TARAUACÁ: DEPASA VAI AUMENTAR CAPACIDADE DE CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO

Alex Mendes - Depasa
O Depasa - Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Estado do Acre, trabalha para ampliar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável no município de Tarauacá. Foi o que afirmou Alex Mendes, chefe do escritório local do departamento em entrevista à Rádio Comunitária Nova Era FM, na manhã desta quinta feira, 27 de agosto.

Segundo Alex, a cidade cresceu muito nos últimos anos com a criação de novos bairros e o sistema não acompanhou esse crescimento, fazendo com que a distribuição de água, mesmo sendo regular não está atendendo a demanda satisfatoriamente. 

Alex disse ainda que em breve o Diretor Estadual do Depasa Edvaldo Magalhães estará em nossa cidade para anunciar a instalação de mais duas ETAS - Estação de Tratamento de Água, ampliação da rede de distribuição e o aumento do tempo de distribuição que hoje é de apenas 3 horas parta cada bairro. "Nossa atual capacidade é de distribuição de 40 litros por segundo e queremos no mínimo dobrar esse valor", disse Alex.

Outra questão levantada por Alex, foi relacionada a conta de água que sofreu um aumento e causou estranheza e reclamações de alguns consumidores. "Há muitos anos os consumidores pagavam apenas uma taxa mínima de consumo de água, no valor de R$ 10, 76 (dez reais e setenta e seis centavos). Agora, foram instalados os hidrômetros e se paga pelo consumo. Os consumidores que não têm ainda os hidrômetros, pagam uma taxa minima de R$ 14,00 (quatorze reais). As contas que tiveram valores acrecidos em valores muito altos, pedimos que os consumidores compareçam no escritório do DEPASA para que possamos fazer a verificação", disse Alex.

Alex falou ainda sobre o absurdo numero do DESPERDÍCIO DE ÁGUA em Tarauacá que hoje chega a 50% (cinquenta por cento) da água fornecida pelo órgão. A água que um consumidor desperdiça vai faltar para o vizinho. "Essa é uma prática que devemos combater com educação e punição. Tem consumidor que sai para trabalhar e deixa a torneira aberta e a água derrama por cerca de 3 horas seguidas", finalizou. 

Ainda de acordo com o chefe do DEPASA, nos bairro onde não for possível estender a rede de água convencional, será perfurado um poço artesiano, instalado um reservatório e uma rede de distribuição própria, como aconteceu na região alta do bairro de Copacabana. 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem