RIO BRANCO:Repórter fotográfico é agredido durante cobertura da visita do Lula no Complexo do Peixe


O repórter fotográfico Odair Leal que atualmente trabalha no jornal A Gazeta, foi agredido por militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cruzeiro do Sul, durante a cobertura da visita do ex-presidente Lula ao Complexo do Peixe, ocorrida nesta quinta-feira, 7.

De acordo com Odair, ao perceber que uma pessoa desmaiou começou a fazer o registro, em seguida outros rapazes o ameaçaram, caso continuasse a fotografar. Minutos depois, enquanto a vítima estava sendo levada para uma ambulância do Samu, os mesmo rapazes, partiram para agressão física.

Além de Odair, o repórter fotográfico Dhárcules Pinheiro que atua pelo jornal A Tribuna também foi ameaçado ao tentar defender o colega de profissão. 

Consegui me desviar do primeiro soco, aí os colegas foram me defender. Na confusão torci o tornozelo. Nunca pensei passar por isso”, afirmou Odair Leal que atua desde 1997 na imprensa acreana.

O Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) se compromete em identificar e tomar as medidas cabíveis para responsabilizar os autores das agressões.

NOTA DE REPÚDIO 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre – SINJAC - repudia as agressões sofridas pelo repórter fotográfico Odair Leal, integrante da equipe de reportagem do Jornal A Gazeta, durante cobertura de solenidade no Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S.A. 

Na manhã desta quinta-feira, 07, o jornalista foi agredido fisicamente por um rapaz que participava de caravana, vinda do interior do Estado, para participar do evento. 

Ao registrar as imagens de uma pessoa que havia desmaiado e estava recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros, o fotógrafo Odair Leal foi surpreendido pelo cidadão e foi prontamente defendido pelos demais jornalistas que estavam no local. 

O SINJAC reafirma seu repúdio veemente a qualquer tipo de ação que impeça a atuação dos profissionais de imprensa durante os fatos de interesse da sociedade. 

Esperamos que haja apuração rigorosa dos fatos e a punição do responsável. 

Rio Branco, 07 de maio de 2015



VICTOR AUGUSTO NOGUEIRA DE FARIAS
Presidente SINJAC
Quadriênio 2014/2017

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. O garoto que desmaiou fui eu, em nenhum momento foi dado permiss ão para tirar fotos minhas, inclu sive meus amigos pediram incansavelmente para não registrarem...
    Algusn fotografos respeitaram já outros partiram para agressão quando empurrou o meu amigo que caiu no chão e teve escoriações.. E foi assim que começou a confusão .

    caro jornalista seus direitos terminam quando começam os dos outros

    JORNALISMO DE VERDADE SE FAZ COM VERDADE

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem