CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

TARAUACÁ: VEREADOR JOÃO MOREIRA TROCA O PSB PELO PP

Vereador João Moreira deixa o PSB pelo PP
Na sessão parlamentar da Câmara de Tarauacá, o Vereador João Moreira usou a tribuna da casa para anunciar sua saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que tem como maior expressão no Acre o Deputado Federal César messias e seu ingresso no Partido Progressista (PP) do senador Gladson Cameli. 

O Vereador disse ter sido fiel ao partido enquanto fazia parte, mas não sentia reciprocidade no tratamento recebido e que estava se sentido abandonado pelos Deputados que ele ajudou a eleger. 

"Passados dois anos somente agora foram fazer uma reunião partidária e mesmo assim para anunciar uma possível candidatura a Prefeitura de Tarauacá pelo PSB, sem uma conversa prévia", disse o vereador. João anunciou, por fim, que também deve ser candidato à reeleição pelo seu novo partido.

O Vereador João Moreira foi eleito com 352 votos, pelo PSB, numa coligação com  PRB e PRP, sendo a grande surpresa da eleição e o 11º mais votado. A coligação de João Moreira também apoiou o então candidato Rodrigo Damasceno do PT. Após a sua posse, o vereador passou a compor a base de sustentação do prefeito na câmara, o partido indicando vários cargos, inclusive ocupando a titularidade da Secretaria de Meio Ambiente.  

No início de 2015, o vereador e o PSB romperam com a atual administração depois da exoneração do Secretário Lázaro Almeida e outros cargos do partido. A partir dessa decisão o vereador João Moreira passou a integrar o bloco de oposição na câmara. 

Níver do Rarysson Albuquerque

Quero te parabenizar neste dia tão especial,dizer que tenho muito orgulho de te chamar de filho,ainda não tinha me dado conta de como meu garoto cresceu,hoje é seu aniversário,felicidades e muito sucesso,pai te ama muito.

De seu pai e fã: Raimundo Albuquerque

TARAUACÁ: VENDE-SE ANTENA, COMPUTADOR E IMPRESSORA


TARAUACÁ: ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR NO PRÓXIMO DOMINGO

No próximo domingo, 4 de outubro, 22 candidatos, sendo 14 mulheres e 8 homens irão participar do processo unificado para a escolha dos novos representantes do conselho tutelar de Tarauacá. As eleições acontecem em todos os municípios do país.

As eleições para a função de conselheiro tutelar em todo o Brasil serão realizadas de forma unificada dia 4 de outubro de 2015. O mandato dos conselheiros também será ampliado para 4 anos, com direito a uma reeleição, a partir de 10 de janeiro de 2016, quando tomam posse.

A votação para escolha dos 5 titulares e 5 suplentes do Conselho Tutelar de Tarauacá, será direta e secreta e acontece no dia 4 de outubro, das 8 as 17 horas. 

Eleitores maiores de 16 anos e que tiverem título eleitoral estarão aptos a votar. 

As sessões eleitorais com 12 urnas eletrônicas serão instaladas na Escola José Augusto de Araújo.

A responsabilidade da condução de todo o processo é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, sob a fiscalização do Ministério Público, que atua perante o Juízo da Infância e Juventude da Comarca de Tarauacá.

TARAUACÁ: VEREADORA JANAINA FURTADO SE FILIA A REDE SUSTENTABILIDADE

Janaina Furtado - Rede Sustentabilidade
As movimentações políticas com vistas às eleições de 2016, continuam acontecendo a todo vapor em Tarauacá. Depois de se reunir com quase todos os partido do município, a Vereadora Janaina Furtado, que se elegeu pelo PSD e atualmente estava sem partido, decidiu pela sua filiação a Rede Sustentabilidade, novo partido idealizado e criado pela acreana Marina Silva e que teve seu registro nacional deferido pelo TSE recentemente. Janaína é a primeira pessoa a se filiar no partido em Tarauacá  e a primeira vereadora do Acre a ingressar na Rede.

Em Tarauacá, o partido está em processo de criação e já conta com adesão de muitas pessoas. Existe ainda a expectativa da filiação do Vereador Marlindo Pinheiro que está deixando o PCdoB. Em breve o partido apresentará seus primeiros filiados e fará uma campanha de filiação no município. Um membro da direção estadual do partido deve vir ao município em breve para um curso de formações sobre os princípios do partido.

Janaina /furtado - Rede sustentabilidade
Sobre seu ingresso no novo partido, a vereadora disse que está feliz e vê na Rede a possibilidade de se tornar uma grande força política no município. "Sempre procurei desenvolver meu mandato de forma serena, equilibrada, respeitosa e propositiva, buscando ser fiel ao povo da minha cidade. Isso é sustentabilidade. Reconhecer as ações do executivo sem precisar bajular e também criticar e apontar saídas para os problemas sem precisar ofender as pessoas é o que tento fazer com vereadora do meu município", disse a vereadora. A vereadora agradece também aos representantes e ás direções de partidos pelos convite que a fizeram para se filiar. "Tenho amigos em todos os partidos. Não trato adversários políticos como inimigos. A política da raiva e da intriga não é minha prática. Me senti extremamente lisonjeada pela forma como os dirigentes dos partidos me trataram nas conversas que tivemos nas diversas reuniões que participei. Tratei todos com o devido respeito. Disse a todos eles que iria analisar todas as conversas e depois decidir. Com o registro da Rede, decidi me filiar e procurar meu espaço na politica de Tarauacá, finalizou. 

Coluna Política na Toca do Coêlho, 30/09/2015


A Possibilidade de Impeachment está na Constituição. Quem fala que isso é golpe não entende o momento histórico que o Brasil vive”. Pedro Taques- governador de Mato Grosso.

Usar a crise como mecanismo para chegar ao poder é uma versão moderna do golpe”. Dilma Rousseff- presidente da República.

Reforma Política
A presidente Dilma, pressionada pelas lideranças da base aliada, fez publicar em edição especial do Diário Oficial da União, desta terça-feira (29/09) a Lei referente às regras que definem as eleições de 2016.

Prazos de Filiação
Para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda, no mínimo de 6 (seis) meses, antes da eleição. (Abril de 2016).

Mandato Eletivo
Perderá o mandato eletivo, o detentor de cargo eletivo que se desfiliar do partido, sem justa causa.

Justa Causa
É considerada Justa Causa: “Mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário” e “Grave discriminação política pessoal”.

Janela Eleitoral
Será aceita a mudança de partido efetuada durante o período de 30 dias que antecede o prazo de filiações, exigida em Lei para concorrer às eleições. ( Março de 2016).

Convenções Partidárias
As escolhas dos candidatos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de Julho a cinco de Agosto do ano que se realizarem as eleições.

Domicílio Eleitoral
Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, pelo prazo de pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição.

Coligações Proporcionais
Os Partidos Políticos poderão formar as Coligações, igualmente ao formato das eleições de 2012.

Os Vetos
A Presidente Dilma Vetou:

1- O Financiamento Empresarial a Campanha Eleitoral,
1- O Voto Impresso.
OBS: 1- Esses Vetos serão analisados pela Câmara dos Deputados, que inclusive poderão ser derrubados.
OBS: 2- O Financiamento Empresarial de Campanha, já foi proibido, pelo Supremo Tribunal Federal.

Criação de Novos Partidos
O Tribunal Superior Eleitoral- TSE acatou o registro de dois novos partido no Brasil:
1- Foram criados o Partido Novo e Rede Sustentabilidade.
OBS: Os dois partidos, já poderão participar do processo eleitoral de 2016.

Pedidos Negados
O Tribunal Superior Eleitoral- TSE rejeitou o pedido do registro de dois partidos:
1- Partido da Nação Corinthiana e,
2- Partido pela Acessibilidade e Inclusão Social.

PSDC deixa a FPA
Após a formação da Frente Alternativa Independente, formada por seis partidos e composta por sete Deputados Estaduais, criou-se uma desagregação entre essa nova força política e o Partido dos Trabalhadores.

Intervenção na Direção Estadual
Com o vazamento do pedido de intervenção na Direção Estadual do PSDC Acre, o que veio causar o rompimento do governador Tião Viana, com o deputado Eber Machado.

Exonerações
Como resultado do atrito, os cargos nomeados pelo deputado Eber Machado, foram exonerados, pelo governador Tião Viana.

Enfraquecimento da Frente Popular do Acre
Nos últimos dias têm acontecido muitas reviravoltas nos bastidores da política nacional e acreana especificamente, três partidos abandonam a Frente Popular do Acre:

1- PEN- Partido Ecológico Nacional, que estava no comando do ex-deputado Astério e passou para o comando da ex-deputada Antonia Lúcia;
2- PPL- Partido da Pátria Livre, que estava no comando do Luiz Carlos Assis, e passou para o ex-candidato a deputado estadual do PT, Caio Pinheiro e,
3- PSDC- Partido Social da Democracia Cristã, que estava no comando de José Afonso e passou para Gleidson Menezes, do Grupo político do dep. Eber Machado.

Estremecimentos com aliados
Além das desavenças acima exposta, com os partidos aliados, o governador e militantes do PT, se estremeceram politicamente, com o deputado federal Alan Rick e com as direções estaduais do PRB e PDT. 

Mudanças políticas visando 2016

Tarauacá
Vereador Lulu Nery, saiu do PROS e se filiou ao PT;
Vereadora Maria José, saiu do PSD e se filiou ao PT;
Vereador Marlindo, deverá deixar o PCdoB e se filiar à Rede Sustentabilidade;
Vereadora Janaína Furtado, que estava sem partido, deverá se filiar à Rede Sustentabilidade;
Vereador João Moreira-PSB, poderá se filiar ao PP.

Jordão
O vereador Chico Sereno, deixa o PCdoB e se filiou ao PMDB;
O vereador Rosenildo Melo (Doda), deverá sair do PT e se filiar ao PP.

Feijó
O vereador Pelado, presidente da Câmara Municipal, saiu do PROS e se filiou ao PC do B.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

TARAUACÁ: VAI COMEÇAR A EXPOTARAUACÁ 2015


Tudo quase pronto para o início da Segunda Edição ExpoTarauacá, a feira de negócios e entretenimento do município de Tarauacá, que vai ser realizada de 1 a 4 de outubro com exposições de produtos e serviços da economia do estado e do município. 

A feira também promoverá entretenimento através de uma vasta programação que inclui shows musicais, rodeio, cavalgada, corrida de motocross, desfiles de moda, escolha da miss Tarauacá, apresentação de fly board e atividades. Durante o dia haverá shows musicais e diversas atividades culturais e esportivas serão realizadas na praia do Rio Tarauacá. 

O Evento será promovido pela Prefeitura com apoio do Governo do Estado, Sebrae e outros parceiros, será realizado no Estádio Naborzão e coincidirá com a realização do Novenário de São Francisco, maior festa religiosa desta região com início marcado para 25 de setembro e termino em 4 de outubro. 

De acordo com o prefeito Rodrigo Damasceno, essa edição da exposição poderá ser a última a ser realizada no estádio de futebol do município já que a prefeitura está tentando conseguir um local para construção da estrutura para a realização da exposição e de outros eventos. Rodrigo assegura também que possíveis danos causados ao gramado do estádio, a prefeitura se compromete em recuperar num curto espaço de tempo. "Nesse ano de 2015 não foi possível juntar toda uma logística para a realização do evento em outro local, mas, no próximo ano queremos estrear nosso próprio parque de exposições",  comentou. 

Em relação ao custo financeiro para os cofres da prefeitura o prefeito falou que se não fossem os parceiros não seria possível a realização do evento. "Se não fosse a ajuda do Governo do Estado, do Sebrae e de outros parceiros, a prefeitura sozinha não teria condições de realizar a feira. Estamos fazendo um investimento dentro nas nossas possibilidades e esperamos que haja um retorno para nossa economia local, que será aquecida com a presença da população rural e de outros municípios. Comércio, hotéis, restaurantes, bares, transporte particular e outros setores, serão diretamente potencializados durante a realização do evento", enfatizou o prefeito.

A cavalgada acontece no sábado, dia 3 de outubro, com a concentração nas imediações da rotatória do Bairro do Triângulo, caminhada pelas ruas da cidade e encerramento no AeroPoint. Serão 5 comitivas ao todo, sendo 3 locais (Laço de Ouro, Itaipava e Carimba que é Top) e duas de Rio Branco (Galpão Modelo e Touro Louco).

A segunda edição da ExpoTarauacá começa nesta quinta feira, 1º de outubro e se encerra no dia 4, domingo. A entrada é franca. 

Programação:

TARAUACÁ: VITÓRIA DE APENAS 7 ANOS É A GAROTA DO TRÂNSITO NO MUNICÍPIO

Vitória Bezerra, 7 anos
Essa garotinha é a Maria Vitória Bezerra Guimarães, ela tem 7 anos, estuda a primeira série, na Escola São José, filha de da enfermeira Maria José Bezerra e Hélio Marcelino. Vitória foi destaque na imprensa local, quando foi fotografada parada no sinal de trânsito.


leia o texto escrito aqui neste blog no dia de ontem.

Vitória parada no sinal
Que essa imagem publicada pelo Dj Tiago Albuquerque numa rede social, possa servir de exemplo para aquelas pessoas condutoras de veículos, especialmente motos e bicicletas, que possam refletir mais na hora de avançar quando o sinal estiver vermelho. É comum e é um direito das pessoas virem até redes sociais reclamar do poder público. Reclamamos até da poeira levantada pelos veículos no município. Deveria ser uma regra também as pessoas respeitarem as leis que são criadas para organizar a nossa cidade. A exemplo do semáforo instalado na esquina do Banco do Brasil. As pessoas, especialmente ciclistas simplesmente ignoram o sinal vermelho, causando indignação aos que obedecem. Essa garotinha da foto mostra a todos a educação que deve ter recebido dos pais e dos professores. Mesmo com tempo de chuva ela esperou o sinal abrir para poder passar. Que os 'mal educados', possam, seguir seu exemplo.

Como Radialista Gilson Amorim
Ontem no meu programa de rádio, após ler a matéria, eu pedi que se alguém da família estivesse ouvindo, que pudesse nos informar onde ela mora pra gente conhecê-la. Uma de suas tias imediatamente trouxe a garota até a Rádio e conversou com o Radialista Gilson Amorim. em seguida a levou até a câmara de vereadores onde acontecia a sessão ordinária. Lá tive oportunidade de conversar com ela.

"'foi a professora que me ensinou"
Muito simpática, desinibida e inteligente, quando foi perguntada onde aprendeu a respeitar o sinal vermelho ela respondeu que foi no ano passado com sua professora Eliete da Escola Municipal Donizete Mota. 
 Peguntada de onde ela vinha naquele momento e revelou seu lado meio sapequinha: "Eu apenas fui dar uma voltinha para ver o movimento pela cidade. cheguei no sinal a luz estava vermelha e esperei ficar verde para eu poder passar na minha bicicleta", disse Vitória.

Fica a sugestão para que as instituições responsáveis pelas campanhas educativas e fiscalização de trânsito, possam convidar a Vitória para ser uma espécie de "garota propaganda" do trânsito de Tarauacá.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dilma sanciona reforma política, mas veta doação de empresa a campanha

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (29) a Lei da Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional, mas vetou sete itens, incluindo o trecho que permitia a doação de empresas a campanhas eleitorais. Os vetos foram publicados em edição extra do "Diário Oficial da União".

No último dia 17, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu declarar inconstitucionais normas que permitem a empresas doar para campanhas eleitorais. Por outro lado, ao analisar itens da reforma política, em setembro, a Câmara havia aprovado projeto que permite a doação empresarial.

O artigo sobre doações de empresas vetado pela presidente tinha a seguinte redação após ter sido aprovado no Congresso: "Doações e contribuições de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais poderão ser feitas para os partidos políticos a partir do registro dos comitês financeiros dos partidos ou coligações".

Ao justificar o veto, a presidente Dilma Rousseff se baseou na decisão Supremo que considerou a doação de campanha por empresas inconstitucional.

"A possibilidade de doações e contribuições por pessoas jurídicas a partidos políticos e campanhas eleitorais, que seriam regulamentadas por esses dispositivos, confrontaria a igualdade política e os princípios republicano e democrático, como decidiu o Supremo Tribunal Federal - STF", diz a justificativa.

Diante do veto de Dilma, caberá ao Congresso Nacional analisá-lo e decidir se o mantém ou o derruba. Para derrubar um veto presidencial , são necessários 257 votos de deputados e outros 41 de senadores. A próxima sessão de votação de vetos presidenciais está marcada para esta quarta-feira (30).

Nesta terça-feira, em uma manobra para permitir o financiamento empresarial de campanhanas eleições de 2016, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), exigiu que eventual veto da presidente Dilma Rousseff a doações empresariais fosse incluído na pauta da sessão desta quarta-feira.

"A posição da maioria dos líderes é não votar nenhum veto se não puder votar também o veto da lei eleitoral. Eu cumpro o que a maioria dos líderes assim decidir", disse Cunha.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, reagiu, dizendo que incluir o veto à doação de empresas na sessão de quarta seria um gesto inútil.

"A apreciação desse veto na sessão de amanhã [quarta], quando o Brasil espera que concluamos apreciação dos outros vetos, seria gesto inútil do Congresso Nacional. Seria um gesto sem nenhuma eficácia", afirmou Renan.

Ele argumentou que a apreciação desse possível veto iria contra a regra do Congresso Nacional que estabelece que os vetos devem ser pautados depois de 30 dias a partir da data de chegada ao Legislativo.

PEC da reforma política - O veto da presidente e a decisão do STF não interferem no andamento de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), em andamento no Congresso, que restabelece a doação de empresas a campanhas. O texto já foi aprovado pela Câmara e agora aguarda votação em dois turnos no Senado. Como se trata de uma PEC, sua aprovação leva à promulgação pelo próprio Congresso, sem necessidade de sanção pela presidente.

A eventual aprovação pode levar a um novo julgamento no Supremo sobre as doações, caso alguma entidade ou partido questione a constitucionalidade da emenda.

Prazo para filiação - Ao sancionar a do projeto de lei da reforma eleitoral, Dilma manteve o artigo aprovado no Congresso que determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda no mínimo seis meses antes da data da eleição.

Pela legislação atual, qualquer mudança no sistema eleitoral deve ocorrer no prazo de até um ano antes do pleito – ou seja, no caso das eleições de 2016, até a próxima sexta (2).

Outro ponto do projeto aprovado no Congresso mantido pela presidente na sanção da lei foi o que trata da perda do mandato do detentor de cargo eletivo que se desfiliar sem justa causa.

Pela lei, será considerada justa causa “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário” e “grave discriminação política pessoal”. Além disso será aceita a “mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição [mínimo de seis meses].

Voto impresso - Outro ponto aprovado pelo Congresso Nacional e vetado pela presidente era o que previa a impressão, pela urna eletrônica, do registro do voto do eleitor.

Segundo o projeto, esse comprovante seria depositado em um local lacrado após a confirmação pelo eleitor de que a impressão estava correta.

Ao justificar o veto, Dilma argumentou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manifestou-se contrariamente à sanção do item porque isso geria "altos custos", com impacto de R$ 1,8 bilhão.

"Além disso, esse aumento significativo de despesas não veio acompanhado da estimativa do impacto orçamentário-financeiro, nem da comprovação de adequação orçamentária", explicou a presidente.

Filipe MatosoDo G1, em Brasília

FEIJÓ: HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM BURITIZAL ATRÁS DA BARBEARIA


De acordo com informações policiais na manhã desta segunda-feira, 28, por volta das 5h50min, a guarnição da Polícia Militar foi acionada via 190 de que havia um corpo de um homem aparentando estar morto no buritizal atrás da barbearia do Pink Floyd.

Os policiais militares deslocaram-se até o buritizal e chegando lá encontraram o corpo de José Antônio Albuquerque dos Santos, 22 anos, morador da rua Manoel Venâncio, bairro Bela Vista, caído ao chão dentro do buritizal. José Antônio foi visto na noite de domingo no Club dançante mangueira.

Os policiais militares isolaram o local até a chegada dos policiais civis que levaram o corpo de Antônio para o hospital geral de Feijó, para exames cadavérico para saber a causa da morte.

Do Acreaovivo.com

Jordão: Vereador Chico Sereno se filia ao PMDB


O vereador Chico Sereno, de Jordão, deixou o PCdoB para si filiar ao PMDB. A vinda do novo integrante da bancada peemedebista foi anunciada no plenário da Casa durante a sessão desta terça-feira, 29, pela líder do partido, Zeina Melo. 

Zeina disse que Chico Sereno chega ao PMDB não para ser mais um soldado do partido, mas sim, um general. Que ele é um líder, e tem honrado os compromissos assumido com eles( oposição). 

A relação de Chico Sereno com o PCdoB vinha desgastada desde a eleição para presidência da Câmara, quando ele apoiou o atual presidente Zé Cariolanda ( PSDB).

Chico Sereno está exercendo seu segundo mandato. Na eleição passada foi o segundo mais bem votado do município e o único indígena na história de Jordão a conquistar a reeleição.

O PMDB de Jordão agora têm três vereadores. O mesmo número do PCdoB. 

Por Leandro Matthaus

TARAUACÁ: IMAGEM DA GAROTINHA PARADA NO SINAL SERVE DE EXEMPLO AOS TARAUACAENSES QUE NÃO OBEDECEM ÀS LEIS DE TRÂNSITO

foto: Facebook Dj Tiago Albuquerque
Ontem a noite eu e minha esposa estávamos parados no sinal aqui em Tarauacá, quando uma moto com duas pessoas invadiu o sinal quase atropelando as pessoas. O motorista, como muito outros, simplesmente ignorou o sinal vermelho.

Que essa imagem publicada pelo Dj Tiago Albuquerque numa rede social, possa servir de exemplo para aquelas pessoas condutoras de veículos, especialmente motos e bicicletas, que possam refletir mais na hora de avançar quando o sinal estiver vermelho. É comum e é um direito das pessoas virem até redes sociais reclamar do poder público. Reclamamos até da poeira levantada pelos veículos no município. Deveria ser uma regra também as pessoas respeitarem as leis que são criadas para organizar a nossa cidade. A exemplo do semáforo instalado na esquina do Banco do Brasil. As pessoas, especialmente ciclistas simplesmente ignoram o sinal vermelho, causando indignação aos que obedecem.

Essa garotinha da foto mostra a todos a educação que deve ter recebido dos pais e dos professores. Mesmo com tempo de chuva ela esperou o sinal abrir para poder passar. 

Que os 'mal educados', possam, seguir seu exemplo.

TARAUACÁ: MOSTRA DE TEATRO E DANÇA DO PROJETO FORMAÇÃO CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL

Mostra de Teatro e Dança
Com a apresentação dos alunos das oficinas de Teatro e Dança de responsabilidade dos oficineiros Francisco Rodrigues e Clayton Germerson, tivemos a Primeira Mostra de Teatro e Dança da Terceira Etapa do Projeto Formação Cultural e Inclusão Social, financiado pelo Ministério da Cultura e governo do Acre e desenvolvido pela Associação de Moradores do Bairro Cohab. O Evento realizado no Galpão de Cultura, que ficou lotado, na noite de sexta feira, 18 de setembro.

Professor Sérgio Aragão - coordenador do Projeto
O Coordenador do Projeto, Professor e Ativista Cultural Sérgio Aragão, fez uma explanação do projeto e apresentou os artistas da noite. Alunos da oficina de teatro apresentaram a Com´pedia "A vida Como Ela É". Escrita por Francisco Rodrigues.

Galpão de Cultura ficou lotado
O projeto é fruto de uma parceria entre Associação de Moradores do Bairro Cohab, Governo Federal (Ministério da Cultura) e Governo do Acre (Fundação Elias Mansour), com apoio da rádio Comunitária Nova Era FM, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre, Gabinete da Vereadora Janaina Furtado e Gabinete do Deputado Jenilson Lopes.

Alunas da oficina de dança
O projeto tem como objetivo a aquisição de infra estrutura para realização de oficinas de formação nas áreas de Música (teclado e violão), Artes Cênicas (Teatro e Dança), Artes Visuais, Artes Circenses, Capoeira, Cultura Popular e Patrimônio Cultural. O projeto é supervisionado pela diretoria da associação do bairro. 

Alunos da oficina de teatro
Em 2015 o projeto, que está atendendo cerca de 1.500 pessoas, oferecendo ainda trabalho e renda para cerca de 13 jovens que atuam como oficineiros e auxiliares no desenvolvimento das oficinas.

Relatório denuncia violações de direitos por economia verde no Acre

O relatório “Economia Verde, Povos das Florestas e Territórios: violações de direitos no Estado do Acre” será lançando oficialmente nesta terça-feira (29), às 8h30, no auditório da Assembleia Legislativa, com a presença da relatora Cristiane Faustino. O documento foi produzido pela Relatoria do Direito Humano ao Meio Ambiente, da Plataforma de Direitos Humanos-Dhesca Brasil.

Ele é resultado de uma missão de investigação e incidência realizada nos meses de setembro, novembro e dezembro de 2013. O Acre é propagandeado como uma referência mundial por adotar políticas vinculadas ao clima. 

A chamada “economia verde” no Estado é vista nos meios oficiais como uma experiência que harmoniza crescimento econômico e conservação ambiental.

Desde 2010, existe no Acre o programa jurisdicional do mecanismo de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd), considerado o mais avançado do mundo, o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa).

Porém, ao visitar projetos de manejo florestal, territórios indígenas e dois projetos privados de Redd em processo de registro no Sisa e ouvir as denúncias dos comunitários, seringueiros e indígenas vinculados aos projetos de economia verde, foi constatado uma outra realidade, marcada por impactos sociopolíticos, econômicos e ambientais negativos, em especial sobre os territórios e as populações tradicionais.

Dentre outras, foram constatadas violações do direito à terra e ao território e violações dos direitos das populações em territórios conquistados. Uma das lideranças exemplifica os impactos destes projetos sobre a vida dos comunitários.

“É a perda de todos os direitos que os povos têm como cidadão. Perdem todo o controle do território. Não podem mais roçar. Não podem mais fazer nenhuma atividade do cotidiano. Apenas recebem uma Bolsa para ficar olhando para a mata, sem poder mexer. Aí, tira o verdadeiro sentido da vida do ser humano”, afirma.

O relatório também denuncia que, em um contexto de extrema desigualdade, aprofundada pela falta de informação das comunidades sobre os projetos a serem implantados nos seus próprios territórios, as comunidades acabam sendo coagidas a aceitar as propostas externas e “de cima para baixo” como redenção de suas necessidades de políticas públicas, em detrimento de sua autonomia.

Uma das conclusões do relatório é a de que “o drama imposto a essas comunidades é o de duas únicas e perversas opções: a perda da floresta e dos seus territórios e ausência de políticas públicas e os projetos de manejo, bolsa verde ou Redd.


TARAUACÁ:PRAIA ATLÉTICO CLUBE VAI À CRUZEIRO DO SUL E VENCE EQUIPE DO NAUAS


O Praia Atlético Clube foi ao município de Cruzeiro do Sul, participar de uma partida amistosa contra a Equipe do Nauas e venceu pelo placar de 1X0. A equipe demostrou experiência e com o gol marcado pelo João, ganharam mais um jogo fora de casa. A torcida da casa compareceu em bom número, mas nem mesmo os gritos de incentivos para os jogadores do Nauas, o time do 'Praia amarelou'. Ganhou o jogo e mais experiência para outros amistosos que estão sendo organizados.

O prais foi escalado com os jogadores Tibí, Romero, Careca, Dedé, Roxo, Valmar, Matheus, Kuy, Tico, Burú, David e Dama Fina (Alessandro), Geovani, Dionei, João (gol), Braga e Marcello. O técnico foi ex-jogador do Hilário. 


O principal destaque da equipe foi Matheus. Meia ofensivo e com boa pegada na bola, consegue "entortar" os adversários em qualquer que seja o campo. Um jogador diferenciado pela habilidade que tem. Matheus dá à equipe mais toque de bola e é com certeza um excelente cobrador de faltas. Parabéns a toda equipe do Praia Atlético Clube que nesses tempos de crise, consegue dá aos seus torcedores momentos de alegria e satisfação.

Escrito Por Flávio Santos (Kbym)

Tião Viana: “Acre vence a crise com trabalho e realizações”

Ao entregar hoje 365 novas casas na Cidade do Povo, o governador Jorge Viana agradeceu ao ministro Helder Barbalho, da Pesca, representante da presidente Dilma Rousseff, o apoio do governo federal a seu governo, que completava, naquele ato, 12.074 residências construídas e ocupadas em seu governo.

O governador ainda agradeceu ao ministro pela edição da instrução normativa que vai possibilitar a exportação do pirarucu produzido no Acre para todo o mundo. Tião Viana destacou que essa pode ser uma grande perspectiva de crescimento econômico para o estado, uma vez que hoje, nos Estados Unidos, o preço do quilo de pirarucu alcança, no atacado, o equivalente a R$ 64,00. O agradecimento especial ao ministro incluiu ainda os R$ 1 milhão que ele trouxe para o estado e que será usado na construção e ampliação do mercado do peixe na capital, a exemplo do de Cruzeiro do Sul, que o ministro inaugurou ainda ontem.

O governador revelou que em menos de cinco anos de administração no Acre já recebeu mais de R$ 1 bilhão de investimentos do governo federal e que vai continuar trabalhando com bons projetos para que esse fluxo de recursos permaneça.

A agenda de atividades do governo mostra a amplitude das ações econômicas e sociais em execução. Amanhã, ele entrega centenas de implementos agrícolas e material para as familiais no programa de valorização do pequeno agricultor da SEAPROF. Na quarta-feira, será a vez da entrega de cadeiras de rodas motorizadas para pessoas com necessidades especiais, uma reivindicação justa e constante no estado.

Na sexta-feira, dia 02 de outubro, o governador Tião Viana inaugura, em Manoel Urbano, a maior serraria especializada em madeiras certificadas do país, um evento de importância nacional, que mostra o compromisso ambiental do governo e a forma de conciliar a preservação com a melhoria da qualidade de vida das populações. Ainda no dia 02, inaugura em Cruzeiro do SUL a UTI do Hospital Regional, um investimento que vai oferecer melhores condições de atendimento no município. No dia 20 de outubro, Tião Viana entrega a fábrica de castanha da Cooperacre, uma das mais modernas com alta capacidade de produção, qualidade e segurança. E no dia 17 de outubro será a vez de inaugurar oficialmente o projeto de porcos e aves Dom Porquito, no Vale do Acre, uma obra estruturante, que representará uma nova visão empresarial e de parceria público-privada.

Ainda nos próximos meses, o governo entregará um ginásio poliesportivo e uma escola para 1.200 alunos na cidade do Povo. E se prepara também para a implantação do frigorífico do peixe em Cruzeiro do Sul.

Do Jornal A Tribuna

Democracia Especial (eleição para diretores das escolas públicas do Acre)

Moisés Diniz LimaEm novembro haverá eleição para diretor nas escolas estaduais do Acre. Serão cerca de 260 escolas em disputa, com mais de 100 mil alunos votando, junto com 9 mil professores e 3 mil não docentes, além dos pais de alunos.

Um colossal exército de cerca de 150 mil acreanos votando, incluindo adolescentes acima de 13 anos, sem lista de compra de votos, sem necessidade de partidos, sem esquemas privados ou públicos de captação ilícita de votos e sem necessidade de fortes aparatos de segurança, aonde a marca das campanhas é a proposta de trabalho pedagógico dos candidatos.

Desde o final da década de 80 que as escolas do Acre elegem os seus diretores, ganhando aperfeiçoamento no final da década de 90, através de um processo que poderíamos chamar de democracia direta proporcional, aonde se equaciona quantidade e qualidade de forma exemplar.

Nesse método, todos os professores e servidores não docentes votam e se encontrou uma fórmula aonde todos os alunos e todos os pais votam também, mas, esses dois últimos segmentos representam apenas um percentual de voto.

A fórmula é espetacular, do ponto de vista da democracia. Imagine que, se não definisse esses percentuais para alunos e pais, o voto dos professores se tornaria residual, frente ao gigantesco universo dos alunos.

Esse modelo de eleição para diretores da escolas estaduais fluiu para os municípios e, hoje, todas as escolas municipais, independente da orientação partidária do prefeito, são eleitas nesse modelo. Uma conquista da Educação e da sociedade acreana.

Com o passar do tempo, o processo foi se aperfeiçoando e, na atualidade, temos um modelo que faz inveja aos políticos, que tentam, há décadas, fazer uma reforma política que acabe com a compra de voto, o poder dos grupos econômicos e o compadrio.

Nesse modelo, os candidatos a diretor de escola são submetidos à realização de um teste para avaliar os seus conhecimentos pedagógicos. Em seguida, os aprovados nesse exame, concorrem a uma eleição e lutam para conquistar os votos dos servidores, dos pais e dos alunos.

Esses dados se tornam relevantes, considerando que na maioria dos Estados e nos milhares de municípios brasileiros os diretores de escola ainda são indicados por apadrinhamento partidário, transferindo para a escola a indecência do jogo político.

Acreditem se quiser, mas, no Maranhão, o governador eleito, Flávio Dino (PCdoB) anunciou como grande conquista da sociedade, no ano de 2015, a instituição de eleição para diretor de escola. O Maranhão foi fundado em 1621.

Aqui no Acre, antes dessa inestimável conquista da democracia, nós tínhamos políticos semianalfabetos que indicavam os diretores da escolas, lugar especial aonde devem se formar os acreanos do futuro, homens e mulheres das letras.

Acreditamos, ainda, que o aprofundamento da democracia nas escolas tem sido um dos fatores que têm ajudado a elevar os índices educacionais do Acre, aliado ao investimento de garantir que cerca de 70% dos professores acreanos, estaduais e municipais, tenham nível superior, incluindo professores indígenas e rurais.

Nesse ano, o Acre presenteou o Brasil com o primeiro indígena a concluir uma pós-graduação stricto sensu. Joaquim Maná, alfabetizado ao 20 anos, do povo Kaxinawá da Praia do Carapanã, de Tarauacá, concluiu o seu Doutorado em Linguística pela UnB.

Na democracia brasileira, os candidatos (de vereador a senador) fazem um teste para identificar se sabem ler e escrever. Nas nossas escolas, o teste envolve conhecimentos gerais, de caráter científico, pedagógicos e administrativos.

Assim, um diretor de escola, por essas regras, necessita ter razoável conhecimento científico, enquanto um deputado ou senador da República pode se eleger mal sabendo assinar o nome, para propor e votar leis complexas, que tratam da vida da nação.

*Moisés Diniz é Secretário adjunto de Educação e membro da Academia Acreana de Letras.

Multa para quem jogar lixo na rua pode ser adotada em todo o país

A cobrança de multa de quem jogar lixo em via pública, já adotada em algumas cidades, como no Rio de Janeiro, pode passar a valer em todos os municípios e no Distrito Federal. A prática está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 523/2013, que integra pauta da reunião de terça-feira (29) da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

O projeto modifica a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) para explicitar a proibição de descarte irregular de lixo em via pública e para determinar que os municípios e o Distrito Federal devem fixar multas para quem descumprir a regra, além de regulamentar a forma correta de descarte de resíduos sólidos.

O relator na CMA, senador Jorge Viana (PT-AC), apresentou voto favorável à proposta, apresentada pelo ex-senador Pedro Taques. Para Jorge Viana, “sanções pecuniárias ainda são ações pedagógicas e preventivas necessárias para se evitar condutas indesejadas”. Ele considera que o projeto contribuirá para educar a população com relação ao correto descarte dos resíduos sólidos.

A matéria será votada em decisão terminativa na CMA.

Hospitais

Também está na agenda substitutivo ao PLS 92/2014, que obriga hospitais e clínicas privados a disponibilizar ao consumidor tabela com os preços de serviços, consultas, terapias, exames, procedimentos e medicamentos.

A relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), modificou o texto original, do ex-senador Jayme Campos, para determinar que a regra se restringe à assistência ambulatorial, diagnósticos, terapias e atendimento odontológico, mas não se aplica a atendimento de emergência e não é extensiva a atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou custeados por plano privado de assistência à saúde.

A pauta da CMA, composta de 13 proposições, inclui ainda o PLS 445/2015, que obriga dono de supermercado a higienizar carrinhos disponibilizados a clientes e também dono de lan houses a manter limpos mouses de computadores usados pelos clientes. A regra pode ser incluída no Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei 8.078/1990), conforme prevê o projeto apresentado por Marcelo Crivella (PRB-RJ), e não será restrita a esses dois tipos de objetos, alcançando todos os equipamentos e utensílios disponibilizados ao consumidor no fornecimento de um produto ou serviço.

A CMA se reúne a partir das 9h30, na sala 6 da Ala Nilo Coelho, no Senado.

Inscrições para concurso dos Bombeiros seguem até dia 4 de outubro

As inscrições para o concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) seguem até as 23h59 do domingo, 04 de outubro, na página eletrônica da organizadora Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), no endereço eletrônico: www.funcab.org.

Os aprovados participarão do Curso de Formação de Oficiais, e receberão a remuneração (bolsa) de R$ 3.796,74 (PM) e R$ 3.541,36 (Bombeiro). Após concluir todas as etapas, os aprovados receberão salários superiores. Para mais informações, acesse o edital.

Do AC24Horas

Níver da Monalice Marinho

O dia hoje é seu, mais quem ganha o presente somos nós, porque ter alguém como você pra Amar é um presente de Deus, 
você Monalice é uma verdadeira guerreira é uma excelente Filha, uma Maravilhosa Mãe e uma Super Vó, somos até suspeitos pra falar porque em ti eu não vejo defeitos somente qualidades, tem um coração tão grande, és tão amável e protetora.
Que continue sempre sendo essa pessoa humilde, feliz e Batalhadora que és;
QUE A SENHORA VIVA POR MUITOS E MUITOS E MUITOS ANOS, Que Deus lhe conceda muita saúde, muitas alegrias e que consiga alcançar todas as suas metas as quais sonha. Estaremos sempre ao seu lado, lhe ajudando, lhe apoiando, chorando e rindo contigo.
TE AMAMOS IMENSAMENTE, FELIZ ANIVERSÁRIO MINHA RAINHA.
De suas filhas Phenik e Maria de Fátima, seus netos Ennzo e Haretha, Sua Mãe Dira e seu Pai Timbu.

TARAUACÁ: BICICLETA ESQUECIDA NA ESCOLA JOÃO RIBEIRO


Esta bicicleta foi abandonada no gramado da Escola João Ribeiro há mais de duas semanas. Pede-se ao proprietário ou proprietária que compareça à referida escola, de posse da nota fiscal para que possa retirá-la. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ex-prefeita de Bom Jardim (MA) se entrega à PF após 39 dias foragida

Lidiane postava fotos de viagens, festas, 
carros e roupas caras nas redes sociais
A ex-prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite da Silva (sem partido), se apresentou na superintendência da Polícia Federal em São Luís, no início da tarde desta segunda-feira (28). Ela chegou ao local acompanhada de advogados e entrou pelos fundos do prédio. A prefeita estava foragida havia 39 dias.

Lidiane deve prestar depoimento e passar por exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) de São Luís. Ela ficará detida na sede do Corpo de Bombeiros.

Ela é acusada de desviar recursos destinados à merenda escolar, reforma e construção de escolas no município. Após assumir o cargo, a prefeita costumava esbanjar bens e viagens.

Lidiane postava fotos de viagens, festas, carros e roupas caras nas redes sociais e ainda desdenhava de quem questionava seu poder aquisitivo. Em 2012, ela declarou à Justiça Eleitoral que não possuía bens.

Lidiane foi cassada do cargo no começo do mês, quando os vereadores realizaram sessão e entenderam que a perda o cargo ocorreria porque a Lei Orgânica do município diz que o prefeito não pode se afastar por mais de dez dias sem comunicar a Casa.
Histórico

Lidiane estava foragida desde o último dia 20, quando a polícia deflagrou a operação Éden. Foram presos o ex-marido dela e ex-secretário de Assuntos Políticos, o fazendeiro Humberto Dantas dos Santos, e o ex-secretário de Agricultura Antônio Gomes da Silva.

Desde que assumiu o cargo, em 2013, a prefeita de Bom Jardim respondeu a pelo menos oito ações civis na Justiça do Maranhão. Uma delas resultou no afastamento da gestora, em dezembro de 2014, devido ao descumprimento de ordens judiciais relativas à regularização das aulas na educação infantil e fundamental, fornecimento de merenda e transporte escolar, motivadas pelas ações ajuizadas pela promotoria de Justiça de Bom Jardim.

O MP-MA (Ministério Público do Maranhão) diz que os alunos das escolas municipais eram dispensados mais cedo das aulas por falta de merenda. Também há queixas de falta de transporte escolar.

Ao assumir o cargo, a prefeita demitiu 300 professores. O MP prepara uma ação pedindo a interdição judicial do município de Bom Jardim.
Outro lado

Em entrevista ao UOL, o ex-advogado da prefeita, afirmou que ela tem recursos próprios para justificar a vida de luxo que vive e negou que ela tenha usado qualquer recurso público em benefício particular. Segundo ele, o salário de R$ 12 mil da prefeitura, os bens deixados pelo ex-marido e um "namorado rico" explicam a qualidade de vida da prefeita.

Carvalho disse ainda que a prefeita era casada com "um homem bilionário" e, antes de assumir o cargo, já andava em carros de luxos e tinha uma vida "confortável".

A defesa da prefeita afirmou ainda que o mandado de prisão contra ela é "desnecessário" porque ela "não atrapalhou as investigações".

Por Carlos Madeiro
Colaboração para o UOL, em Maceió