CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

sábado, 31 de outubro de 2009

ASSALTO EM FEIJÓ - VÍDEO

Grupo de garotas agride e abusa de colega em SP

Polícia procura garota que teria idealizado o ataque; outras três estão na Fundação Casa

Do R7

Uma adolescente de 14 anos é procurada pela polícia após agredir e violentar sexualmente uma colega de escola.
Segundo a polícia, a procurada foi auxiliada por mais três amigas. O grupo convidou a vítima à casa de uma delas. Lá, a garota levou chutes e pontapés, quase foi afogada em um balde d'água e sofreu violência sexual com o cabo de uma vassoura.
As adolescentes, todas com idade entre 13 e 14 anos, foram detidas na escola, localizada na zona sul de São Paulo, e agora estão na Fundação Casa (ex-Febem).



Sinteac começa as Comemorações de seus 20 anos de fundação




Neste sábado, as 14 horas, começa a gincana.
Valiosos prêmios também serão sorteados entre os associados presentes

FEIJÓ: Assaltantes libertam os últimos reféns


Confira as fotos do momento do assalto
Foto: Icirlândio Alexandre Silva

Redação,
Do oriobranco.net

Segundo a polícia militar, os seis criminosos que assaltaram a agência do Banco da Brasil em Feijó e fizeram 5 pessoas reféns, continuam foragidos na BR 364, no trecho que separa as cidades de Feijó e Manoel Urbano.
Após o assalto os criminosos fugiram em uma carro tipo Gol, roubada de uma empresa. Então, no KM 40, próximo ao igarapé Jurupari, libertaram 3 reféns-, uma funcionária e um segurança do Banco, além de uma cliente. Logo depois, os assaltantes queimaram o carro que utilizaram na fuga e em seguida fugiram em outro veículo, L200 de cor prata.
Já no Km 55, os assaltantes libertaram os últimos reféns, o gerente da agência do banco e um segurança, a partir daí, segundo Michel Soares, comerciante de Feijó, que encontrou os reféns na estrada, os reféns informaram que os assaltantes seguiram pela estrada.
Pista
Nesse momento a policia tenta localizar um avião de pequeno porte, que de acordo com informações extra oficias realizou um pouso não autorizado em uma pista clandestina localizada no KM 80 da BR 364.

Suspeita
Segundo o delegado da policia civil de Sena Madureira, Antonio Alcestes, no último final de semana houve uma tentativa de assalto na agência do Banco do Brasil de Sena Madureira, mas os bandidos não tiveram êxito. O delegado acredita que seja a mesma quadrilha que assaltou o Banco do Brasil de Feijó.


























Filho perde o braço e vai dormir para não levar bronca da mãe

Na Alemanha, brincadeira com máquina de lavar velha cortou membro da criança



Foto por Getty Images
Crianças e máquina de lavar: muito cuidado ao manusear




Na última quarta, na cidade de Ulm, no sul da Alemanha, um garoto de 4 anos de idade perdeu o braço num terrível acidente doméstico e foi para a cama escondido, sem contar nada pra ninguém, com medo de levar bronca da mãe.

Com ajuda de seu irmão mais velho, o garoto enrolou o braço em uma toalha e foi para cama. O irmão botou o membro amputado dentro do freezer e foi pra cama também.
Na manhã seguinte, quando a mãe foi acordá-lo, ele teria pedido desculpas por ter perdido o braço.
- Desculpa, mami. Eu fui brincar e perdi meu braço. Eu não queria, ele teria dito.
O garoto foi levado de ambulância para o hospital, junto com o braço, que não pode ser implantado de volta.
- Foi nada menos que um milagre ele não ter sangrado até a morte durante a noite, disse Wolfgang Juergens, em nome da polícia de Ulms
O acidente aconteceu porque o garoto estava brincando, junto com o irmão de 11, com uma máquina de lavar velha, que estava parcialmente desmontada e seu braço ficou preso quando ela foi ligada

FONTE: r7

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mais de 50 policiais em carros e um helicóptero participam da perseguição a assaltantes em Feijó


Bandidos liberaram os sete reféns, trocaram tiros com a polícia, incendiaram carro roubado da empresa Construmil, roubaram outra caminhonete da empresa Etan e continuaram fuga
Mais de 50 policiais civis e militares, dentre eles três delegados e um pelotão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Rio Branco, participam da perseguição aos seis assaltantes que roubaram as agências do Banco da Amazônia (Basa) e do Banco do Brasil, em Feijó, e fugiram com sete reféns. A polícia usam carros e o helicóptero do Estado, comandante João Donato, na perseguição.

Os assaltantes trocaram tiros com policiais que iam de Manoel Urbano para Feijó, incendiaram a caminhonete em que fugiam (roubada da empresa Construmil), roubaram outra da empresa Etan e liberaram os sete reféns. Armados com pistolas, fuzis e submetralhadoras, eles estouraram os pneus de uma viatura da Polícia Militar que encontraram próximo ao KM 50 entre Feijó e Manoel Urbano.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, delegados e policiais, civis e militares, de Feijó, Tarauacá, Manoel Urbano e Sena Madureira participam da perseguição, além de um pelotão do Bope de Rio Branco. Os assaltantes seguem em uma caminhonete Amarela, da empresa Etan, que assim como a Construmil, possuem canteiros de obras para a pavimentação da na BR 364.

De acordo com o assessor de imprensa da Polícia Civil, jornalista Pedro Paulo Birimba, os assaltantes já teriam deixado a BR 364 e podem estar fugindo pelo rio ou em um ramal. Suspeita-se que o bando estaria se dirigindo para uma pista clandestina existente em uma fazenda da região, onde uma pequena aeronave os estaria esperando para dar fuga.

Uma cliente do BB (não quer ter seu nome divulgado) que estava na agência durante o assalto, por volta das 10h45, disse que os assaltantes estilhaçaram, a tiros, a porta e as vidraças da frente do prédio. Após o assalto, um dos bandidos agarrou seu braço para levá-la como refém, mas ela retrucou que não era funcionária e uma outra pessoa foi escolhida. “Foi um verdadeira terror”, disse a mulher.

Segundo a cliente do BB, os assaltantes invadiram primeiro a agência do Basa, mas como teriam encontrado pouco dinheiro, atacaram a agência do BB. Eles fizeram como reféns o gerente, Jorge, o caixa Dimas e as funcionárias Silvana e Mirla, além de duas crianças e um cliente. A quadrilha fugiu com os reféns pela BR 364, mas no KM 50 acabou o combustível da caminhonete e Mirla estava passando mal. Ela foi o primeiro refém a ser libertado.

Na seqüência, os assaltantes atearam fogo na caminhonete de cor prata, que foi roubada da empresa Construmil às 9h. Então invadiram o canteiro de obra da empresa Etan e roubaram outro veículo, uma caminhonete amarela, na qual fugiram deixando os demais reféns.

Continua a caçada aos assaltantes do BB de Feijó


Coronel Célio diz que assaltantes podem ser de outro estado, dado a ousadia e o modo como agiram

Continua a caçada aos seis assaltantes da agência do Banco do Brasil no município de Feijó [340 quilômetros de Rio Branco], ocorrido na manhã desta sexta-feira 30. Segundo informações da Policia Militar, os bandidos continuam em fuga pela mata fechada entre os municípios de Manoel Urbano e Feijó às margens da BR 364.
Depois do assalto ao banco a quadrilha seqüestrou dois funcionários do banco, usando-os como escudo para a fuga e liberou os outros 7 reféns logo na saída do município. Em seguida roubaram uma camionete de propriedade do Deracre e fizeram outros sete reféns, todos funcionários do Departamento de Estradas e Rodagem que trabalham na BR.
Eles seguiam em direção a Rio Branco, mas ao perceber a constante presença do helicóptero João Donato que auxilia as buscas, dando apoio as equipes da polícia por terra,  abandonaram os dois veículos que havia roubado, liberaram os funcionários do Deracre e entraram na mata fechada.
Segundo o comandante da Policia Militar do Acre, Coronel Romário Célio, "as buscas vão continuar por toda a noite de hoje vão se entender pela madrugada. "Acreditamos que essas pessoas sejam de outro estado, dado a ousadia e o modo como agiram", disse p coronel.

Salomão Matos - da redação ac24horas

POVO FEIJOENSE AINDA ESTÁ ASSUSTADO








Perpétua quer anistia de multas aos moradores da floresta em toda a Amazônia


Projeto apresentado ao Congresso Nacional esta semana crítica o tratamento desigual das fiscalizações ambientais dispensado aos seringueiros, ribeirinhos, pescadores e pequenos produtores rurais, endividados e em risco de perder até as suas propriedades. Deputada protege populações que, tradicionalmente, se mantêm no campo graças à agricultura de subsistência e são reconhecidamente importantes para garantir alimentos aos grandes centros urbanos do país.



Perpétua tem apoio do movimento de trabalhadores, atingidos com multas que superam o valor das propriedades rurais.
Todas as multas ambientais aplicadas a pescadores, ribeirinhos, colonheiros, seringueiros e pequenos produtores rurais da Amazônia deverão ser perdoadas pela União por um período de 10 anos. A proposta consta em projeto de lei apresentado ao Congresso Nacional, na tarde desta quinta-feira, pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB), e também anistia esses grupos familiares dos juros, moras e correções monetárias decorrentes das infrações.
É uma tentativa, diz a deputada, de conter a virulência com que os órgãos ambientais castigam os agricultores familiares. "Sabemos que a repressão fiscal imposta aos pequenos não são adotados contra os grandes depredadores do meio ambiente", disse.
Contra o absurdo

A proposta garante a segurança alimentar das populações tradicionais identificadas como produtores da agricultora familiar. "Estas multas são um empecilho ao desenvolvimento econômico destas comunidades. A elas, o poder público não chega como deveria. Seus conhecimentos sobre leis são limitados ou quase zero. Há casos em que as dívidas superam o valor das propriedades, o que inviabiliza qualquer perspectiva de manter as famílias dignamente. Este absurdo não pode perdurar", afirmou a deputada., agora, estão impossibilitadas de contrair um empréstimo bancário ou auxílio de financiamentos. 
São pessoas, lembra a deputada, extremamente pobres, que foram empurradas pelo latifúndio para condições sofríveis e agora, estão impossibilitadas de contrair um empréstimo bancário ou auxílio de financiamentos.


Fatos concretos
O Simpasa, que registra 6 mil associados extrativistas, informa que 30% deles sofrem com pesadas multas que chegam a R$ 70 mil em alguns casos, enquanto a propriedade rural de algumas famílias não vale nem a metade desse valor. "Recorremos de tudo. Muitos se desfazem dos bens para pagar advogados e se livrar do problema", diz Raimundo Souza da Silva, presidente do sindicato.

Em casos extremos de desespero, há colonos que afirmam: "se eu vender as terras com mulher e filhos dentro não dá pra pagar as dívidas". Reclamações desse tipo são comuns, informa Sebastiana Miranda, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre). Este ano, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul contabiliza 180 infrações, cujos valores variam de 14 a 19 mil. "Desmatar para plantar é uma coisa. Outra coisa é derrubar para botar capim. E haja dinheiro para pagar advogados e provar que não somos criminosos", protestou Sebastião Alencar, presidente do STR.
A lei não obriga que o governo restitua os valores já pagos a título de multas, mas assegura que os valores devidos sejam usados na recuperação das áreas supostamente degradadas


Polícia intensifica busca a assaltantes de banco de Feijó.


Todos os 5 reféns foram liberados. PM do Amazonas já foi acionada, assim como a Polícia Federal, para apoio nas buscas.


As Polícias Civil e Militar do Acre estão totalmente mobilizadas para encontrar os assaltantes que fugiram na manhã desta sexta-feira, 30, após um assalto a agência do Banco do Brasil, em Feijó. O crime ocorreu por volta das 10 horas, quando seis homens utilizando armamento pesado renderam e levaram cinco reféns, em uma caminhonete L 200 prata em direção à Manuel Urbano.Os reféns foram sendo liberados ao longo do trajeto da fuga, sendo todos liberados e o carro foi abandonado.
A Polícia Militar está intensificando as buscas com 03 equipes envolvidas, além do apoio do Helicóptero Comandante João Donato. De acordo com a Secretária de Segurança do Acre, Márcia Regina, a PM do Amazonas já foi avisada juntamente com exército e a Polícia Federal.
A Polícia Civil iniciará a oitiva das testemunhas ainda nesta sexta-feira. O montante do dinheiro roubado não foi informado pelo Banco do Brasil.
"Esse tipo de ato criminoso não é comum em nosso Estado e a polícia trabalha com a hipótese de ser uma quadrilha de outro estado, mas já verifica-se, neste caso, a importância dos investimentos que estão sendo realizados na área de segurança pública, porque sem a presença da aeronave, por exemplo, não seria possível intensificar as buscas em razão da nossa extensa floresta com grande números de ramais e rios", avalia Márcia Regina.


FONTE:http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10884&Itemid=26





Quatro vítimas do acidente com avião da FAB chegam ao hospital do Juruá.






Um helicóptero da Aeronáutica pousou no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (AC), às 13h15 (horário local), desta sexta-feira (30), com os primeiros quatro sobreviventes do acidente com a aeronave da Força Aéra Brasileira (FAB). Eles foram levados para o Hospital Regional do Juruá, na cidade em ambulâncias do SAMU.
A direção da unidade hospitalar escalou os 60 médicos registrados na cidade para ajudar na prestação de socorro às vítimas.
A família da técnica em enfermagem Marina de Almeida Lima, que sobreviveu à queda do avião, passou a madrugada desta sexta-feira rezando na casa da vítima, em Atalaia do Norte (AM).
 aeronave desapareceu nesta quinta-feira (29) com quatro tripulantes e sete passageiros. O avião foi encontrado por integrantes da tribo Matis em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari.
Fábio Pimentel, diretor clínico do hospital, os 40 médicos que atuam na unidade foram chamados para fazer plantão no Pronto-Socorro. "Ainda não sabemos ainda a gravidade das lesões."
Pimentel informou ainda que as vítimas foram retiradas do local do acidente de helicóptero e levadas para a cidade. "Por se tratar de um acidente aéreo, preventivamente, convoquei todos os profissionais da saúde para ficar aqui no PS."

Assaltantes libertam três reféns, mas mantém o gerente e o segurança




Os assaltantes da Agência bancária de Feijó libertaram três reféns. Os reféns foram encontrados no KM 40 da BR, entre os municípios de Feijó e Manoel Urbano, próximo ao igarapé “Jurupari”. Mas ainda está em poder dos assaltantes o gerente do banco e um segurança.
Nesse momento também foi encontrado um dos veículos utilizados pelos criminosos, o carro utilizado pelos assaltantes foi deixado para trás, e queimado.
Um cerco policia foi feito na balsa do Rio Purus, onde policias de Manoel Urbano, Sena Madureira e Rio Branco realizam a perseguição aos assaltantes, com ajuda do helicóptero da policia militar.

Cerco policial no Vale do Purus.







Um pequeno continente de policiais do município de Manuel Urbano deslocou na direção da Balsa no rio Purus, para fazer um cerco  contra a quadrilha que assaltou a agência bancária do Banco do Brasil – BB, no município de Feijó, localizado no Vale do Envira.  A ação criminosa aconteceu por volta do meio dia de hoje, segundo o relato por telefone da comerciante Maria Liberdade Rodrigues.
Segundo ela, a população de Manuel Urbano, está bastante  assustada, principalmente depois que ficaram sabendo que os bandidos  estão com reféns. “Por enquanto,  ainda não chegaram a nossa região, porque estamos há mais de 100 quilômetros do Vale do Envira”, comentou Maria Liberdade.

FAB encontra avião e Funasa confirma sobreviventes.


Quatro militares estavam a bordo, além de sete funcionários da Funasa. FAB não confirma informação da Funasa sobre número de sobreviventes

Redação,
Do oriobranco.net


A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta sexta-feira (30) que encontrou a aeronave que estava perdida na Amazônia. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que tinha uma equipe no avião, são nove os sobreviventes. 11 pessoas estavam no avião. A FAB não confirma o número de sobreviventes.
Estavam no avião 4 militares: 1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga; 2° Tenente José Ananias da Silva Pereira; Suboficial Marcelo dos Santos Dias; e 1° Sargento Edmar Simões Lourenço. A aeronave levava também sete funcionários da  Funasa: os técnicos Diana Rodrigues Soares, João de Abreu Filho, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima, além da enfermeira Jositéria Vanessa de Almeida.
A FAB informou na noite desta quinta que recebeu um sinal de emergência do avião 58 minutos após a decolagem. A aeronave seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM).
Segundo as informações da FAB, a aeronave foi encontrada por integrantes da tribo Matis, e está em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari.

Bandidos deixam agência do BB mas levam gerente e segurança


Durante a fuga os bandidos atiraram nas pessoas que estavam na rua. Eles fugiram em carro com direção à Rio Branco, pela BR 364


Para conseguirem fugir da agencia do Banco do Brasil, em Feijó, onde desde as 10 horas da manhã desta sexta-feira faziam funcionários e clientes como reféns, os bandidos deixaram o prédio atirando contra policiais e curiosos. Eles fugiram em carro levando o dinheiro que roubaram, um segurança da agência e o gerente conhecido como Jorgiano.
Há informações que eles, antes de tomarem a BR 364 com destino a Rio Branco, saíram atirando nas pessoas que estavam foram de suas residência.
A policia acaba de informar que todos os reféns foram liberados pelos assaltantes no trecho da BR 364 entre Feijó e Manoel Urbano. Eles não informaram qual foi o montante roubado pelo bando.
Andrade Silva, de Feijó
Mais informações a qualquer momento

fonte: ac24horas

ASSALTO NO BANCO DO BRASIL EM FEIJÓ

sexta-feira, 30 de outubro de 2009


EXTRA-EXTRA:ASSALTO EM BANCO DE FEIJÓ:





OS HOMENS DE PRETO DE TK JÁ SE DESLOCARAM PARA O MUNICÍPIO DE FEIJÓ




Na manhã de Sexta Feira, a população de Feijó que usava os serviços do Banco do Brasil, foram surpreendida por uma quadrilha de assaltante que fortemente armados causaram o terror na cidade. Essas quadrilhas assaltam municípios que não tem muita segurança e deixam à desejar, chamando este tipo de violência.


Roubaram uma quantia ainda não estimada e fizeram dois reféns, houve confronto entre a policia e os assaltantes: tiros rajadas de metralhadora, não se sabe o número de feridos, sabe-se apenas que a policia segue na perseguição dos assaltantes. A polícia de Taraucá já se deslocou para o local e investiga o paradeiro dos assaltantes.


Alguns policias de Tarauacá foram para Feijó a pedido do município e podem a qualquer momento encontrar os assaltantes que estão foragidos, sabe se lá aonde!!! O clima de terror invadiu a cidade hospitaleira e pacata. Que Deus ajude os todos os policias desses municípios. Se voce sabe de alguma noticia ou paradeiro. Informar: 190.




Mais noticias em breve...qualquer momento!!!!




UJS de Feijó - Flávio Santos 2009.

AC 24 HORAS URGENTE: Bandidos e polícia trocam tiros durante assalto do BB em Feijó

30/10/2009 - 10:10

Funcionários e correntistas são feitos de reféns pelos bandidos


Toda a policia do município de Feijó-AC está mobilizada para prender uma quadrilha de assaltantes que tomou a agência do Banco do Brasil na manhã desta sexta-feira, 30. Os homens encapuzados e usando armas de grosso calibre fazem funcionários e correntistas de reféns. A agência estava lotada na hora que foi feito o anuncio do assalto, tendo em vista que hoje é dia de pagamento dos servidores públicos do Estado. A polícia troou tiros com os bandidos, mas não informações de feridos.

Mais informações a qualquer momento

NÃO DÁ PRA FICAR DE FORA DESSA FESTA: 1ª SWING COUNTRY ACONTECE HOJE




MANOEL MONTEIRO: CACIQUE POR UM DIA



VEJA NO BLOG RAÍZES E TRONQUEIRAS

COMEÇAM HOJE OS FESTEJOS DE 20 ANOS DE FUNDAÇÃO DO SINTEAC DE TARAUACÁ


Com uma solenidade que será realizada hoje à noite em sua sede, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre - Sinteac em Tarauacá, abre ,oficialmente, as atividades de comemoração de seus vinte anos de fundação.
A diretoria da entidade está convidando a sociedade organizada, os poderes públicos e seus órgãos e, especialmente, seus associados. 
Várias pessoas serão homenageadas hoje, pelos trabalhos dedicados a organização e à lutas dos Trabalhadores em Educação de Tarauacá.
Amanhã, sábado, o Sinteac reabre seu clube (9hs) e a partir das 13 horas realiza uma festa com seus associados com gincana, banho de piscinas, som ao vivo, brincadeiras e sorteio de prêmios.
O Sinteac é, hoje, uma entidade reconhecidamente forte, organizada e respeitada pela sociedade tarauacaense.
A construção dessa luta começou no ano de 1985, com a fundação da ASPAC - Associação dos Professores do Acre que teve em Tarauacá como seu primeiro presidente, o atual Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado e Professor Edvaldo Magalhães. O Sinteac foi fundado no ano de 1989.



São  20 anos de fundação do sindicato e mais 24 anos de luta.





Professor João Maciel: Atual Presidente

A diretoria atual que tem como Presidente o Professor João Maciel, vai promover uma grande festa em comemoração aos 20 anos do Sinteac neste final de semana.




História do Sindicato dos Trabalhadores Em Educação do Acre – Sinteac – Núcleo de Tarauacá.


ASPAC - Associação dos Professores do Acre


FUNDAÇÃO: 18 de agosto de 1985


Edvaldo Magalhães: Primeiro presidente ASPAC

1ª Diretoria da ASPAC:

Edvaldo Soares de Magalhães – Presidente
Maria de Lurdes Maia Nascimento - Vice-presidente
Raimunda Soares El-Shaua - 1ª Secretaria
Mª do Socorro Freire Dourado - 2ª Secretaria
Maria de Lourdes Santos Catão - 1ª Tesoureira


SINTEAC: Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre


Fundação: 15 de julho de 1989

1ª Diretoria:

Presidente - Valdenizio Ferreira da Silva
Vice-Presidente - Francisca Fernandes Paiva.
2º Vice presidente: Francisco Freire de Souza
1º Secretária: Francisca Jercinéia de Araújo Vieira
2º Secretária: Maria de Fátima Araújo Silva
1ª Tesoureira: Antônia Torquato do Nascimento
2ª Tesoureira: Elenir de Oliveira Leão


GALERIA DE PRESIDENTES


Edvaldo Soares de Magalhães
Moisés Diniz Lima
Valdenizio Ferreira da Silva
Antônia Torquato do Nascimento
Moisés Diniz Lima
Luis da Silva Souza
Raimundo Nonato Accioly Gomes
João Evangelista Gonçalves Maciel

PROVA PARA VALIDAR DIPLOMA DE MÉDICO SERÁ NO INÍCIO DO ANO


Mais de 20 universidades públicas já aderiram ao chamado projeto piloto de revalidação dos diplomas estrangeiros de médicos, que terá prova única para todo o País.



O governo deve publicar no início de 2010 o edital com as novas regras para o exame de validação dos diplomas de médicos formados no exterior. O prazo nunca foi estabelecido, mas, por causa do vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo passou a trabalhar com um período mais longo, uma vez que a responsabilidade pela elaboração de todas as provas é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. Até o momento, 21 universidades públicas já aderiram ao chamado projeto piloto de revalidação dos diplomas médicos.


A principal diferença entre o projeto piloto e o processo atual é que os graduados passarão a fazer a mesma prova de validação, no mesmo dia e com o mesmo valor de taxa. Antes das novas regras, cada universidade aplicava uma prova específica. As determinações foram expressas na Portaria Interministerial 865/09.


O assunto foi tema de audiência pública realizada nesta quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Durante o evento, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, declarou que a quantidade de universidades dispostas a adotar as novas regras é um sinal de que o processo "foi bem sucedido" depois de enfrentar uma "resistência forte". Ela não identificou as fontes de pressão, mas o deputado Nilson Mourão (PT-AC), autor do requerimento para a realização da audiência, citou as universidades particulares e o Conselho Federal de Medicina.

Teste de habilidades

Segundo a diretora, a prova será dividida em duas etapas. A primeira, escrita, terá duas fases com intervalo de três horas e 50 questões, sendo 45 de múltipla escolha e cinco discursivas. Quem superar a nota mínima concorrerá posteriormente ao teste de avaliação de habilidades clínicas.


Nilson Mourão sugeriu que estudantes recém-formados pelas universidades brasileiras também façam a prova para efeito de comparação e para impedir que os estudantes formados no exterior sejam "penalizados" por uma prova muito mais difícil do que o conhecimento médio dos profissionais da área. A proposta, porém, não foi encampada pela diretora do Ministério da Saúde.



FOLHADOACRE

FOI NO ACRE Avião da FAB desaparece na Amazônia com 11 a bordo


Segundo Infraero, 11 pessoas embarcaram em Cruzeiro do Sul.
Sete faziam trabalho de vacinação em aldeias indígenas.

aviao_fab_29102009_b.jpg
Imagem do C-98 Caravan, similar à aeronave da FAB que desapareceu na Amazônia (Foto: Divulgação/FAB)
Sete pessoas a serviço da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) estariam a bordo do avião que desapareceu na manhã desta quinta-feira (29), na região Amazônica. Segundo a Infraero de Cruzeiro do Sul (AC), 11 pessoas no total embarcaram na aeronave.
A enfermeira coordenadora da saúde indígena do Distrito de Alto Rio Juruá, Isna Silveira, informou  que a equipe voltava para Tabatinga (AM) e pegaria um barco até Atalaia do Norte (AM), onde vivia.
A equipe da Funasa havia usado o município de Cruzeiro do Sul como base para a operação de vacinação realizada no Vale do Javaris, também em Atalaia do Norte (AM). Segundo a enfermeira, a equipe chegava mais rápido ao local das aldeias partindo de Cruzeiro do Sul.
aviao_fab_29102009_a.jpg
Avião partiu de Cruzeiro do Sul com destino a Tabatinga (Foto: Editoria de Arte/ G1)
"Eles saíram das aldeias e chegaram ontem aqui em Cruzeiro do Sul. Nós nos despedimos e eles voltaram para o Amazonas hoje de manhã. É terrível, porque criamos um vínculo. Estamos muito abalados", afirmou Isna.
A enfermeira conta que a equipe é composta por dois homens e cinco mulheres, entre elas, uma gestante. Dois integrantes do grupo eram enfermeiros e os outros, técnicos em enfermagem.
A operação de vacinação teve início no dia 16 de outubro . O grupo seguia com helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) e era deixado em aldeias da região do Vale do Javaris para aplicar as vacinas de rotina e também doses especiais. A cada três dias, a aeronave da FAB voltava às aldeias para resgatar o grupo e levar para outras comunidades.
Desaparecimento
O avião Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (29). Segundo a Infraero, 11 pessoas estariam a bordo.
De acordo com o professor de aeronáutica Cláudio Roberto Scherer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o C-98 Caravan é usado para transporte, tanto na aviação civil quanto na militar. 

"É uma aeronave de turbo-hélice pequena, usada para levar poucas pessoas em trajetos curtos", explica.
O comandante Renato Nascimento, ex-piloto da FAB e hoje na aviação civil, afirma que a aeronave "não tem muitos recursos". "É um aviãozinho pequeno, monomotor. O problema com o monomotor é que se o motor falha, você não tem outro", explica. 
Buscas
Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB já se encontram na região entre Tabatinga e Cruzeiro do Sul para fazer as buscas. A área entre as duas cidades compreende a terra indígena do Vale do Javari, onde as únicas presenças humanas são do destacamento de fronteira do Exército Brasileiro e de povos indígenas.
A aeronave tinha 11 pessoas a bordo que participavam de ação de vacinação do Ministério da Saúde. O avião pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo e tem capacidade para transportar 14 pessoas e quatro tripulantes.
Os prováveis viajantes eram seis profissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma servidora da prefeitura de Atalaia do Norte, município amazonense, e quatro tripulantes: um piloto, um co-piloto e dois mecânicos, mas o Comando da Aeronáutica ainda não confirmou oficialmente a lista de passageiros.
O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 80 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército Brasileiro.
Leia a nota da FAB:
"O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave C-98 Caravan desapareceu na manhã de hoje quando realizava um voo entre as localidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave tinha 11 pessoas a bordo e estava em apoio a missão de vacinação do Ministério da Saúde. 

Uma aeronave C-105 Amazonas decolou de Manaus com dois médicos, dois enfermeiros, além de 32 militares da equipe de resgate. Dois helicópteros H-60 estão realizando voos de padrão na região. Uma aeronave de reconhecimento R-99 apoiará os trabalhos de busca. 

A Força Aérea Brasileira montará a base das operações de buscas na cidade de Cruzeiro do Sul (AC)."


G1

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sem Vítima Fatal: Acidente envolve veículo de Tarauacá na estrada de Porto Acre.











O acidente aconteceu por volta das 9h do dia, 22, na altura do km 02 da AC 10 - estrada de Porto Acre. O motorista do caminhão, placas MZW 3774, da cidade de Tarauacá, fez uma manobra em local proibido e causou uma colisão seguida de capotamento da camionete, placas KED 6567, onde viajavam duas pessoas que foram socorridas por Paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu.

O motorista da camionete, Sérgio Vasconcelos, 52 anos, trafegava no sentido Vila do "V"/ Rio Branço e o condutor do caminhão, de nome Antonio, fazia o sentido oposto quando manobrou na subida de uma ladeira para entrar em uma empresa onde iria carregar mercadoria.

Na colisão a camionete capotou diversas vezes, até ficar enganchada em um poste de energia elétrica.

O motorista e a passageira, Raimunda Miranda, 28 anos, sofreram escoriações e suspeita de fraturas dos membros.
O motorista do caminhão, penando que as vítimas haviam morrido,  se evadiu do local do acidente.

Fonte: Ecos da Notícia

Conheça as mudanças do 'novo Orkut'



Google apresentou nova cara do site nesta quinta-feira (29). 

Migração de todos os usuários será concluída até metade de 2010.


O Google anunciou nesta quinta-feira (29) que o Orkut, a rede social mais popular do Brasil, vai passar por mudanças: o site foi todo redesenhado para trazer recursos mais modernos aos usuários, como interação mais aprimorada com seus amigos e aplicativos. A adesão à novidade será gradual e feita por meio de convites. Veja abaixo algumas das novidades.



A nova versão permite uma organização maior das informações de amigos, além de oferecer uma navegação mais rápida. Será mais fácil navegar pelas fotos e vídeos de outros usuários e saber mais facilmente suas atualizações: tanto de humor quanto sobre o que estão fazendo naquele momento, por exemplo.


Um dos destaques é a facilidade para troca de fotos. De acordo com Victor Ribeiro, diretor de produtos do Orkut, cerca de 80 milhões de imagens são publicadas diariamente no Orkut. Será possível importar diversas fotos ao mesmo tempo no site, editar e compartilhar -- funções que, segundo a empresa, ficaram muito mais rápidas. Na nova versão, o usuário poderá criar grupos de compartilhamento de imagens, incluindo também pessoas que não estão na rede social. Enquanto se espera que as imagens sejam enviadas para o site, é possível colocar legendas.

Mais opções para personalizar a página é outra mudança no novo Orkut. Na área “Sobre mim”, será possível mudar cores, adicionar fotos e aplicativos, além de deixar testemunhos aos amigos por meio de vídeos.

As comunidades -- segundo Ribeiro, somam quatro milhões atualizadas diariamente -- também entram no pacote de transformações. Agora, o usuário poderá navegar por elas diretamente de sua página inicial, sem a necessidade de abrir novas telas. Ele também manterá contato com as informações dos amigos tornando a navegação mais rápida e simples.

Ainda, os usuários receberão sugestões de amigos para adicionar à rede. Contatos frequentes com pessoas por meio de serviços do Google, como o Gmail, por exemplo, aparecerão como possíveis amigos a serem adicionados no Orkut.

Para utilizar o novo Orkut, que utiliza tecnologias atuais da internet, o Google recomenda que os usuários tenham as últimas versões dos navegadores instaladas no computador.


Para entrar no novo Orkut

Migrar para o novo Orkut pode ser uma missão difícil. Para utilizá-lo, o usuário deverá receber um convite de um amigo. Entretanto, usuários que o Google considera “viciados” no Orkut, poderão receber um convite a partir desta quinta-feira (29). A empresa monitorou o Orkut para escolher as pessoas, mas não revelou detalhes da seleção.

Um personagem chamado Danilo Miedi foi criado para adicionar pessoas ao novo Orkut. Os ingressos serão sorteados entre os “amigos” do personagem no site de relacionamentos, entre os participantes da comunidade “Quero convite pro novo Orkut”, no twitter do personagem (@danilomiedi) e pelo “Blog do Danilo Miedi”. O sobrenome Miedi é uma brincadeira com o termo “me add”, utilizado pelos usuários do Orkut ao solicitar sua inclusão na rede de um amigo.

Segundo o Google, essa mudança não terá impacto na experiência ou nos dados dos usuários: as informações serão todas mantidas nas páginas, e aqueles com a versão antiga do site poderão se comunicar normalmente com os adeptos do novo modelo. A intenção é que todos os usuários tenham migrado para o novo Orkut até metade de 2010.


por Gustavo Petró

Do G1, em São Paulo