que a população não deverá ser prejudicada com a greve. Segundo ela, há canais alternativos para pagamento de contas e saques, como os terminais de autoatendimento e as casas lotéricas. O movimento cumpre o que determina a lei, de manter contingenciamento de 30% de servidores, que na maioria das agências se limita apenas aos cargos de gerência.

VERSÃO VERMELHA DO HINO ACREANO

CHAGAS BATISTA ESCREVE EM SEU BLOG: Onda Vermelha


O presidente do Partido, Edvaldo Magalhães declara instalada a conferencia


Todos de pé cantando o hino Acreano
 

Na mesa estava as principais lideranças politicas do estado


O PCdoB realizou Sábado e Domingo, 26 e 27, uma conferencia histórica que vai ficar marcada na memória de todos seus militantes. De agora em diante os comunistas Acreanos deve cumprir um papel muito mais importante do que já vem cumprindo no Acre. Aconteceu uma espécie de "onda vermelha" durante esse fim de semana. Centenas de pessoas filiaram- se ao partido.

Ó ex-governador Jorge Viana, durante o ato de abertura conferência, elogiou o partido, sua militância, mas não perdeu a oportunidade de cutucar seus adversários políticos, a quem os classificou de 'desorientados.

"Eles não aproveitam o tempo que estão fora do poder para apresentar ao Acre uma proposta melhor do que a nossa - disse. Segundo Jorge Viana, a oposição sempre aparece com candidatos novos, mas com 'a velha proposta da política do Acre'Alguns desses opositores eu nem tenho respeito. Deu muito trabalho para recuperar o Acre, para que o Brasil respeitasse esse Estado - declarou. O ex-governador disse: -O PCdoB deu o padrão, com este encontro, para o restante dos partidos da Frente Popular".

O governador Binho Marques disse que foi numa outra conferencia do PC do B que decidiu topar o desafio de ser candidato a Governador. Binho em tom de alegria e satisfação, disse ainda que as vezes esquece a que partido ele pertence. finalizou elogiando todos os militantes comunistas e seu Líder na Assembleia Deputado Moisés Diniz.

A maior surpresa ficou por conta do discurso do Deputado federal Nilson Mourão que declarou apoio a uma candidatura ao senado do PC do B. " Vocês têm todo o direito de lançar um Candidato para compor a vaga do senado em 1010. Terá todo meu apoio" disse Mourão.

Durante nos debates, o presidente regional do PCdoB, deputado Edvaldo Magalhães, voltou a lembrar que a FP mudou a composição política no Estado. Edvaldo também lembrou que nas duas décadas da Frente Popular o saldo é positivo e que a alinça tem crédito para pedir o 4º mandato aos eleitores do Acre.

No domingo o Senador Tião Viana,Pré-candidato a sucessão do Governador Binho Marques, também compareceu a conferencia de elogiou a postura do PC do B. Tião disse que o partido é peça-chave na composição e construção do projeto que mudou a história do Acre, acrescentou que por merecimento o PC do B estará sem duvida na chapa majoritária em 2010.

O ultimo dia da conferencia também foi realizado ato de filiação emocionante. Jovens, professores, advogados, empresários e trabalhadores pediram filiação ao partido. Segundo Edvaldo Magalhães, o partido alcançou os 10 mil filiados e somente nos últimos dias assinaram a ficha vermelha 1.578 novos nomes. A deputada federal Perpétua foi a estrela da Conferencia, toda vez que se pronunciava era aplaudida





A bandeira vermelha do PC do B entrelaçada com a bandeira do Acre


Dona Didi, professora universitária aposentada, aos 80 anos de idade foi a conferencia para filiar-se ao PC do B


A jovem Keila, após sua filiação abraça a bandeira do partido


Os delegados não fugiram dos debates


Eu com Ires Tavares, empresária e nova filiada do partido


Accioly e Hevânia: só emoções.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

BOA SORTE: O DELEGADO DE TARAUACÁ JÁ ESTÁ NA TERRINHA.


Dr. Gilvan Resende de Araújo Lacerda


LEIA AQUI

Conferência do PCdoB dá largada para campanha eleitoral de 2010

26/09/2009 - 16:06

A Conferência Estadual do PCdoB, que começou neste sábado no Teatrão, vai referendar os nomes do senador Tião Viana e do ex-governador Jorge Viana como candidatos da Frente Popular do Acre ao Governo do Estado e ao Senado, respectivamente. O anúncio foi feito pelo presidente da Aleac e do partido, deputado Edvaldo Magalhães em seu pronunciamento na abertura do evento.

Edvaldo lembrou que foi Jorge Viana quem abriu o caminho para as vitórias da esquerda. "Foi este companheiro, agora cinqüentão, que agora tem cabelos brancos e tinha cara de menino em 1990 quem nos mostrou o caminho para a esquerda encontrar as vitórias. Até então éramos especialistas em balsa, ele nos mostrou o rumo do barranco", declarou Edvaldo.

Logo em seguida Edvaldo seria lançado como segundo candidato ao Senado na chapa da Frente Popular pelos deputados Nilson Mourão (PT) e Perpétua Almeida (PC do B). Mourão disse que, se o nome de Edvaldo for apresentado oficialmente à FPA terá o seu apoio. "Até agora estamos sabendo pelas colunas dos jornais que o PCdoB quer a vaga no Senado, quando esta proposta for apresentada terá todo o meu apoio", garantiu.

Perpétua declarou que Tião, Jorge e Edvaldo compõem a chapa dos seus sonhos como militante, dirigente do partido e esposa do deputado. "Não combinei com ninguém do partido como é regra do PCdoB, mas na hora certa vamos pedir licença aos partidos para apresentar as duas figuras que mais representam a construção do novo Acre, Jorge Viana e Edvaldo Magalhães para o Senado", disse a deputada.

A Conferência começou às 9h deste sábado e será encerrada no domingo com a eleição da nova diretoria executiva. O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, participou da abertura dizendo que o partido é um exemplo para o país, assim como a Frente Popular do Acre. "Uma frente de partidos políticos ampla que permanece por 20 anos unida é um exemplo significativo na história do país e muito necessária para que o Brasil possa realizar grandes empreendimentos", comentou Rabelo.

O ex-governador Jorge Viana fez um discurso emocionado e declarou aberta a campanha eleitoral para 2010. Ele lembrou que no próximo dia 3 de outubro, a um ano das eleições nacionais, vai ser aberto o calendário eleitoral sem que a reforma política fosse concretizada. "Lamentavelmente, a temporada vai começar sem reforma política, sem clareza e com a judicialização da política. A responsabilidade da reforma política está sendo transferida para o eleitor e militante. Vamos fazer com o voto o que o Congresso não fez", declarou Jorge. O ex-governador evitou falar sobre candidaturas, dizendo ser apenas candidato a militante, mas declarou ser consenso que o PCdoB terá um papel "muito maior" na próxima campanha eleitoral.

O prefeito Raimundo Angelim (PT), também prestigiando o evento, fez pronunciamento agradecendo o apoio da militância comunista, que superlotou o Teatrão e declarou seu apoio para os passos que o partido almeja.

O governador Binho Marques, que fez o pronunciamento de encerramento da cerimônia de abertura da Conferência, disse que a militância do PCdoB o faz esquecer a que partido pertence. "A Frente Popular me orgulha. Por ser uma frente tão verdadeira e vibrante acabo esquecendo a que partido pertenço", disse. Binho lembrou que foi difícil para ele assumir a incumbência de ser o candidato do Frente para o Governo do Acre, mas se convenceu quando ouviu as palavras de ordem criadas pela União da Juventude Socialista, o braço jovem da militância comunista: "aqui quem fala é o PCdoB", dizia o refrão de incentivo a Binho.

A Conferência contou com a participação de todos os 10 vice-prefeitos e 21 vereadores do PC do B, além dos deputados Junior Betão (PP) e Delorgem Campos (PSB). Delorgem fez pronunciamento lembrando o parentesco do Partido Socialista Brasileiro com os comunistas e que se orgulha de pertencer à Frente Popular, "o maior partido do Acre". No encerramento do evento, na tarde deste domingo, o presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, deverá ser reeleito presidente do Diretório Regional do partido.

João Mauricio

sábado, 26 de setembro de 2009

Câmaras de Sena e Feijó recebem comunicados sobre cassações

No documento a presidência do TRE informa, aos presidentes, que no início da semana que vem será divulgado o calendário que regula as novas eleições


O Tribunal Regional Eleitoral do Acre emitiu na manhã desta sexta-feira (25) notificação para que os presidentes das Câmaras de Sena Madureira, Wanderley Zaire Lopes, e Feijó, Cláudio Braga Leite, assumam imediatamente o cargo de prefeito dos respectivos municípios. Em ofício assinado pelo Desembargador Arquilau de Castro Melo, o TRE comunica aos presidentes das câmaras a cassação dos prefeitos Nilson Areal e Juarez Leitão, pela prática de compra de votos. Informa, ainda, que a decisão que rejeitou os Embargos de Declaração interpostos pelos prefeitos foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TRE/AC, nesta sexta-feira.



O ofício expedido pela presidência do TRE informa, por fim, que no início da semana que vem o Tribunal divulgará o calendário que regula as novas eleições em Sena Madureira e Feijó.



Fonte: Ascom/TRE

Conferência Estadual do PCdoB espera reunir duas mil pessoas no Teatrão

O presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, vai abrir a Conferência Estadual do partido que será realizada sábado e domingo a partir das 8 horas no Teatro Plácido de Castro, o Teatrão. Pela primeira vez no Acre, Rabelo vai apresentar o novo programa do partido, que trás como novidade a indicação de um caminho de transição ao socialismo pela ocupação de espaços políticos para garantir a implementação do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.
O evento deve reunir cerca de duas mil pessoas entre militantes, dirigentes e convidados. Também estarão presentes os 10 prefeitos e os 21 vereadores do partido no Acre. De acordo com o presidente regional do partido no Acre, deputado Edvaldo Magalhães, são aguardados diversos dirigentes da Frente Popular, representantes sindicais e dos movimentos sociais.

A Conferência Estadual, de acordo com Edvaldo, fecha uma temporada de dois meses de intensa mobilização com a realização de conferências nos 22 municípios que prepararam o partido para o 12o Congresso Nacional do PC do B, de 5 a 8 de novembro em São Paulo.

"Mergulhamos no interior do PC do B acreano, num exercício bom e pedagógico de construção partidária", definiu. "O saldo é extremamente positivo. É bom ver um organismo vivo, preocupado com o futuro, antenado com o presente e fustigando o cotidiano. É assim que se encontra o PC do B. Um partido vivo", avalia o presidente.

Na Conferência Estadual, segundo ele, o partido dará ênfase a questões importantes para o futuro da Frente Popular. "É preciso estar cotidianamente inovando e renovando, no sentido progressista de pensar e construir processos. Sejam engenharias políticas ou implementações de programas administrativos. Ousadia precisa ser uma constante no conduzir dos nossos projetos de políticas públicas para todos. A Frente não tem o direito de envelhecer do ponto de vista programático, nem tampouco desbotar-se do ponto de vista político", argumenta Edvaldo.

Rabelo

Jornalista de 67 anos, Renato Rabelo foi um dos dirigentes da Ação Popular (AP), organização revolucionária que combatia a ditadura militar (1964 a 1984). Em 1972 a AP foi incorporada pelo PC do B, partido mais antigo do Brasil, fundado em 1922, mas que ainda estava na clandestinidade. Atualmente, o PC do B tem 42 prefeitos, 66 vice-prefeitos (10 deles no Acre), um senador e dois suplentes, entre eles o índio Antonio Apurinã, do Acre. Tem 12 deputados federais, entre os quais Perpétua Almeida, do Acre e 14 estaduais, entre os quais Edvaldo Magalhães e Moisés Diniz, na Aleac. A bancada de vereadores chega a 608, sendo 21 no Acre.

João Maurício

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FESTIVAL VARADOURO: Banda Caro John embarca hoje para o maior festival de musica independente do norte.


Caro Jonh se apresenta domingo as 20 horas
 
 
Algumas pessoas já conhecem um pouco do meu trabalho musical em Tarauacá compondo musicas regionais que falam do meu amor por esse lugar e pelo povo que aqui vive. No entanto, me sinto na obrigação de ser sincero e não fechar os olhos pra tudo que está acontecendo ao meu redor, é por isso que decidi fazer um trabalho paralelo e usar o Rock como forma de expressão, o Rock que é a base de minha formação musical junto com tatos outros gêneros. Formamos a Caro John pra soltar o grito que a muito tempo refreava nosso sentimento. Isso me lembra um poema que gosto muito.

Quero ser o grito que vaga
nas ondas ensolaradas do deserto
e que penetrar nos neurônios atordoados
da mente humana

Quero ser o grito de liberdade
que brota das bocas amordaçadas
pelos grilhões acorrentados
da alma vazia

o grito vagido dos que
já nem têm forças para sussurrar

Quero ser o grito emanado dos corpos em fúria

o grito de todos os gritos propagados
das gargantas enrouquecidas
pela vontade refreada de gritar

Pois só é justo cantar se o meu canto puder levar
O grito dos que não tem voz!



Rogério Craveiro no comando da Caro John



Tocar no II Grito Rock Tarauacá foi uma sensação impar para mim e para todos da banda, pois foi nesse evento que a banda surgiu ano passado. Sentimos o dever de fazer um bom show, não precisávamos de muito público, pois não queremos quantidade e sim qualidade, e com certeza qualidade foi o que não faltou nas pessoas que prestigiaram o evento, um público formador de opinião e que valoriza as coisas de sua gente. Tocamos músicas com mais de vinte anos, vencedoras de festivais Tarauacaenses e que soam contemporâneas pelo poder de suas palavras, também tocamos musicas novas que fazem uma fusão de nossas influencias ecléticas. Nos divertimos muito e procuramos passar a nossa mensagem, que pena que já acabou, agora é só arrumar as malas e multiplicar essa energia no Festival Varadouro dia 27/09 em Rio Branco. Obrigado a todos pelos elogios à banda, isso só aumenta a nossa responsabilidade de sempre procurar fazer o melhor. Viva a boa música, sempre.


Rogério Craveiro - Caro John

COMUNISTAS DE TARAUACÁ RUMO À CAPITAL



Delegações de todo o estado chegam hoje a Rio Branco para a Conferência Estadual do PC do B acreano. De Tarauacá mais de 50 delegados vão representar os filiados do município.
Serão dois dias (sábado e domingo) de intensos debates que acontecerão no Teatro Plácido de Castro.



quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Hino Nacional obrigatório nas escolas do país

O presidente em exercício, José Alencar, sancionou nesta segunda-feira (21) uma lei que torna obrigatória a execução do Hino Nacional em escolas públicas e privadas de todo o país. A regra vale para os alunos do ensino fundamental. 



veja a justificativa


Ricos gastam em três dias o que pobres gastam em um ano


Favela no bairro chique do Morumbi, SP

dados do Ipea

No Brasil, o que um pobre gasta em um ano é o mesmo gasto por um rico — que faz parte de 1% da população — em três dias. A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou hoje (24) uma análise com base nos dados apresentados na semana passada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) relativa ao ano de 2008.

“Apesar de estar registrando desde 2001 queda da desigualdade social num ritmo realmente bom, o Brasil ainda é um monumento à desigualdade. Aqui, uma família considerada pobre leva um ano para gastar o mesmo que o 1% mais rico gasta em apenas três dias”, informa o pesquisador do Ipea, Sergei Soares.

Para medir o índice de desigualdade do país, o Ipea adotou o chamado Coeficiente de Gini, que varia de zero a um. Quanto mais próximo de um for esse coeficiente, menos justa é a distribuição de renda da sociedade.Em 2001, o Coeficiente de Gini no Brasil estava em 0,594. Desde então, vem caindo ano a ano, e chegou a 0,544 em 2008.

Desigualdade

Sergei explica que mantendo essa tendência recente de redução da desigualdade registrada nos últimos anos, que em média foi de -0,007, "o Brasil levará 20 anos para chegar a um patamar que pode ser considerado justo". Segundo ele, isso corresponde a um índice de 0,40 no Coeficiente de Gini.

O pesquisador sugere que o governo “continue fazendo mais do mesmo”, estimulando programas como o Bolsa Família e o aumento do salário mínimo, e invista em educação e estimule a formalidade no mercado de trabalho.

“Para acelerar esse processo é necessário que façamos mais do que apenas olhar as coisas positivas que têm sido feitas. O indicado é que o país atue de forma a melhorar o sistema educacional e a reduzir a informalidade”, afirmou. “E, claro, isso envolve também medidas que objetivem também a redução da desigualdade racial e regional do país”. 


Fonte: Portal Vermelho 


...enquanto uns dormem...


flagrante: Janaínna e Giovanni são fãs da banda acreana los porongas

enquanto uns dormem – los porongas

cante agora

vou por atalhos
se faço curva faço nó
eu não tenho timão nem direção maior
criando atalhos, a golpes de satisfação
faço escultura em luz de lampião

meu oriente é rente à televisão
dos passos que passeiam no japão
menino, a lente é vidro de aumentar visão
e a mente é de alimento à solidão

porque eu não quero ficar aqui
enquanto uns dormem
quero um balão pra poder subir
e avise que vou voltar se não cair

fazendo um talho
a ponta de faca sem dó
entrega ao punho sua direção
e assim me valho
de verbo ou de coisa melhor
e aceito a cicatriz como perdão

deixa eu me explicar sem medo
tão mais cedo quanto for
assim não é preciso impressionar
cale-me com um segredo
que eu não possa ver a cor
talvez seja mais fácil de acordar

se eu não puder viajar
me encontre aqui
talvez eu vá me esconder em mim

SANDERSOM MOURA: UM TARAUACAENSE NA DEFESA DO DIREITO.

"O fraco treme diante da opinião pública, o louco afronta-a, o sábio julga-a, o homem hábil dirige-a."    (Jeanne-Marie Roland de la Platiére)

Sena e Feijó terão novas eleições em 60 dias




Juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre rejeitaram na tarde desta quinta-feira, 24, por 4 votos a 0, os dois embargos impetrados pelas assessorias jurídicas dos prefeitos dos municípios de Sena Madureira e Feijó, Nilson Areal e Juarez Leitão, respectivamente. Após a publicação da decisão no Diário da Justiça nesta sexta (25), e a comunicação aos prefeitos e presidentes de Câmaras, começa a contagem de 60 dias para a realização de eleições nos dois municípios. De acordo as informações da assessoria de imprensa do TRE, Rafael Cadaxo, nesta sexta já será divulgado o calendário eleitoral a ser cumprido nas duas cidades acreanas. Ainda de acordo a assessoria, a decisão não impede dos prefeitos entrarem com recurso junto ao STE, porém, irão recorrer fora de seus mandatos. Após cientificados, assume a prefeitura os presidentes das Câmaras Municipais.
 
Embargos foram rejeitados por unanimidade
Considerada a ausência justificada da juíza eleitoral, Eva Evangelista e de Ivan Cordeiro, os demais juízes rejeitaram por unanimidade os embargos da defesa. Os recursos com textos basicamente semelhantes, argumentavam omissão nos julgamentos. 
A relatora Denise Bonfim, em seu relatório, disse "que não houve discrepância e que os objetivos da defesa eram unicamente o de rediscutir matéria já designada". O relator Jair Facundes, responsável pelo relatório do embargo protocolado pelo prefeito de Feijó, afirmou que a finalidade do embargo é aclarar. Ele rejeitou os 11 quesitos citados pela defesa, citando itens antológicos e dando improvimento ao recurso.
Os votos dos relatores foram acompanhados pelos juízes Denise Bonfim, Maria Penha e Maurício Hohenberger. No caso da votação em que a relatora foi a juíza Denise Bonfim, o quarto voto foi do juiz Jair Facundes.
Jairo Carioca - Da redação de ac24horas
js.carioca@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Rio Branco, Acre 


Delegados, peritos e escrivães vão iniciar atuação no Juruá

Novos profissionais da Polícia Civil são apresentados à população de Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira


seguranca_foto_angela_peres_03.jpg
Secretária de Segurança, vice-governador e Secretário de Polícia Civil embarcaram para Cruzeiro do Sul (Foto: Angela Peres/Secom)
A segurança pública no Vale do Juruá ganha reforços nesta sexta-feira. Começam a trabalhar em Cruzeiro do Sul cinco delegados, quatro escrivães e três peritos. Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó também ganham um delegado e um escrivão, que serão apresentados nesta sexta-feira, 24, pela Secretária de Segurança, Márcia Regina, e o Vice-governador César Messias à população.
Os profissionais que assumiram seus cargos na semana passada, fazem parte do quadro da Polícia Civil, e vão reforçar a segurança pública no Juruá, que já ganhou juízes e promotores e até o final do mês de outubro deve receber bafômetros, viaturas e motos. De acordo com a secretária Márcia Regina, já foram identificadas algumas ações que poderão ser feitas em conjunto com a polícia militar para melhorar as estratégias de segurança da região. Todo o policiamento da região também será reformulado, a exemplo do que ocorreu na capital acreana.
“Hoje nós só temos um delegado atuando em Cruzeiro do Sul e agora vamos fortalecer a região do Juruá com seis delegados, além de atender Tarauacá e Feijó com um delegado para cada cidade. Dentro da reestruturação da Polícia Militar também será fortalecido o policiamento ostensivo. É o momento da transformação, da consolidação do que o Governo vem trabalho e investindo na segurança pública do Estado do Acre”, avalia Márcia Regina.
A secretária destacou que Cruzeiro do Sul, assim como Tarauacá e Feijó, tem aspectos que se diferenciam da capital e estas particularidades serão levadas em consideração na hora de reestruturação do policiamento.
Para o vice-governador César Messias, não é apenas a posse dos novos delegados, peritos e escrivães para as regiões do Juruá, Tarauacá e Envira que fortalece a segurança pública, mas todo um conjunto de ações que vendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, como novas viaturas, construção e ampliação da delegacia geral de Cruzeiro do Sul e também haverá o concurso da PM que vai aumentar o número de policiais na região.
“O mais importante é ressaltar que segurança pública não se faz apenas com policiamento, mas também com ações na área social, inclusão social, educação e é isto que o governo vem fazendo. Tenho convicção do bom trabalho que vem sendo feito e vamos cada vez mais dar tranqüilidade à população do nosso estado", afirma o vice-governador.
Para o Secretário de Polícia Civil, Delegado Emilson Farias, a Polícia Civil vive uma nova fase. “Não é mais hora de planejar, estamos na fase de execução. Os profissionais que vão atuar no Juruá são bem preparados, passaram por uma capacitação rigorosa antes de assumir o cargo. Quem ganha com isso é a população, que vai receber um serviço com melhor qualidade”.

Agência de Notícias do Acre

Lula é destaque

Lula faz sucesso no mundo, imprensa Brasileira se cala


Reportagem do site da revista Newsweek chama o Presidente Lula, de "o político mais popular do planeta" e diz que Lula é a estrela da Assembleia Geral da ONU, que ocorre em Nova York. A tradução é de Marco Bahé, do site Contas Abertas.


Ele cresceu tão pobre que só veio descobrir o que era pão quando tinha 7 anos. Essa era a idade de Lula quando ele subiu num pau-de-arara com sua família de agricultores pés-descalços e todos os seus bens para uma viagem de 1.900 milhas do nordeste do país para uma vida nas favelas de São Paulo. Ele abandonou a escola na quinta série, lustrou sapatos na rua, e, aos 14, foi trabalhar em uma fábrica de auto-peças, até perder um dedo em um torno durante o turno da noite. Eventualmente, ele subiu na vida ao se tornar um líder sindical respeitado internacionalmente. Uma junta militar governava o Brasil na época e as greves eram ilegais, mas ele desafiou os generais e os patrões e praticamente colocou de joelhos a potência industrial do continente em nome dos metalúrgicos. diz a revista Newsweek. A imprensa do Brasil parece que se envergonha e se cala.
 
Matéria reproduzida do Blog Raízes e Tronqueiras

UMA HORA E MEIA DE CHUVA FORTE ALAGA AS RUAS DE TARAUACÁ

IMAGENS DO BAIRRO DA COHAB - RUA MANOEL VIEIRA DA CUNHA