JORDÃO: DIA DO ÍNDIO É COMEMORADO NO MUNICÍPIO

Índia KaxinawáJordanense
A Prefeitura Municipal de Jordão através da Diretoria de Esportes na pessoa do senhor Aderlandio Dias (Dê), realizou no dia de 19 de abril em comemoração ao dia do Índio, várias atividades esportivas e culturais na praça municipal na Avenidas Francisco Dias. Dezenas de indígenas da etnia Kaxinawá, do município, localizado no interior do Acre, se reuniram no ultimo sábado (19), na praça para participarem dos eventos.

Comemoração
Os huni kuis, povos verdadeiros, participaram de torneios de arco e flecha, jogos de futebol e cabo de guerra. Populares puderam acompanhar as exposições da medicina tradicional, artesanatos culturais, acervo cinematográfico, pinturas corporais, comidas típicas, cantorias e marirí.

O Pólo Base de Saúde Indígena deu início a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Os atendimentos ocorreram durante todo o dia, tendo em vista que abril é o Mês da Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI).

Jordão é um dos municípios que possui uma quantidade expressiva dos povos indígenas em sua população. Dos pouco mais de 7.000 (sete mil) habitantes, quase 40% são Kaxinawás, que residem em 32 aldeias, subdividas em três terras, ao longo dos rios Tarauacá e Jordão.

fonte: http://jordaoagora.blogspot.com.br/

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem