TARAUACÁ: Detentos do presídio planejam rebelião por causa de superlotação, diz agente

POR GINA MENEZES - O presídio Moacir Prado, localizado no município de Tarauacá, é uma bomba relógio prestes a explodir em uma provável rebelião. A informação foi confirmada por um agente penitenciário que trabalha na unidade prisional e que pediu para não ter o nome revelado.

O presídio tem capacidade para 80 detentos, mas atualmente possui uma comunidade carcerária composta por 390 presos que superlotam as celas do pequena unidade prisional.

Inconformados com as condições sub-humanas e em contato com presos do sistema semiaberto, os detentos planejam uma rebelião. A informação já seria de conhecimento da polícia, que tomou as primeiras providências nas últimas horas.

A reportagem da Folha do Acre entrou em contato com o delegado titular da delegacia de Tarauaca, José Obetânio, que afirmou que durante a madrugada foram efetuadas dezenas de prisões e que logo se reunirá com o diretor do presídio para tratar sobre o assunto.

“Prendemos algumas pessoas e vou ter uma reunião com o diretor local do presídio. É só o que confirmo”, salientou.

Ao todo, foram realizadas 65 prisões, de acordo com o diretor-geral do Instituto Penintenciario do Acre (Iapen), Martin Hassell, todos de detentos que estavam no semiaberto.

“Estes detentos já foram recolhidos e já estão de volta ao presídio. Não temos informação de rebelião, mas sabemos que este tipo de coisa acontece de uma hora para outra, é por isso é importante mantermos a vigilância, por enquanto esta uso dentro da normalidade”, frisou.

Com relação à superlotação da unidade prisional, Hessel reconhece que está acima da capacidade, mas frisa que essa é a realidade de todo o sistema prisional brasileiro. Questionado se a segurança no local foi reforçada, o diretor afirmou que por enquanto segue dentro da mesma normalidade, apenas com os agente locais.

fonte: A folha do acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem