ACRE: Cinco municípios podem ficar isoladas após Anac fechar aeroportos - Governo diz que não existe risco de pistas ficarem fechadas

A Agência Nacional de Aviação (Anac) baixou portaria proibindo, a partir desta terça-feira (16), pousos e decolagens em cinco aeroportos localizados nos municípios de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Valter, todos em áreas consideradas isoladas no estado do Acre.

A informação extraoficial é que a decisão da agência é embasada na necessidade do cumprimento de medidas de segurança que vêm sendo descumpridas pelo Executivo, responsável pelas atualizações dos modelos de procedimentos junto à agência.

Alguns aeroportos estão sob responsabilidade da prefeitura, e outros, do Estado.

Em maio de 2014, o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, e o governador do Acre, Tião Viana, assinaram cinco convênios que passaram, formalmente, a administração de alguns aeroportos para o governo do Estado.

Entre os aeroportos, incluem-se dois dos recém interditados, em Porto Walter e Thaumaturgo.

Os aeroportos que supostamente foram interditados estão localizados em área de difícil acesso, onde só é possível chegar por via aérea ou fluvial. (Da Agência Contil Net)

Governo diz que não existe risco de pistas ficarem fechadas

O governador Sebastião Viana assegurou que não há “risco nenhum” de as pistas de pouso dos municípios do Jordão, Santa Rosa do Purus, Manuel Urbano, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, no Acre, serem fechadas pela Agencia Nacional de Aviação – Anac.

A portaria foi baixada ontem pelo órgão por medida de segurança. As prefeituras das cidades com os aeródromos suspensos deixaram de fazer o registro das pistas, mas de acordo com o governador a questão foi superada.

“Sem nenhum risco, risco zero. Isso aí é apenas uma situação de transição entre a renovação e a fase atual que tá completamente dialogada com a Anac. Isso é um procedimento absolutamente natural. Os aeroportos vão funcionar sem nenhum risco”, garantiu. (DO AC 24 HORAS)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem