Acre pode ter 29 vereadores a mais a partir de 2013: Em Tarauacá serão 13 parlamentares

Com o aumento populacional registrado pelo Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre poderá ter 29 vagas a mais para vereadores a partir de 2013.

Os cálculos levam em conta o crescimento de oito das 22 cidades acreanas, mas a elevação do número de vagas poderá esbarrar no orçamento das câmaras que precisarão realizar cortes para atender a demanda.

De acordo com o IBGE, Rio Branco, que atualmente possui 14 parlamentares, poderá contar com 23, quantidade que deverá ser anunciada pela própria mesa diretora do Poder Legislativo, colegiado que decide o número de cadeiras que poderão ser ocupadas no próximo mandato.

"Não temos orçamento para autorizar todas as vagas, por isso pretendemos abrir a discussão com os partidos e realizar audiências públicas para definir o total para o próximo mandato", detalhou o presidente em exercício da Câmara de Rio Branco, Rodrigo Pinto (PMDB).

Em Cruzeiro do Sul, que possui dez parlamentares, o Legislativo municipal enfrentará também a falta de recursos se decidir pela abertura das 15 cadeiras permitidas em lei.

"Vamos decidir quantas vagas teremos para 2013, pois não temos dinheiro para pagar cinco vereadores a mais. Seria preciso cortar parte dos salários dos atuais vereadores para atender a essa demanda", informou o presidente da Câmara de Cruzeiro do Sul, Raimundo Celso Lima (PMDB).

No cálculo, os municípios com até 15 mil habitantes poderão eleger até nove vereadores; as cidades que contabilizarem entre 15 e 30 mil habitantes terão direito de ter até 11 vereadores; de 30 a 50 mil, existe a possibilidade de 13 parlamentares; de 50 a 80 mil, o total de cargos chegará a 15; de 80 a 120 mil habitantes, o Legislativo poderá ter 17 cadeiras; de 120 a 160 mil, esse total chega 19; de 160 a 300 mil, o total de vagas chegará a 21; de 300 a 450 mil, é possível chegar a 23 vereadores.

fonte: A Tribuna

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Olá amigos seguidores do blog do accioly, convido a todos a seguirem o VOZ MURBANENSE, um blog com con´teúdo interessante.

    www.clamormurbanense.blogspot.com
    sejam bem vindos.
    Parabéns accioly pelo blog.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem