PCdoB realiza sua Conferência Municipal de Tarauacá


Foi realizada no dia 21 de novembro, a 14ª Conferência Municipal do PCdoB. Com 2. 400 filiados, os comunistas lotam a Câmara Municipal e reafirmaram a defesa pela unidade dos partidos da Frente Popular. Foi relatado o início da sua fundação.

Dois jovens maristas, Moises Diniz e Edvaldo Magalhães que falavam de fraternidade e acabar com injustiças sociais, um jovem chamado Antônio Vitor, um jovem valente cheio de sonhos, chamado Chagas Batista, um pequeno empresário “padeiro” chamado João Bosco. Reuniram-se no Coreto da Praça Tarauacá, conversando baixinho para que a “repressão” não os ouvissem... fundaram naquele momento, em outubro de 1985, o Partido Comunista do Brasil em Tarauacá”. Foi nesse clima histórico e emocionante que foi iniciada a Conferência dos comunistas.

A Conferência serviu para relembrar várias histórias de como foi difícil serem aceitos nas décadas de 80. Sendo só em 1992, que elegeram dois vereadores, Chagas Batista pela organização dos Trabalhadores Rurais e Moisés Diniz pelos trabalhadores em educação. A partir daí, mais professores, funcionários públicos, pequenos comerciantes, Associações de moradores, radialistas, jovens, mulheres e quase 90% das aldeias indígenas se filiaram no PCdoB. A UJS sempre foi referência pela organização e coragem.

Essa influência conquistada por amplos seguimentos da sociedade Taraucaense, colocou no partido na condição de uma força protagonista nas disputas políticas e eleitorais. Em 2016, completa 20 anos que o PCdoB participa de eleições municipais, encabeçando, ou fazendo composições de chapa majoritária. Isso demonstra, a confiança e a representatividade que o Partido desfruta perante a sociedade progressista e consciente de Tarauacá. Hoje o PCdoB tem um vice-prefeito Chagas Batista, Vereador Manoel Monteiro, José Sidenir e Cacique Narço Kaxinawa filiado recentemente. 


Dirigentes Nacional e estaduais participaram do Ato Político: Moisés Diniz, Perpétua Almeida, dep Jenilson Lopes, Luís Meleiro e Francelina Martins.

Para o Vice-prefeito, Chagas Batista, “ A 14° Conferência municipal do PCdoB, não será mera formalidade de normas estatutária, será acima de tudo, um momento para avaliar as atividades desenvolvidas pelo partido no último biênio, atualizar a nossa orientação política aos militantes, apontando o rumo e as tarefas de 2016. Ao final, vamos eleger a nova direção do partido que terá missão de conduzir os grandes desafios da batalha eleitoral que se avizinha”. 

Moisés Diniz, Secretário Adjunto de Educação, que teve sua vida política dedicada ao município de Tarauacá, emocionou a todos ao contar como foi difícil construir um partido forte e atuante numa época em que as pessoas teriam que conviver com a corrupção, violência com o trabalhador rural, autoritarismo e sem ter a opção de se defenderem. Lembrou de como os índios que eram donos dessas terras eram tratados, ‘viviam humilhados’ e foi aqui no PCdoB que os conscientizamos dos seus direitos e cidadania’. Firmou o compromisso de apoio ao Prefeito Rodrigo e comunicou a todos que após as eleições do próximo ano, o PCdoB terá seu próprio candidato a prefeito. 

A Dirigente Nacional, Perpétua Almeida, elogiou o partido pela sua força política, organização e, informou do grande crescimento do partido em todo Acre. Empolgou a todos para Conferência Estadual que acontecerá no dia 28 de novembro.

Deputado estadual do PCdoB, Jenilson Lopes, fez uma avaliação otimista do momento que o partido vive hoje. ” O PCdoB de Tarauacá completa neste 30 anos de existência mostrando cada vez mais importante na vida do povo de Tarauacá e na luta política de nosso partido em nível estadual”.

Com a presença do Prefeito Rodrigo Damascenos e o Presidente do PT Municipal, reafirmaram a continuidade da parceria e aliança. Ressaltando que o PCdoB é o seu principal aliado e que junto com o Vice-Prefeito Chagas Batista continuarão a trabalhar mais por Tarauacá. ” Me sinto à vontade quando estou com os camaradas. Eu e o Batista estamos trabalhando por essa comunidade e continuaremos unidos com o mesmo objetivo”.

Não foi apresentado pré-candidatura a prefeito, reafirmando o apoio ao Prefeito Rodrigo Damasceno, o PCdoB não abre mão de fazer parte da chapa majoritária e organizar seus melhores quadros para a Câmara de Vereadores em 2016.

Após os pronunciamentos dos atuais vereadores, foram eleitos os novos dirigentes do Comitê Municipal e divulgado os pré-candidatos a vereadores. 

Assessoria PCdoB

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem