ESPECIAL: Tradição e conquistas no V Encontro de Cultura do Povo Kaxinawá da Terra Indígena Igarapé do Caucho

 KAXINAWÁS

Terra Indígena Igarapé do Caucho é uma comunidade indígena do povo Kaxinawá, composta por quatro aldeias com uma população de 700 habitantes, entre 120 famílias. São 12 na Aldeia 18 Praias, 66 no Caucho, 15 na Nova Aldeia e 17 na aldeia Tamandaré.

Localiza-se no rio Murú, há 11 km da sede do município. O acesso é feito de barco com 1 hora de duração e no verão pode se chegar até a aldeia através do ramal com cerca de 23 km de extensão. Os Kaxinawás conquistaram a terra há 20 anos.

CACIQUE NARÇO

No comando desde o ano 2000, Cacique Francisco da Silva Manoel ou simplesmente NINAWA – NARÇO, que assumiu o comando da aldeia, reorganizou a população em núcleos comunitários, estabeleceu a disciplina, resgatou a arte da cultura indígena (artesanato, música, hábitos e a língua) e melhorou a produção de subsistência com a agricultura e a pesca.

Nesse período os indígenas conquistaram escolas, barcos, apoio de outras instituições, investimentos em infraestrutura tecnológica, formação educacional da comunidade em professores e agentes de saúde e principalmente o reconhecimento dos brancos e de suas autoridades.

Os Kaxinawás realizaram neste final de semana a sua maior festa que é o Encontro de Culturas que reúne as quatro aldeias e convidados de outras localidades, além de autoridades, com uma programação desenvolvida durante quatro dias seguidos. Durante quatro dias os índios cantam, dançam, rezam, jogam futebol, debatem políticas públicas, avaliam resultados de suas lutas, discutem e planejam novos investimentos.

O Encontro de Cultura de 2010 teve como principal comemoração a Chegada da Luz Elétrica e a Construção de Açudes. Uma luta antiga das comunidades ribeirinhas e que agora se tornou uma realidade através do Programa Luz Pra Todos do Governo Federal.

 

Além dos indígenas muitas outras pessoas foram contempladas com a implantação da rede elétrica. Os fazendeiros da região estão também em estado de graça e pela primeira vez na região aconteceu um fato inédito. Fazendeiros que quase sempre deram um tratamento hostil para a causa indígena, desta vez contribuíram com a festa e se juntaram aos índios nas comemorações.

“o que aconteceu aqui é digno de comemoração, pois, eu nunca imaginava que poderia chegar a luz nesta região e graças à luta dos índios nós fomos contemplados e estamos aqui para reconhecer e ajudar”. Desabafou um dos fazendeiros presentes que pediu pra não citar seu nome.

Um dos convidados mais esperados na festa era o Líder do Governo Deputado Moisés Diniz que graças a sua intervenção a luz chegou até a região. Moisés disse que a luta é pra que todas as comunidades rurais tenham não somente energia elétrica e sim todos os benefícios que lhes são de direito.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem