MANOEL URBANO: Vereadora do PT salva Ale Araújo de ser afastado do cargo

Ale Araújo foi salvo por vereadora do PT
Personagem de diversas denúncias e apontado como o pivô do “caos administrativo no município de Manoel Urbano”, o prefeito Ale Araújo (DEM), virou alvo de pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com solicitação de afastamento imediato do cargo, mas foi salvo pelo voto da vereadora Selma Araújo (PT), durante a votação do requerimento na tarde desta terça-feira (19), na Câmara de vereadores do município.

A proposta de instalação da CPI para investigar a administração Ale Araújo, foi derrotada por cinco votos a quatro. O autor do requerimento é o vereador Jefferson Magalhães (PHS). Ele informa que estaria de posse de documentos que comprovam que o prefeito estaria envolvido em processos fraudulentos de licitação e compras sem processo de licitatório. “A gente vem acompanhando esta situação há tempos. Temos como provar os desmandos”, diz Jefferson.

O prefeito Ale Araújo prega um discurso que é honesto, mas descobrimos algumas ilegalidades em processo licitatórios, compras sem licitação, o município não tem portal de transparência, o prefeito não atende os requerimentos de informações dos vereadores de oposição sobre os gastos do município, mas alguns vereadores não estão preocupados com a grave situação do município, eles negociaram para não afastá-lo do cargo”, denuncia.

No desabafo, Jefferson Magalhães afirma que o governador Sebastião Viana (PT), deixou claro que, só ajudaria o município, se os vereadores afastassem o prefeito Ale Araújo. “O nosso grupo se reuniu com o governador, ele disse que não ajudaria Manoel Urbano, enquanto Ale fosse o prefeito. Ele disse que não colocaria nenhum tijolo no município. Como o governador deu a esperança, nos juntamos a documentação e protocolamos a CPI com pedido de afastamento”.

O parlamentar afirma que precisa de cinco votos para aprovar a CPI e seis votos para afastar o prefeito. “Na calada da noite, o vereador Luiz, do PSDB, negociou uma secretaria e dois empregos para sobrinha e para sua mulher. Tínhamos o voto da Selma, que é do PT, que poderíamos instalar a CPI, mas na hora da votação, ela votou contra. Descobrimos que a manobra foi porque o presidente renunciou e ela assumiu presidência da Câmara”, destaca Jefferson.

Revoltado, Magalhães destaca que apoiadores de Ale Araújo também mudaram de lado. “O Gilberto, do PSDB, votou a favor da CPI. Ele anunciou que vai sair de partido que apoia a administração do prefeito do DEM para se filiar ao PV do deputado Nelson Sales. A população não aguenta mais esta administração desastrosa. Nosso município foi sucateado, não temos ruas, não temos serviços públicos e o atendimento da prefeitura é precário”, finaliza.

O OUTRO LADO

Procurado pela reportagem de ac24horas, o prefeito Ale Araújo (DEM) disse que as denúncias e o pedido de CPI foram apresentados por um grupo de políticos descontentes com as medidas moralizadoras que ele anunciou pata solucionar os problemas financeiros na prefeitura de Manoel Urbano. Ele nega que tenha concedido cargos ou secretarias para qualquer um dos vereadores que votaram contra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar sua gestão.

O prefeito refuta qualquer tipo de armação política para renúncia do presidente da Câmara, Raimundo Toscano (PP), em favor da vereadora Selma Araújo (PP). “O presidente me comunicou que iria renunciar, mas não teve na a ver com esta CPI. Ele renunciou porque esperava fazer um trabalho para economizar recursos na Câmara, mas não conseguiu apoio de alguns vereadores que pensam apenas no próprio umbigo e não esquecem a coletividade”, destaca Alea Araújo.

O gestor afirma que é vítima de armações política bancadas por empresários que em gestões anteriores mantinham esquemas de corrupção no setor de compras da prefeitura de Manoel Urbano. “Eles dizem que fiz compras sem licitação, não nego, mas quem pega um prefeitura quebrada como a que eu peguei em 2013, tinha que comprar fazer pequenas compras de material de expediente para trabalhar, mas isso não é prática constante de nossa administração”.

Ale Araújo disse que a prefeitura está aberta a qualquer tipo de investigação, sem a necessidade de criar CPI. “O vereador Jefferson quer investigar? Então procure a prefeitura. Estamos que portas abertas para ele verificar as contas desta gestão. Não temos nada a esconder. Não temos esquemas de desvio nenhum, como acontecia na época que vereadores e ex-secretários ostentavam mansões que não podiam justificar com os seus salários”, dispara o prefeito.

Questionado pelo vereador Jefferson sobre seu discurso de honestidade na gestão pública, Ale Araújo diz que o parlamentar terá que provar suas acusações. “Eu entrei na política para saber se esta conversa de que todo prefeito rouba era verdade. Eu nunca me apossei de nenhum alfinete da prefeitura. O vereador terá que provar as acusações. Não tenho nenhum processo de condenação no TCE. O vereador vai ter a oportunidade de provar suas acusações”, diz Ale Araújo.

O prefeito finaliza dizendo que não entrou na política para ficar, que enquanto ocupar o cargo em Manoel Urbano, vai fazer de tudo para administrar bem, mesmo castigado pela crise econômica. “Não entrei na política para ficar. Nem farei desta vida profissão. Quero dizer apenas que enquanto eu for prefeito, não vou deixar ninguém fazer festa com os poucos recursos que temos. Vou honrar a confiança de cada eleitor que acreditou em mim”.

Ray Melo
Da editoria de política de ac24horas
 raymelo.ac@gmail.com

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem