TARAUACÁ: Os primórdios da imprensa tarauacaense aos dias atuais


JORNAIS

Tarauacá é um município acreano que sempre esteve atendo as mudanças e bastante comunicativo. Ele faz questão de expor isso para quem o visita e valoriza sua história. Quem vive em Tarauacá pode notar essa valorização desde as crianças aos mais velhos.

O MUNICÍPIO – primeiro jornal fundado em Tarauacá. Era propriedade de Pedro Gomes Leite Coelho, teve como gerente Henri Froissart. O primeiro número saiu em 28 de setembro de 1910. Um incêncio, em 14 de fevereiro de 1914, devorou o prédio e as oficinas do jornal. Leite Coelho faleceu em Tarauacá no dia 11 de outubro de 1937.

A ALVORADA – jornal fundado em 11 de agosto de 1913 pelos operários do jornal O Município.

O ESTADO – o jornal era orgão oficial da prefeitura do Tarauacá. Seu primeiro número saiu em 29 de janeiro de 1914, e se manteve apenas por esse ano. Tinha como redator-chefe Dr. Oscar de Paula Guimaraens.

O TARAUACÁ – surgiu em substituição ao jornal O Estado. Passou a circular a partir de 11 de outubro de 1914.

O DEPARTAMENTO – também órgão da prefeitura, sob a direção do Coronel José Vicente Assumpção, prefeito do Departamento. Seu primeiro número circulou em 15 de novembro de 1914. O jornal perdurou até 02 de abril de 1916.



JORNAL OFFICIAL – entrou no lugar de O Departamento. Foi fundado pelo funcionário da Prefeitura, Severiano Rodrigues, tinha como redator o advogado Bezerra Filho. O primeiro número circulou em 11 de abril de 1916. Esse jornal noticiou e registrou todo o episódio que envolveu a morte do delegado Sólon da Cunha, filho de Euclides da Cunha, no Seringal Mira Flores, Rio Envira. O jornal foi extinto em 08 de abril de 1918.

A REFORMA – jornal de propriedade e direção do coronel José Florêncio da Cunha. O primeiro número saiu a 12 de maio de 1918. O jornal perdurou até 1925, retornando no ano de 1929, e permaneceu até 1934. Caracterizou-se por ser um periódico de oposição aos prefeitos do Departamento de Tarauacá. Florêncio da Cunha, pai de Gualter Marques Batista, por sua vez, pai de Djalma Batista, foi advogado no departamento de Tarauacá e Tefé (AM), e também prefeito das respectivas cidades.

ACRE FEDERAL – sua primeira edição saiu em 14 de março de 1932, sob a direção do advogado Dr. Rafael Dornelas Câmara e outros.

OPERARIO ACREANO – o primeiro número circulou na cidade em 15 de dezembro de 1932, sob a direção do Dr. Custódio Freire e Raimundo Eustáquio de Moura.

NOVA ERA - A Rádio Nova Era é o maior meio de comunicação do município comunitário, além de contar com os jornalistas e seus blogs de plantão que cobrem toda a cidade. Na maioria dos casos, os jornalistas e blogueiros são primeiros a informar s autoridades sobre fatos na cidade. Recentemente adotou a tecnologia por meio de aplicativos para expandir o acesso a informação.

Por Isaac Mello
Blog Alma Acreana

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem