Prédios públicos do Acre, onde existem seções eleitorais, vão ser fechados a partir desta sexta-feira

G1/Acre - Os prédios públicos do Acre, onde existem seções eleitorais, vão ser fechados a partir desta sexta-feira (30) para instalação das urnas eletrônicas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

O diretor do órgão, Carlos Venícius Ribeiro, explica que são os servidores do Tribunal que fazem a montagem das salas. O lacre das urnas teve início no último dia 23 de setembro. Em Rio Branco, 1ª Zona Eleitoral, foram lacradas 287 urnas. Em todo o Acre serão utilizadas 2.485 aparelhos.

"Os prédios devem ser liberados na sexta para organização de urnas, montagem de mesas de mesários e quaisquer outra necessidade. Depois de lacradas, as urnas só funcionam quando o mesário liga o equipamento para iniciar a votação", destaca Ribeiro.

O Acre possui 1.779 seções que são distribuídas em 10 zonas eleitorais. De acordo com o TRE-AC, 147 dessas seções estão situadas em regiões de difícil acesso, sendo que em 42 a chegada é possível apenas de helicóptero. Os municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Taumaturgo são os que abrigam seções eleitorais com maior dificuldade de acesso.

Reforço do Exército Brasileiro
Ao menos 700 homens do Exército Brasileiro devem reforçar a segurança em oito cidades do Acre no próximo domingo (2), quando ocorrem as Eleições 2016.

Na segunda (26), o TRE-AC informou que o reforço faz parte das tropas federais enviadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a onda de ataques no estado.

No Acre, os homens devem ser distribuídos entre as cidades de Acrelândia, Brasileia,Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco,Senador Guiomard, Sena Madureira eTarauacá. A maioria desses municípios foi alvo de ataques criminosos a patrimônios públicos, veículos e casas de agentes da segurança.

As Forças Armadas devem permanecer nos municípios entre dias 1 e 2 de outubro – véspera e dia do pleito, respectivamente.

Número de eleitores no Acre

O estado do Acre conta com um eleitorado de mais de meio milhão de votantes. Um total de 500.077 pessoas, que representam um aumento de 4,4% de eleitores, se comparado ao ano de 2012. Os dados são do Cadastro Nacional de Eleitores. A capital, Rio Branco, é a cidade que apresenta maior número, somando 230.090 eleitores.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem