TARAUACÁ: FECANTA ESPECIAL 20 ANOS DE MÚSICA TARAUACAENSE ACONTECE NESTA QUINTA FEIRA

divulgação

FECANTA: Na próxima quinta feiRa (01.11) será realizada a Edição Especial do Fecanta, maior festival de música autoral da Regional Tarauacá, Envira e Jordão e, de todo o Vale do Juruá. São vinte anos de um evento legitimamente tarauacaense que se propõe a valorizar aqueles que escrevem, tocam e  cantam as canções da “Terra do Abacaxi Grande”. O Fecanta já se consolidou como uma das mais importantes atividades do calendário cultural da nossa cidade. Nenhum outro município do Acre realizou tantas edições de um mesmo festival. 

ACRE: O Acre, atualmente, passa por uma Revolução Cultural em todos seus aspectos. Nova concepção de estado e de governo, educação em expansão, cultura valorizada, consciência de desenvolvimento sustentável e outros aspectos. Na música, essa mudança se expressa nas produções autorais. Em grupos ou, individualmente, os acreanos os optaram por tocarem e cantarem suas próprias composições. Desde a década de 80, somos também protagonistas dessa revolução na área musical. 

Década de 80

HISTÓRIA DO FESTIVAL - Tudo começou na década de 80 quando grupos de jovens se organizavam na luta popular por seus direitos e se manifestarem através da música. Apesar das dificuldades inerentes à época, a juventude resistia e “se virava” para promover seus eventos culturais. 

“enquanto botam algumas sementes... 
dessas queimadas assassinas... 
enquanto eu fico... 
olhando os pássaros cantarem... 
morre a mãe natureza...” 

Esse desabafo juvenil é um trecho da música “queimadas” do artista Léo Sampaio, fruto desse evento que resiste ao tempo e se renova, abrindo espaço para a revelação de nossos novos artistas. Por esse projeto, estamos realizando uma edição especial do nosso Festival da Canção Tarauacaense. Vinte Anos da Canção Tarauacaense. Não seria possível a realização do evento sem financiamento público do Governo Estadual. O município de Tarauacá, seus poderes públicos e iniciativa privada ainda não despertaram para a importância das atividades culturais na vida das pessoas e da própria cidade. 

Encontro de todos os cantores da cidade 

EDIÇÃO ESPECIAL: O festival em sua Edição pretende resgatar as músicas mais destacadas em todas as edições do festival, reunir os principais músicos, intérpretes e bandas locais. Será realizado no Galpão da Cultura de Tarauacá, espaço conquistado pelo movimento cultural em Tarauacá, especialmente os da músca. O acesso é livre ao público. Outra questão a destacar do projeto é a qualidade da nossa produção musical, reconhecida em âmbito estatual. Tarauacá e sua riqueza musical necessitam de mais eventos públicos dessa envergadura para continuar contribuindo com a riqueza da cultura do nosso povo. A edição do FECANTA.

A ORGANIZAÇÃO: A Edição Especial de 20 anos de Musica Tarauacaense será promovida peça Rádio Comunitária Nova Era FM, outra conquista do povo para valorizar nossa cultura, com apoio do Sinteac e da Cooperativa dos Músicos de Tarauacá. O evento é financiado pelo governo do acre através do PRECULT. 

Ensaios 

Banner Oficial

Parceiros

Artista Plástico Luzivan Alves mostra sua criação

Rogério Presidente da Cooperativa dos Músicos de TK

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem