CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

domingo, 31 de maio de 2015

TARAUACÁ: PROFESSORES CONCURSADOS COMEMORAM CONQUISTA


O Sinteac - Sindicato dos Trabalhadores Em Educação do acre,   reuniu na noite dese sábado, 30 de maio, os professores contratados recentemente pela prefeitura, aprovados no último concurso, para uma uma noite de celebração e agradecimentos.


O evento contou com as presenças do presidente da entidade Professor Eurico Paz e demais membros da diretoria, do prefeito Rodrigo Damasceno, Vice Chagas Batista, Secretário de Educação Francisco Souza, Edmundo Maciel, Vereadora Janaina Furtado e João Maciel. Na oportunidade, vários professores agradeceram ao prefeito pela realização do concurso, ao sindicato pela luta e à vereadora Janaina por sua dedicação aos concursados.


A boa surpresa e digna de muitos aplausos por parte das pessoas presentes, foi reservada pelo prefeito Rodrigo Damsceno que no final de sua fala anunciou que na próxima semana a prefeitura fará a convocação de mais 20 professores concursados para ingresso na rede pública.

No encerramento a diretoria do Sinteac ofereceu um coquetel aos presentes.

todas as fotos do evento AQUI

TARAUACÁ:SHOW DE GASPARZINHO DA BAHIA NO CLUBE CHEGA MAIS


Veja todas as fotos AQUI

TARAUACÁ: Governo entrega mais 350 títulos de terra no município

Só em Tarauacá já foram entregues 850 títulos de área rural e 600 de área urbana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana esteve na manhã deste sábado, 30, em Tarauacá, para a entrega de mais 350 títulos de domínio de área rural para os moradores da região. Os beneficiados são famílias dos seringais Tocantins I e II, Independência e Taioca, que juntos somam 72 mil hectares de terra e antes pertenciam ao estado do Amazonas, mas que com a reformulação da linha de divisa, passaram a pertencer ao Acre. O trabalho foi coordenado pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) em parceria com o programa federal Terra Legal e a prefeitura de Tarauacá.

Segundo o governador, os benefícios para o homem do campo não ficarão apenas na titulação. “Isso quer dizer que as famílias que tanto lutaram para conquistar e viver nessas áreas poderão passar agora suas terras para os filhos, depois para os netos, porque todos têm que ter direito ao bem pessoal. Agora o governo está contratando mais 250 novos técnicos agrícolas para fazer os projetos dos produtores que precisam de ajuda e que com o título em mãos podem conseguir um financiamento no banco”, disse Tião Viana.


Entre os beneficiados está Adão Saboia, 57 anos, morador do seringal Independência, com quatro filhos e dois netos, que emocionado, não se conteve ao receber o título. “Eu nunca imaginei que ia receber nessa vida um título desses, ainda mais das mãos do próprio governador. Porque a gente vai, mas a terra fica e quero ver ela indo para as mãos dos meus netos, bisnetos”, fala Adão. 

Comunidades celebraram conquista do documento de suas propriedades (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Em Tarauacá já foram entregues 850 títulos de área rural e 600 de área urbana. De acordo com a diretora do Iteracre, Janaina Guedes, Tarauacá é o município que mais expediu títulos de terra. “Isso é algo que começou em 2011, já no primeiro ano do governador Tião Viana. E esse trabalho só foi possível pelo comprometimento dele e a parceria com o governo federal a partir do programa Terra Legal, da presidente Dilma”, conta.

Para o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno: “A partir de agora essas pessoas vão ter muito mais direitos e benefícios. Isso é cidadania. Tarauacá já passou por 10 alagações esse ano, mas agora vem a bonança e um tempo de prosperidade pra gente”. 

O deputado federal Léo de Brito, que beneficia Tarauacá com mais de R$ 2 milhões em emendas parlamentares, ressalta que: “A luta por terra no nosso país sempre foi difícil para aqueles que mais precisam. Então imaginem a felicidade das pessoas que recebem a certidão de suas terras hoje através desse compromisso do Tião Viana e a da presidente Dilma”.

Da Agência Acre


O pau está comendo entre os líderes da oposição no Acre


Quem for podre que se quebre. Os líderes de partidos de oposição no Acre estão provando que são verdadeiramente combativos. Quando eles não têm nenhum político de situação disposto a comprar uma brigas, os caciques oposicionistas brigam entrem si. O pau está comendo entre as principais líderes do bloco, desde que o tucano Márcio Bittar resolveu acusar o senador Gladson Cameli (PP), como um dos culpados pela sua derrota na disputa pelo governo do Acre. Bittar passou a questionar Cameli, logo após um deputado do PP retirar a assinatura do requerimento para criação de uma CPI para investigar os gastos com a BR-364.

O recado de Márcio Bittar para Gladson Cameli foi duro: “não sou cego e sei bem quem cruzou os braços no segundo turno, quem apareceu na foto ao mesmo tempo em que desmobilizava sua equipe. Quem pode mandar no dinheiro dos outros? Quem cruzou os braços tinha seus motivos, geralmente negócios de família com o governo do PT. Não sou a palmatória do mundo, mas a verdadeira oposição no Acre precisa avaliar até que ponto deve continuar sacrificando milhares em nome de algumas pessoas, que precisam ganhar um pouco mais de dinheiro”, disse o tucano em artigo publicado nos veículos de comunicação.

Não sei se este caso vai dar em alguma coisa. Em viagem pelo Japão, Gladson Cameli ainda não se pronunciou sobre as indiretas de Bittar. O blog até tentou, mas o progressista disse que precisaria primeiro conversar com os líderes do PSDB. Quem resolveu entrar na questão foi o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), marido de Antonia Sales, que foi candidata a vice-governadora na chapa de Bittar. “Olha, Márcio Bittar é um ingrato. Gladson pagou toda campanha dele é do Márcio. Gladson bancou do avião que rodava com os dois em todo estado até dispensas com candidatos a deputado estadual e federal”, diz Sales.

Sem medo de polemizar com os demais líderes de oposição, Vagner Sales chuta o balde e afirma que não faltou apoio para o tucano Bittar, nem no primeiro turno “e muito menos no segundo turno. O Gladson Cameli ficou comandando a campanha do Márcio Bittar no Vale do Juruá, comigo e com a Antonia Sales. Não podemos colocar a culpa no Gladson pelos eleitores não terem votado no Márcio. Ninguém manda na vontade do eleitor”. Vamos aguardar os próximos capítulos desta novela mexicana. Tudo indica que PMDB, apoiado pelo PP vai bater chapa contra o PSDB, em 2016. E segue entre tapas e beijos, o namoro da oposição.

Veja mais no blog do Ray Melo

TARAUACÁ: FINAL DO COPÃO DE FUTEBOL DE AREIA


Neste domingo,31 de junho, no campo de areia da associação da PM, a partir das 8h, será realizada a grande final do I Copão Tarauacaense de Futebol de Areia 2015, entre as equipes do Boca Juniores (comunidade do Extrema) X União (bairro de Copacabana). 

Antes teremos a disputa do terceiro lugar entre os times do: Atlético Vila Nova X Curitiba.

O evento tem apoio da associação da PM e gabinete do Dep. Jesus Sérgio.
 
realização: Cerlândio Damasceno, José Carlo, Edinardo Amorim, Antonio Teles 

TARAUACÁ: UM DELEGADO OVACIONADO PELA POPULAÇÃO


José Obetânio, esse é o nome do homem cujo qual a população tarauacaense gritava ontem (29), na Câmara Municipal para que ficasse pelo serviço de excelência que prestou a sociedade tarauacaense em menos de um mês.

De família humilde, porém de fibra, esse Delegado sergipano conquistou o coração e a admiração da população do município de Tarauacá ao ponto de o Vereador Mirabor Leite (PMDB), o convidar para um agradecimento público e quem sabe tentar demovê-lo da ideia de ir embora.

Mas, com a grandeza que se percebeu ser-lhe peculiar, disse que precisava ir porque o dever o espera em outros municípios podendo assim ajudar na segurança pública acreana num todo.

O Delegado José Obetânio tem em sua família muitos irmãos ligados também à área da Justiça e Segurança Pública, mas deixou muitos emocionado quando lembrou de sua mãe a qual gostaria que estivesse presente, mulher guerreira como é de costume a qualquer nordestina, mas que pediu a ele que cuidasse dos mais humildes.

O clamor que a população local demonstrou, só ratifica o que venho falando há anos, de que falta no Brasil uma referência positiva, um exemplo alguém que a população brasileira possa se enxergar, o último que tivemos conhecimento foi Airton Senna, mas pelo contrário só vemos uma corrupção crescente.

Na verdade agora o Secretário de Segurança Pública sem se dar conta, ficou, digamos, em uma ‘sinuca de bico’, esqueceu-se que, quem sabe que tomou do bom vinho, foi aquele que experimentou do amargo

O Delegado que vier daqui pra frente pode fatalmente como alguns da população que gritava fazerem um movimento ao contrário, ou seja, ao invés de pedirem para ficar, vão pedir para que se retire.

O Delegado José Obetânio foi um Gentleman, em momento algum falou mal de algum superior ou colegas de trabalho, muito pelo contrário, sempre elogiando o Governador e seus escalões, em minha opinião deve ter sabido contornar muito bem perguntas maliciosas que devem ter lhe feito. 

Em sua fala o Delegado Dr. José Obetânio em clima de despedida fez uma bela explanação de sua vida, seu trabalho e pensamento para o futuro afirmando que a população tarauacaense entendeu o recado. Mas, antes de mais nada com a humildade que lhe é peculiar lembrou que não fez nada sozinho, aproveitando então o momento para falar o nome de cada um da sua equipe ao enaltecê-la.

Frases como “Homem que bate em mulher tem que ir pra cadeia” onde era ovacionado, deixou a população tarauacaense com a certeza que vai sentir sua falta, mas fica também com a certeza que outro delegado igual a ele pode ater vir, mas melhor não virá, e mesmo querendo fazer dele um herói ele é uma pessoa bem centrada que não se deixou dominar pela vaidade.

Meus sinceros parabéns! Até breve.

Por Reginaldo Pallazo
Blog TarauacaNoticias

sábado, 30 de maio de 2015

TARAUACÁ: GASPARZINHO DA BAHIA E BANDA NO CLUBE CHEGA MAIS NESTE SÁBADO


Rede Sustentabilidade entrega ao TSE assinaturas para criação do partido

A direção do partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva, informou nesta sexta-feira (29) que entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as assinaturas necessárias para obter registro para participar das eleições.

De acordo com pedido de reativação do processo de registro partidário, a Rede tem 498.652 mil assinaturas, mais que o número exigido pela Justiça Eleitoral para concessão do registro. 

Na quinta-feira (28), os advogados do partido entregaram ao TSE mais 56.128 assinaturas. Somadas às 442.524 certificadas em 2013, a Rede tem 498.652 assinaturas apoiando sua criação. O mínimo exigido pela Justiça Eleitoral são 484.169 assinaturas. Os números ainda serão checados e, após a conferência, o pedido de registro será votado pelo plenário do tribunal.

Em outubro de 2013, por votos a 6 votos a 1, o TSE negou registro ao partido, porque a legenda não conseguiu o mínimo de 492 mil assinaturas exigidas pela Justiça Eleitoral. O tribunal só validou 442.524 assinaturas. Com a decisão, a Rede não conseguiu participar das eleições de 2014.

Na ocasião, os advogados do partido afirmaram que a Rede conseguiu mais de 900 mil assinaturas e que houve diversas irregularidades cometidas pelos cartórios eleitorais, responsáveis pela validação das assinaturas. Segundo a legenda, 95 mil assinaturas foram anuladas sem justificativa e os cartórios não cumpriram prazo de 15 dias para auditar os apoiamentos.

Um partido político é criado após registrar a ata de fundação no cartório. Para participar das eleições, é preciso a comprovação de um mínimo de 484.169 assinaturas de eleitores. De acordo com legislação eleitoral, o valor corresponde a 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos nove estados. A validade das assinaturas é conferida pelos cartórios eleitorais, que devem emitir parecer sobre a veracidade das informações, com o objetivo de evitar fraudes.

Agência Brasil


TARAUACÁ: SERVIDORES MUNICIPAIS SE REÚNEM COM SINDICATOS


O Sindicato dos Trabalhadores Em Educação - Sinteac em Parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais - Simtar, promoveu na tarde desta sexta feira uma grande assembléia com a participação dos servidores das diversas secretarias municipais para que fossem apresentadas as informações gerais sobre a vida dos servidores a partir da aprovação da Lei que Instituiu o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.


Com a presença do Presidente do Sinteac Professor Eurico Paz, do Vice Lauro Benigno, Enfermeira Gleicimar Medina Presidente do SIMTAR, vereadores João Moreira, Valdor do Ó, Mirabor Leite e Janaina Furtado, além do Advogado e Procurador do Município Dr. Emerson Pereira. Emerson fez uma explanação sobre os principais pontos da nova lei, falou sobre os planos de carreiras e salários que devem ser aprovados, aposentadoria e FGTS.

Na próxima semana haverá um seminário promovido pelo Sinteac para discussão final do PCCR da educação, como também serão realizadas reuniões com as outras secretarias para elaboração de seus planos.

AMSTERDAM - HOLANDA: CONTO: "O cachorro do Bósforo"

O cachorro do Bósforo

Para Marilene, porque sei que ela entende de estas coisas

Por Michel Janssem - Quando tinha dezoito anos pensava que o mundo inteiro cabia na minha mão. Desde cedo tinha descoberto minha vocação de andarilho, herança de meu pai, capitão de alto mar. 

Naqueles tempos existiam passes ferroviários para jovens viajarem pela Europa, por um preço modesto, com toda liberdade. Já tinha percorrido Itália e Grécia, dormindo em albergues da juventude ou na praia. Curioso por conhecer o Meio Oriente, viajei num barco de pescadores, desde a ilha grega de Rhodes até Marmaris, ainda uma cidade dorminhoca naquela época distante. Os tubarões que surgiram no meio do trajeto nos acompanharam até o litoral turco, mostrando seus dentes pontiagudos. Após percorrer grandes partes da Turquia em ônibus e à carona, cheguei finalmente a Istambul, ponto final de minha viajem, de onde voltaria para meu país. 

Nas proximidades da ponte Bósforo, entre bandeiras vermelhas com a meia lua em branco e gigantescas imagens de Atatürk, o “pai” de todos os turcos, fundador da Turquia moderna, vi um cachorro. Era um animal grande e magro com a coluna vertebral quebrada em três lugares, o qual lhe dava um aspecto macabro. Não achei esquisito isso, pois, já sabia que na terra dos muçulmanos um cachorro não vale grande coisa. O animal me olhou intensamente e dei-lhe a metade da pizza que estava comendo. Logo me meti de novo entre o trânsito caótico, seguindo meu percurso turístico. 

No dia seguinte, caminhando ao longo da agência principal dos correios, uma sombra surgiu entre uns arbustos, rápido como uma onça, pondo-se de pé contra mim. Era quase tão alto quanto eu. Quase perdi o equilíbrio. Um senhor na rua, de aspecto respeitável e grandes bigodes, se assustou ainda mais do que eu. Era o cachorro do dia anterior que me cumprimentou a seu jeito. Após observá-lo, vi que era um animal forte, apesar de sua coluna torta, com olhos inteligentes e nobres. Queria expressar sua gratidão, sem dúvida. O resto do dia o cachorro não se afastou de mim. Me seguia como um guarda-costas, portando-se como se eu fosse seu dono. Senti que tinha se estabelecido um vínculo entre nós, e que o cachorro teria me defendido até mesmo de um leão, se assim fosse preciso.

Mais tarde, cansado de vagar pelo labirinto de ruas, me sentei no portal do albergue da juventude, o cachorro enrolado entre mim e a parede. Talvez fosse esse o único instante em que o animal se sentia sossegado e protegido em toda sua vida. De repente lembrei-me que tinha que viajar de ônibus e que era hora de partir. Me levantei bruscamente, de modo que o cachorro se sobressaltou. Agarrei minha mochila e olhei uma última vez para meu novo amigo. Nunca mais em minha existência veria uns olhos expressar uma tristeza tão profunda.

Continuei minha carreira de andarilho. Descobri que não só em países muçulmanos os animais são desprezados. Muitas vezes também em terras cristãs são considerados um estorvo para o homem. Bichos sem valor nenhum, que podem ser maltratados ou atropelados por qualquer motivo, em qualquer momento. Tem países onde nenhum motorista diminuirá a velocidade por um animal, a não ser que se trate de um boi, que representa um valor econômico. Até vi motoristas atropelando cachorros de propósito. Não posso entender tanta crueldade, precisamente em terras cristãs. Acho difícil imaginar Jesus Cristo espancando com um pau o burro em que percorria as ruas de Jerusalém ou os apóstolos jogando água fervente para os gatos do bairro que pedem um pouco de comida. Verdade é que ao homem lhe foi dado o domínio sobre os animais. Embora, isso não significa que pode judia-los a vontade. Cada animal, por insignificante que pareça nos olhos do homem, também representa o santo nome do Criador. Cada qual desses animais maltratados me traz à memória aquele último olhar do cachorro do Bósforo.



Michel Janssem é holandês, casado com a Tarauacaense Lândia Janssem

TARAUACÁ: VEREADORES E SOCIEDADE TARAUACAENSE SE REÚNEM PARA PEDIR PERMANÊNCIA DE DELEGADO

Vereadores
Vereadores, representantes da sociedade civil organizada, servidores públicos, comerciantes, estudantes e população de uma maneira geral, se reuniram ontem, sexta feira, 30 de maio, e lotaram o prédio da câmara municipal, para realizarem uma manifestação em defesa da permanência do Delegado de Polícia Civil José Obetânio, que em pouco mais de 20 dias que está em Tarauacá ganhou a confiança da população e das forças de segurança por conta de sua dedicação e de sua atuação na defesa da sociedade. A manifestação foi proposta pelo Vereador Mirabor Leite do PMDB e contou com o apoio dos demais parlamentares. 

Movimento "Fica Delegado"
Todos os vereadores presentes fizeram uso da palavra, bem como o policial civil Marcos Will que falou em nomes de seus colegas. Falaram ainda O Tenente Do Ó, em nome da Polícia Militar, a Professora Socorro Neri, presidente da REMUT - Rede de Mulheres Tarauacaenses, Secretário Antônio Araújo em nome da prefeitura, enquanto a população presente gritava a palavra de ordem do dia: "fica", "fica", "fica".

José Obetânio dos Santos
José Obetânio dos Santos, sergipano, 44 anos, casado e pai de 2 filhos, esteve em Tarauacá para substituir o Delegado Samuel Silva em seus período de férias.

Delegado falando aos presentes
No final da reunião, o Delegado usou da palavra para falar de suas satisfação de estar no Estado do Acre e particularmente em Tarauacá. Em tom de despedida fez uma longa explanação sobre sua vida e de sua família e também. Agradeceu o apoio recebido de todos em Tarauacá e disse que nunca vai esquecer esse momento em sua vida.

Vereadores, Tenente do Ó e Delegado Obetânio
No final,os vereadores assinaram, na presença do delegado e de todos os presentes, um documento que será enviado ao governador, pedindo a permanência do delegado em Tarauacá. 

sexta-feira, 29 de maio de 2015

TARAUACÁ: CONVITE


ANIVERSÁRIO DA FRANÇA


Hoje é um dia mais do que especial, apesar de estar longe minha guerreira. 
Meu exemplo e orgulho, não tem um dia que não pense na senhora. 
Sei que não sou o filho exemplar mas, tenho uma mãe que e meu exemplo de vida. 
Parabéns minha mãe.
Que Deus possa continuar a abençoar a todos pela sua presença em nossas vidas parabéns de quem te ama minha velha.

São os votos de seus filhos Mariana Bernardo, Dora Azevedo, Assifran Azevedo e familiares

POLÍTICA: Cunha, PSDB, DEM e Gilmar Mendes derrotados


Em uma só noite, a proposta de reforma política conduzida com mão de ferro pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, terminou com derrotas acachapantes. As emendas que instituiriam a eleição por meio do distritão e constitucionalizariam as doações de empresas a candidatos foram rejeitadas.

Uma maioria de 267 deputados barrou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tentava substituir o atual sistema proporcional de votação para vereadores e deputados estaduais e federais pelo sistema majoritário, apelidado de “distritão”.

Cunha e o DEM, que encamparam a proposta, tiveram 210 votos, praticamente 100 a menos que os 308 necessários para se aprovar uma emenda constitucional, dentre os 513 deputados federais.

A boa notícia para o Brasil é que as tentativas de se mexer na Constituição para provocar retrocessos podem se mostrar mais difíceis de acontecer do que se imaginava. Cunha aprendeu que pode muito, mas não pode tudo, e pode ter iniciado uma curva de desgaste.

O peemedebista não conseguiu sequer unificar o voto de seu próprio partido. Amargou 13 votos contra o distritão no PMDB, o que representa quase 20% de sua bancada de 67 deputados.

Na última votação da noite, já adentrando a madrugada, Cunha, o PMDB, o DEM e, dessa vez, também o PSDB foram derrotados na tentativa de constitucionalizar o financiamento de empresas a candidatos. Tiveram 264 votos, contra 207.

Com isso, caiu por terra o argumento utilizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, de que a decisão sobre o assunto caberia antes de mais nada ao Congresso Nacional. Pois bem, o Congresso já decidiu: “devolve, Gilmar!”. O ministro, há mais de um ano, segura, com um pedido de vistas, a decisão do STF que declara inconstitucionais as “doações” de empresas a candidatos.

O deputado tucano Bruno Araújo (PSDB-PE), Líder da Minoria, chegou a fazer um apelo aos defensores do financiamento de empresas, dizendo, alto e bom som, que, caso a proposta não fosse aprovada, a decisão que se estabeleceria sobre o assunto seria justamente aquela que já conta com maioria do STF, tornando a prática inconstitucional. É isso mesmo. O Líder da Minoria está coberto de razão.

A Câmara deixou ainda outra coisa muito clara: sem consulta popular, qualquer tentativa mais ampla de reforma política tende a fracassar. Os retrocessos ficaram pelo caminho não por haver convicções majoritárias, mas, ao contrário, pela absoluta falta de consenso entre os parlamentares. Ainda bem.

Por 
Antonio Lassance 
Cientista político.



Fonte: cartamaior.com.br/

ALEAC: Deputado Jenilson Leite solicita Salas de Estabilização nos municípios isolados do Acre


O Deputado Jenilson Leite (PCdoB) apresentou na manha desta quinta-feira, 28, uma indicação a Mesa Diretora da Assembléia Legistativa para que seja encaminhado ao Governo que providencie a instalação de salas de Estabilização nos municípios isolados do estado do Acre.

A indicação apresentada pelo parlamentar tem por objetivo atender os anseios da população de todos os municípios do Estado do Acre. Tendo em vista alguns municípios terem difícil acesso, colocando em risco diariamente à saúde daqueles que necessitam.

As estruturas servirão para atender pacientes graves durante 24 horas por dia, assim diminuirá a lotação das emergências dos hospitais e trazer o atendimento mais próximo da residência do cidadão.

As salas possuem as funções de fornecer a retaguarda de pacientes em regime de urgência e também na Atenção Básica, realizando atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem em casos de maior gravidade.

Os pacientes, após estabilização clínica, podem ser encaminhados diretamente para a internação nos hospitais. A medida possibilita realizar o atendimento que compreende a complexidade clínica e traumática do paciente, o que possibilita, a partir do primeiro atendimento encaminhar a pessoa diretamente para o serviço que precisa, proporcionando a continuidade do seu tratamento.

A população dos municípios isolados do nosso estado necessita com urgência da implantação das Salas de Estabilidade, visando, salvar aqueles que precisam, e, por conseguinte, dando segurança às famílias”, explicou o deputado Jenilson.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

TARAUACÁ: 215 CASAIS FORMALIZAM UNIÃO NA AÇÃO GLOBAL

Rosinha e Curió
215 casais vão formalizar a união neste sábado em Tarauacá durante a realização da Ação Global 2015, promovida através de uma parceria do Sesi- Ac/Rede Globo/Prefeitura local. O evento acontece neste sábado, 30 de maio, de 8 às 17h, nas dependências da Escola José Augusto e irá oferecer uma variedade de serviços de saúde, cidadania e apresentações culturais.

A grande expectativa concentra-se no chamado casamento comunitário coletivo, marcado para o final da tarde deste sábado que contará com nada menos que 215 casamentos. Agrande maioria de casais que já convivem há muito tempo e que aproveitaram a oportunidade para formalizar a união. 

JORDÃO: Com exceção dos secretários, todos os cargos comissionados são exonerados

Só "escaparam" os secretários (Foto: Assecom Jordão)
Sob forte pressão do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), o governo municipal de Jordão - município localizado no interior do Acre - adotou uma nova medida para reduzir gastos com pessoal, conforme publicação na edição do Diário Oficial desta quinta-feira, 28.

O Decreto 90/2015 assinado pelo prefeito Elson Farias (PCdoB), oficializa a exoneração de todos os cargos comissionados da prefeitura, exceto os chefes das principais pastas do governo (secretários). O objetivo é tentar enquadrar o município na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A LRF determina que os limites máximos da despesa de pessoal são calculados como percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL). Na esfera municipal o poder executivo não pode ultrapassar o equivalente a 54% da RCL.

As medidas administrativas que visam o enxugamento da máquina pública foram tomadas a partir do início desta semana, quando a prefeitura fez o anuncio da suspensão de gratificações concedidas em folha de pagamento aos servidores –veja aqui.

Tanto a exoneração dos comissionados quanto a suspensão das gratificações dos demais servidores passam a vigorar na próxima segunda-feira, 01 de junho.

Por Kezio Araújo
do Blog Fala Jordão

TARAUACÁ: Programa Saúde Itinerante atende neste sábado

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do programa Saúde Itinerante, ofertará atendimento médico especializado em Tarauacá no próximo sábado, 30, durante atividades do Ação Global.

Serão ofertados consultas de ginecologia/obstetrícia e exames de ultrassonografia e preventivo do câncer do colo do útero, além de entrega de medicamentos. O atendimento será realizado na Escola Municipal José Augusto, das 8 às 18 horas.

Os atendimentos serão destinados a todas as mulheres que procurarem pelos profissionais do Saúde Itinerante, durante o Ação Global. Realizado em parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi/AC) e a Rede Globo, com o apoio da prefeitura e do governo do Estado, o projeto Ação Global tem como tema Qualidade de Vida e oferta serviços de saúde, cidadania e apresentações culturais.

Do AC24HORAS

Acre perde quase R$ 150 milhões em investimentos

O senador Sérgio Petecão (PSD) lamentou o anuncio do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante audiência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), realizada na quarta-feira (27), sobre o corte de recursos nas emendas individuais dos parlamentares. A decisão vai fazer com que o Acre deixe de receber aproximadamente R$ 149,5 milhões em 2015

O levantamento realizado pela assessoria do senador mostra que os R$ 149 milhões é resultado do corte de metade do valor das emendas individuais anunciadas na semana passada, com acréscimo dos R$ 60 milhões dos seis novos deputados federais.

Cada parlamentares da legislatura passada tinham direito de apresentar pouco mais de R$ 16,3 milhões. Com o corte, o valor foi reduzido para R$ 7,9 milhões. Já o valor distribuído entre os novos parlamentares não entraram na regra das emendas impositivas, aquelas que têm execução assegurada durante o ano, e foram bloqueados.

Para atender o "novatos", o governo precisa buscar alternativas, uma delas pode vir do cancelamento das emendas dos que não foram reeleitos. Dessa forma, o governo terá que encontrar uma solução para não executar essas emendas, uma vez que elas são impositivas.

“O dinheiro perdido seria investido na aquisição de equipamentos para a agricultura, calçamentos, construção de quadras, postos de saúde entre outros", explica Petecão.

De acordo com o senador, as obras nos municípios do Acre vem quase que exclusivamente das emendas dos deputados e senadores. "Sem elas, os prefeitos não têm condição nem mesmo para tampar os buracos deixados pelo “Ruas do Povo”, lamenta.

Emendas da Bancada

O contingenciamento atingiu ainda todas as 15 emendas da bancada acreana. Isso representa cerca de R$ 351 milhões que deixarão de ser investidos no Acre. Esse dinheiro atenderiam a importantes obras que foram definidas pelos parlamentares e deixarão de atender a Procuradoria do Trabalho e Universidade Federal do Acre (UFAC), além das construção do aterro sanitário de Cruzeiro do Sul; do acesso rodoviário em Rio Branco; das pontes nos municípios Rodrigues Alves (sob o Rio Juruá), Xapuri (sob o Rio Sibéia) e Sena Madureira (ligando o 1º ao 2º Distrito), e até mesmo o Hospital Regional de Brasiléia.

Da Assessoria

Leo de Brito quer que Acre seja referência na redução de homicídios contra jovens


O deputado federal Leo de Brito destacou nesta quinta-feira (28), em discurso no plenário da Câmara, o resultado da 5ª Edição do Índice de Homicídios na Adolescência. A pesquisa aponta o Acre em penúltimo lugar na lista de homicídios sofridos por adolescentes, especificamente na faixa dos 12 aos 18 anos, nas 27 unidades da federação. O documento foi elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Como ex-secretário da Juventude e agora como deputado federal, vou continuar lutando para que o Estado do Acre avance cada vez mais nas ações articuladas de Educação, Esporte, Cultura e formação profissional, de modo a que nossa juventude continue a ser referência no Brasil”, afirmou o deputado que tem focado nesses temas para conduzir o seu mandato. 

De acordo com o estudo feito pela Secretaria de Direitos Humanos, o Acre consta como o estado menos violento da Região Norte e o segundo menos violento do Brasil. “Esse resultado, senhor presidente, representa uma clara sinalização do avanço e da consolidação de políticas públicas voltadas para a juventude no Estado do Acre nos últimos 16 anos de governo do Partido dos Trabalhadores”, disse Leo de Brito.

O parlamentar afirmou ainda que está protocolando requerimento na CPI da Violência Contra Jovens Negros e Pobres, solicitando a realização um seminário no Acre sobre o tema, com a presença do presidente da comissão, Reginaldo Lopes, do PT de Minas Gerais.

Da Assessoria

Coluna Política na Toca do Coêlho,

Recursos Públicos
Os Recursos são constituídos pelos tributos (Impostos), pagos pelos cidadãos, administrados pelos governos, para financiar as despesas públicas em prol do bem estar da população.

Os Tributos são:

Federais: arrecadados pela União (Governo Federal);
Estaduais: arrecadados pelos Estados e
Municipais: arrecadados pelos Municípios.

Mais Impostos
O Ministro Joaquim Levy e equipe têm estudado propostas para aumentar a arrecadação do governo. Está praticamente definido, um imposto sobre herança e o outro sobre os dividendos de aplicações no mercado de capitais.

Um passo atrás na Pátria Educadora
O Ministério da Educação tem dificultado a inscrição de mais de 178 mil alunos, no FIES- Fundo de Financiamento Estudantil. Foi necessário, o Supremo Tribunal Federal, garantir os direitos dos estudantes, que buscam suas qualificações profissionais.

Ações positivas do Governo Tião Viana
Durante a semana passada o Governo do Estado, entregou alguns benefícios para a população, vejamos:

CASAS POPULARES
O Governo Estadual entregou mais 246 casas, em Rio Branco, através do Programa Cidade do Povo, que já atingiu um total de 2.200 casas. Dando prioridade para as famílias mais necessitadas e que foram atingidas, nas últimas alagações.

SEGURANÇA PÚBLICA
Os órgãos de Segurança Pública, integrados, começam a tranquilizar os acreanos, através das abordagens ostensivas, nas ruas, bares e praças. O Governo recentemente entregou dez novas viaturas e três quadriciclos para o IAPEN e PMAC.

AMBULÂNCIAS
O Governo entregou para nove Municípios, ambulâncias para o atendimento da população. Tarauacá foi um dos municípios beneficiados, com uma ambulância moderna e equipada, para atender os Tarauacaenses.

PRODUÇÃO
Os Municípios de Rio Branco, Feijó, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Sena Madureira, receberam 11 caminhões, 14 barcos, e 22 caminhonetes, para apoiar a assistência técnica e escoamento da produção.

Casas Populares para Tarauacá
O Governo do Estado precisa urgentemente definir um Programa de construção de casas populares para os Municípios do interior do Estado, principalmente Tarauacá, onde a população tem sofrido muito, com as últimas alagações.

Deputado Daniel Zen
O Deputado Daniel Zen – PT tem sido uma das revelações da nova safra dos Deputados Estaduais, na Assembleia Legislativa. Na condição de Líder do Governo, apresenta maturidade, equilíbrio e respeito ao contraditório, junto aos seus pares. Realmente, a política é uma fonte de transformação quando se tem conhecimento e formação política doutrinária.

Greves
Alguns órgãos entraram em greve e outros, já estão deliberando, em busca de reposição salarial e condições melhores de trabalho: UFAC, IAPEN e SUFRAMA.

Conselho Tutelar de Tarauacá
“Não é possível se fazer um bom trabalho em defesa de nossas crianças e de nossos adolescentes, nas condições que estão trabalhando os nossos conselheiros”. Vereadora Janaína Furtado – PSD.

A Segurança em Tarauacá
Está de parabéns, o novo Delegado José Obetânio e equipe, que faz um extraordinário trabalho em prol da segurança da população de Tarauacá, juntamente, com a Polícia Militar, Força Nacional, com o apoio da sociedade. É visível o contentamento das pessoas, pelo trabalho que está sendo realizado.

SEBRAE
O SEBRAE estará capacitando as pessoas interessadas em gerir os seus próprios empreendimentos, através do curso denominado, Microempreendedor Individual, no período de 8 a 12 de Junho. 

Valorização dos Servidores Municipais de Tarauacá
Os servidores municipais de Tarauacá precisam de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, no qual possam ser valorizados e ter garantida a reposição das perdas salariais. Faz-se necessário também, no sentido de qualificar cada vez mais os servidores, a oferta de um curso preparatório para o ENEM e vestibulares, aumentar os incentivos para os graduados, adicional de especialização, bem como, propiciar o desenvolvimento de um Programa de Mestrado e Doutorado, nas diversas áreas da administração pública.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

TARAUACÁ: AUTORIDADES E POPULAÇÃO SE MOBILIZAM PELA PERMANÊNCIA DO DELEGADO DE POLÍCIA


O Delegado José Obetânio poderá deixar Tarauacá neste final de semana, pois, o mesmo veio para nossa cidade apenas no período em que o Delegado Samuel estava de férias. 

Pela sua brilhante atuação nos poucos dias que esteve à frente da Delegacia de Policia Civil do município, ganhou a simpatia da população e dos policiais militares e civis. 

Firme, determinado, simpático, atencioso e ágil, ele afugentou grande parte dos fora de lei que perturbavam a nossa população. A Outra parte ele colocou na cadeia.

Por essa razão, deputados, vereadores e população estão se mobilizando pela permanência do mesmo em Tarauacá.

Amanhã, através de uma proposição do Vereador Mirabor Leite, acontecerá um encontro na câmara com a presença do delegado, onde ele fará um relato de sua passagem por Tarauacá. 

Na oportunidade a população está sendo convidada para comparecer na câmara pela manhã, As 8 horas, com cartazes pedindo que o delegado fique por aqui.

O movimento já está sendo chamado de #FICADELEGADO. 

ENTÃO VAMOS LÁ TODO MUNDO.

Frente fria deve chegar ao Acre nesta quinta-feira (28), prevê Sipam

O tempo deve ficar bastante instável em todo o estado nesta quinta-feira (28) devido a passagem de uma frente fria na região central do país. Com isso, uma leve queda de temperatura está sendo esperada em todo o Acre, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Essa queda na temperatura pode ser caracterizada como uma friagem de fraca intensidade. Em todo o estado, incluindo a capital Rio Branco, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuvas e trovoadas ao longo do dia.

Em Rio Branco e Acrelândia as temperaturas variam entre 27° e 22°. Em Brasiléia a média fica entre 27° e 22°. Em Cruzeiro do Sul, as temperaturas variam entre 28ºC e 22ºC. Já em Sena Madureira, o clima deve ficar entre 27ºC e 21ºC. Por fim, em Tarauacá a previsão é que as temperaturas variem entre 28° e 22°.

Do G1 - Acre

TARAUACÁ: SINDICATOS REÚNEM SERVIDORES MUNICIPAIS NESTASEXTA FEIRA


Nesta sexta feira, 29 de maio, as 16 horas no auditório do Sinteac, haverá uma assembléia para os servidores municipais de todas as secretarias com o objetivo de discutir os planos de carreiras das diversas categorias. Haverá também uma explanação sobre o Estatuto dos Servidores Municipais aprovado ontem pela câmara de vereadores, e ainda, os procedimentos para saque do FGTS.

A assembléia está sendo promovida pelos sindicatos Sinteac e Simtar.

TARAUACÁ:BLOG DA WEB RÁDIO "BOA FM"

Assentados rurais têm até 30 de junho para renegociarem dívidas do Pronaf

Os assentados rurais que utilizaram recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar têm até o próximo dia 30 de junho para liquidarem ou renegociarem as operações contratadas com as instituições financeiras que atuam com essa linha de crédito, no caso, direcionadas aos grupos A e A/C do Pronaf. O benefício foi garantido pelo Banco Central, por meio da Resolução nº 4.298, de dezembro de 2013.

Quem estiver com débito e procurar regularizar a situação terá desconto de 80% sobre o saldo devedor atualizado, medida que substitui a todos os bônus de adimplência e de liquidação previstos nos contratos firmados pelos tomadores do crédito e já concedidos anteriormente.

É uma oportunidade única dada pelo governo aos que não conseguiram honrar seus compromissos. Estamos aguardando esses tomadores, que ainda podem procurar orientações em nossas agências e junto a seus sindicatos de classe”, disse Cristina Lopes, gerente executiva de Microfinanças e Agricultura Familiar do Banco da Amazônia.

Desde que o Banco Central ampliou o prazo para a renegociação, em junho de 2014, o Banco da Amazônia, principal banco de fomento do Governo Federal na região, já conseguiu recuperar 20% dos R$ 57 milhões em créditos concedidos e não pagos pelos agricultores familiares assentados rurais. No Estado do Acre, ainda há 1.414 nessas condições e que podem ser beneficiados com as bases e condições postas pela resolução do Banco Central.

Além do desconto que permite que a dívida seja encerrada com o pagamento de 20% do valor inicialmente tomado, o assentado rural pode ainda renegociar os débitos pagando um sinal de 5% do valor devido, obter desconto de 40% nesta operação e pagar as parcelas restantes em até 10 anos, com juros de 0,5% ao ano.

Dryelem Alves
Estagiária de Jornalismo
Superintendência Regional do Acre

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

Em votação na noite desta quarta-feira (27), a Câmara Federal aprovou, por 452 votos a favor e 19 contra, o fim da reeleição para mandatos executivos - presidente da República, governadores e prefeitos. Houve ainda uma abstenção.

O texto da emenda deverá agora ser votada em segundo turno na Câmara e segue para o Senado caso aprovada. A votação faz parte do pacote de reforma política em discussão no Legislativo, a PEC 182/2007.

O texto aprovado é de autoria de Rodrigo Maia (DEM-RJ), e prevê transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores à eleição seguinte. Dilma Rousseff, reeleita em 2014, já não poderia se candidatar ao cargo em 2018. Segundo o texto, deputados estaduais e federais, senadores e vereadores continuam aptos a disputar a reeleição.

Todos os partidos votaram em maioria a favor da emenda que acaba com a reeleição. O partido com maior número de votos contra o fim da reeleição foi o Democratas, com cinco votos 'não' de um total de 20 parlamentares. PT e PMDB, principal aliado na bancada governista, tiveram três votos contra a emenda cada um. Outros três votos contra vieram de deputados do PTB.

A única abstenção também veio do PT, com Weliton Prado (MG). Confira a lista completa de como votou cada parlamentar.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou ser favorável à medida mais pelo efeito em cidades pequenas, onde, segundo ele, prefeitos acabam governando para se reelegerem. No entanto, ele diz duvidar do efeito em governos estaduais e na Presidência.

"Já tive momentos com uma posição favorável e momentos com uma posição desfavorável, mas hoje estou consciente de que é melhor para o Brasil o fim da reeleição", disse Cunha. "A gente vê muitos problemas em prefeituras, especialmente as menores, em que o prefeito acaba, na realidade, fazendo o mandato em função da reeleição. Isso de uma certa forma impede a renovação dos quadros políticos, mas para as prefeituras, não sei se nos Estados e até na União tem o mesmo impacto", completou.

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reforma política começou a ser votada nesta semana. Na última terça-feira (26), o plenário rejeitou uma proposta que incluía na Constituição a permissão para que empresas fizessem doações para candidatos e partidos. Após a votação, a Ordem do Dia foi encerrada. Nesta quinta-feira, a partir das 12 horas, os deputados continuam a votar a reforma política por temas.

Legado de FHC

A reeleição para cargos do Executivo foi aprovada pelo Congresso Nacional em 1997 sob o comando do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que queria disputar um novo mandato no ano seguinte. Na época, a proposta sofreu oposição do PT.

O partido, que chegou ao governo federal em 2003, já disputou e venceu por duas vezes a reeleição, com Luiz Inácio Lula da Silva (em 2006) e Dilma Rousseff (2014).

"O modelo não se mostrou produtivo para o país, houve muitas distorções", reforçou o líder da bancada do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).

Embora os petistas tenham sido discretos na sessão, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que não vê problema na decisão. "Quem criou a reeleição foi o PSDB, ou seja, quem pariu Mateus que o embale. Defendo o fim da reeleição, com mandato de cinco anos." (Com Estadão Conteúdo.

Do UOL
Em São Paulo

TARAUACÁ; PROJETO DO EXECUTIVO É APROVADO NA CÂMARA


O Projeto de Lei Nº 005/2015 que visa reger o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais foi votado e aprovado hoje na Câmara Municipal de Tarauacá. Agora já como LEI Nº 847/2015 passa a vigorar definitivamente mudando o regime que define os direitos e deveres dos servidores públicos municipais de celetista para estatutário.

Almejado já há algum tempo pelos servidores e protelada por administrações passadas, essa gestão municipal entra para a história de Tarauacá como a que fez acontecer. Importante frisar que essa Lei que muda o regime de celetista para estatutário, abre as portas dentro de seus limites plausíveis para outras conquistas também almejadas como, por exemplo, o Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR), dos servidores públicos municipais já que o Executivo terá como administrar melhor seu orçamento.

O Projeto de Lei foi aprovado pela maioria dos Vereadores haja vista já ter havido um diálogo prévio com o Legislativo, categoria e sindicatos afins. "Quando o entendimento acontece, todos saem ganhando. Parabéns Sinteac, Câmara de Vereadores e Gestão Municipal. Hoje demos um passo grande em favor da administração pública e dos funcionários", disse o Prefeito Rodrigo Damasceno.

Por Assecom Tarauacá

Deputado Jenilson Leite convoca representante da VIVO e pede explicações sobre os péssimos serviços de telefonia móvel no Acre

Deputado Jenilson leite 
O deputado Jenilson Leite (PCdoB) apresentou na manhã desta quarta-feira, 27, um requerimento solicitando a presença do gerente institucional da Vivo na Aleac para prestar esclarecimentos sobre os serviços de telefonia móvel e internet, devida a grande quantidade de reclamações registradas no Procon/AC.

Há relatos de mudanças do contrato celebrado entre a empresa e o consumidor, que ao invés de ter o serviço reduzido, como estabelece o contrato firmado, está ocorrendo a suspensão do mesmo, quando atingido o limite de dados de internet móvel, bloqueando o acesso à Internet após o fim da franquia contratada.

Segundo o deputado, a atitude da empresa é uma afronta aos direitos fundamentais do consumidor. Vários aspectos devem ser levados em consideração. O primeiro deles diz respeito à mudança unilateral do contrato, prática proibida pela Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 51, caput, XIII, pois coloca o consumidor em posição de extrema desvantagem, este que já é a parte vulnerável de qualquer relação de consumo.

A operadora alega que o bloqueio de internet móvel traria vantagens ao consumidor, uma vez que descongestionaria o sistema e os consumidores, que ainda possuem franquia poderiam ter melhor acesso à rede.

Ainda segundo Jenilson, a prática adotada pela operadora de telefonia em bloquear o acesso à internet dos consumidores ofende princípios básicos do CDC (Código de Direitos do Consumidor), além de não gerar qualquer segurança, que não tem como controlar o real uso da franquia, já que as operadoras não disponibilizam meio claros e eficientes para isso, deixando o consumidor ainda mais vulnerável e exposto às práticas lesivas da empresa.

Há uma ausência de qualidade dos serviços em questão prestados pela Vivo, fica evidente que os consumidores reclamam das dificuldades existentes em fazer e manter uma ligação, e ademais qualidade sofrível do serviço de conexão à internet.

“De que adianta a operadora fixar novos contratos se os serviços prestados aos consumidores não serão satisfatórios”? Indagou o deputado.

Da Assessoria