Vai começar a nona edição da Expoacre Juruá

Evento vai ocupar o pátio da Arena do Juruá e terá duração de sete dias (Foto: Onofre de Souza Brito)

Organizada pelo governo do Estado, em parceria com o Sebrae, o segundo maior evento do Estado do Acre, a Expoacre Juruá (só perde para a Expoacre), em sua nona edição, vai começar no dia 2 de setembro com a cavalgada, encerrando-se no dia 8. Pelo segundo ano consecutivo, o evento vai acontecer na Arena do Juruá e pela primeira vez vai ter sete dias de duração - nas edições anteriores, o evento durava quatro dias. Foi um pedido dos empresários: o custo para instalação dos estandes é alto, e quatro dias seria pouco para um maior volume de negócios.

A comissão organizadora, composta por Dudé Lima, Nena Mubarac e o secretário da Produção, Lourival Marques, trabalha em ritmo acelerado para deixar tudo pronto até o dia da abertura. Hoje, a comissão reuniu-se com os sindicatos de taxistas, mototaxistas, condutores de vans e empresas de transporte, formulando uma proposta relacionada ao trânsito para os dias da exposição. Segundo Dudé, “num gesto ousado, o governador Tião Viana mudou o local da realização da feira, que saiu da Avenida Mâncio Lima para se transferir para o pátio da Arena do Juruá”.

O público juruaense aprovou a mudança: “Graças a Deus o povo aceitou, já incorporou esta mudança. Tivemos alguns problemas normais no acesso no ano passado, mas neste ano, além de organizar e fazer a festa mais bonita, a gente tem que se preocupar principalmente com as pessoas que prestigiam a exposição e facilitar seu transporte”.

Produção
Secretário Lourival Marques, Nena Mubarac e Dudé Lima acompanham o trabalho de montagem e organização do espaço da feira (Foto: Onofre de Souza Brito)

O objetivo principal da exposição é mostrar a produção da região do Juruá. Segundo Lourival Marques, sua secretaria vai mostrar o que a região produz na área de piscicultura, produção agrícola, ovinocultura, suinocultura, pecuária, farinha, e o feijão de Marechal Thaumaturgo. O secretário destaca que tudo que vai ser apresentado é fruto da parceria do governo com sindicatos, associações e cooperativas, e os próprios produtores serão os expositores. Ainda segundo Marques, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Federal do Acre (Ifac) também participarão, dando suporte técnico à feira.

Shows
Diretor do Ifac esteve com a equipe visitando o local onde será montado o estande da instituição (Foto: Onofre de Souza Brito)

Segundo Dudé Lima, o show principal será do cantor Amado Batista. Ele conta que havia sugestões de três nomes: Paula Fernandes, Amado Batista e a dupla Zezé di Camargo e Luciano. A coordenação só conseguiu fechar com Amado Batista, o que para Dudé é motivo de alegria porque o cantor é muito querido em Cruzeiro do Sul. Outra atração importante será o cantor gospel Kléber Lucas, que vem do apoio da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Como atração para o mundo country, vem a dupla Jonas e Jairo, de Porto Velho (RO), que, segundo Dudé, é a maior dupla sertaneja do Norte do país. Ela se apresenta no encerramento da festa. Ainda virão o cantor Danilo Hudson, de Goiânia (GO), revelação da música sertaneja, e artistas de Rio Branco e locais.

A Expoacre Juruá ainda vai ter rodeios todos os dias e terá atrações para as crianças, além de uma área destinada ao comércio de comida e bebida.

Participação do Ifac - O diretor do Ifac, Cristiano José Ferreira, esteve no local da feira com uma equipe que organiza a participação da instituição. Ele conta que nessa primeira participação em Cruzeiro do Sul será montado um estande para expor os trabalhos, as atividades institucionais e divulgar também os cursos oferecidos. O Ifac também vai aproveitar para fazer o lançamento de um trailer no qual está montado um laboratório móvel para o processamento de pescado. “Ele vem para somar dentro de nossas atividades, relacionadas à piscicultura e aquicultura”, disse.

Atualmente, o Ifac tem em Cruzeiro do Sul cursos de Tecnólogo em Agroecologia (superior) e Técnico em Agropecuária, tanto na modalidade subsequente, para aqueles que já têm o ensino médio, como na modalidade integrada com o ensino médio. Em 2013, a instituição planeja iniciar o curso de Aquicultura, além de outros projetos. (Agência-Acre)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem