TARAUACÁ 101 ANOS: FONTE LUMINOSA


Este é um vídeo com imagens raras da antiga fonte luminosa de Tarauacá. Até hoje o privilégio de se ter uma fonte é apenas da capital, Rio Branco. Recordo-me que, em criancice, ainda brinquei, em dia de chuva, tanto nessa fonte da Praça Tarauacá quanto na da Praça da Municipal.

O círculo indica o local da antiga fonte luminosa de Tarauacá.
Com o passar do tempo e o descaso dos governos municipais, as fontes foram sendo esquecidas, até o ponto de serem abandonadas e mesmo destruídas, as duas. A da Praça da Municipal recebeu um poste no meio e bancos ao redor. A do Centro, pior ainda, recebeu uma pequena construção para se vender, entre outras coisas, crepes. Em ambos os casos, descaso total com o patrimônio cultural e material da cidade. Espero ainda um governo sensível e competente que nos devolva aquilo que ao longo dos anos tem sido abandonado, destruído ou jogado às traças.

Fonte da Municipal, já em estado de decadência.

O círculo indica o local da fonte da Praça da Municipal
A cidade que já teve jornal, cinema e fontes, hoje desfaz-se em buracos e lama. É o progresso!

Nota: Essas imagens foram cedidas a Reginaldo Palazzo, que disponibilizo-as no youtube. O Palazzo tem demonstrado uma dedicação à história cultural de Tarauacá como nenhum natural até hoje fez. Obrigado, meu amigo!
Obs. duas últimas imagens do blog Tarauacá Notícias.

Por Isac Melo
Do Blog Alma Acreana

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem