CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

terça-feira, 30 de junho de 2015

TARAUACÁ/FEIJÓ: TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL DOS DOIS MUNICÍPIOS SE UNEM EM PROTESTO

 

O SINTEAC convoca todos os trabalhadores e trabalhadores em educação da Rede Estadual para uma importante assembleia regional Tarauacá /Feijó que acontecerá nesta quarta feira às 8 horas da manhã no auditório da entidade. Sua presença é muito importante para que tenhamos sucesso nesta luta. 
Depois haverá uma caminhada pelas ruas da cidade em protesto contra o governo estadual que não atendeu as reivindicações da entidade.

Agradece, 

A direção.

Niver de Maria Isabelly


Parabéns, hoje você tem todo direito de ser feliz, de sentir feliz.
É o seu aniversário.
É um dia de festa.
Que Deus continue te abençoando e dobrando seus dias de vida,
com muita saúde.
Que esse aniversário, traga novas chances e oportunidades para
você crescer moralmente, espiritualmente, emocionalmente e muito mais.
E que você continue sendo essa filha ímpar, essa filha verdadeira,
essa pessoa maravilhosa que seus pais fazem questão de terem ao nosso lado e chamarmos de filha.

E que sua vida seja marcada por bons momentos, parabéns filha querida.

luckas teelles

TARAUACÁ: GREVE DA EDUCAÇÃO ESTADUAL CONTINUA


Em Assembléia realizada na manhã desta segunda feira, 29 de junho, os trabalhadores em educação da rede estadual em Tarauacá, decidiram pela manutenção da greve e a realização de uma manifestação durante essa semana juntamente com os trabalhadores em educação do município de Feijó. 

A greve acontece em todo os estado por conta de não haver sinalização positiva do governo estadual em relação às reivindicações da categoria. 

NIVER DO JARLLEY BRUNO


MEU AMOR POR VOCÊ 

Parabéns Por essa data dia 30 Junho ele faz 9 aninhos. 

Que você veio me alegra com seu primeiro choro e riso. Que seu coração pulse mais forte, seus olhos brilhem e seus lábios sorriam. 

Esta é minha forma mais espontânea. Papai te ama muito sabe de um jeito assim que fico besta. 

Quero encher essa mensagem de flores, sorrisos, palavras significativas ao nível do meu amor por você. 

Quero colocar dentro desta mensagem todos os corações que te apreciam, toda a luz e paz que você merece. 

Que a felicidade te acompanhe sempre e que ela seja ainda maior do que já é, pois é maravilhoso o bem que você e pra mim. 

Ao longo do seu caminho. Tenha certeza que na vida, no tempo e na eternidade Deus te descreve sorrindo. 

TE AMO JARLLEY BRUNO 
PAPAI TE LEVA SEMPRE NO CORAÇÃO TA. 
JARDY LOPES

TARAUACÁ: SINJAC presente na última audiência da ação do vereador contra comunicador

Nesta segunda-feira (29), estiveram em Tarauacá o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre (SINJAC), Victor Augusto de Farias e o advogado Dr.Wladimir Rigo, Wladimir participou de mais uma audiência, do processo que o vereador José Sidenir (PCdoB), ingressou contra o comunicador Alcionildo Fontinele.

O vereador entrou com uma ação na justiça, pedindo R$ 15.760,00 (quinze mil setecentos e sessenta reais), de indenização pelo comunicador ter questionado em uma matéria publicada no site www.tarauacaonline.info, o seguinte questionamento. “O que eu gostaria de saber era qual a utilidade de um vereador em uma ação como essa? Qual a função dele além de ganhar diárias, comer e dar despesas a população gastando o dinheiro publico?”.

Antes da audiência o presidente do SINJAC, acompanhado do advogado Dr.Wladimir Rigo, falou que o sindicato vem pra defender a categoria e fortalecer o movimento aqui em Tarauacá.

“O interessante da vinda do sindicato a Tarauacá é a defesa dos colegas que estão sofrendo um tipo de censura por conta de politica, e se o vereador tivesse um pouco mais de noção em relação ao que foi falado e o que ele fez não teria chegado a esse ponto, então o sindicato vem pra defender a categoria e fortalecer o movimento aqui, e até porque o vereador deveria ter um pouco mais de sensibilidade já que ele é do movimento sindical, e não teria necessidade de chegar a esse ponto”, disse Victor.

O advogado Dr.Wladimir Rigo, explicou o andamento do processo.

“Nós tivemos agora a ultima audiência, que é a instrução processual com a última juntada de documentos, feita pelas partes, agora vai um prazo de 10 dias para que o juiz analise toda documentação que foi juntada hoje, e após vai ser concluso para a sentença”, disse Wladimir.

Alcionildo Fontinele diz está sofrendo censura “Fico muito decepcionado ao ver um vereador, alguém que a população escolheu para lhe representar tendo uma atitude infeliz dessa, isso é censura. Espero que a justiça seja feita, que a liberdade de imprensa prevaleça e a censura acabe assim como manda a legislação brasileira” Alcionildo Fontinele.

Alcionir Fontinele/RRCTV

Plenário da Câmara pode votar nesta terça PEC que reduz maioridade penal

A proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, homicídio e roubo qualificado é o destaque da pauta do Plenário da Câmara dos Deputados a partir desta terça-feira (30).

Entre os crimes classificados como hediondos estão estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes) e roubo agravado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias).

Segundo a proposta (PEC 171/93), o adolescente também poderá ser considerado imputável (pode receber pena) em crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte.

A pena dos adolescentes será cumprida em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores inimputáveis.

A proposta foi aprovada no último dia 17 na comissão especial, na forma do relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF). Ele incluiu dispositivo sugerido pelo deputado Weverton Rocha (PDT-MA) para aperfeiçoar a estrutura do sistema socioeducativo e proibir a retenção de recursos (contingenciamento) destinados ao atendimento socioeducativo e à ressocialização.

Debate acirrado

O debate em Plenário promete ser grande, com manifestações marcadas para terça-feira, em Brasília. Contra o projeto se manifestaram diversas associações da sociedade civil, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Fundação Abrinq; Human Rights Watch; e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais; entre outros.

Entretanto, segundo pesquisa do Datafolha, 87% da população brasileira é a favor da redução da idade penal. Na comissão especial, foram 21 votos a favor da proposta de emenda à Constituição e 6 contra.

Aditivos de dívidas

Na pauta do Plenário constam ainda emendas do Senado ao Projeto de Lei Complementar 37/15, do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que permite a aplicação da renegociação de índice de correção das dívidas estaduais com a União independentemente de regulamentação.

De acordo com as emendas, a União terá até o dia 31 de janeiro de 2016 para assinar com os estados e municípios os aditivos contratuais, independentemente de regulamentação. Após esse prazo, o devedor poderá recolher, a título de pagamento à União, o montante devido com a aplicação da lei.

A Lei Complementar 148/14 muda o índice de correção das dívidas de estados, do Distrito Federal e de municípios com a União, tornando-o mais vantajoso. Entretanto, até o momento, a falta de regulamentação não viabilizou a assinatura dos aditivos devido ao temor do governo federal de diminuir a arrecadação no atual período do ajuste fiscal.

Da Agência Câmara

TARAUACÁ: Ex-prefeito denuncia que urubu morto foi encontrado em caixa d'água de hospital; direção nega

O ex-prefeito de Tarauacá, Cleudo Rocha, denunciou à reportagem da ContilNet que a água usada no hospital da cidade, Sansão Gomes, estaria insalubre depois que um urubu morreu dentro da caixa d'água da unidade hospitalar.

Cleudo afirma que a água que é usada para diversos fins no hospital estava sem condições de uso devido ao fato do urubu ter sido retirado do recipiente em avançado estado de decomposição. O caso teria acontecido na última sexta-feira (26)

Ele garante que foi preciso que homens do Corpo de Bombeiros ajudassem na limpeza da caixa d'água e na consequente retirada do animal. "Os bombeiros estiveram no hospital para retirar o urubu. A direção do hospital que deveria cuidar mais da limpeza do local", diz.

A diretora do hospital Sansão Gomes, Anízia Aragão, confirmou a ida de guardas do 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros até aquela unidade hospitalar, mas negou o episódio envolvendo o urubu. "Eles vieram para um procedimento comum. Mentira essa história de urubu", diz.

Anízia afirma ainda que toda água utilizada no preparado de alimentos e outros procedimentos é mineral. "Compramos 180 galões de água por mês", ressalta.

O tenente da corporação, Laurimar Lima, confirmou a chamada ao hospital Sansão Gomes, mas negou que houvesse um urubu na caixa d’água. "Fomos chamados para ver um esgoto, mas como não trabalhamos com isto ela, a diretora, nos pediu para colocar água na caixa", disse, desmentindo a primeira informação de quem os agentes do Corpo de Bombeiros nem teriam ido a unidade hospitalar.

Da Redação ContilNet

Concurso do INSS para nível médio e superior terá 950 vagas para o Acre e todo o país


Os interessados em conquistar uma vaga no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem comemorar. O órgão finalmente foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a realizar concurso público com 950 oportunidades, sendo 800 vagas para técnico e 150 para analista do seguro social.

A função de técnico necessita de certificado de nível médio e, neste ano, a remuneração para o cargo está em R$ 5.016,87.

Já o posto de analista do seguro social necessita de formação superior em serviço social. Os vencimentos iniciais para a profissão equivalem a R$ 7.520,12.

Os salários de ambas as funções já incluem o auxílio-alimentação no valor de R$ 373.

A autorização para realização do concurso do INSS foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 29 de junho, por meio da portaria nº 251, que, além de divulgar a quantidade de vagas do certame, estabelece o prazo de até seis meses, a contar da data de publicação da portaria, para que o edital de abertura das inscrições seja divulgado. Ou seja, o INSS tem até o dia 29 de dezembro deste ano para publicar o documento.

A lotação das ofertas ainda não foi informada. No entanto, como a defasagem é nacional, a expectativa é de que sejam abertas vagas para São Paulo e diversos outros Estados, como ocorreu no último concurso do INSS, realizado em 2011.

Por cconcursos.uol.com.br

TARAUACÁ: Mais um profissional do Mais Médicos chega ao município

Chegaram ao Acre outros quatro profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal, para reforçar o atendimento na rede pública de saúde dos municípios acreanos. O acolhimento dos novos profissionais será realizado nesta terça-feira, 30, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), às 14h30, no Centro de Rio Branco.

Serão três dias de acolhimento, para que os médicos conheçam a história do Acre, os dados sobre a assistência à saúde no Estado e as incidências epidemiológicas da região.

De acordo com Márcia Andrea Morais, coordenadora da Comissão Estadual do programa Mais Médicos no Acre, após participarem da acolhida, os profissionais seguem para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Rio Purus, Tarauacá e Acrelândia, preenchendo, assim, 100% das vagas destinadas aos municípios acreanos, por meio do edital 01/2015.

No Acre, mais de 160 médicos do programa atuam nas unidades de saúde do interior. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2014 apontou que, após a contratação desses profissionais, houve um aumento de mais 969% no número de atendimentos de pequenas urgências no Estado.

Por Mônica Araújo
Da Agência Acre

TARAUACÁ; ExpoTarauacá será realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro

Tião Viana e Rodrigo Damasceno dialogaram sobre a realização do evento durante reunião (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Em reunião com o governador Tião Viana, na Casa Civil, nesta segunda-feira, 29, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, anunciou que a segunda edição da ExpoTarauacá será realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro deste ano. O evento conta com a parceria do governo do Estado e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Cavalgada é uma das atrações (foto: AssecomTK)
Este ano, a prefeitura planejou diversas atrações, como o show de Silvano Sales e Léo Nascimento (cover do cantor Eduardo Costa). Na programação constam, ainda, a realização da tradicional cavalgada, rodeio e exposições diversas. “Nós esperamos repetir o sucesso da primeira edição, fazer uma festa que contemple a população e abra as portas para as pessoas de outras cidades, já que Tarauacá é uma cidade muito hospitaleira”, disse o prefeito.

O governador lembrou que o evento é muito importante para a economia da cidade, uma vez que aquece a rede de hotelaria, o comércio local e restaurantes, sendo ainda uma grande oportunidade de negócio para o produtor rural.

Damasceno concordou que a ExpoTarauacá ajudará a fortalecer ainda mais a agropecuária. “Isso porque nós somos o maior rebanho do Vale do Juruá, então é uma grande oportunidade para os negócios no setor e, ainda, para potencializar nossas demais locações, como a banana, a farinha, o abacaxi”, reiterou o prefeito.

A partir de 12 de julho será iniciado o festival de verão da cidade, que deve durar até o fim da estação e ser fechado com a ExpoTarauacá.

Por Ana Paula Pojo
Agência de Notícias do Acre

TARAUACÁ: Vereadora Janaina Furtado no debate do Plano Municipal de Saneamento Básico de Tarauacá


Aconteceu na manhã da última sexta feira, 26 de junho, na sede do Centro de Educação Permanente (CEDUP), um importante encontro para tratar do Plano Municipal de Saneamento Básico. Prefeitura e Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) foram promotoras do debate. A Vereadora Janaina Furtado, fez questão de está presente para poder acompanhar de perto a discussão do planejamento de ações que visam melhorias ao município.

Continue lendo AQUI

TARAUACÁ: DERMATOLOGISTA NA CLINICA MAGESTE NO PRÓXIMO SÁBADO


segunda-feira, 29 de junho de 2015

HOJE É O ANIVERSÁRIO DO DANIELZINHO


A Odebrecht e o assassinato do governador Edmundo Pinto em São Paulo


 

Aos 38 anos, o governador do Acre, Edmundo Pinto, foi assassinado com dois tiros na madrugada de 17 de março de 1992, no apartamento 704 do Hotel Della Volpe, na rua Frei Caneca, no centro de São Paulo.

A polícia considerou como hipótese crime político, motivado por disputas no Acre, e corrupção envolvendo obras do Canal da Maternidade, em Rio Branco.

O governador foi assassinado um dia antes de depor numa CPI do Congresso sobre as obras do Canal da Maternidade.

Três quartos no mesmo andar do hotel eram ocupados por funcionários da construtora Odebrecht, que realizava obra a investigada pela CPI.

Mas a polícia de São Paulo concluiu apressadamente por latrocínio porque foram roubados de Cr$ 500 mil a Cr$ 600 mil do governador e US$ 1.500 de um hóspede norte-americano.

Após 23 anos, com Marcelo Odebrecht, presidente da maior empreiteira do país preso preventivamente durante a 14º fase da Operação Lava Jato, o jornalista João Leite Neto, do site Milk News TV, quer chamar a atenção do juiz Sérgio Moro e da Polícia Federal. O jornalista enviou o vídeo e a seguinte mensagem:

"Meu caro Altino

Até hoje tenho "engasgado" em minha garganta o caso da morte do governador do Acre Edmundo Pinto. Na época estive em Rio Branco como repórter do programa “Aqui Agora” e tive de sair meio que na carreira. Apesar de passados 23 anos do crime e quase tudo estar prescrito, senti certo interesse por parte da Polícia Federal e do juiz Sérgio Moro em detalhes do caso. Moro em Curitiba e tenho um espaço na internet, o Milk News TV. Gostaria que o colega assistisse e, se possível, completasse com algumas informações. Se julgar oportuno, por favor divulgue aí no Acre. 

Grande abraço, 

João Leite Neto"

Blog do Altino Machado

Contra violência e homofobia, Parada Gay leva cerca de 3 mil pessoas ao centro de Rio Branco

Protestando contra a violência e a homofobia, membros da comunidade gay participaram da 10ª edição da Parada do Orgulho LGBT, realizada neste domingo (28), no Dia Mundial do Orgulho Gay. A concentração começou às 15 horas ao lado do Colégio Aplicação, no Centro da capital. De acordo com a organização, 3 mil pessoas participaram do evento.

Durante o evento, o presidente da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), Germano Marino, anunciou que será realizada a 11ª edição da parada ainda este ano, em novembro.

Marino explicou que os últimos acontecimentos têm feito a sociedade confundir os objetivos das paradas gays, porém, é responsabilidade da AHAC esclarecer à população as lutas da comunidade. Uma das formas dessa luta seria então um número maior de protestos como a Parada LGBT. Durante o percurso do trio elétrico, Marino explicou que a parada deste ano volta com a ideia original de 2005.

“Este ano estamos que nem em 2005, fazendo da nossa parada um movimento de protesto da comunidade homossexual. Esperamos que as pessoas tenham consciência que a parada é um protesto, uma luta, mas também uma alegria, e que elas saibam porque estão participando”, conta o presidente.

Abraçando a diversidade, a engenheira civil Jéssica Laurenti trouxe para participar do evento o filho de quatro anos, que também a acompanha no evento desde os dois anos de idade. Para Laurenti, a homofobia deve ser combatida desde criança.

“Eu acho que tem que combater todo tipo de intolerância e de discriminação, e tem que ensinar desde pequeno. É importante trazê-lo porque tem que acabar de alguma forma a discriminação, a criança tem que aprender desde pequena, e ele também se diverte”, esclarece a mãe.

Vestido de forma exuberante, o estilista Jean Calypso, de 22 anos, conta que já participou de outras duas paradas e este ano veio pedir paz em protesto às mortes aos gays nos últimos tempos.

“É importante para pedir um pouco mais de paz e amor, porque mesmo pedindo paz morreram muitos gays esses anos. É difícil andar na rua com segurança, principalmente homossexuais”, conta Calypso, que também já foi agredido em um caso de homofobia.

Amanda Borges
Da ContilNet Notícias

TARAUACÁ: SINTEAC AFIRMA QUE A GREVE CONTINUA E HOJE AS 10 HORAS HAVERÁ ASSEMBLÉIA EM TARAUACÁ


O SINTEAC comunica aos alunos, pais, trabalhadores em educação e a sociedade tarauacaense em geral que a greve nas escolas da Rede Estadual continua por tempo indeterminado. Portanto ainda não haverá aula nas escolas do Estado. Comunicamos ainda aos trabalhadores em educação da Rede Estadual que nesta segunda feira, às 10 horas, na nossa sede acontecerá uma nova assembleia.

Agradece,
A direção.

TARAUACÁ: DELEGADO JOSÉ OBETÂNIO VAI VOLTAR.

Delegado José Obetânio (foto: Reginaldo Palazzo)
O Delegado de Polícia Civil José Obetânio, veio para Tarauacá recentemente, para substituir o Delegado Samuel Silva em suas férias, pelo período de um mês. Acontece que nesse curto período, Obetânio afugentou os bandidos, ganhou a simpatia dos policiais civis e militares, das autoridades e da população. É  tanto que deputados, vereadores e até o prefeito da cidade pediu sua permanência em Tarauacá. Um documento contendo milhares de assinaturas foi entregue às autoridades pedindo a permanência do delegado.

Obetânio em Tarauacá uniu as forças de segurança(foto:blog do Accioly)
Em sua passagem por Tarauacá, a cidade pôde viver algumas dias de sossego. Com sua saída a violência voltou e foram cometidos, num período de um mês, três homicídios e uma tentativa, além do tráfico de drogas que voltou com força total. Obetânio acaba de anunciar que, a pedido do governo e da população de Tarauacá, estará de volta e vai precisar da ajuda dos poderes públicos, sociedade civil organizada e população para continuar o trabalho que iniciou. "Sozinho ninguém faz nada. Eu preciso da ajuda de todos em Tarauacá para que possamos lutar contra os malfeitores e restabelecer o sossego para a população", disse o delegado.

(foto:Facebook)
Neste domingo (28), Obetânio almoçou com o prefeito Rodrigo na cidade de Manoel Urbano e disse que aceitou voltar. O prefeito escreveu em uma rede social sobre o encontro.

"Hoje tive um almoço muito positivo com o Delegado Obetânio no Município de Manoel Urbano. Na conversa, destacamos a importância de sua permanência em Tarauacá e apoio para que ele possa continuar a realizar um bom trabalho em Nosso Município. Depois de uma longa conversa pude perceber que seu coração estava dividido. Mesmo com todo o Carinho que ele Tb nutre por Manoel Urbano, ele pode entender que nesse momento Tarauacá estava precisando mais dele. Destaco aqui, tb a Sensibilidade do nosso Governador Tião Viana, do Secretário de Polícia Dr. Flávio, do amigo Gilvandro Assis, dos vereadores, deputados e movimento Social de Tarauacá que tb foram importantes para sensibilizá-lo. Seja bem Vindo a Nossa Tarauacá Delegado Obetânio e tenho certeza que vc tb dará um Jeitinho de continuar demonstrando seu Carinho por Manoel Urbano".

TARAUACÁ: 89% A FAVOR DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.


Uma enquete do nosso blog, realizada nos últimos 5 dias.perguntou aos leitores da página o seguinte: Sobre a redução da maioridade penal, qual sua opinião?

O tema é importante, polêmico e atualmente é pauta de debates em todos os município do Brasil.

Se depender do voto dos leitores do Blog do Accioly, em sua maioria Tarauacaenses, haverá sim redução da maioridade penal.

Resultado:
158 pessoas votaram
A favor: 141 (89%)
Contrários: 17 (10%)

TARAUACÁ: CRUZEIRENSE É PRESO COM MEIO QUILO DE COCAÍNA NO CENTRO DA CIDADE.


Francisco Magno Freitas dos Santos, 21 anos, morador da Travasse Rio Branco, Bairro Remanso em Cruzeiro do Sul, foi preso por policiais Militares na noite deste domingo, portando dumas embalagens com meio quilo de pasta à base de cocaína.

Na tarde deste domingo, 28 de junho, policiais que faziam a ronda, avistaram o acusado em atitude suspeita no centro da cidade, nas proximidades da Caixa Econômica Federal, fez a abordagem e encontrou a droga com o mesmo, que confessou aos PMs que estava vindo da cidade de Cruzeiro do Sul.

Após ser preso, Magno foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

TARAUACÁ: PRÓXIMA SEXTA TEM FESTA NA MAMUTE


PROCURA-SE UMA MALA ENTRE TARAUACÁ E FEIJÓ


A Professora Angetrina Paulino Freitas, perdeu uma mala, que caiu de uma caminhonete, entre as cidades de Feijó e Tarauacá. 

Se você tiver alguma informação sobre alguém que a encontrou favor ligar para esses números.

99783595
34621328
Núcleo de Educação de Tarauacá

Níver do Professor Dantas


Todo dia é uma nova oportunidade que a vida oferece a quem nela crê, aproveite este dia para desfrutar das coisas boas que fazem você feliz, que a tua vida seja sempre uma soma de vitórias, que Deus possa iluminar seus passos permitido que todos os seus sonhos sejam realizados e todos os seus desejos alcançados.

Feliz Aniversário

Sua esposa: Audicelia Dantas e seus filhos que tanto te ama.

Níver da Vanusa


Minhã irmã querida, 

Que nessa data tão especial minhas orações cheguem até Deus para que Ele abra as janelas do céu e derrame em sua direção saúde,paz,amor e muitos anos de vida , pois toda felicidade nesse mundo é merecida há você. Feliz Aniversário!

De sua irmã que te ama muito : Izanete Sousa

Hoje e um dia muito especial, pois foi o dia que Deus lhe concedeu a vida. Minha amiga vc e uma pessoa muito especial que Deus lhe conceda muitos anos de vida e lhe proteja sempre. Vc e uma pessoa dedica, mãe maravilhosa, amiga espetacular. E continue assim sempre te adoro muito. 
(Martia Antônia).


Parabéns pelo seu dia. Que ao receber essa mensagem seu coração pulse mais forte, seus olhos brilhem e seus lábios sorriam. Esta é minha forma mais espontânea e simples para que você faça desse dia uma data muito importante
para quem está a sua volta. Quero encher essa mensagem de flores, sorrisos, palavras significativas ao nível da sua bondade. Quero colocar dentro desta mensagem todos os corações que te apreciam, toda a luz e paz que você merece. Que a felicidade te acompanhe sempre e que ela seja ainda maior do que já é, pois é maravilhoso o bem que você planta ao longo do seu caminho. Tenha certeza que na vida, no tempo e na eternidade Deus te descreve sorrindo tudo isso que tentei te expressar.

Te desejo toda felicidade do mundo, que Deus coloque na tua vida grandes bênçãos, saúde e alegria. E o mais você conseguirá. (
Audicelia Dantas)

Gladson entrega Menção Honrosa do Prêmio Dr. Pinotti à Maternidade Bárbara Heliodora no Acre


O senador Gladson Cameli (PP-AC) entregou na manhã desta sexta-feira (26), em Rio Branco, a Menção Honrosa do Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher” concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e não governamentais cujos trabalhos merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Nós reconhecemos que as dificuldades no setor de saúde são grandes em todo o Brasil, mas o trabalho do servidor é muito maior, e no Acre esse esforço engradece nossa Maternidade Bárbara Heliodora, que historicamente vem contribuindo com a atenção à mulher,” disse o senador.

Ao se colocar à disposição dos profissionais da saúde, Gladson explicou que a premiação acontece uma vez por ano, ocasião em que são concedidos cinco diplomas de menção honrosa em cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A diretora-geral da Maternidade, Rossana Patricia Oliveira, recebeu o certificado em nome dos servidores, e agradeceu a atenção do parlamentar. Um projeto para solicitação de uma escola-creche para atender a demanda dos profissionais de saúde será oficializado para o gabinete do senador.

Na ocasião, Cameli informou que cada parlamentar tem direito a R$ 15 milhões de emendas e 50% são destinadas à saúde. O progressista voltou a defender a união de todos para o país vencer a crise financeira enfrentada este ano.

Após a entrega do prêmio, acompanhado pela presidente da Mulher Progressista, Francinete Barros, e de Fátima Bestene, Gladson visitou os leitos do Hospital da Criança e da Maternidade Bárbara Heliodora, conversou com servidores, ouviu os pacientes internados e mulheres gestantes que esperavam por atendimento.

É muito importante incentivar projetos que avancem nesse setor para traçar uma agenda mais positiva e humana às instituições de saúde de todo país” concluiu o senador.

SOBRE O PRÊMIO DR. PINOTTI - O Prêmio Dr. Pinotti já foi entregue a mais de 20 instituições de todo país. A escolha do nome do médico ginecologista e ex-deputado federal, José Aristodemo Pinotti, se justifica por sua marcante atuação em defesa da saúde da mulher.

(Assessoria)

Senador Jorge Viana conversa sobre a reforma política com o judiciário acreano


Nessa semana entrou em funcionamento no Senado Federal a Comissão especial da Reforma Política que tem o senador Jorge Viana como seu presidente e o senador Romero Jucá como relator. Por conta disso, Jorge Viana deu início a uma série de visitas institucionais e conversas de modo a colher apoios, sugestões e demandas para a reforma política que o país precisa.

Nessa semana as conversas se deram com ministros do TSE, com o presidente da Câmara dos Deputados, com o presidente do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski e com a presidenta Dilma Roussef, buscando uma inédita costura entre os três poderes da república de forma a dar efetividade à reforma.

Nesta sexta-feira o senador cumpriu agenda em Rio Branco e esteve reunido com membros do judiciário acreano. Estiveram presentes à conversa o desembargador Adair Longuini, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, os desembargadores Roberto Barros e Junior Alberto, o juiz estadual Dr. Raimundo Nonato, o juiz federal Dr. Naider Pontes de Almeida, o procurador da República Dr. Ricardo Alexandre e os advogados da OAB Dr. José Teixeira e Dr. Antônio Araújo da Silva. Durante o encontro Jorge Viana ouviu atentamente, sugestões e observações daqueles que lidam diretamente com o processo eleitoral, colhendo importantes contribuições para seu trabalho na Comissão Especial.

É muito importante ouvir aqueles que aqui, no meu estado, cuidam do processo eleitoral. Precisamos dar uma resposta à sociedade. É uma questão muito complicada, mas começamos a ver uma luz no final do túnel, para que possamos moralizar nossas eleições e, consequentemente, a atividade política”, ressaltou o senador Jorge Viana. E, logo depois, complementou o trabalho que está sendo feito ao dizer que “Nosso principal objetivo é reduzir o poder do dinheiro nas eleições. É fazer com que o candidato precise ter propostas e não marqueteiros.”

O senador deixou claro, ainda, que vai dar prosseguimento às conversas sobre a reforma política. “Na próxima semana vamos procurar os ex-presidentes Fernando Henrique e Lula. Assim estamos criando o ambiente apropriado para votarmos temas que deem uma satisfação à sociedade que cobra mudanças na política.” 

(Assessoria)

TARAUACÁ: AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DO AUMENTO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO


Na próxima sexta-feira, 03 de julho, em Tarauacá, será realizado pela Assembleia Legislativa do Acre- Aleac uma audiência pública para debater a segurança no município. A audiência foi solicitada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça- CCJ, Dr. Jenilson Leite ( PCdoB), com objetivo de debater o aumento da violência na cidade nas últimas semanas , e também, encontrar uma saída para combater a criminalidade do município, através da força policial com o apoio da comunidade. Com o propósito de garantir sempre o Sossêgo aos lares tarauacaenses.

Estarão presentes, o secretário estadual de segurança pública, Emylson Farias, o prefeito e o vice-prefeito, os vereadores, a sociedade civil organizada, representante do ministério público, representante das polícias civil e militar, todos unidos em único objetivo: combater a violência e garantir a paz na cidade. 

O deputado estadual Dr. Jenilson Leite autor do requerimento fala da importância da audiência. "Nesta audiência pública teremos a oportunidade de ouvir a comunidade , seus representantes, e depois traçar metas para combater a violência".

O Estado precisa dar uma resposta a saciedade tarauacaense, foi com este propósito que requeri a audiência".

Por Leandro Matthaus 
Foto Jardy Lope

domingo, 28 de junho de 2015

ARTIGO: Por um mundo com mais Franciscos e menos Malafaias

O ódio destilado em cada palavra do pastor midiático ajuda a reforçar um dos maiores desafios da atualidade: uma doença chamada “intolerância”, enquanto outro líder religioso, Francisco, impulsiona mudanças reais em prol da justiça social, fazendo da humildade um ato de resistência

O pastor Silas Malafaia parece fazer uso contínuo do ditado “Falem bem, falem mal, mas falem de mim”. Com amplo destaque na imprensa durante essa semana, após troca de ofensas com o jornalista Ricardo Boechat, ele voltou a ser o centro das atenções em torno de mais uma polêmica. Aliás, sua biografia está repleta delas, o que garante visibilidade a quem já demonstra um fetiche bastante particular pelos holofotes.

O jeito histriônico, o dedo em riste, o olhar vidrado e a violência das palavras que emprega se tornaram marcas registradas do líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. E a maior celebridade gospel do país não economiza esforços em usar as câmeras para tentar destruir um de seus inimigos mais evidentes: a comunidade LGBT. “O ativismo gay é o fundamentalismo do lixo moral”, afirmou certa vez.

O vocabulário nada polido já foi usado contra a jornalista Eliane Brum – a quem se referiu como “vagabunda” – e o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, chamado pelo pastor de “bandido” e “safado”. O ódio destilado em cada palavra ajuda a reforçar um dos maiores desafios da sociedade brasileira na atualidade: uma doença chamada “intolerância”, que, teoricamente, a religião deveria ser a última a propagar.

As críticas raivosas de Malafaia, no entanto, não pouparam sequer o papa Francisco, acusado por ele de ter uma postura “covarde” e de não alertar para o “pecado” que existiria por trás da homossexualidade. De acordo com o pastor, faltava ao pontífice ler mais vezes a Bíblia.

A declaração que provocou toda essa ira fora dada em uma entrevista, quando o papa disse que os gays devem ser integrados à sociedade, e não marginalizados, afirmando que não teria motivos para julgá-los. Com uma frase aparentemente simples, ele já dava sinais de que viera para trazer um respiro de esperança em tempos sombrios.

A ação é uma prova de que é possível ter posicionamento firme diante das discussões políticas e sociais no mundo, sem recorrer à arrogante tentativa de subjugar as pessoas. Não foram poucos os assuntos espinhosos em que Francisco se mostrou crítico e atento, como na defesa da reforma agrária e do financiamento público de campanhas eleitorais.

O papa assumiu a bandeira contra a pena de morte, a destruição ambiental e a indústria bélica, mediou a aproximação entre Cuba e Estados Unidos e recebeu, pela primeira vez na história do Vaticano, um grupo de gays e lésbicas para uma audiência, assim como acolheu um transexual que estava sendo perseguido na paróquia que frequentava.

É óbvio que a Igreja Católica ainda tem muitas contas a acertar para que possa, um dia, ter cara e pensamento condizentes com o século XXI, no que se refere aos direitos reprodutivos e sexuais da mulher, só para citar um exemplo. Mas também é nítido que sua liderança máxima tem demonstrado uma energia considerável em promover o diálogo, a compreensão e uma postura de igual para igual com as diferenças.

Ao ter a humildade como um ato de resistência, o argentino Jorge Bergoglio ensina que é preciso escapar da cegueira profunda provocada pelo fanatismo. Mostra isso de face plácida, pés descalços e a rebeldia inerente aos grandes revolucionários, enquanto outros comprometem a dignidade em troca de poder e alguns tostões a mais.

Até mesmo os que não são religiosos concordam que, na luta pela equidade, a figura de Francisco representa uma lição a esses corações tão míopes, empenhados em inflar uma multidão armada com um olhar que nada vê. Sem ver, sobretudo, as próprias incongruências.

Por Maíra Streit
http://www.revistaforum.com.br/

TARAUACÁ: HOMEM USA MESMA BICICLETA HÁ 26 ANOS

Maia já teve a magrela roubada por duas vezes e a recuperou
Francisco do Nascimento Maia, popularmente conhecido por "Maia", 60 anos, morador do bairro Copacabana em Tarauacá, tem orgulho de poder usar a mesma bicicleta durante vinte seis anos. A bike é da marca Monark e foi fabricada em 1988 e comprada em 1989, na loja R. Guimarães, por 750 cruzados.


Ele diz que o mais impressiona as pessoas que conhecem sua historia, não é a bicicleta que está em boas condições de uso e sim o fato do mesmo ainda usar a nota fiscal original. Maia conta que por duas vezes já teve seu tesouro roubado. Uma das vezes viajou para colônia, a deixou no quintal de casa e os ladrões roubaram. Com ajuda de amigos e da policia conseguiu recuperá-la sem prejuízos.

Escrito por Sales Mateus

TARAUACÁ: PALESTRA EDUCATIVA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARAS TURMA DO SENAC


A Turma de Auxiliar de Saúde Bucal – ASB, foi promovida nesta sexta feira dia 26 do corrente mês, com uma Palestra Educativa sobre os Primeiros Socorros, oferecida pelo Corpo de Bombeiro de Tarauacá.

A palestra objetivou transmitir conhecimentos relacionados ao atendimento aos primeiros socorros e tornarem os alunos aptos a possíveis atendimentos a vítimas de acidentes, abordando os Tipos de Fraturas e Hemorragias, Transpor
te de vítimas, Segurança tanto da vitima quanto dos socorristas, Sinais Vitais e etc.

A palestra foi ministrada pelo Cabo Marcos Marinho e o Soldado Evilásio, ambos foram bem recepcionados pela turma, aos quais estão de parabéns pelo bom desempenho.

A turma agradece ao Corpo de Bombeiro de Tarauacá pelas ações que vem realizando em nosso Município, parabenizamos ao Cabo Marcos Marinho e o Soldado Evilásio, por terem contribuído para a realização desta palestra, pelas trocas de conhecimentos e pelas experiências de contribuir no atendimento ao próximo.

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração, auto-sacrifício e esforço" (Max Beerbohm)

Por Silvia Gomes Viana
Líder da Turma ASB 2015

SENAC EM TARAUACÁ: CURSOS DE TORTAS E BOLOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS NESTA SEGUNDA FEIRA


PREFEITO AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO


O Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno participou ontem (26), e hoje, da Audiência Pública para elaboração do Plano Municipal de saneamento básico. 

A elaboração desse plano é de iniciativa da FUNASA e teve como palestrante o Sr. Ronaldo Susuki da ECO ENGENHARIA Ltda, e também contou com a participação da senhora Shirlene Azevedo, do Núcleo Intersetorial de cooperação Técnica da FUNASA.

Esse prognóstico que foi feito é de fundamental para o planejamento futuro do município porque nele se especifica a responsabilidade de cada um e traça objetivos específicos para a organização do que já existe e para onde a cidade vai crescer.

Para o Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno a elaboração desse Plano Municipal de Saneamento é importe para o município. "Como médico sei que é uma questão de saúde pública. E visitando o os bairros da cidade a gente nota que uma das ações mais relevantes e urgentes que podemos fazer é a macrodrenagem. Não adianta só ficar consertando pequenas coisas e lá na ponta do problema não dar vazão. As pessoas continuarem com seus quintais alagados. Por isso, esse debate com a população é importante para sabermos quais as ações daremos prioridades segundo seus anseios

Desperdício- Em relação à água tratada já é sabido que no Acre há municípios que se perde 68% a cada 100 m³ de água tratada, mais do que o município de São Paulo que é de 40%.

Responsabilidades - Tudo o que acontece dentro do município é de responsabilidade do município, portanto com esse prognóstico já sabemos o que está errado, onde está errado, leis que devem ser elaboradas, onde e quem Prefeitura deve cobrar, e até mesmo onde e com quem angariar verbas, já que trata de assuntos de alta complexidade como, por exemplo, aterro sanitário que não basta só implantar, tem que manter com um bom gerenciamento durante muito tempo, gerenciamento de resíduos sólidos, pneus, baterias, pilhas onde as empresas têm que ter os seus próprios planos de gerenciamentos, porque ela deve recolher o que vende para dar um destino mais ecológico. 

Por Assecom

sábado, 27 de junho de 2015

TARAUACÁ: CONVITE PARA PRIMEIRO ENCONTRO DE LÍDERES TUPPERWARE

Convidamos a todos os Consultores Tupperware e simpatizantes para um Grande Encontro de Líderes Tupperware em Tarauacá-AC. Acontecerá no dia 04/07/2015, as 16:00 horas, no Auditório do Pólo do CEDUP, localizado na Rua Benjamin Constant, em frente a Escola Instituto São José.

Nesse encontro, teremos a presença das Líderes Tupperware Elizete Barbosa de Araujo de Ji-Paraná - RO e Andrea Vilk de Tarauacá - AC. 

Teremos Também Treinamentos e Capacitação para todos os Consultores, teremos lançamentos, reconhecimentos, brindes e sorteios de produtos Tupperware para os Consultores e brindes para os Consultores que levarem mais convidados.

Todos estão convidados para prestigiarem o Evento.

Grande abraço.

Andréa Melo da Silva
Líder Tupperware em Tarauacá

TARAUACÁ: ESTÁDIO NABORZÃO PRONTO PARA REABERTURA


NIVER DO MARLINDO PINHEIRO


Parabéns meu amor !!!

M eu amor, motivo da minha felicidade,
A vida tem nos proporcionado momentos
R omânticos, lindos e carinhosos, como não amar você,
L indo e intenso é o que temos vivido até os dias de hoje,
I magine como eu sonhei com esses belos momentos
N a nossa vida, onde tudo se faz novo é recomeço,
o fundo do meu coração amo tudo isso,
O tempo passa e cada dia eu tenho mais certeza de que eu quero você do meu lado.

Hoje, dia 27/06/15 é uma data especial, o dia em que Deus escolheu você para conhecer este mundo, dia em que o mundo teve a oportunidade de ser presenteado com uma pessoa tão brilhante que é você, pois quem teve o privilégio de conhecer ou está perto de você jamais te esquece.

Não quero falar de eternidade, quero falar no hoje, de como mi sinto, a verdade é que você tem sido pra mim um alguém que mi ensina a gostar sem egoísmo e medo, que bom é está do seu lado, pois já estamos juntos há algum tempo, acredito que cada dia que se passa estamos nos conhecendo cada vez mais, e eu tenho percebido que você tem sido um alguém muito especial pra mim, é maravilhoso sentir o seu beijo, os seus carinhos, o calor dos seus abraços, as vezes eu paro e penso, a vida é mesmo engraçada une e separa caminhos, mais a sorte nos presenteou de uma forma bem agradável, colocou você no meu caminho, por isso quero dizer que Deus abençoe nosso amor todos os dias, dando -nos harmonia, amor, saúde e paz que a luz do entendimento brilhe sempre em nosso lar.

Admiro a sua sinceridade e a forma com que se entrega e se dedica as pessoas que te cercam, tentando sempre a melhor maneira de ajudá-los, buscando palavras confortáveis e transmitindo carinho e afeto.

Peço a Deus que lhe der mais e mais anos de vida e ti ajude a conquistar todos os seus objetivos e que eu esteja do seu lado FELIZ ANIVERSÁRIO MEU AMOR muitas felicidades hoje e sempre.

De sua esposa: Silvanira Garcia

TARAUACÁ: EM ARTIGO, ESTUDANTE PEDE AOS PODERES PÚBLICOS QUE FAÇAM VALER OS DIREITOS DO POVO


Caro professor Accioly e leitores desse blog.

Venho expressar a minha indignação através desse veículo de comunicação de alcance estadual e nacional, sobre o que está acontecendo “nas terras do Ratinho”...

Diante disso, eu e os taraucaenses de bom senso gostaríamos de pedir as nossas autoridades competentes e saber se o previsto na nossa Constituição Federal está sendo cumprido. Diante desse episódio, quais são os agravantes que impedem que sejam cumpridos, onde se lê: 

Art. 51. Serão revistos pelo Congresso Nacional, através de comissão mista, nos três anos a contar da data da promulgação da Constituição, todas as doações, vendas e concessões de terras públicas com área superior a três mil hectares, realizadas no período de 1º de janeiro de 1962 a 31 de dezembro de 1987. § 1º No tocante às vendas, a revisão será feita com base

exclusivamente no critério de legalidade da operação. § 2º No caso de concessões e doações, a revisão obedecerá aos critérios de legalidade e de conveniência do interesse público. 3º Nas hipóteses previstas nos parágrafos anteriores, comprovada a ilegalidade, ou havendo interesse público, as terras reverterão ao patrimônio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios. (Constituição Federal, 1988)

Ou será que as terras tarauacaenses são impedidas de cumprir sua função social???

Estatuto da Terra 

Art. 2° É assegurada a todos a oportunidade de acesso à propriedade da terra, condicionada pela sua função social, na forma prevista nesta Lei.
§ 1° A propriedade da terra desempenha integralmente a sua função social quando, simultaneamente:
a) favorece o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores que nela labutam, assim como de suas famílias;
b) mantém níveis satisfatórios de produtividade;

OBS:
O que um apresentador de TV com um dos maiores cachês da TV brasileira está produzindo nessa área? Ou será que os cruzamentos na bovinocultura de alta genética europeia que vale milhões, trazidos para o Paraná, não estão dando lucro? Segundo o Jornal (Correio do Povo, 1999), neste ano, o nosso “parceleiro” intruso já investia no ramo, inclusive com propriedades em terras invadidas dos Guarani e Kaiowás em Mato Grosso do Sul, segundo o jornal online (sindimetalsjc.org).

Enquanto em um único leilão ele gasta uma quantia simbólica de R$ 800.000,00 (Folha de São Paulo, 2003), agora manda desapropriar produtores familiares tarauacaenses, possuindo terras com dimensão que os seus pés nunca pisaram e desconhecendo a luta de um povo que busca por sobrevivência e alternativas para se alimentar em uma pátria sua por direito e trocada por dinheiro a um milionário que não conhecem essa realidade.

c) assegura a conservação dos recursos naturais;
e...
§ 2° É dever do Poder Público:????

Infelizmente são poucos os integrantes do parlamento local que estão com interesse nessa história, que pra alguns pode ser de quadrinhos, enquanto pra os pais de família despejados é de terror.

b) zelar para que a propriedade da terra desempenhe sua função social, estimulando planos para a sua racional utilização, promovendo a justa remuneração e o acesso do trabalhador aos benefícios do aumento da produtividade e ao bem-estar coletivo.

Art. 4º Para os efeitos desta Lei, definem-se:
V - "Latifúndio", o imóvel rural que:

a) exceda a dimensão máxima fixada na forma do artigo 46, § 1°, alínea b, desta Lei, tendo-se em vista as condições ecológicas, sistemas agrícolas regionais e o fim a que se destine;

b) não excedendo o limite referido na alínea anterior, e tendo área igual ou superior à dimensão do módulo de propriedade rural, seja mantido inexplorado em relação às possibilidades físicas, econômicas e sociais do meio, com fins especulativos, ou seja deficiente ou inadequadamente explorado, de modo a vedar-lhe a inclusão no conceito de empresa rural;
Ou está sendo feito o contrário???
(Estatuto da terra, 1964)

Dessa forma mais milionários podem está vindo adquirir terras não só em Tarauacá, mas no resto do estado de forma misteriosa. Ressaltando que a aquisição legal, ou não dessas terras no município foi de forma silenciosa que só depois os próprios trabalhadores dessa região souberam que estavam em áreas “alheias” sem terem sido nem se quer consultados.

Está aqui registrada a indignação não de um estudante de Engenharia Agronômica, mas de um descendente de ribeirinhos do rio Tarauacá que se compadece quando um semelhante seu, tem seus direitos subtraídos. Não estamos mais na década de 70, estamos em um mundo onde a agricultura familiar movimenta 70% da economia agrícola local, enquanto que as grandes commodities agropecuárias (carne, soja, milho, madeira) são exportados e ai de todos nós se não fosse a os produtos agrícolas oriundos da agricultura familiar, teríamos uma dieta com o acréscimo de 4,5 L de agrotóxicos/ano por brasileiro (Abrasco, 2011). 

Quero aqui parabenizar a atitude de um grande lutador pelos direitos dos trabalhadores rurais que junto com o prof. Moisés Diniz e o vice-prefeito Chagas Batista há muito tempo lutam pela defesa dos direitos das famílias rurais desse município, o vereador Sidenir. Tive o privilégio de crescer indo as reuniões sindicais acompanhando a luta desses três. Onde eu morava, quando criança (seringal Santa Luzia – Médio Tarauacá) não tinha TV pra assistir filmes heroicos e patrióticos, como O Patriota, por exemplo, mas meus olhos registraram um dos momentos que mais descreveu até hoje a palavra união, quando todos os sócios do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá passava pela rua D. Constância de Menezes, cada seringueiro com uma pela de borracha que juntas somavam quase uma tonelada que havia sido tomada de um seringueiro do seringal Joacy por um latifundiário, enquanto gritavam “o povo unido, jamais será vencido”. Eu vi o que a força de um povo é capaz. E mesmo com pessoas diferentes esse povo ainda está lá na zona rural, como os meus pais, lutando. 

Poder legislativo, executivo e judiciário, ex um desafio, façam valer apena os direitos de um povo que só quer trabalhar e contribuir pra o desenvolvimento do nosso município, do nosso estado.

Por Marcondes Amorim
Estudante de Eng. Agronômica - UFAC