CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eleitor poderá votar apresentando apenas documento com foto

Urna eletrônica



Decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) suspende a exigência de o eleitor apresentar dois documentos na hora da votação.

Por 8 votos contra 2, os ministros concederam liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4467 de autoria do Partido dos Trabalhadores (PT) que questionava a exigência imposta pela Lei 9.504/97, a partir da nova redação dada pela Lei 12.034/09. Esta lei, aprovada em setembro do ano passado pelo Congresso Nacional e conhecida como minirreforma eleitoral, exigia que, além do título de eleitor, o cidadão deveria apresentar também um documento oficial com foto na hora da votação.

Com o novo entendimento, os eleitores que não levarem o título de eleitor, mas souber localizar a sua seção eleitoral poderão votar normalmente apresentando apenas um documento oficial com foto. Até o dia de hoje, a mobilização adotada por toda a Justiça Eleitoral, para viabilizar o cumprimento da lei, possibilitou que 3.253.639 eleitores pudessem reimprimir seus títulos.

Na ação apresentada pelo PT, o principal argumento contra a lei foi de que a norma é desnecessária, injustificável e irrazoável. Para o partido é “perfeitamente possível garantir a autenticidade do processo de votação, sem comprometer a universalidade do voto, mediante a consulta a um documento oficial com foto”.

TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, que também é ministro do STF, votou com a maioria, pois em sua opinião qualquer exigência que seja um obstáculo ao voto dever ser afastada, ou ao menos temperada.

Ele lembrou de situações excepcionais, como as que encontrou nos estados de Alagoas e Pernambuco, onde muitos municípios foram devastados por chuvas no meio do ano, e ainda dos indígenas, que podem votar mas não possuem documento com foto. Já o ministro Ayres Britto disse que a lei é boa, por tentar combater a fraude. Mas que é dever de todos favorecer a determinação constitucional de permitir a todos o direito ao voto.

Relatora

O voto condutor do julgamento foi da ministra Ellen Gracie, que é relatora da ação. Ela esclareceu que, “para votar, o eleitor é obrigado a apresentar tanto o título como o documento com foto. Porém, apenas a frustração da apresentação do documento com foto terá o poder de impedir o direito ao voto”.

CM/LF



http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=1334498

Bando armado invade prefeitura de Brasiléia e roubam cinco veículos

Quatro homens fortemente armados, invadiram na madrugada desta quinta-feira, 30, a sede da prefeitura do município de Brasiléia, na fronteira do Acre com a Bolívia [distante 240 quilômetros de Rio Branco] e roubaram uma camionete e quatro motocicletas de propriedade da prefeitura.
O delegado Nilton César, responsável pelas investigações e que comanda o policiamento no Alto Acre, está em campo com todo aparato policial na tentativa de prender a quadrilha. Há suspeitas de que os veículos tenham sido levados para a Bolívia para serem usados como moeda de troca por drogas.
A escrivã da delegacia da cidade, Prisciliane Souza, disse que o departamento de policia da Bolívia já foi comunicado e auxiliam nas investigações naquele país.
Salomão Matos, da redação de ac24horas  
 

Na próxima semana....



Projeto "Expandido a Arte" será realizado hoje


Os acadêmicos do curso de Licenciatura (Teatro) do pólo da Unb de Tarauacá,  convidam toda a população para prestigiar a apresentação do "Projeto Expandido a Arte" que acontece hoje 30.09, às 14 horas, na escola João Ribeiro

VENDE-SE



Cotidiano em Tarauacá

                                                                                        foto: Giovanni Accioly


Tarauacá na modernidade

Loja D'Longui

Transporte de cargas da Gazin

MILITÂNCIA POLÍTICA EM FAMÍLIA

Giovanni e Janaína

ULTIMO DIA DE PROPAGANDA ELEITORAL


Terminam hoje os prazos para a propaganda eleitoral, como a transmissão do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio, e para a realização de comícios, reuniões públicas, campanha com utilização de aparelhagem de sonorização fixa e debates, que não podem ultrapassar à meia-noite. A partir de 1º de outubro ficam proibidas a divulgação de propaganda paga em qualquer veículo da imprensa escrita e a reprodução de seu conteúdo na internet.
Será permitido até a véspera, 2 de outubro, propaganda eleitoral com a utilização de alto-falantes ou amplificadores de som, das 8 horas às 22 horas. Também é o último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material de propaganda e realização de caminhada, carreata, passeata ou utilização de carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
No dia das eleições, domingo, será vedada qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, assim como a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado até o término da votação. São permitidas as propagandas veiculadas gratuitamente na internet em site eleitoral, blog, redes sociais ou outros meios eletrônicos de comunicação do candidato, ou, ainda, no site do partido.
No dia das eleições será permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Os candidatos ou membros do comitê estarão proibidos de usar ou distribuir camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor. 
fonte: tse


Prazo para tirar a segunda via do título de eleitor termina hoje



Termina hoje  quinta-feira, 30 de setembro, o prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor. Quem perdeu ou teve extraviado seu título pode solicitar o documento em qualquer cartório eleitoral do Acre. Para isso é preciso levar um documento com foto. 

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Salão do Robson Cabelereiro no Bairro do Corcovado


Robson, um dos melhores profissionais de nosso município, atende diariamente sua clientela no Bairro do Corcovado em seu salão próximo à Escola Edmundo Pinto.



A Cara do Acre



Pesquisas desmentem Datafolha e apontam Dilma eleita no 1º turno

Duas pesquisas de intenções de voto divulgadas na manhã desta quarta-feira (29) desmantelaram a versão de que as eleições presidenciais caminham, naturalmente, para o segundo turno. De acordo com os levantamentos CNI/Ibope e CNT/Sensus, a candidata Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, mantém larga liderança e deve vencer, já em 3 de outubro, a disputa contra José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Conforme os números da CNI/Ibope concluída na segunda-feira, Dilma venceria a eleição no primeiro turno com 50% dos votos totais — e 55% dos votos válidos (que excluem indecisos, brancos e nulos). Serra tem 27%, enquanto Marina apresenta 13%. Outros 8% não sabem ou votarão em branco ou nulo. A pesquisa foi feita entre os dias 25 a 27 de setembro. Foram feitas 3.010 entrevistas em 191 municípios.

Mesmo num cenário em que a margem de erro for totalmente desfavorável a Dilma, a pesquisa não detecta chances de segundo turno. Em relação à pesquisa Ibope da semana passada, Dilma manteve suas intenções de voto, Serra caiu um ponto percentual e Marina cresceu um ponto. O resultado contrasta com a tendência de queda de Dilma apontada pelo Datafolha na sua estranha pesquisa feita integralmente na segunda-feira. 

Na simulação de segundo turno entre a petista e o tucano, Dilma venceria a eleição com 55% dos votos, contra 32% de Serra. Em junho, Dilma tinha 45% e Serra 38%. Na hipótese de uma disputa entre Dilma e Marina Silva, Dilma teria 56% dos votos, contra 29% da verde. Em um eventual segundo turno entre Serra e Marina, o tucano venceria a eleição com 43%, contra 35% da candidata verde. 

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde em quem votará sem ter acesso a lista dos candidatos, Dilma lidera as intenções de voto com 44% das indicações; Serra tem 21%, Marina aparece com 10% e o presidente Lula — que não poderia se candidatar, —ainda é apontado por 1% do eleitorado. Os demais candidatos somam 1%. Brancos e nulos chegam a 7%, e outros 18% não souberam responder.

Serra é o que tem o maior índice de rejeição. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados disseram que não votariam nele. Nesse quesito, Marina tem 28% de rejeição e Dilma 27%. Quanto ao partido de preferência dos eleitores, o PT aparece na frente, citado por 27% dos entrevistados, seguido pelo PMDB e PSDB com 5%, cada um. Aqueles que não têm preferência por partido representam 48%.

Sensus

Um cenário eleitoral semelhante é detectado pela pesquisa CNT/Sensus. Levantamento do instituto realizado entre os dias 26 e 28 de setembro em 24 estados mostra Dilma com 47,5% de intenções de voto, ante 25,6% de Serra e 11,6% de Marina. Nos votos válidos, a vantagem de Dilma, que tem 54,7%, também é levada. Serra aparece muito atrás, com 29,5%%, seguido de Marina, que tem 13,3%.

No levantamento anterior, Dilma havia registrado 50,5% das intenções de voto, enquanto Serra tinha 26,4% das intenções de voto e Marina registrava 8,9%. A candidata do PV foi a única entre os três principais candidatos a registrar elevação na estimativa das intenções de voto. Os demais candidatos à Presidência mantiveram índices inferiores a 1% 

Com esse cenário, Dilma seria eleita ainda no primeiro turno. A margem de erro — de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos — não prevê chances pontuais de segundo turno. Votos brancos e nulos somam 3,6%, ao passo que 9,5% dos entrevistados disseram estar indecisos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 33103/2010.

Da Redação, com agências

TARAUACÁ TERRA DO PEPINO GIGANTE

PEPINO PESANDO 11 KILOS

Dinheiro Falso em Tarauacá faz com que comerciantes fiquem alertas.


No último final de semana uma nota de dinheiro falso foi utilizada para pagamento de uma pequena despesa na Lanchonete Silva localizada no centro da cidade. Somente depois de algum tempo a proprietária percebeu que a nota de R$ 50,00 era falsa. Isso serve de alerta para todas a população e para a polícia. Estamos em plena época de Novenário de São Francisco onde a cidade recebe pessoas de vários lugares do estado. É evidente que a malandragem também aparece nessa época.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bancários deflagram greve a partir desta quarta-feira


Reunidos em assembléia nesta terça-feira (28), na Praça Povos da Floresta, Centro de Rio Branco, os bancários do Acre rejeitaram a proposta da Fenaban e aprovaram greve por tempo indeterminado a partir das 00h desta quarta-feira (29).
A decisão é uma resposta à intransigência dos banqueiros, que negaram todas as reivindicações dos bancários e apresentaram como proposta de reajuste apenas a reposição da inflação dos últimos 12 meses, de 4,29%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Participaram da assembléia 137 bancários de bancos públicos e privados, com 134 votos favoráveis a greve e apenas três disseram não a paralisação por tempo indeterminado.
Reivindicação - A categoria reivindica reajuste de 11% (inflação do período mais aumento real), PLR de três salários mais R$ 4 mil, valorização dos pisos, elevação dos auxílios (refeição, alimentação e creche/babá), auxílio-educação e previdência complementar para todos os bancários, dentre outros itens.
Ao lado do aumento da remuneração, os bancários priorizam melhores condições de trabalho e emprego, cobrando o fim das metas abusivas, o combate ao assédio moral, mais segurança contra assaltos e sequestros, proteção ao emprego, mais contratações, reversão das terceirizações e fim da precarização dos correspondentes bancários.
"Os bancos apresentaram uma proposta aquém de nossa expectativa na última negociação e nos jogaram para a greve. Portanto, após a rejeição da proposta patronal será a hora de mostramos mobilização em todo país e lutar para arrancar uma proposta decente com avanços econômicos e sociais", afirma Elmira Farias, presidente do Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC).

Maior acidente aéreo da história de Sena Madureira completa 39 anos

Imagem do local do acidente na época do acontecido, com populares em meio aos destroços da aeronave (Foto: Arquivo Agência ContilNet)
Moradores da Boca do Caeté ajudaram a construir uma cruz e um altar, onde fazem orações aos mortos no acidente aéreo
Muitas peças do avião ainda estão no local do acidente
Muitas peças do avião ainda estão no local do acidente

Por Edinaldo Gomes, da Agência ContilNet - Foi no dia 28 de setembro de 1971 que Sena Madureira registrou o maior acidente aéreo de sua história. Minutos após ter feito a decolagem, o avião DC3, da empresa Cruzeiro do Sul, que viajava com destino a Rio Branco, apresentou problemas no motor, bateu em uma árvore e caiu em um matagal na comunidade Boca do Caeté.
Aquele dia fatídico deixou saldo de 33 mortos entre passageiros e tripulação. Ao cair no solo, o avião explodiu não deixando nenhum sobrevivente. Todos morreram carbonizados.

Entre as vítimas estava o Bispo Dom Giocondo Maria Grotti, que a época chefiava a Diocese da Igreja católica no Acre. O religioso, que era italiano, estava no Acre em substituição ao Bispo Fontenele de Castro, e havia feito uma visita a Sena Madureira.

Nesta terça-feira, 28, se completam 39 anos da tragédia. No local do episódio algumas peças do avião ainda podem ser encontradas, como o motor e outros artefatos. Também foi criada a capela Dom Giocondo, em homenagem ao Bispo.

Em 1971, muitos moradores de Sena Madureira sequer eram nascidos. Por isso, nos dias atuais, professores da escola Anjo da Guarda, que fica na comunidade Boca do Caeté, procuram realizar trabalhos com os alunos, detalhando o triste acontecimento.

A professora Humbelina da Conceição Bezerra, que leciona na referida unidade de ensino, tinha 12 anos de idade na época da tragédia.

– Me lembro que, após a queda do avião, corri em direção ao local, mas não era possível aproximação porque a fumaçã era muito forte – comentou.

Sobre a morte do Bispo, até hoje ela se emociona ao relembrar o ocorrido. – Foi ele quem fez minha primeira comunhão e crisma. Uma perda irreparável. Lamentamos também por todas as pessoas – finalizou.

Mesmo depois de passados 39 anos, a tragédia é lembrada com frequência pela população. Segundo informações, muitos dos passageiros tinham vindo a Sena Madureira pela BR-364, ou seja, via terrestre, mas resolveram retornar de avião por conta da época chuvosa, que tornava ruim a trafegabilidade no trecho.

O maior acidente aéreo do município aconteceu três dias após Sena Madureira ter completado 74 anos de fundação.






Alunos do Projovem recebem bolsa auxílio.

Cada aluno receberá R$ 300,00

Caixa Econômica efetua o pagamento

Coordenadora Local Professora Caire Veras

A Caixa Econômica começou hoje, as 13 horas, o pagamento dos primeiros 3 meses da bolsa auxilio no valor de R$ 100,00 (vem reais) mensais aos estudantes do Projovem.Urbano. Segundo informações da Coordenadora Local Professora Maria Caire Veras são quase 300 alunos que deverão receber os R$ 300,00 (trezentos reais) dos tres meses acumulados, o que deverá injetar na economia local cerca de R$ 90.000,00 (noventa mil reais). O Curso está previsto para terminar em novembro de 2011.
O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês.
O Programa foi concebido como uma intervenção de caráter emergencial destinada a atender parcela significativa dos jovens com o perfil socioeconômico tipificado como público-alvo, que têm necessidade de retomar a trajetória escolar e prosseguir nos estudos.
Assume também caráter experimental ao basear-se em novos paradigmas, constituindo sua proposta curricular a partir de conceitos inovadores que dão suporte à articulação entre o ensino fundamental, a qualificação profissional e a ação comunitária, visando à formação integral do jovem, considerado como protagonista de sua formação.
Ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o Programa busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, re-elaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, se re-posicionem quanto a sua inserção social e profissional.
Nessa perspectiva, espera-se que após o curso os jovens sejam capazes de:

• afirmar sua dignidade como seres humanos, trabalhadores e cidadãos;
• utilizar a leitura e a escrita, assim como outras formas contemporâneas de linguagem, para se informar e aprender, expressar-se, planejar e documentar, além de apreciar a dimensão estética das produções culturais;
• compreender os processos sociais e os princípios científicos e tecnológicos que sustentam a produção da vida na atualidade;
• utilizar tecnologias de informática necessárias à busca de informações e à inserção cultural e profissional;
• desenvolver competências necessárias para o desempenho de uma ocupação que gere renda;
• estabelecer um projeto de desenvolvimento profissional, considerando suas potencialidades, suas necessidades de aprendizagem e as características de seu contexto de trabalho;
• acessar os meios necessários para exercer efetivamente seus direitos de cidadania, tais como: obter ou renovar documentos pessoais, usar os serviços da rede pública disponíveis para os jovens e suas famílias etc.;
• assumir responsabilidades em relação ao seu grupo familiar e à sua comunidade, assim como frente aos problemas que afetam o país, a sociedade global e o planeta;
• identificar problemas e necessidades de sua comunidade, planejar iniciativas concretas visando a sua superação e participar da respectiva implementação e avaliação;
• refletir criticamente sobre sua própria prática;
• conviver e trabalhar em grupo, valorizando a diversidade de opiniões e a resolução negociada de conflitos;
• exercitar valores de solidariedade e cooperação, posicionando-se ativamente contra qualquer forma de racismo e discriminação;
• exercer direitos e deveres da cidadania, participar de processos e instituições que caracterizam a vida pública numa sociedade democrática;
• continuar aprendendo ao longo da vida, tanto pela inserção no sistema de ensino formal quanto pela identificação e o aproveitamento de outras oportunidades educativas.


MAIS INFORMAÇÕES aqui


2º aniversário da Móveis Gazin em Tarauacá com muita promoção e festa

Promoções imperdíveis de aniversário da loja

Competente gerente Gamarra 

CONSTANTES QUEDAS DE ENERGIA EM TARAUACÁ CAUSAM TRANSTORNO À POPULAÇÃO

 
USINA DA GUASCOR

ADEMIR E SULEMAN - ELETROACRE

Na noite desta segunda feira (27 de setembro) pelo menos 5 apagões seguidos aconteceram em Tarauacá. Hoje durante o dia o problema se repetiu. Procurei o pessoal da Eletroacre que me afirmaram que o problema é um super aquecimento nos motores da Guascor, empresa responsável pela usina geradora de energia. A eletroacre é responsável apenas pela distribuição da energia gerada pela Guascor. Liguei para a guascor e a pessoa que me atendeu disse não ter permissão para falar sobre o assunto.
Afinal qual é mesmo o problema?

Dilma ainda tem 55% de votos válidos na média das pesquisas


Embora a pesquisa Datafolha feita nesta segunda-feira (28) aponte queda de Dilma Rousseff e possibilidade de haver segundo turno na corrida presidencial, a candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando ainda é favorita a vencer as eleições já em 3 de outubro. Na média das quatro sondagens mais recentes, Dilma tem 55% dos votos válidos. A informação é do jornalista especializado em estatísticas José Roberto de Toledo, do blogVox Publica.


Entraram no cálculo da média duas pesquisas feitas pelo Datafolha, uma do Ibope e outra do Vox Populi — todas concluídas nos últimos quatro dias. A média tem a vantagem de diluir eventuais pontos fora da curva em uma sequência de pesquisas, mas é mais lenta para detectar mudanças bruscas de tendência do eleitorado.

Na sondagem feita nesta segunda, o Datafolha aponta uma queda das intenções de voto de Dilma para 46% do total de votos, ou 51% dos válidos. Em comparação ao levantamento anterior do mesmo instituto, aumentaram os eleitores sem candidato (indecisos e quem pretende votar branco ou nulo), de 8% para 11%. É como se uma parte do eleitorado de Dilma tivesse ficado em dúvida e estivesse repensando seu voto.

Isso porque, entre os adversários, apenas Marina Silva (PV) se beneficiou da queda de Dilma no Datafolha. Ela foi a 14% no total de votos, ou 16% dos válidos. José Serra (PSDB) continua com 28% no total, e chegou a 32% nos válidos, nas contas do instituto. Os demais candidatos não somaram 1%, mas o instituto não informou se, juntos, atingem esse percentual.

A pesquisa Datafolha contrasta com o tracking diário do Vox Populi (uma média móvel de quatro dias, com amostras diárias de 500 entrevistas). O percentual de Dilma ontem, no tracking, continuava sendo de 49%, como na véspera. Serra seguia com 24%, enquanto Marina mantinha a tendência de crescimento e chegava a 13%.

O Datafolha é o único dos institutos que divulgam pesquisas sobre a eleição presidencial que faz as entrevistas em pontos de fluxo — e não na casa dos eleitores. Por conta disso, o perfil de sua amostra tende a ser um pouco diferente dos demais: capta a opinião de mais pessoas ativas, que saem à rua com frequência.

A alegação do Datafolha é que esses eleitores são uma espécie de vanguarda das mudança de humor do eleitorado, que demorariam a atingir os mais caseiros. Mas essa é uma hipótese que jamais foi provada.

O movimento que poderia levar a eleição para o segundo turno poderá ser confirmado ou rechaçado nos próximos dias. Há três novas pesquisas a serem divulgadas entre esta terça e quinta-feira: Ibope. Sensus e outra do próprio Datafolha.

Da Redação, com informações do blog Vox Publica

Avó gera neta para a filha que não pode engravidar



Talita, 32 anos, acaricia a barriga da mãe e custa a acreditar que, lá dentro, esteja a filha. Por causa de uma cirurgia, o útero da esteticista foi retirado e o sonho da maternidade parecia impossível. A história mudou quando a mãe dela, de 60 anos, concordou em ser a barriga de aluguel. Agora, dona Eunice vai ser avó pela primeira vez, dando à luz a própria neta.
“Ela é um bebê assim, muito esperado, que já vai chegar com uma história linda, né? É um amor, uma felicidade do tamanho do mundo", diz Eunice Martins, dona-de-casa.
Foi um longo caminho. Dona Eunice passou um ano fazendo exames de saúde. Com a aprovação dos médicos, ela fez três tentativas de inseminação artificial. Na primeira, não houve fecundação. Depois, ela engravidou de gêmeos, mas perdeu os bebês.
Enfim, após dois anos de tentativas, deu certo. O pai e a mãe, que moram na Itália, acompanharam a gestação pela internet. Chegaram ao Brasil há um mês.
"Até agora não acredito nisso. No meu país, nunca aconteceu uma história dessas”, diz Guido Damiano, corretor de seguros.
Por ser uma gravidez de risco, a possibilidade de um parto normal foi descartada. A cesariana foi um pedido da própria dona Eunice, que decidiu antecipar o nascimento em 15 dias. Hoje ela completa 36 semanas de gestação.
“Ela se sentiu mais segura, achou que talvez não conseguisse ajudar nos trabalhos de parto. Foi uma decisão da paciente e nós respeitamos“, declara Fernando Marcos Gomes, médico.
Emocionada, Talita acredita que a história é uma imensa prova de amor. “É maravilhoso e só uma mãe mesmo faz isso pra gente. Minha mãe me deu a vida duas vezes”, diz Talita Cristina Andrade, esteticista.
Alice nasceu com 2,285 kg. Bebê e mãe... Ou melhor, neta e avó passam bem.

fonte: G1

FAMÍLIA É NOSSA MAIOR RIQUEZA

Eu agradeço muito a Deus,
por ter colocado pessoas tão especiais
no meu caminho, espero
que sempre possamos estar juntos
para partilharmos a alegria de viver em união,
em paz, em amor, em alegria, enfim,
em viver em meio a tantas coisas
boas desse mundão feliz !

ACÚSTICO EM SOM MAIOR: GRUPO INDÍGENA ESKAWATÃ KAYAWAI FAZ ÚLTIMA APRESENTAÇÃO HOJE NO TEATRO JOSÉ POTIGUARA

Propaganda Eleitoral Gratuita termina na quinta feira dia 30 de setembro.



No dia (30 ),  termina a propaganda eleitoral gratuita no radio e na televisão. A propaganda começou a ser veiculada desde dia 17 de agosto, e faz parte do calendário eleitoral.

Movidos pela fé: Grupo Juventude Católica de Tarauacá


O Grupo Juventude Católica de Tarauacá- JCTK, tem como missão evangelizar os jovens para atuarem na Igreja e nas comunidades da cidade. O grupo pertencente à Igreja de São José. São jovens determinados e movidos pela fé.

Conheça o blog do Grupo AUQI

Unidade e Camaradagem

Perpétua e Moisés no último comício da FP em Tarauacá

Justiça Eleitoral proíbe propaganda eleitoral no Novenário de São Francisco e comercialização e consumo de bebida alcoólica nos dias 2 e 3 de outubro.

Doutora Ivete Tabalipa na Rádio Comunitária conversando com a população

A Juíza da 5ª Zona Eleitoral Doutora Ivete Tabalipa mandou publicar duas portarias que disciplinam mais ainda o processo eleitoral em Tarauacá.

A primeira Portaria, Nº 07/2010, proíbe nos dias 2 e 3 (sábado e domingo)  a comercialização, para consumo, de bebidas alcóolicas em estabelecimentos comerciais, por conta do processo eleitoral.

A segunda Portaria, Nº 08/2110, proíbe toda e qualquer manifestação de propaganda eleitoral na área destinada ao arraial do Novenário de São Francisco.

Em entrevista à Rádio Comunitária Nova Era FM na manhã de segunda feira, 27 de setembro, a Juíza Eleitoral Doutora Ivete Tabalipa pediu aos partidos políticos, representantes de coligações, candidatos e cabos eleitorais, que respeitassem, acima de tudo, a população que participa do Novenário. A Juíza alertou a população para que observasse melhor os candidatos e procurasse votar com o mínimo de consciência. Finalmente, pediu que o povo fiscalizasse o processo eleitoral e não permitisse os atos de corrupção. 
A Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança estarão em Tarauacá e juntamente com as Polícias Militar e Civil irão atuar no combate aos crimes e aos criminosos, além de manter a ordem no período eleitoral. A juíza vai requisitar o Ginásio de Esportes para "abrigar" as pessoas que forem presas no dia da eleição.

Só para lembrar as proibições:

- Propaganda eleitoral na área destinada ao arraial;
- Comercialização para o consumo de bebidas alcóolicas no município dias 2 e 3;
- Transporte de eleitores;
- Aglomerações de cabos eleitorais no dia 3;
- Distribuir material de campanha;
- A lei é muito rigorosa para crimes eleitorais e as penalidades são "pesadas";

Eleitores não devem esquecer no dia da eleição:

- De portar além do título eleitoral, um documento com foto;
- Levar anotado o número de seus candidatos;
- Observar o local de sua seção eleitoral
- Primeiro voto é para Deputado Estadual (5 números);
- Segundo voto é para Deputado Federal (4 números);
- Terceiro voto é para o Primeiro Senador (3 números)
- Quarto voto é para o Segundo Senador (3 números);
- Quinto voto é para Governador (2 números);
- Sexto voto é para Presidente (2 números)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Carreta de 25m transportando usina de asfalto da Prefeitura de Cruzeiro do Sul por pouco não causa um acidente em Tarauacá.


Hoje por volta de 11 horas uma cena chamou atenção da população e impediu o trafego de veículos numa das principais ruas de Tarauacá.
Uma carreta transportando a Usina de Asfalto da Prefeitura de Cruzeiro do Sul teve dificuldades em trafegar pelas ruas de Tarauacá devido o seu tamanho. A Carreta medindo 25 x 03m não conseguiu fazer o contorno na saída do porto para a Rua Doutor Sansão Gomes e ficou quase uma hora atravessada na avenida. Uma placa de ferro que poderia colidir com um poste de energia, foi retirada pelos condutores do veículo para que o mesmo pudesse atravessar a rua. No final tudo foi resolvido com tranquilidade.   

TRE-AC cassa registro de candidatura do Deputado Estadual N. Lima


Candidato foi condenado por compra de votos e abuso do poder econômico
Por 5 votos a 1, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) cassou o registro de candidatura do Deputado Estadual Manoel Nogueira Lima (DEM), também conhecido como N. Lima. A Corte Eleitoral, com exceção do relator, Juiz Federal David Pardo, acompanhou o voto divergente da Juíza Denise Bonfim, e deu provimento à representação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por entender que N. Lima praticou compra de votos por ocasião do desfile de uma comitiva patrocinada por ele durante a abertura da Expoacre 2010, com a distribuição gratuita de comidas, bebidas e camisas com as frases “Guerreiros da Luz”, “Rancho W.W.U.C.”, “Paraíso dos meus sonhos”, “Deus te ama e eu também” e “100% popular”.
Em sua defesa, o candidato N. Lima alegou que, por ser proprietário de um rancho, participa da feira agropecuária EXPOACRE há mais de 10 anos, e que em “nenhum momento do desfile, se apresentou como candidato ou pediu para si voto”.
Mas, segundo o entendimento da Juíza Denise Bonfim, autora do voto divergente, “a pretexto de incentivar o desfile da EXPOACRE, que ocorre anualmente, o candidato passou a praticar atos destinados a angariar votos, mediante a entrega de bens, inclusive camisetas com frases de sua campanha eleitoral”. Segundo a juíza, em depoimento na Polícia Federal, o próprio N. Lima afirmou que participa há 20 anos da cavalgada e promove uma comitiva há 08 anos. “E por que embora participe da cavalgada há vinte anos, somente depois de eleito o Representado passou a promover a comitiva? A resposta parece óbvia: agradar eleitores para obter votos”, concluiu a relatora, ao não acreditar que o candidato distribuiu gratuitamente camisetas, churrasco, cerveja, refrigerante e água “somente para abrilhantar a Cavalgada de Abertura da Expoacre 2010″.
N. Lima também foi condenado por abuso do poder econômico
Ainda na sessão desta segunda-feira, por unanimidade, o Plenário do TRE-AC condenou o candidato N. Lima por abuso do poder econômico, com a consequente aplicação da inelegibilidade pelo prazo de oito anos, além da cassação do registro de candidatura, também em razão do desfile da comitiva promovida por ele durante a abertura da Expoacre 2010.
De acordo com o voto da relatora, Desembargadora Eva Evangelista, a lei eleitoral veda “o uso de frases, imagens ou símbolos em campanha eleitoral que resultem em injusto desequilíbrio entre os candidatos a mandato eletivo”. Assim, diz a relatora, “ao meu pensar, no caso em exame, resta comprovada a promoção pessoal do candidato apta à configuração de abuso econômico e não a propaganda eleitoral irregular ou antecipada”.
O Juiz Federal Marcelo Basseto também argumentou que a prática reiterada de crime eleitoral por parte do candidato, que há dez anos promove o desfile da comitiva e a distribuição de bens na Expoacre, “não significa que ele possa continuar praticando o ilícito”.
Fonte: Ascom/TRE

Padrinho de casamento e amigo

Eu e Júnior Menezes nos encontramos no comício da FP