TARAUACÁ: MEMORIAL DOS ESCRITORES É INAUGURADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (24) o Memorial dos Escritores Tarauacaenses, na Biblioteca Municipal de Tarauacá, Prof° Francisco Hélio Lucena Fontenele com a presença de várias autoridades locais, alunos, professores e escritores renomados.

O Memorial composto pelo os Escritores Tarauacaenses: Núbia Wanderley, José Guilherme de Araújo Jorge,Djalma da Cunha Batista, Raimundo Acreano Rodrigues, José Potyguara da Frota, Leandro Goés Tocantins, Barbosa & Tocantins, José Higino de Souza, José Carlos da Rocha, Francisca Trindade Lopes, Maria Silene de Farias, Francisco Alves de Freitas, Moisés Diniz, Luísa Galvão Lessa, Àlvaro Sobralino de Albuquerque, José Lopes Marques, Alfredo Lustoza Cabral, Margarete Edu Prado, Mário Maia, Sanderson Moura da Silva e Francisco das Chagas Santos do Vale e conta a história deste escritores por meio de fotos, livros, vídeos e documentos e foi estruturado com o intuito de manter viva a história destes guerreiros que ainda fazem história em nossa cidade e região por meio da Leitura.


A solenidade contou com a presença do prefeito Rodrigo Damasceno, o vice Chagas Batista, o secretário municipal de Educação, Carlos Gomes, a representante do Núlceo Estadual de Educação, Francisca Aragão, a diretora da Biblioteca Municipal, Nilzemar Torres, o diretor do Campus do IFAC de Tarauacá, Sérgio Flórido, Alunos, Professores, Gestores das Escolas Municipais, além de homenageados, familiares e comunidade em geral.

Em seu pronunciamento, Rodrigo ressaltou a importância de inaugurar o Memorial dos Escritores Tarauacaenses que há muito deveria ter acontecido, pois visa aproximar a população desta forma peculiar de leitura, que envolve o imaginário popular com a riqueza dos livros dos nossos Escritores; de tal forma que a existência deste espaço será uma forma de Tarauacá se reencontrar com suas próprias raízes culturais, numa espécie de “justiça histórica” a todos os escritores que levaram a sua “terra natal” junto à consagração de seus nomes e de suas obras no cenário artístico Estadual e Nacional.

Para o secretário de Educação, Carlos Gomes esta inauguração foi muito importante para a cidade, pois além de ser cultivada a história local, a juventude também está sendo estimulada por escritores regionais: “Quanto mais um povo é intelectualizado, mais desenvolvida a cidade é e menos violenta ela se torna” ressaltou.

Para o escritor e professor Freitas o evento foi emocionante, “primeiro pela homenagem e depois, por ver o quão magnífico estar a primeira Biblioteca Municipal trouxe para a cidade. Aqui há espírito de dedicação, empenho e do acreditar na educação. Tenho certeza de que este foi um dos melhores investimentos que o prefeito Rodrigo Damasceno nos proporcionou”, conclui Freitas.























Assecom

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem