CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

terça-feira, 30 de novembro de 2010

"PROCURO UM AMOR QUE SEJA BOM PRA MIM"


O Blog do Professor João Rego "caça" uma namorada para o nosso amigo "Chiquinho". Ele é vigia na Escola Plácido de Castro e anda muito solitário. Ele diz que é carinhoso, romântico e gosta muito de dançar. Vale até pra mulher que já foi enganada.

ENTIDADES VÃO À CÂMARA PEDIR INVESTIGAÇÃO E JÁ PREPARAM MANIFESTAÇÃO PÚBLICA CONTRA A CORRUPÇÃO.

 
Presidente do Sinteac professor Eurico entrega documentação na Câmara 

Presidente da Câmara Valdor do Ó 

Câmara de Vereadores estava lotada na manhã de hoje 

UJS presente na luta 

Rumo ao Ministério Público 

Entrega de documentos no MP

Hoje eu e outros companheiros e companheiras do movimento social de Tarauacá participamos de duas ações importantes.

Primeiro, fomos até a Câmara de Vereadores entregar ao seu Presidente, um pedido de investigação relacionada às recentes denúncias de corrupção na Prefeitura de Tarauacá. Ao Presidente entregamos também os mesmos documentos que já estão de posse do Ministério Público. 

Depois, fomos ao Ministério Público, entregar uma manifestação de apoio à Promotora Doutora Eliane Misae nas investigações que o MP já está fazendo, também relacionadas às mesmas denúncias.

Lamentavelmente, na Câmara ouvimos do Presidente Valdorzinho Vieira do Ó que a Mesa Diretora só irá se manifestar após os resultados das investigações do MP. Porém, alguns vereadores demonstraram o desejo de que a Câmara Municipal cumpra seu papel constitucional e também proceda uma investigação sobre o caso.

Vários sindicalistas, presidentes de associações de moradores, representante de artistas locais, líderes estudantis, conselho tutelar e grupos de jovens, assinaram os documentos em nome da sociedade civil organizada de Tarauacá.

A sociedade civil cumpre assim uma primeira parte de seu papel exigindo que as autoridades se manifestem em sua defesa. O Próximo passo é a convocação da população para a realização de uma grande manifestação pública contra a corrupção em Tarauacá. 

Entenda o caso do "Homem Bomba de TK" clicando nos links abaixo:



SEMANA VARADOURO: CARO JOHN DE VOLTA AO THE ROCK BAR EM RIO BRANCO NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA


A Banda Caro John vai a Rio Branco participar da Semana Varadouro com parte da programação do maior festival de música independente da nossa região. Caro John se apresenta na próxima quinta feira (02/12) no espaço do The Rock Bar. 

QUINTA- FEIRA (02-12)
Local: The Rock Bar
Horário: 19h
Caro John (AC – Tarauacá)
Capuccino Jack (AC)
Câmbio Negro (AC)

CENSO 2010: Tarauacá tem 18.317 homens e 17.209 mulheres


Segundo os dados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE, o município de Tarauacá é 4º maior do Estado do Acre e conta atualmente com uma população de 35.526

Rio Branco é o primeiro com 335.796 habitantes
Cruzeiro do Sul 78.444
Sena Madureira com 37.993.


Desses 35.526
18.317 (51,5%) são homens
17.209 (48,5%) são mulheres
19.363 (54,5%) estão na Zona Urbana
16.163 (45.5%) moram na Zona Rural.

mais informações no Site do IBGE

Em praça pública, Governo e Ufac formam 114 professores em Manuel Urbano

alunos_celebram_a_conquista.ideb_do_municipio_melhorou_ao_longo_do_curso.fotos_mardilson_gomes_188.jpg



Movimento de Mulheres do Acre se reúne com governador eleito Tião Viana

TIÃO Viana garante a representantes do movimento de mulheres a retomada da Secretaria da Mulher como instituição do Poder Executivo estadual

Foi no Escritório de Transição que o governador eleito Tião Viana recebeu na manhã de ontem a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), acompanha do grupo de representantes do movimento de mulheres do Acre. Entre os presentes, a Assessora Especial da Mulher do Governo do Estado, Leide Aquino, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Sebastiana Miranda, a coordenadora-geral do Movimento Articulado das Mulheres do Acre, Concita Maia, a enfermeira obstetra Gerlívia Angelim, a coordenadora municipal da Mulher, Rose Scalabrin, entre outras. O encontro foi pautado pelos avanços e desafios nas políticas públicas para as mulheres acreanas.

Tião Viana ouviu as representantes e como compromisso de governo garantiu a retomada da Secretaria da Mulher como instituição do poder executivo estadual. “É um setor vulnerável da sociedade. Já conseguimos alcançar alguns indicadores importantes, mas é preciso avançar sempre. Quero firmar com vocês um compromisso de ordem ética, universal, acima dos interesses políticos, para que possamos ter uma política de atendimento e inclusão das mulheres acreanas”, afirmou.

Três eixos foram considerados prioritários na atenção às mulheres: saúde, educação e inclusão econômica. “Os indicadores de mortalidade infantil e materna são preocupantes sempre. É preciso continuar esse trabalho de fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Acre”, afirmou a enfermeira obstetra Gerlívia Angelim, gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Maternidade Bárbara Heliodora.

A deputada federal Perpétua Almeida agradeceu a acolhida. “Saímos daqui animadas com as posições colocadas pelo governador eleito Tião Viana. Uma secretaria de governo vai permitir uma articulação mais eficiente com os municípios e um melhor acolhimento às mulheres que vivem à margem da sociedade”. (Da Assessoria)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

MOVIMENTO SOCIAL JÁ ESTÁ COM OS DOCUMENTOS QUE COMPROVAM IRREGULARIDADES NA PREFEITURA DE TARAUACÁ

 
 Documentos que comprovam as irregularidades

Acabo de participar de uma reunião com representantes de várias entidade do movimento social organizado de Tarauacá. De posse dos documentos que foram recolhidos pelo denunciante Jarbas Lopes (Homem Bomba de TK) da prefeitura de Tarauacá, o movimento prepara uma série de ações para pedir apuração rigorosa das denúncias.

Amanhã, terça feira, várias entidades, entre elas, Sinteac, Sindicato Rural, Sindicato dos Servidores Municipais, Umes, UJS, Conselheiros Tutelares, Associação dos Músicos, Associações de Moradores e outras, vão até a Câmara de Vereadores protocolar um pedido de investigação por parte daquele poder. Em seguida vão ao Ministério Público manifestar total apoio ao trabalho da Promotora Doutora Eliane Misae Kinoshita.

O Ministério Público recebeu as denúncias e os documentos comprobatórios de um forte esquema de corrupção na prefeitura de Tarauacá e já está tomando as providências legais para proceder com as investigações.

As entidade também preparam uma grande mobilização da sociedade para a realização de manifestação pública contra a corrupção e pela apuração das denúncias.

Movimento Social vai mobilizar a sociedade

Meus amores

Errar faz parte…

Imagem

Moradores dos arredores do complexo do Alemão colocam faixas em agradecimento às forças de segurança na manhã desta segunda feira (29)

fonte: g1

Semana da Conciliação 2010: TJAC agendou mais de 2 mil audiências em todo o Estado.

conciliacao_acre

O Tribunal de Justiça do Acre possui 2.055 audiências agendadas em todo o Estado para a Semana Nacional de Conciliação, a ser realizada no período compreendido entre 29 de novembro a 3 de dezembro deste ano. Contando com um quantitativo de aproximadamente 300 participantes, entre magistrados, servidores e voluntários, o Movimento pela Conciliação objetiva realizar o máximo de conciliações possíveis, promovendo acordos entre as partes litigantes e a resolução rápida de conflitos.
Os trabalhos durante a Semana da Conciliação serão desenvolvidos nos próprios fóruns das comarcas acreanas, no horário de 8h às 18h, junto com o expediente forense normal. Em Rio Branco, a maior comarca do Estado, o TJAC concentrará a realização de audiências em dois locais: no Fórum Barão do Rio Branco, no Centro da cidade, e nos Juizados Especiais Cíveis, localizado no bairro Bosque.
No prédio dos Juizados Especiais Cíveis estarão concentradas audiências da Justiça Estadual, Justiça do Trabalho e da Justiça Federal, mediante uma parceria estabelecida entre os dirigentes dessas três instâncias da Justiça no Estado. O objetivo é facilitar o atendimento do cidadão e demonstrar a união dos órgãos de Justiça em torno de um único objetivo.
O Movimento pela Conciliação, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, visa tornar mais rápida e efetiva a prestação jurisdicional, além de promover a cultura da paz e do entendimento. No ano de 2006 foi organizado um dia de mobilização nacional pela conciliação, evento de grande sucesso em todo o País. Em função do elevado número de questões pacificadas durante a atividade, nos anos subseqüentes, os tribunais brasileiros passaram a se mobilizar ao longo de uma semana. Esta semana de atividades, mais conhecida como Semana Nacional da Conciliação, faz parte da agenda de atividades de todo o Judiciário Brasileiro e conta com o apoio de diversos segmentos sociais.

Os primeiros


Natan e Marceliane, os primeiros estudantes surdos do município de Tarauacá a concluírem o Ensino Médio. Um exemplo de vitória da autoestima e uma lição para quem não acredita nessas potencialidades.


QUEM DEVE ASSUMIR OS CARGOS DO GOVERNO DO ESTADO EM TARAUACÁ?


Em 1º de janeiro de 2011, será empossado o novo Governador do Acre, para um mandato de mais 4 anos, sob o comando da Frente Popular. 

Tião Viana assumirá a responsabilidade de administrar a vida dos acreanos. Tião, além de político experiente, é carismático e deve juntar as experiências acumuladas nos mandatos de Jorge Viana e Binho Marques.

A população  de Tarauacá espera, atentamente, o desenrolar do processo de montagem do novo governo e se pergunta: Quem deve assumir os órgãos do Governo do Estado em nossa cidade?

Uma preocupação que se justifica por conta da fraca atuação desses órgãos nos últimos anos.

Uma outra questão a se destacar é que não houve atuação conjunta desses setores em Tarauacá. Nunca vi se reunirem para discutir suas atuações. Falta coordenação política e prestação de contas de suas atuações ao governo e à sociedade.

Esses setores só se reuniram nos últimos anos quando foram chamados para discutir campanha eleitoral. Não me lembro de uma reunião para discutir política governamental e atuação coordenada pensando na melhoria da qualidade de vida do povo de nossa cidade.

Novos nomes devem surgir para assumir esses órgãos em Tarauacá. Defendo que a Frente popular comece a debater essa questão entre seus partidos e sua militância. Defendo que a política de governo e de estado não seja atropelada por conta dos interesses partidários.

domingo, 28 de novembro de 2010

Lado Bom:Juventude de Tarauacá se organiza, luta e resiste numa cidade que não lhe oferece oportunidades.


A grande maioria da sociedade tarauacaense, talvez, não se dê conta de que nossa juventude ainda não se rendeu e nem se acomodou diante das dificuldades que encontra em viver numa cidade que não oferece boas perspectivas de presente e de futuro para os jovens.

A maioria de nossos jovens não usa droga, não está nas ruas cometendo delitos, não são vagabundos e nem tão pouco está alienada diante dos desafios que a vida os apresenta.

Exemplo disso são os vários grupos de jovens que se organizam de diversas formas para viver o dia-a-dia. Eles não assaltam, não traficam e nem consomem droga, não planejam e nem executam roubos, não cobram pedágio, não estupram e nem matam.

Precisamos cuidar desses jovens que têm se organizado em grupos de dança, bandas de rock, grupo de capoeira, artes marciais, teatro, religiosos e outros.

Veja alguns grupos que você já ouviu falar e nunca deu a devida atenção:

Galera do Téras - que se reúne para tomar tererê, ouvir música e bater papo;

Grupo JCTK - Grupo de Jovens Juventude Católica de TK que se reúne para louvar a Deus e discutir a vida e o futuro dos jovens;

UMES - União dos Estudantes Secundaristas que defende os direitos da classe estudantil;

JPH - Juventude Padre Humberto - Que se reúne para louvar a Deus, promover trabalhos sociais, desenvolver atividades esportivas, promover passeios, discutir políticas para a juventude e se divertir;


UJS - União da Juventude Socialista que empunha bandeiras de lutas da juventude e propõe a organização de jovens estudantes, trabalhadores, artistas, esportistas, cientistas e intelectuais e que atua compreendendo e respeitando a diversidade da juventude. Esses jovens sabem que a juventude precisa participar da chamada luta política do município pois, entendem que a vida de toda sociedade e, especialmente dos jovens, dependem das decisões políticas. A UJS também atua atividades de formação política para a juventude, além de lazer e entretenimento.


A UJS de Tarauacá acaba de reorganizar sua direção e planejar suas atividades para o fechamento do ano de 2010. "Não devemos deixar que nosso futuro seja discutido e decidido somente pelos políticos e por isso insistimos em organizar a juventude para participarmos das decisões políticas que nos dizem respeito" comentou Leandro Simões membro da Coordenação Municipal da UJS.


O que está faltando em Tarauacá é os poderes públicos dispensarem a devida atenção a todas essas organizações juvenis e debater com elas o nosso futuro.

sábado, 27 de novembro de 2010

Fátima Marques de volta ao Clube Chega Mais neste sábado


Acontece hoje, as 23 horas, no Clube Chega Mais, mais um Show da "Magnífica" Fátima Marques. Prepare-se para uma noite de muito romantismo em Tarauacá.

Escola Tupanir Galdêncio realiza projeto de prevenção a aids




Sabe-se que a Assembleia Mundial de Saúde em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1987 converteu o dia 1º de dezembro no Dia Mundial de Combate à AIDS, buscando não apenas a conscientização do combate à doença e a prevenção como também acabar com o preconceito às pessoas infectadas pela doença.



Essa determinação foi sem dúvida uma ação de importância indescritível, mas entendemos que dado a gravidade do problema, não é possível esperar que apenas o governo ofereça respostas e aponte soluções, esta é na verdade uma situação que necessita de parcerias para que possam ser implementadas ações que tenham impacto social, não sendo assim as iniciativas se tornariam totalmente sem sentido e perderia sua essência.



O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, e, componentes da família da Escola Tupanir, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção serão hábitos diários de nossas vidas a partir da elaboração e da realização das atividades propostas neste projeto.



OBJETIVO



Utilizar a educação como ferramenta a favor da prevenção e de luta contra o preconceito que atinge toda a sociedade, independentemente de classe social, gênero, raça ou credo.



Dia 29 de novembro - Palestra sobre os temas Gravidez na Adolescência, Métodos Contraceptivos e DSTs.

Convidado: Dr. Rodrigo Damasceno.

Davi Caxias – palestra sobre o aborto.


Dia 01 de dezembro



17h30min - Passeata com toda a comunidade escolar para exposição dos materiais confeccionados durante as atividades do projeto, seguida de cicleata personalizada participação de todos os alunos.



18h - Exposição de materiais na Praça Tarauacá, com informativos sobre os temas trabalhados e distribuição de panfletos.



19h - Pedágio educativo com distribuição de camisinhas.

Mega-Sena sorteia R$ 21 milhões neste sábado: Apostas podem ser feitas até as 19h de hoje

Mega-Sena sorteia hoje R$ 21 milhões

A Mega-Sena vai sortear R$ 21 milhões neste sábado (27), segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.  O valor do prêmio está acumulado desde a última quarta-feira (24) quando ninguém acertou as seis dezenas sorteadas.

As apostas da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília). A aposta simples, de seis números, custa R$ 2.

Quem quiser também já pode fazer as apostas para a Mega da Virada, prêmio especial de fim de ano, sorteado no dia 31 de dezembro, que deve chegar a R$ 150 milhões. Até o momento, o acumulado do prêmio já está em R$ 55.021.234,06.

O sorteio da Mega da Virada será realizado na véspera do Ano-Novo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A Rede Record transmitirá ao vivo o sorteio.

DO G1

Fundação Carlos Chagas divulga nomes dos aprovados para o concurso do TRE/AC


Lista completa pode ser acessada nos links fornecidos pela Instituição
A Fundação Carlos Chagas, responsável pelo concurso do Tribunal Regional Eleitoral, divulgou o resultado do concurso para as áreas de analista e técnico judiciários.
Os nomes dos aprovados podem ser acessados nos links abaixo. Confira:

A DROGA MALDITA NO ACRE: Homem é preso pelo Bope no centro da Capital com 20 pedras de “Crack”

Policial do Bope conduz Isael até a viatura da Polícia Militar (Foto: Gleyciano Rodrigues)



A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, o que torna a droga uma das mais letais dos últimos tempos.

Um homem de 42 anos de idade foi preso na tarde desta sexta-feira (26) por integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Acre, portando 20 pedras de crack.

Isael Ferreira Lima estava em atitude suspeita, na região central da Capital, quando foi abordado pelos policiais. Esta é a segunda vez que ele é preso pela polícia com pedras de crack e dinheiro em espécie, só no mesmo de novembro.

O acusado foi encaminhado a Delegacia Central de Flagrantes para a lavratura do auto de prisão em flagrante.

Crack é uma droga feita a partir da mistura de sal moniaco com bicarbonato de sódio geralmente fumada. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais ao serem queimados, como se quebrassem.

A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, o que torna a droga uma das mais letais dos últimos tempos. 

AGAZETA.NET



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ASSESSOR DA PREFEITURA VAI AO MINISTÉRIO PÚBLICO, FORMALIZA DENÚNCIA E ENTREGA VASTA DOCUMENTAÇÃO À PROMOTORA DE TARAUACÁ

O assessor da Prefeitura de Tarauacá que ameaçava detonar um grande esquema de corrupção dentro da administração municipal resolveu abrir o jogo, formalizar uma denúncia ao Ministério Público e entregar à Promotora de Tarauacá, Dra. Eliane Misae Kinoshita, uma calhamaço de documentos que segundo ele comprova tudo o que ele denunciou.

O personagem que ficou conhecido como o "HOMEM BOMBA DE TK" na Verdade é Francisco Jarbas Ferreira Lopes, casado, pai de 3 filhos e morador do Bairro Avelino Leal. 

Francisco Jarbas trabalhava diretamente no gabinete do Prefeito Vando e durante todo esse tempo foi juntando documentos que ele considerava comprometedores e que faziam parte de um esquema fraudulento capitaneado pela titular da Secretaria de administração com a participação da Secretaria de Finanças e com a complacência do Prefeito.

O Esquema envolvia uma verdadeira indústria de falsificação de contracheques para realização de empréstimos bancários de consideráveis valores na Agência local do Banco do Brasil e que favoreciam diretamente secretários e outros assessores do prefeito.

Jarbas também tirou xérox de documentos que comprovam um verdadeiro festival de fraude em concessão de diárias para assessores, parentes de secretários, secretários e outras figuras importantes da prefeitura. Um dos documentos comprova também um depósito volumoso de dinheiro na conta de um assessor de segundo escalão da prefeitura. São quase 100 folhas de documentos que comprovam essas e outras irregularidades.

Depois que essas notícias se espalharam pela cidade ouve uma verdadeira operação capitaneada pelos principais secretários de Vando Torquato para que Jarbas entregasse os documentos. Jarbas foi o homem mais procurado dos últimos dias em Tarauacá. 

Numa dessas conversas Jarbas gravou pelo celular um dos assessores de Vando Torquato oferecendo vantagens para que ele entregasse os documentos. "Vamos te pagar R$ 3.000,00 (três mil reais), vamos pagar os teus empréstimos e você continuará recebendo da prefeitura sem precisar trabalhar". Essa gravação foi entregue também ao Ministério Público.

Hoje pela manhã Jarbas foi ao Ministério Público formalizar a denúncia, entregar os documentos e a gravação e por mais de 7 horas ele foi ouvido pela Promotora Dra. Eliane Misae Kinoshita. Todo depoimento de Jarbas foi gravado em áudio e Vídeo pelo Ministério Público.

A Polícia ofereceu proteção para que Jarbas não possa sofrer nenhum tipo de atentado contra sua vida e de sua família.

Jarbas me disse que as razões que o levaram a tomar essa atitude são inúmeras, mas, a principal é o fato de que ele foi uma das pessoas que mais se envolveu na campanha de Vando Torquato e se sentia desvalorizado enquanto observava outras figuras desqualificadas fazendo um verdadeiro festival de corrupção dentro da prefeitura.


Não se pode atribuir essas denúncias aos partidos de oposição e nem alegar perseguição política à Vando Torquato. A Denúncia partiu de um de seus próprios assessores.

Só nos resta agora esperar que a justiça possa apurar tudo com muita calma e segurança e responsabilizar os envolvidos nesse esquema de corrupção com o nosso dinheiro.

A sociedade espera respostas também da Câmara de Vereadores de Tarauacá onde cada parlamentar foi eleito e é bem pago pelo povo para fiscalizar o nosso dinheiro.

A sociedade civil organizada precisa se manifestar sobre essa situação.

Escola Acreana de Música será inaugurada nessa sexta-feira


Espaço dedicado à música trará novas salas, auditório e instrumentos musicais. 

Para consolidar ainda mais as políticas públicas voltadas para a cultura no Estado do Acre, será inaugurada a Escola Acreana de Música, o antigo Centro Cultural Tucumã, nesta sexta-feira, 26, às 10 horas. A escola é uma realização do Governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour, numa obra orçada em R$ 1,6 milhão. Será um espaço único, de ensino de diversas modalidades musicais para todas as idades.

O novo espaço terá um auditório com capacidade para 94 pessoas, estúdio de gravação, 12 salas individuais para prática de instrumentos com boa acústica, salas de aula, uma biblioteca exclusiva com acervo temático voltado para a música e cultura popular, além de uma ampla e confortável sala para professores. A escola tem atualmente cerca de 60 instrumentos musicais entre clássicos e populares. E em breve uma licitação será aberta para a aquisição de mais dois lotes de instrumentos.

A inauguração da Escola Acreana de Música contará com apresentação de professores e alunos dos cursos de música. E no sábado, 27, acontece o Viradão Musical, evento que encerra as atividades da Semana de Música, iniciada dia 22. Serão 12 horas ininterruptas de muita música, reunindo 20 bandas e vários estilos. Um grande evento que exige muita energia e vai das 15 horas do dia 27 às 5 horas do dia 28.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

40 casos de aids no Acre somente em 2010: Tarauacá está entre os municípios com pessoas infectadas segundo o Jornal a Tribuna


A falta da prevenção sexual ocasionou 40 casos de aids no Acre somente neste ano. A quantidade está incluída nos 520 casos detectados desde 1987 no Estado. Rio Branco, por ser a capital, registra um número maior de pessoas infectadas, mas a situação é bastante preocupante nos municípios menores como Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Manoel Urbano e Tarauacá. Somente Feijó não registrou nenhum caso ainda.

De acordo com Francimary Muniz de Lima, chefe da Divisão de Agravos Transmissíveis, ainda não é possível detectar os casos de vírus do HIV, pois nem todos são lançados no sistema. “O HIV não é ter a aids. É apenas o vírus. A aids aparece, mais ou menos, após dez anos do surgimento do vírus, mas esse tempo varia. Não temos a quantidade de pessoas com vírus porque o teste é feito em vários lugares, então não ficam no sistema”, disse.

Francimary ressaltou que os números estão estabilizados, mas é necessário trabalhar mais na sensibilização das pessoas para se prevenirem na hora do ato sexual. “A pessoa precisa se conscientizar e se responsabilizar pelos atos”, ressaltou Francimary, destacando a importância da prevenção. (Ana Paula Batalha).

Assembleia aprova contas do ex-governador Jorge Viana

DEPUTADOS aprovam prestação de contas do governo do Estado entre os anos de 2004 e 2006
DEPUTADOS aprovam prestação de contas do governo do Estado entre os anos de 2004 e 2006

Por 17 votos contra 7, a Aleac aprovou na sessão de ontem, 25, em votação nominal, a prestação de contas do Governo do Estado do Acre dos anos de 2004, 2005 e 2006, durante a gestão do ex-governador Jorge Viana (PT). Os votos favoráveis seguiram os pareceres prévios emitidos pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aprovaram as contas sem ressalvas durante este período. Após votação em plenário, os pareceres dos deputados vão tornar-se decretos legislativos para fins de publicação no Diário Oficial do Legislativo e conhecimento do Poder Executivo.

O deputado Helder Paiva (PR), que é presidente da Comissão de Orçamentos e Finanças da Aleac, também foi o relator dos três pareceres favoráveis à prestação de contas, cada qual votado individualmente e com pareceres prévios de três relatores distintos do TCE - os conselheiros Antonio Cristóvão Correia de Messias, relativo ao processo de 2004; José Augusto de Araújo Faria, de 2005, e Valmir Gomes Ribeiro, de 2006.

A votação das prestações de contas do governo Binho Marques, também já avaliadas pelos conselheiros do TCE, está prevista para a sessão da próxima terça-feira, 30. (Agência Aleac)

Somente até domingo: Inscrições do concurso da educação no Acre

concurso_professor

INSCREVA-SE AQUI

Número de homicídios é reduzido a zero em Mâncio Lima

mancio_lima_centro.jpg

Esse ano Mâncio Lima se tornou o município mais tranqüilo do estado. Em 2009 foram nove homicídios registrados, esse ano até agora nenhuma pessoa foi assassinada e pelo menos 15 acusadas de tráfico foram tiradas de circulação, o que é motivo de comemoração para as autoridades locais.   

Leia tudo na TRIBUNA DO JURUÁ

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Audiência Pública reúne autoridades e o povo de Tarauacá

 

Uma Audiência Pública proposta pelo Vereador Luiz Meleiro (PCdoB) e aprovada por todos os parlamentares de Tarauacá, foi realizada na manhã desta quinta feira dia 25 de novembro de 2010.
Com a participação de membros dos três poderes, representantes da sociedade civil organizada e imprensa local, o debate gerou em torno dos índices de violência que estão numa crescente em nossa cidade.
O debate durou toda a manhã e todos os presentes puderam participar e propor alternativas de combate a violência.
A Câmara de Vereadores ficou responsável para elaborar um documento público com os resultados da audiência e encaminhá-lo aos órgãos competentes e à sociedade.

Major PM Gonzaga

Accioly: Sociedade Civil Organizada 

Dr. Paulo José: Defensoria Pública

Sociedade Presente 

Vereador Edmar Rodrigues: Parlamento

Vice-Prefeita Marilete Vitorino 

Dra. Eliane Misae: Ministério Público 

Delegado de Polícia Dr. Juvan Lacerda 

Membros da Sociedade Civil

Lula: “nós erramos no Acre por presunção”

Lula2511
“Quero ficar quatro meses sem fazer nada, quero desencarnar primeiro, para a gente começar a conversar. Pode ficar certo de que serei tuiteiro, blogueiro. Eu vou ser um monte de coisa que eu não fui até agora”, disse.


Em entrevista a blogueiros concedida ontem (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, depois de “desencarnar” do cargo de presidente da República, pretende se tornar ‘twiteiro’ e ‘blogueiro’.
Em uma conversa de cerca de duas horas, Lula falou sobre eleições, reforma política, aborto e a relação com a mídia nos quase 8 anos de governo. Ele criticou o ex-candidato à Presidência José Serra, por causa do episódio em que teria sido atingido por uma suposta bolinha de papel, durante a campanha eleitoral. Serra foi acusado de forjar um ataque e, segundo Lula, teria de se desculpar com o povo brasileiro.
Esta é a primeira vez que o presidente Lula concede entrevista exclusiva a blogueiros. Internautas que acompanharam a entrevista também fizeram perguntas ao presidente pelo Twitter. Confira abaixo os principais trechos.

Pós-governo - “Eu tenho vontade de trabalhar com as experiências bem sucedidas do Brasil. Tenho vontade de trabalhar na América Central, nos países menores do Caribe. Ajudar Guatemala, El Salvador, Nicarágua. Quero ver se eu dedico um pouco do meu tempo a levar algumas expe-riências de políticas nossas para ver se a gente consegue implantar na África”.
“Quero ficar 4 meses sem fazer nada quero desencarnar primeiro pra gente começar a conversar. Pode ficar certo de que serei tuiteiro, blogueiro. Eu vou ser um monte de coisa que eu não fui até agora”.

Transição - “No dia 15 de dezembro, eu vou fazer uma coisa nova que ninguém fez. Nós estamos fazendo um balanço de tudo o que foi feito em todas as áreas do governo. Vamos registrar em cartório para que nenhum ministro me conte nenhuma mentira, seja de que fez ou de que não fez, para que a gente não saia falando coisas que não fez. Sabe, eu quero registrar em cartório para a gente deixar no Arquivo Nacional, na Biblioteca das Universidades, aquilo que foi a nossa passagem pelo governo”.

Eleições - “Eu não ia dar entrevista, mas aí quando vi a cena patética que estavam montando... Eu falei: a Dilma, mulher, não deve lembrar do jogo do Brasil de 1990. Ela não deve saber nada do tal do [Roberto] Rojas [goleiro da seleção do Chile]. Eu vou falar. Porque realmente foi uma desfaçatez. Eu perdi três eleições. Eu poderia perder a quarta, a quinta, jamais teria coragem de fazer uma mentira daquela. Eu fiquei decepcionado porque tentaram inventar uma outra história. Tentaram inventar um objeto invisível que até agora não mostraram. Não precisa disso. O Serra tem de pedir desculpa ao povo brasileiro. Porque ninguém pode brincar com o povo desse jeito”.

Eleições no Acre - “Certamente, nós erramos no Acre por presunção. Uma das razões pelas quais a Marina [Silva] foi candidata a presidente é porque ela tinha convicção de que não se elegeria senadora pelo Acre. Jorge Viana [senador eleito pelo PT do Acre] quase não se elege. O Tião Viana [governador eleito pelo Acre] foi 50,4. Não é erro do povo. Se tem uma coisa certa lá é o povo. Em vez que ficar culpando o povo, temos de sentar e fazer uma reflexão onde é que nos erramos no Acre. Com certeza, o erro é nosso”.

Aborto - “Enquanto cidadão, eu sou contra o aborto. Enquanto chefe de estado, eu tenho que tratar o aborto como questão de saúde pública, porque eu tenho que reconhecer que ele existe. Tem milhões de pessoas fazendo aborto, meninas fazendo aborto pelo interior do país, colocando foligem de fogão de lenha. Meninas furando o útero com agulha de crochê. O chefe de estado sabe que isso existe e não vai permitir que uma madame possa ir a Paris fazer um tratamento e uma pobre tenha que morrer na rua”.

Plano Nacional de Direitos Humanos - “Nós nos deixamos levar por setores que nos criticaram no relatório apresentado pela Comissão de Direitos Humanos, que não tinham lido o relatório de 1996 e o de 2000. Os dois feitos no governo Fernando Henrique Cardoso tratavam as coisas quase que do mesmo jeito. Um dia chamei o Paulinho Vanucchi [ministro da Secretaria de Direitos Humanos] aqui e disse: os mesmos veículos que estão te triturando não falaram nada quando foi feito o primeiro e o segundo [relatórios]”.

Reforma política - “É inconcebível este país atravessar mais um período sem fazer a reforma política. Não é papel de quem está na Presidência. É papel dos partidos e do Congresso. No meu caso, [o papel] é convencer meu partido e, segundo, convencer os partidos de esquerda, porque muitos não querem. É preciso que as coisas aconteçam com a seriedade que nós queremos que aconteça no Brasil, sobretudo no financiamento de campanha. Eu prefiro o financiamento público, que a gente sabe quanto vai custar uma campanha. A companheira Dilma pode contar comigo. Eu vou estar muito mais livre para dizer coisas que eu não posso dizer com o papel institucional de presidente da República”.

Mídia - “Não existe maior censura do que a ideia de que a mídia não pode ser criticada (...). Quando você acusa uma pessoa, você tem de ter provas. Se der errado, peça desculpas. No Brasil, parece que é feio pedir desculpas. Eu lembro da Escola de Base de São Paulo, que é um marco. Quando eu deixar a Presidência eu vou reler, porque eu parei de ler revista, parei de ler jornal. Pelo fato de não os ler, eu não fico nervoso. Eu vou reler muita coisa porque eu quero saber a quantidade de leviandades, de inverdades que foram ditas a meu respeito. Apenas para gravar na história. Porque não foi fácil”.
“Precisamos ter certo controle sobre a participação dos estrangeiros [na mídia]. Isso é a minha tese. (...) Eu sou o resultado da liberdade de imprensa deste país, com todos os defeitos. Não temos de julgar. O que eles [mídia] se enganam é que pensam que o povo é massa de manobra como era no passado. E agora eles têm de lidar como uma coisa chamada internet. Quando um cidadão conta uma mentira, ele é desmentido em tempo real e tem de se explicar”.

Código Florestal - “Nós tínhamos feito praticamente um acordo ainda quando Minc [Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente] estava no Ministério do Meio Ambiente. Seria muito ruim para o governo, depois de debatido no Congresso, a gente fazer um projeto. Sei das críticas que fazem ao projeto. O que vier fora dos padrões que nós acordamos, se vier no meu governo, nós vetaremos, e, se for no da Dilma, tenho certeza de que ela vai vetar”. (Globo.com)