Coluna Política na Toca do Coêlho

“A foice quebrou, e o martelo ficou sem cabo”. Um dirigente do diretório estadual, do PC do B, quando soube, que o vice do prefeito Marcus Alexandre será do PSB.

As crises e o vale tudo pelo poder
Além das crises econômica, política, Institucional, de credibilidade, confiança e da falta de novas lideranças, o Brasil está mergulhado, na alta de inflação, aumento de impostos, desemprego, decretação de falências de empresas e perda de poder de compras. As autoridades parecem não se preocupar com a população e só visam à ganância desenfreada pelo poder.

Um exemplo a não ser seguido
A hierarquia constitucional, da nossa Republica Federativa do Brasil, está totalmente comprometida e corrompida, vejamos: A presidente Dilma-PT, respondendo processo de impeachment; o vice-presidente, Michel Temer - PMDB aparece denunciado na operação Lava Jato e pode responder também, processo de impeachment; o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha- PMDB, o 3º na linha sucessória, responde processo de cassação no Conselho de Ética e está denunciado, pela Procuradoria Geral da República, em cinco processos. O 4º na linha sucessória, o presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros- PMDB, também denunciado, pela Procuradoria Geral da República.

O Congresso Nacional
Os senadores, representando os Estados da Federação Brasileira e os deputados federais, que representam proporcionalmente, o conjunto da população, por Estado, com raras exceções, passam por um descrédito e impopularidade, em função de práticas nefastas à sociedade. Na operação Lava Jato, mais de 200 parlamentares, aparecem como beneficiários dos recursos desviados da Petrobrás.

Impeachment da presidente Dilma- PT 1
O deputado Jovair Arantes- PTB, relator da Comissão Especial, que analisa o pedido de abertura de processo de impeachment, contra a presidente, Dilma Roussef- PT, apresentou o seu parecer de 130 páginas, consubstanciando os indícios de crime de responsabilidade praticados pela presidente, sendo favorável a admissibilidade do referido processo.

Impeachment do vice-presidente, Michel Temer-PMDB 2

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o deputado Eduardo Cunha- PMDB, presidente da Câmara dos Deputados institua Comissão Especial, para analisar abertura de processo de impeachment contra o vice-presidente, Michel Temer- PMDB, por improbidade administrativa, protocolado na Câmara dos Deputados.

Impeachment do ministro Marco Aurélio, do STF 3
A coordenação do movimento Brasil Livre, através do advogado Rubens Alberto, protocolou junto ao Senado Federal, pedido de impeachment, por abuso de poder e crime de responsabilidade, alegando a intervenção de um poder sobre outro.

Deputado Federal Alan Rick- PRB
Injustas as agressões de alguns integrantes do PT ao deputado Alan Rick. Até então, Alan tem tido uma posição coerente com os seus princípios, nas defesas que faz dos grandes temas nacionais. Os acusadores esquecem, que após um partido “fechar questão”, em um determinado tema, se o deputado não seguir, a orientação partidária, poderá ser expulso e perder o mandato por Infidelidade Partidária.

PSOL em São Paulo
Foi confirmada a candidatura de Luiza Erundina- PSOL à prefeitura de São Paulo, tendo como vice-prefeito, o deputado Ivan Valente, também do PSOL.

PP Libera os dissidentes
A direção do Partido Progressista- PP, que tem 49 deputados federais, liberou os dissidentes para votar como queiram no processo de impeachment da presidente Dilma Roussef- PT.

Sinal Vermelho/Situação de emergência
Após o acordo do governo federal, em relação à renegociação das dívidas dos Estados, o governador Tião Viana, determinou apertar o cinto dos gastos nas secretarias. Em 30 dias, será apresentado um plano de contenção de despesas, principalmente, em relação à renegociação de contratos de aluguéis, de bens móveis e imóveis. É o momento, de se fazer uma reforma administrativa, diminuindo secretarias, cargos comissionados e diminuindo a verba de publicidade.

Deputado Jesus Sérgio- PDT
Muito elogiada a posição política do deputado Jesus Sérgio, por estar permanentemente cobrando os benefícios para a população de Tarauacá e Jordão, pedindo defensores, equipamentos para o hospital Dr. Sansão Gomes, a urgente recuperação da cabeceira da ponte da cidade e, ter pedido a decretação do estado de emergência, por parte do DNIT, por conta da precária situação da BR- 364 no trecho de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul.

Associação dos Vereadores do Estado do Acre, no Juruá.
A Associação dos vereadores do Acre, sob a liderança do vereador Artêmio Costa- PSB, de Rio Branco, estará realizando nesta sexta e sábado, dias 8 e 9 de abril, na cidade de Cruzeiro do Sul, a partir das 8h30min, no auditório do Ministério Público, com a participação de vereadores de Rio Branco e das cidades do Juruá, o  II Encontro da Associação dos Vereadores, numa parceria com o Tribunal de Contas do Estado e da Consultoria Política Coêlho & Farias.

Pauta do encontro
I- O encontro visa qualificar os vereadores do Juruá, membros da associação, quanto aos reflexos da crise nacional, nas Câmaras Municipais e as atribuições do último ano do mandato;
II- Eleições 2016, quanto à propaganda eleitoral. (O que pode e o que não pode, nas eleições de 2016), frente às mudanças da reforma política, bem como, os aspectos financeiros da campanha (arrecadação, doações e prestação de contas);
III- Aspectos organizacionais de uma campanha eleitoral, montagem de coordenação de campanha e planejamento estratégico eleitoral.

Mobilização política de Tarauacá

·      Correção: O novo secretário municipal de finanças de Tarauacá, Dione Von Eleamem, é sobrinho e não irmão, do ex-secretário, Arífe Eleamem. Dione Von é servidor municipal há 16 anos e filho de Cimeia Eleamem e Sebastião Baima, de nossa Tarauacá.
·      A Prefeitura Municipal de Tarauacá poderia mobilizar a bancada federal do Acre, principalmente, os deputados apoiados pela estrutura estadual e municipal, solicitando a instalação de uma Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos.
·      A vereadora Janaína Furtado- Rede Sustentabilidade tem sido muito elogiada, por estar sempre em defesa das necessidades da população tarauacaense. Está empenhada em conseguir um mamógrafo, para atender as mulheres da Regional Tarauacá/Envira, em parceria com o deputado Léo Brito. Além disso, reivindica uma penitenciária feminina para o município
·      A prefeitura Municipal de Tarauacá nomeou no ano eleitoral, assessores indígenas de algumas comunidades, para desenvolver as políticas públicas em benefícios das mesmas. A Câmara Municipal, precisa saber, qual o valor será disponibilizado, para as ações que serão desenvolvidas.
·      A partir de julho, os prefeitos ficarão impedidos de nomear, contratar, demitir, exonerar ou transferir servidor público, exceto em casos emergenciais.
·      Recebi algumas ligações, indagando quais as ações que são desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente de Tarauacá.
·      As comunidades do Gregório, Acuraua e Tauari, foram contempladas recentemente, com o Programa Bolsa Família.
·      Os vereadores Lulu Nery e Maria José, recém chegados ao PT, vão ter que se redobrar, para superar Ezi Aragão, Sidenir, Príncipe e Raquel.
·      O Dico, do PDT, continua na memória dos eleitores de Tarauacá e principalmente, do maior reduto eleitoral, que é o seu bairro da Praia. Dico, formado em Gestão Ambiental, continua comprometido com os seus ideais. Perdeu a eleição, mas continua agindo, com humildade, honestidade e lealdade. É um nome que não ficará de fora, dos possíveis novos representantes.


Mobilizações políticas no Jordão
·      Com a desincompatibilização da Secretária Municipal de Educação, Meire Sérgio, assumiu a pasta o comunista professor Raimundo Vieira.
·      Segundo os comunistas do município, com a ida de Raimundo Vieira, quem sai ganhando é o vereador Abel Ximenes.
·      Segundos os bastidores, a última reunião da cúpula do PSDB no Jordão, com as presenças dos deputados Major Rocha e Luiz Gonzaga, além de Marcio Bittar, foi extremamente vexatória, por conta de uma manifestação do vereador Zé Cariolando.
·      Continua deficiente, a internet no município, mesmo com o governo do Estado investindo significativos recursos. A população quer saber, quem realmente vai resolver o problema.
·      Está sendo um sucesso, o campeonato de futsal, organizado pelo idealista do desporto, Aderlandio.
·      Muito elogiada a atitude dos deputados Jesus Sérgio- PDT e Jenilson Leite- PC do B, quanto à realização de uma audiência pública, para discutir os constantes apagões, no município, com a participação de representantes da ELETROBRÁS. De imediato, foi constatado, que a energia está sendo cobrada, acima do normal.


e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem