CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

sábado, 30 de junho de 2012

Policia Militar tira mais um traficante de circulação em Tarauacá

Na última sexta-feira, 29 de junho, por volta das 20:30h, uma ação do Grupo de Operações Especiais (COE) da Policia Militar de Tarauacá, deflagrou uma operação para prender em flagrante Francisco Francineidon Sabino-30 (Caboquim), traficante que atuava no Beco Maria Anália e no trapiche do Ira, há cerca de 3 anos. 

O referido traficante foi preso em flagrante quando estava preparando a droga dentro do banheiro de sua residência. Caboquim ainda tentou se livrar da droga, jogando a mesma dentro do vaso sanitário, mais não deu tempo. A policia foi mais rápida e conseguiu impedir que o mesmo se livrasse do entorpecente. Foram apreendidos quase um quilo de pasta a base de cocaína, R$ 970,00 (novecentos e setenta reais) em dinheiro, 01 (uma) câmera digital, pen drive, material pra embalagem da droga, jóias, celular.

a população daquela localidade pedia providencia para prender o referido traficante, tendo em vista que o mesmo estava aliciando crianças para servir como "aviãozinho" e os vizinho já não conseguia mais dormir à noite com as constâncias visitas dos viciados de madrugada gritando e buzinando veículos na frente da casa para comprar entorpecente.

Frente Popular de Tarauacá escolhe Rodrigo Damasceno candidato à prefeito e Chagas Batista, vice

Batista e Rodrigo

A Frente Popular de Tarauacá, composta pelo PT - Partido dos Trabalhadores, PCdoB – Partido Comunista do Brasil, PSB – Partido Socialista Brasileiro, PRB – Partido Republicano Brasileiro, PTN – Partido Trabalhista Nacional e PTC – Partido Trabalhista Cristão, realizou sua convenção municipal neste sábado pela manhã no espaço do Swing Clube, com a presença do governador Tião Viana, Senador Aníbal Diniz, Deputados Federais Sibá Machado e Taumaturgo, Deputado Estadual Moisés Diniz, Secretário Edvaldo Magalhães e o presidente regional do PT Léo Brito.

Tião Viana e Rogrigo

Muitos militantes dos partidos, pré-candidatos a vereadores, simpatizantes e população em geral lotaram as dependências do clube, para presenciar a homologação dos nomes do Médico Rodrigo Damasceno como candidato à prefeito e do Ex-Vereador Chagas Batista como vice,  na composição da chapa majoritária da coligação em Tarauacá. Foram também apresentados todos os candidatos a vereadores dos diversos partidos.


Em seu discurso, Rodrigo falou de sonhos e projetos para a população de Tarauacá.

RODRIGO DAMASCENO CATÃO - Nasceu em 13/01/1984 em Tarauacá, filho de Francisca Soares Damasceno e Hilton Carvalho Lessa Catão.

Aos 13 anos foi estudar em Belém em busca do sonho de ser médico. Aos 16, passou no vestibular e ingressou no curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

No ano de 2006, já como médico formado prestou concurso para realizar especialização na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará na área de Ginecologia e Obstetrícia.

Final de 2009 concluiu a especialização e decidiu retornar ao seu município onde permanece até hoje atendendo a comunidade.

Rodrigo é filiado ao PT e foi escolhido candidato a prefeito pela Frente popular, tendo como companheiro de chapa o ex-vereador Chagas Batista do PCdoB. 

Frente Popular de Jordão lança Élson Farias e Bibiu Aragão.

Elson e Bibiu

A Frente Popular de Jordão realizou na manhã deste sábado (30 de junho) por volta das 08h00min no Centro Cultural Melodias, a sua Convenção Municipal onde lançou os nomes de Élson Farias (PCdoB) para prefeito, Bibiu Aragão (PT) para vice e demais candidatos a vereadores.

O Centro Cultural Melodias (um dos maiores espaços públicos do município) ficou pequeno diante da multidão que se fez presente, com certeza, a maior convenção política da história de Jordão.

O Governador do Estado do Acre – Tião Viana, prestigiou o evento juntamente com o Senador – Aníbal Diniz, Deputados Federais – Thaumaturgo Lima e Sibá Machado, Deputado Estadual – Moisés Diniz, Presidente Regional do Partido dos Trabalhadores – Léo Brito e o Secretário de Indústria e Comércio – Edvaldo Magalhães.

Autoridades locais como o atual prefeito – Hilário de Holanda Melo, Vereadores – Francisco Alves Guimarães (Chicão), Izoneido Bezerra (Izon), Ademir Batista de Figueiredo e Edivan da Rocha Silva (Matias) e lideranças indígenas como Siã Kaxinawá e João Sales também participaram do evento e fortaleceram ainda mais o projeto da Frente Popular de Jordão.

leia mais no blog Fala Jordão

PSDB, PSD e DEM lançam chapa Dindim/Doutor Baba para prefeito e vice de Feijó

Apesar de estarem em coligações opostas na capital, em Feijó, PSDB e PSD caminham juntos para reeleger o prefeito tucano, Dindim Pinheiro, e seu vice, o pessedista Doutor Baba, que saiu da secretaria municipal de saúde para compor a chapa a majoritária.

A coligação que tem ainda o DEM como componente lançou a chapa Dindim/Baba, durante convenção no começo da noite desta sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Feijó, com a presença de dezenas de pré-candidatos a vereador, centenas de militantes, além do senador Sérgio Petecão, Presidente do PSD no Acre.


“Nosso tema é: a luta pelos humildes continua. E é pelos humildes, pelos menos favorecidos que queremos trabalhar”, disse Doutor Baba.

O senador Sérgio Petecão destacou o nome de Doutor Baba na composição majoritária, e lembrou ainda da destinação de emendas parlamentares de sua autoria para investimentos no município. “Doutor Baba é um quadro qualificado do nosso partido. É um médico respeitado de Feijó, e tenho certeza de que este município estará bem servido tendo ele como vice-prefeito do Dindim, porque ele é um nome que qualifica ainda mais esse projeto”, diz Petecão.

Já o prefeito Dindim agradeceu as centenas de pessoas presentes ao evento e prometeu continuar desenvolvendo o trabalho que hoje é feito em sua administração. “Quero ser um prefeito de todos: do colono, dos meus amigos índios, dos meus amigos da cidade. Quero continuar construindo escolas, mais postos de saúde e conservando a nossa cidade, como já temos feito”, frisou o prefeito tucano.

Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com

Hoje tem festa caipira do Ensino Médio em Tarauacá


CD Top Sertanejo do Dj Jadson Ruslan de Tk

BAIXE AGORA  AQUI

Aniversariante do dia

Lucino Mourão

Frente Popular realiza convenção neste sábado em Tarauacá

Neste sábado é a vez da Frente Popular realizar sua convenção em Tarauacá. O evento acontece logo mais às 9 horas da manhã no Swing Clube com a presença do Governador Tião Viana e comitiva. 

O médico Rodrigo Damasceno do Partido dos Trabalhadores deve ser confirmado como candidato à prefeito tendo como vice o ex-vereador Chagas Batista do PCdoB.

Marilete Vitorino e Chico Batista vão disputar eleição numa coligação de 9 partidos em Tarauacá: Convenção do PSD aconteceu ontem.

Chico Batista, Marilete e Petecao ( foto: Accioly)

Em convenção realizada na noite desta sexta feira, 29 de junho, em Tarauacá-Acre, o PSD – Partido Social Democrático aliado a ao PDT – Partido Democrático Trabalhista, PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PP – Partido Progressista, PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, PSL – Partido Social Liberal, DEM – Democratas e PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, homologou o nome da Advogada, Professora e atual Prefeita de Tarauacá Marilete Vitorino como candidata a prefeita do município. 

Merilete e Petecão - (foto: Accioly)

A convenção aconteceu no Clube Chega Mais, que ficou lotado de militantes dos partidos, pré-candidatos a vereadores, dirigentes partidários, assessores da Prefeitura e população. 

O Senador Sérgio Petecão, Presidente Estadual do PSD, esteve presente juntamente com o Prefeito Dindin do município de Feijó. 

Uma verdadeira multidão compareceram ao evento (foto: Accioly)

Marilete terá como companheiro de chapa o Vereador Chico Batista do PDT, detentor de cinco mandatos, e que foi apresentado oficialmente como candidato a Vice-Prefeito pela coligação. A Coligação, que ainda não tem nome, composta por 9 partidos, apresentou o nome de 44 candidatos à vereadores e à vereadoras. 

Em seu discurso Marilete fez uma breve prestação de contas do período de 2 anos e 2 meses que assumiu o comando da prefeitura e conclamou à todos os presentes para a participação na grande batalha eleitoral que se avizinha. 

Marilete Vitorino de Siqueira, filha do ex-prefeito Odilon Vitorino de Siqueira e Efisa Angelim Siqueira, é advogada formada pela Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará. Cursou também a Faculdade de Letras/Vernáculo pela Universidade Federal do Acre – UFAC e é Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade do Estado de Rondônia. Marilete também á professora concursada da Rede Estadual de Ensino. Contratada pelo município como advogada assumiu o Cargo de Assessora Jurídica no período de maio á dezembro de 1992, quando foi afastada por motivos pessoais , tendo retornando ao referido cargo em junho de 2003, onde permaneceu até outubro de 2004. 

Em 05 de outubro de 2008 foi eleita Vice Prefeita na chapa do então Prefeito Erisvando Torquato do Nascimento e no dia 24 de março de 2011, assumiu legalmente o Cargo de Prefeita Municipal, em face do afastamento do Prefeito Titular.

Marilete tenta reeleição pelo PSD - Partido Democrático Social que lidera a oposição ao governo do Estado no Estado do Acre e conta com apoio do Senador Sérgio Petecão (PSD), Deputados Federais Gladson Cameli (PP), Márcio Bittar (PSDB)  eFlaviano Melo (PMDB).

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Brasil é o campeão em número de pedófilos

Apesar de todas as campanhas, cerca de mil novos sites de pedofilia são criados todos os meses no Brasil.. Dados apresentados pelo deputado Luiz Eduardo Greenalgh (PT), à embaixada norte-americana em Brasília dão conta que 52% desses sites tratam de crimes contra crianças com idades que variam de 9 a 13 anos e 12% deles expõem até crianças de zero a três meses. 

O levantamento mostra ainda que 76% dos pedófilos do mundo estão no Brasil, o que mostra de acordo com a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-Ac), que só será possível combater esse mal com o envolvimento de toda a sociedade. 

Consciente disso a parlamentar acreana mantém sua campanha de esclarecimento nas escolas . Uma prática que já dura 9 anos e que já percorreu o estado, inclusive com o apoio da atriz global Brenda Hadad. 

Na manhã desta sexta-feira (29), a palestra com distribuição das cartilhas de combate a pedofilia, aconteceu na escola da Fundação Bradesco, para uma platéia de estudantes do ensino infantil à 5ª série e contou com a colaboração do promotor de justiça da Infância e Juventude Francisco Maia e dos membros do Conselho Tutelar. 

Os palestrantes motivaram as crianças a contar tudo aos pais, incentivando o aumento da confiança e na ausência dela a buscar ajuda no Conselho Tutelar e na própria escola. Em côro as crianças decoraram os números. Dos telefones úteis em caso de perigo. “Na vida da gente, tudo tem um tempo. vocês precisam absorver isso. E nossa função, enquanto pais, professores, poder público é protegê-los até que vocês tenham idade para se cuidarem sozinhos explicou o promotor. 

O diretor da escola, Marcondes Montysuma aproveitou para alertar as crianças a não aceitarem nada de estranhos, nem água e muito menos carona. 

A deputada Perpétua Almeida chamou a atenção das crianças para os riscos que correm na internet com homens se passando por garotos de 14 e 15 anos para seduzir as crianças que pensam estar conversando com alguém de idade próxima da sua. “ Na CPI da pedofilia.eu chorei ao ouvir alguns relatos e prometi a mim mesma combater esse mal com todas as armas possíveis. Cada criança que conseguirmos salvar será uma vitória”. 

De acordo com o relatório apresentado à embaixada norte-americana, o mundo da pedofilia está crescendo e o uso da internet facilita isso, porque os pedófilos trocam informações sobre empregos, como em colônias de férias por exemplo, para descobrir maneiras de ficar mais perto das crianças. 

A exemplo das outras vezes, todos os estudantes receberam um exemplar da cartilha e a exortação para que mostrem , discutam e leiam com os pais, para que possam se manter alertas contra os criminosos que rondam a infância. Paralelo a isso, a deputada Perpétua Almeida renovou o pedido para que os professores debatam o assunto com as crianças em sala de aula: “Nossas crianças tem que ficar espertas para aprender a reconhecer o abusador e não cair nas garras dele e também para identificar sinais de abuso em algum colega e pedir ajuda” (ASSESSORIA)

Aniversariante do dia

Danielzinho

Feijoada no Clube da Maçonaria em Tarauacá


PSD realiza convenção hoje para homologar candidatura de Marilete Vitorino em Tarauacá

Marilete Vitorino
Na reta final das definições de candidaturas, o PSD - Partido Social Democrático, é o primeiro a definir sua chapa e deve confirmar hoje o nome da advogada Marilete Vitorino como candidata à prefeita do partido. Hoje também serão conhecidos todos os candidatos a vereadores do partido.

A convenção do PSD acontece logo mais às 19 horas e o partido escolheu o Clube Chega Mais, localizado no Bairro da Praia, como local da realização do evento.
O Senador Sérgio Petecão deve comparecer ao ato juntamente com dirigentes e aliados locais.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Curso de Letras Espanhol da UFAC realizou intercâmbio cultural em Porto Maldonado – Peru

No período de 14 a 17 de junho, o curso de Letras Espanhol realizou um intercâmbio cultural em Porto Maldonado – Peru. A atividade foi desenvolvida do projeto Intercâmbio Cultural: Além das fronteiras II e teve o apoio da Assessoria de Cooperação Interinstitucional, Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Administração e da Reitoria da Universidade Federal do Acre e, ainda, contou com o apoio da Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios – UNAMAD. Os alunos do 6º período de Letras Espanhol, incluindo os tarauacaenses Janderson martins e Cleciomardo Mesquita e os professores da área, realizaram atividades de interação da língua e cultura espanholas como também participaram de um curso de atualização do espanhol coloquial peruano.

Eventos dessa natureza tem sido uma constante na atual administração, por entender que eventos dessa natureza tem um imenso significado no processo de formação dos alunos e aprimoramento dos docentes que deles participam.

A administração superior da UFAC ampliou significativamente o apoio a mobilidade de discentes e docentes e hoje é mantido estreita relação com universidades da Europa, países vizinhos e nacionais que constantemente recebem nossos alunos e professores.

TSE autoriza candidatura de 'contas-sujas' nas eleições de outubro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou nesta quinta-feira (28), por quatro votos a três, pedido de 14 partidos para anular sentença da própria Corte que havia barrado das urnas os políticos que tiveram a prestação de contas da campanha de 2010 rejeitada pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, os chamados contas-sujas poderão concorrer às eleições municipais de outubro.

Por maioria, o TSE determinou que a desaprovação das contas “não é impedimento para obter a quitação eleitoral”.

A situação dos candidatos com as contas rejeitadas havia começado a ser analisada na última terça-feira (26), mas o julgamento foi interrompido devido a um pedido de vista do ministro Antonio Dias Toffoli.
saiba mais

O magistrado havia pedido mais tempo para apreciar o caso quando o placar estava empatado em três a três. Falta apenas o voto de Toffoli para que o julgamento fosse concluído. Nesta quinta, o ministro retomou a apreciação do caso e votou pela reconsideração da sentença anterior.

"O requisito deve ser a apresentação das contas de campanha, tal com está na legislação. A mera desaprovação das contas, ainda que por vícios que não configurem necessariamente abuso do poder econômico ou outra irregularidade de natureza mais grave, acarretaria de imediato a inviabilidade da candidatura", defendeu Toffoli.

A mudança nas regras eleitorais havia sido aprovada em março pelos ministros do TSE por quatro votos a três. O PT, no entanto, questionou a exigência, alegando que o tribunal teria criado uma “sanção de inelegibilidade não prevista em lei”.

O recurso, endossado posteriormente por PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS, argumentava que a legislação eleitoral previa apenas a apresentação das contas pelo candidato. Segundo o TSE, cerca de 21 mil pessoas corriam o risco de ficar de fora da eleição devido a problemas na contabilidade eleitoral.

Relatora - Relatora do processo, a ministra Nancy Andrighi recomendou aos colegas a rejeição do recurso. Na avaliação da magistrada, teriam sido “observados” todos os requisitos legais na sessão que estabeleceu as novas regras de prestação de contas eleitorais. Para Nancy, não caberia qualquer questionamento por parte dos partidos.
O requisito deve ser a apresentação das contas de campanha, tal com está na legislação"
Dias Toffoli, ministro do STF que deu voto de desempate que liberou candidaturas

O voto da relatora foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia. Marco Aurélio, inclusive, advertiu os magistrados que a decisão poderia deflagrar uma corrida de questionamentos a resoluções da Justiça Eleitoral.

“Se a moda paga, vamos conviver com inúmeros pedidos de reconsideração. Essa questão deveria ser resolvida no campo jurisdicional”, defendeu.

Apesar da recomendação contrária da relatora, os ministros Antonio Dias Toffoli, Henrique Neves, Arnaldo Versiani e Gilson Dipp atenderam à reclamação das legendas políticas. A decisão anterior acabou revista por conta de uma recente troca de cadeiras no tribunal.

Na primeira vez em que o tema foi apreciado pelo TSE, Toffoli e Neves ainda não haviam sido indicados para a Corte Eleitoral. Os dois sucederam, respectivamente, os ministros Ricardo Lewandowski e Marcelo Ribeiro, que deixaram o TSE depois da revisão da norma de prestação de contas.

À época, Lewandowski havia dado o voto decisivo contra os contas-sujas. Desta vez, contudo, coube a Toffoli a tarefa de desempatar a disputa e reverter a posição inicial do tribunal.

Recurso das legendas - As legendas que recorreram ao TSE para tentar derrubar a exigência de as contas serem aprovadas para obter a quitação eleitoral alegaram que não há na legislação a exigência de julgamento do mérito para que o candidato seja habilitado a disputar eleições.

Na visão dos partidos, eventuais irregularidades poderão ou não resultar em restrição ou cassação de direitos, desde que o processo judicial seja instaurado com as devidas garantias constitucionais asseguradas ao acusado.

Em maio, em uma votação inesperada, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite que os políticos recebam registro para disputar eleições mesmo quando tiverem as contas eleitorais reprovadas.

Somente o PSOL não encampou a proposta apresentada pelo deputado Roberto Balestra (PP-GO). A iniciativa determina que a certidão de quitação eleitoral seja concedida aos candidatos que apresentarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas da campanha anterior, mesmo que não tenham sido aprovadas pela Justiça Eleitoral.

FONTE: G1

PMDB racha com o PSD em Tarauacá e Marilete Vitorino ameaça apoiar candidatura da FPA

Seguindo o exemplo de Rio Branco, os partidos de oposição de Tarauacá não chegaram ao consenso e podem se dividir para disputar as eleições deste ano.

A aliança que se consolidou na capital, com a união de PSD e PMDB, não vingou no município e o senador Petecão (PSD) ficou com o abacaxi nas mãos para descascar.

A prefeita Marilete Vitorino (PSD) ameaça abandonar a candidatura pela oposição e declarar apoio ao candidato da Frente Popular.

O motivo da briga: o PMDB teria se juntado ao PP, do também aliado Gladson Cameli, para formar uma terceira via, em Tarauacá, provocando o racha do bloco de oposição.

Em represália ao posicionamento do PMDB na terra do abacaxi, os dirigentes do diretório municipal do PSD, estão pressionando Petecão para retirar o apoio a Fernando Melo, em Rio Branco.

Diante da pressão dos partidos aliados a pré-candidatura do PSD, Marilete Vitorino analisa a possibilidade de declarar apoio ao nome apresentado pela FPA.

A crise de egos dentro do bloco oposicionista favorece diretamente ao pré-candidato Rodrigo Damasceno (PT), que poderá ter sua tarefa facilitada em Tarauacá.

Os partidários da candidatura da atual prefeita exigem uma posição imediata de Petecão, pressionando para que ele negue apoio ao PMDB na capital.

Procurado pela reportagem, o senador Sérgio Petecão disse que não negará apoio ao peemedebista Fernando Melo, já que teria hipotecado sua palavra e vai cumpri-la.

O presidente do PSD disse ainda, que vai se reunir com o Flaviano Melo, nesta sexta-feira, 29, para renegociar o apoio do PMDB, a Marilete Vitorino, mantendo a prefeita na disputa.

A falta de comando dos dirigentes estaduais dos partidos de oposição tem provocado embates do bloco em vários municípios.

Os dirigentes partidários de Tarauacá afirmam que as lideranças de oposição que deveriam comandar o processo eleitoral, estão se eximindo da responsabilidade.

A suposta falta de pulso dos líderes de oposição poderá custas à derrota do bloco oposicionista, que nas últimas eleições amarga derrotas sucessivas.

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com

Arraiá da escola Plácido de Castro - Sexta Feira


Anatel abre concurso para 46 vagas com salários de R$ 4,7 mil a R$ 9,2 mil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu concurso público para 46 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários são de R$ 4.760,18 e R$ 9.263,20, respectivamente.

Os cargos são de técnico administrativo (nível médio) e analista administrativo (nível superior).

As vagas são para Brasília, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Maceió, Recife e São Paulo, onde também serão realizadas as etapas do concurso.

Para o cargo de técnico administrativo são oferecidas 42 vagas, das quais 3 são reservadas para portadores de deficiência. A remuneração inicial é de R$ 4.760,18 para jornada de 40 horas semanais. Os candidatos devem ter nível médio de escolaridade.

Outras 4 vagas são para o cargo de analista administrativo, todas com lotação em Brasília. Para concorrer, os candidatos devem terr diploma de graduação de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração oferecida é de R$ 9.263,20 para jornada de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas de 9 a 30 de julho pelo sitewww.cespe.unb.br/concursos/anatel_12. A taxa para candidatos de nível médio é R$ 45 e para os de nível superior, R$ 84. Ao realizar a inscrição, o candidato deverá optar por uma cidade de prova.

Os candidatos a técnico administrativo poderão indicar a preferência de lotação entre as cidades disponíveis, mas a classificação para o cargo será nacional, sem vinculação com a localidade.

Todos os candidatos farão provas objetivas. Os candidatos ao cargo de analista também serão avaliados por meio de prova discursiva, além de avaliação de títulos e, caso sejam habilitados, farão curso de formação, única etapa que será realizada somente em Brasília.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas na data provável de 16 de setembro.

Fonte:G1

Inscrições no Prouni do 2º semestre estão abertas; veja como participar


O Ministério da Educação abriu, na manhã desta quinta-feira (28), as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site oficialdo programa. Podem participar todos os estudantes que tenham feito a edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se encaixem nos critérios sócio-econômicos estipulados pelo MEC.

mais AQUI

PORTAL TARAUACÁ JÁ ESTÁ NO AR

ESPAÇO DO LEITOR: VENDO UMA CASA EM TARAUACÁ


VENDO UMA CASA CONSTRUÍDA EM ALVENARIA MEDINDO 6X10m.
ENDEREÇO: RUA LETÍCIA RODRIGUES, BAIRRO NOVO
CONTATO: JULIO CESAR PM (99728539)
PREÇO DE OCASIÃO!!!

Convido todos vocês


Hoje, as 5 horas da tarde, em minha residência, vamos inaugurar nosso Studio de Propaganda, Aulas de Música e Produção Musical aqui em Tarauacá. é primeiro empreendimento da família.
Aproveito esse espaço pra convidar amigos, empresários, músicos, religiosos, companheiros e companheiras do movimento social, grupos de jovens, pré-candidatos a prefeito e à vereadores, partidos políticos, blogueiros, comunicadores e demais pessoas interessadas em nos prestigiar.

Accioly e Família

Assassinato de taraucaense mobiliza polícia de Cruzeiro do Sul

Temendo que a morte do agricultor fique impune, familiares buscam ajuda da Justiça. Os acusados pelo crime podem está escondido em Cruzeiro do Sul.

O corpo de Leivo da Silva Lima de 28 anos, morador da Colônia Boa Esperança, BR 364, foi trazido por familiares durante a noite de segunda-feira, 25 até Cruzeiro do Sul.

De acordo com a viúva, Alciene Abreu da Silva, 25 anos, no último domingo, 24, o marido entrou em vias de fatos com um homem conhecido por “Mar”, que ferido a golpes de terçado foi levado ao Pronto Socorro de Tarauacá, onde permanece internado.

Ao saberem do ocorrido, parentes de “Mar” minutos depois foram à casa de Leivo e armados com uma espingarda calibre 16 e uma escopeta efetuaram disparos. Um deles atingiu a vítima na altura do tórax, causando a morte do agricultor, instantes depois.

“Eles estavam em volta da casa. Então meu marido resolveu abrir a porta para saber o que estava acontecendo e eles atiraram” desabafou a mulher ao contar que o marido não teve chance de defesa.

Os acusados fugiram. A Morte revoltou os familiares, que acionaram a polícia de duas cidades. A suspeita de que os envolvidos no homicídio estejam em Cruzeiro do Sul fez com que cerca de 80 pessoas acompanhassem o corpo da vítima até o município, para realização da necropsia e sepultamento.

“Peço que prendam eles, porque não sei o que pode acontecer. Tenho medo dos meus filhos querer vingança, se a justiça não for feita. Não posso perder mais um filho”, desabafa em lágrimas, Maria Coelho, ao ser referir a morte do filho.

Tribuna do Juruá – Dayana Maia

Governo anuncia mais de R$ 8 bilhões para PAC Equipamentos

Brasília - Na busca de alavancar o crescimento da economia, o governo anunciou hoje (27) o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos. A finalidade é disponibilizar R$ 8,4 bilhões para agilizar as compras governamentais com preferência à aquisição de produtos da indústria nacional. Esta é mais uma série de medidas para tentar evitar a queda do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, ante a crise internacional.

O programa anunciado pelo governo prevê aquisições nas áreas de saúde, defesa, educação e agricultura, como retroescavadeiras, ambulâncias, ônibus escolares, motocicletas para policiais, veículos lançadores de mísseis e blindados.

PMDB lança oficialmente Esperidião Júnior como candidato a Prefeito de Jordão

Esperidião Menezes Júnior, candidato a prefeito e Elias Paulino Kaxinawá será o vice

No município de Jordão, o PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, confirmou Esperidião Menezes Júnior, candidato a prefeito e Elias Paulino Kaxinawá será o vice. A convenção foi realizada na última terça-feira (26 de junho).
Prestigiaram o evento, a Deputada Estadual - Antonia Sales, o Prefeito de Cruzeiro do Sul - Vagner Sales, o Secretário de Educação de Cruzeiro do Sul - Ivo Galvão e o Locutor Paulo Amorim.


Escola Polo será construída em Tarauacá pelo Governo do Acre

Governo anuncia a ordem de serviço para a construção da Escola Jovem (Ensino Fundamental e Médio) que atenderá aos jovens das comunidades do Rio Gregório próximas à BR-364 (Foto: Assessoria SEE)
Um sonho que virou realidade. Foi assim que teve início a fala da estudante Francisca Lima na manhã de terça-feira, 26, na comunidade do Rio Gregório, zona rural de Tarauacá, ao ser anunciada a ordem de serviço para a construção da Escola Jovem (ensino fundamental e médio) que atenderá aos jovens das comunidades do Rio Gregório próximas à BR-364.

A rede estadual de ensino já atende na região 192 alunos de 75 famílias, através dos programas Asas da Florestania, Fundamental e Médio. Serão R$ 160 mil, aproximadamente, para uma escola de três salas, mais sala multimeios, cozinha, refeitório, direção/coordenação, banheiros e campo de futebol.

A construção da escola representa uma antiga reivindicação das comunidades do Maracanã, Gregório, Tauari. “Antes não era possível para nossos jovens estudar perto de suas famílias por questões financeiras, o que representava atraso para a comunidade, pois nossos filhos não tinham a possibilidade de voltar e nos ajudar com a aquisição e troca de novos conhecimentos”, relatou o representante dos pais dos alunos, Francisco das Chagas Fernandes.

Mudança de vida - “Esta boa notícia representa mudança de vida e um futuro melhor para todos que moram aqui”, ressaltou o professor Fredson Barbosa. “Este é um projeto ousado do governo do Estado, que vem investindo pesado na educação há mais de uma década, o que nos anima e nos incentiva a procurar melhorar cada vez mais como profissionais.”
Governo anuncia a ordem de serviço para a construção da Escola Jovem (Ensino Fundamental e Médio) que atenderá aos jovens das comunidades do Rio Gregório próximas à BR-364 (Foto: Assessoria SEE)

Compensar deficiências históricas. Essa é a ideia do governo ao garantir direitos básicos como saúde e educação às comunidades que residem em áreas de difícil acesso, afirma o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen. Segundo ele garantir a educação básica para todos é dever e obrigação do Estado. "A seriedade com que temos tratado a educação é demonstrada na formação superior de 97% dos nossos professores e na implantação do ensino médio nos 22 municípios do Estado. Essa realidade é percebida na comunidade do Rio Gregório, onde todos os professores que aqui atuam têm curso superior. Eles estão qualificados e habilitados a darem uma boa aula”, disse.Para a coordenadora do Núcleo da SEE em Tarauacá, Francisca Aragão, o anúncio do início da obra marca um momento histórico para a comunidade. Para ela, o estudo conduz a uma vida melhor que nem sempre está na cidade grande. “Uma vida melhor representa, em alguns casos, o retorno dos alunos para suas comunidades de origem, para ali aplicarem novas técnicas e novas habilidades que venham fazer com que a comunidade se desenvolva. Esta escola é especial desde a sua concepção. Portanto, a comunidade escolar e familiar tem o dever de cuidar bem dela”, ressalta.

Contato com a comunidade – Uma das marcas da gestão de Daniel Zen é promover o diálogo direto com as comunidades distantes do Estado. Ouvir as demandas e necessidades delas tem feito a diferença nas ações da educação.

“É uma honra para nossa comunidade receber a equipe da SEE, pois temos a oportunidade de falar das nossas necessidades. A construção da escola na comunidade é fruto de uma reivindicação justa e organizada que fizemos juntos às autoridades. Hoje estamos colhendo os frutos dessa conversa feita no passado não muito distante”, relatou Raimundo Firmino da Silva.

Escolas contempladas pelo PAR em Feijó

Aproveitando a visita à região de Tarauacá-Envira, a equipe da SEE foi à Escola Raimundo Augusto Araújo, em Feijó, contemplada pelo Plano de Ações Articuladas (PAR), iniciativa do governo federal desenvolvida em parceria com os governos estaduais que destinam recursos para serem investidos em reformas e ampliações de instituições de ensino.

Construída na década de 1940, no governo de José Guiomard Santos, a Escola Raimundo Augusto de Araújo é um dos poucos edifícios dos antigos "grupos escolares". O secretário Daniel Zen anunciou à equipe gestora, professores, servidores, pais e alunos que os recursos para a reforma da escola já foram liberados desde o fim de 2011. Serão investidos R$ 900.798,28, sendo R$ R$ 665.549,50 oriundos do FNDE/MEC e R$ 235.248,78 de recursos próprios do Tesouro do Estado do Acre. As obras se iniciam tão logo a licitação, que está em fase de finalização, for concluída.

Para Kessy Carvalho, que representava o grupo de alunos da escola, a reunião foi produtiva. “De forma democrática, ouvimos e fomos ouvidos. Saímos daqui conscientes da preocupação da Secretaria de Educação em oferecer ensino de qualidade, sem esquecer também de oferecer uma boa estrutura às escolas da rede estadual.”

Por Concita Cardoso (Assessoria SEE)
Fonte: Agência Acre

PDT e PSDC oficializam bloco independente e entregam liderança dos partidos na Aleac

O bloco independente de deputados estaduais foi oficializado na manhã desta quarta-feira, 27, na Aleac. Os deputados Walter Prado (PDT) e Edvaldo Souza (PSDC) entregaram a liderança dos partidos na Casa e protocolaram requerimento junto a Mesa Diretora.
Os dois partidos fazem parte da base de sustentação do governador Sebastião Viana (PT). Nos últimos dias, se instalou um clima de intranquilidade entre os partidos e a cúpula da FPA. Os deputados reivindicam mais espaço e poder para indicar candidatos no interior do Acre.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Feliz Aniversário ao amigo Marlindo Pinheiro


Aniversariante do dia: Gislene Rodrigues


Pré-Concurso: Polícia Militar e Corpo de Bombeiro


Pré-Concurso: Polícia Militar e Corpo de Bombeiro

Professor: Antonio Brasil

Pré-Concurso: Polícia Militar e Corpo de Bombeiro

Aulas de Língua Portuguesa

Professor: Antonio Brasil

Pré-inscrição: Até o dia 29/06/2012 (Sábado) pelo telefone (68) 9996-7305

Início das aulas: 02/07/2012 a 26/07/2012

Local: Escola Instituto São José

Calixto chega para compor chapa majoritária com o PMDB dizendo que “essa é a verdadeira oposição ao PT”

A chapa formada por Fernando Melo (PMDB) e Luiz Calixto (PSL) anunciada na manhã desta terça-feira, na sede do PMDB, chega com a promessa de fazer a “verdadeira oposição” aos partidos que compõem a Frente Popular.

O conceito de legitima chapa oposicionista resumiu-se na frase de Luiz Calixto. Para ele “essa é a verdadeira chapa da oposição, porque o PMDB sempre esteve na oposição, nunca pertenceu ao atual governo. Sempre manteve a postura de um partido oposicionista. E eu todos sabem quero derrotar o PT” resume.

O senador Sérgio Petecão (PSD) fez coro com o discurso de Calixto, ao dizer que “Bocalom, eu (se referindo a ele), o Fernando, já foram do lado de lá, mas o PMDB nunca esteve com este governo”, reforçou Petecão, principal responsável pela articulação do nome de Luiz Calixto na chapa peemedebista.

A festa para receber Calixto como novo integrante da chapa do PMDB, como vice de Fernando Melo, contou com a maciça participação dos pré-candidatos a vereador pela coligação que tem além do próprio PMDB, PSD e agora o PSL.

“Estamos recebendo o Calixto de braços abertos. É uma chapa qualificada com dois nomes. O Calixto é o nome certo para essa candidatura que vai ser lançada na nossa convenção na quinta-feira”, disse o Presidente do PMDB no Acre, deputado federal Flaviano Melo.

“O namoro com o nome do Calixto é antigo. Na verdade a gente já vinha conversando esse assunto e chegamos a esse consenso. A candidatura majoritária é um sonho antigo que nós nunca teríamos realizado se estivéssemos do lado do governo. Porque lá é através da imposição, aqui sim temos democracia”, concluiu Fernando Melo dando boas vindas a Luiz Calixto.

Luciano Tavares, da redação de ac24horas

Começam hoje as Inscrições para concurso da PM

As inscrições para o concurso público da Polícia Militar do Acre que oferece 240 vagas para nível médio se inicia nesta quarta-fera, 27 e se estendem até o dia 16 de julho. 
Os interessados em inscrição devem acessar o site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (www.funcab.org) . A taxa de inscrição é de R$ 69,00.

O prazo de validade do concurso é de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Veja o EDITAL

Rodrigo Damasceno e Chagas Batista retornam hoje para Tarauacá e devem anunciar quem será candidato a prefeito e a vice na chapa da Frente Popular.

Membros da Frente Popular de Tarauacá estiveram em Rio Branco participando dos debates sobre o processo eleitoral 2012 e a situação da coligação em Tarauacá. 

Foram várias reuniões, inclusive com a participação do Governador Tião Viana e o resultado aponta para a unidade entre PT e PCdoB.

Os pré-candidatos à prefeito Rodrigo Damasceno (PT) e Chagas Batista (PCdoB) selaram a união, estão voltando para Tarauacá e devem anunciar publicamente qual deles deve ser deve ser o candidato à prefeito e vice.

A convenção da Frente Popular está marcada para o próximo sábado, 30 de junho.

PLANOS MUNICIPAL E ESTADUAL DE CULTURA SERÃO DEBATIDOS HOJE EM TARAUACÁ

Fazedores de Cultura de Tarauacá participam hoje em Tarauacá, de uma oficina que trata da elaboração do Plano Estadual de Cultura, bem como da criação dos Conselhos municipais de Cultura, com a presença de representantes do Governo do Estado, Fundação Elias Mansour, Poder Público Municipal e da Sociedade Civil.
O encontro será realizado no Galpão de Cultura de Tarauacá e começa as 8h.

Governo cria mais de 77 mil cargos em universidades e institutos federais

O governo sancionou, nesta terça-feira (26), a Lei 12.677, que cria 77.178 cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas para o Ministério da Educação. As vagas são destinadas às universidades e aos institutos federais de ensino e foram publicadas na edição desta terça do "Diário Oficial da União".

Do total, 56% das novas vagas são para docentes: 19.569 são cargos de professor de terceiro grau, que integram a carreira do magistério superior, e 24.306 são cargos efetivos de professor do ensino básico, técnico e tecnológico. A lei criou ainda 27.714 cargos de técnicos administrativos, além de 1.608 cargos de direção, em quatro categorias diferentes, e 3.981 funções gratificadas em três categorias.

No texto assinado pela presidente Dilma Rousseff, ficam extintos 2.751 cargos de técnicos-administrativos e 2.013 funções gratificadas de categorias inferiores às criadas nesta terça.

A lei estipula que os cargos efetivos serão distribuídos pelo Ministério do Planejamento, atendendo aos acordos feitos pelo Ministério da Educação com cada universidade ou instituto. Já a distribuição dos cargos de direção e funções gratificadas será feita pelo MEC. Porém, o número de funções gratificadas não pode passar de 10% do total de cargos na instituição e apenas servidores públicos federais poderão ser nomeados para as funções (antes, isso não estava especificado na lei que fala sobre o tema).

Além disso, a criação de novas unidades e das vagas "dependerá da existência de instalações adequadas e de recursos financeiros necessários ao seu funcionamento".

Expansão
Segundo o texto, "os cargos e funções criados por esta lei destinam-se às instituições federais de ensino superior, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, ao Instituto Nacional de Educação de Surdos, ao Instituto Benjamim Constant, às escolas técnicas e colégios de aplicação vinculados às instituições de ensino superior, aos centros federais de educação tecnológica e ao Colégio Pedro II".

Os cargos poderão ser distribuídos para as instituições que já estão em funcionamento, mas também para unidades, campi e instituições que ainda não foram criadas.

O texto ainda dá ao Colégio Pedro II a mesma autonomia dos institutos federais e permite a expansão do colégio federal, que agora passa a ser uma instituição "multicampi". 

Do G1, em São Paulo