Pesquisa Pnad aponta que Acre tem a 3ª melhor distribuição de renda do país

Acre apresentou percentual de 0,452 pontos no PEA
Muitos acreanos nem imaginam, mas eles são um dos povos que mais participam da repartição das riquezas do Estado. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou este dado econômico curioso sobre os acreanos na última sexta-feira, dia 18. O Acre é o lugar com a terceira melhor distribuição de renda do país entre pessoas com 15 anos ou mais de idade.

De acordo com a pesquisa do IBGE, o ‘índice de Gini’ mede o rendimento médio mensal da PEA (População Economicamente Ativa). Quanto mais próximo de zero, significa que há menos concentração e mais divisão das riquezas de uma determinada localidade. No caso do Acre, tal percentual é de 0,452 pontos, um ótimo desempenho para um Estado de PIB modesto.

Para se ter ideia, em comparação com a média nacional, o Pnad aponta uma ligeira vantagem do Acre em relação à divisão de rendas. O índice Gini em todo o Brasil é de 0,498. Ou seja, a diferença do país com o Acre é de 0,046 pontos. Isso significa que os acrenos têm 9,82% a mais de suas riquezas distribuídas para si em relação ao restante dos brasileiros.

O maior reflexo disso é na Economia local. Mais renda distribuída faz com que a população tenha mais dinheiro para gastar. Isso pode ser visto no número de pessoas em restaurantes (outros levantamentos apontam que o Acre é um dos locais onde as pessoas mais fazem refeições fora de casa); no comércio varejista (onde outra pesquisa do IBGE sempre coloca o Acre entre os 10 estados com maiores crescimentos mensais), entre outros elementos.

À frente do Acre no topo dos estados com maior distribuição de riquezas, estão: Santa Catarina (que o que mais concentra renda por pessoa, com um índice Gini de 0,436); e Rondônia (0,442). Por outro lado, o estado com o pior ‘Índice de Gini’ foi o Piauí, com 0,566 pontos. 

(Com informações do G1/ES e do Jornal A GAZETA do Espírito Santo/ Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem