TARAUACÁ: Governo entrega mais 350 títulos de terra no município

Só em Tarauacá já foram entregues 850 títulos de área rural e 600 de área urbana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana esteve na manhã deste sábado, 30, em Tarauacá, para a entrega de mais 350 títulos de domínio de área rural para os moradores da região. Os beneficiados são famílias dos seringais Tocantins I e II, Independência e Taioca, que juntos somam 72 mil hectares de terra e antes pertenciam ao estado do Amazonas, mas que com a reformulação da linha de divisa, passaram a pertencer ao Acre. O trabalho foi coordenado pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) em parceria com o programa federal Terra Legal e a prefeitura de Tarauacá.

Segundo o governador, os benefícios para o homem do campo não ficarão apenas na titulação. “Isso quer dizer que as famílias que tanto lutaram para conquistar e viver nessas áreas poderão passar agora suas terras para os filhos, depois para os netos, porque todos têm que ter direito ao bem pessoal. Agora o governo está contratando mais 250 novos técnicos agrícolas para fazer os projetos dos produtores que precisam de ajuda e que com o título em mãos podem conseguir um financiamento no banco”, disse Tião Viana.


Entre os beneficiados está Adão Saboia, 57 anos, morador do seringal Independência, com quatro filhos e dois netos, que emocionado, não se conteve ao receber o título. “Eu nunca imaginei que ia receber nessa vida um título desses, ainda mais das mãos do próprio governador. Porque a gente vai, mas a terra fica e quero ver ela indo para as mãos dos meus netos, bisnetos”, fala Adão. 

Comunidades celebraram conquista do documento de suas propriedades (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Em Tarauacá já foram entregues 850 títulos de área rural e 600 de área urbana. De acordo com a diretora do Iteracre, Janaina Guedes, Tarauacá é o município que mais expediu títulos de terra. “Isso é algo que começou em 2011, já no primeiro ano do governador Tião Viana. E esse trabalho só foi possível pelo comprometimento dele e a parceria com o governo federal a partir do programa Terra Legal, da presidente Dilma”, conta.

Para o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno: “A partir de agora essas pessoas vão ter muito mais direitos e benefícios. Isso é cidadania. Tarauacá já passou por 10 alagações esse ano, mas agora vem a bonança e um tempo de prosperidade pra gente”. 

O deputado federal Léo de Brito, que beneficia Tarauacá com mais de R$ 2 milhões em emendas parlamentares, ressalta que: “A luta por terra no nosso país sempre foi difícil para aqueles que mais precisam. Então imaginem a felicidade das pessoas que recebem a certidão de suas terras hoje através desse compromisso do Tião Viana e a da presidente Dilma”.

Da Agência Acre


Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem