CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Liminar do TSE retira Carlos Gomes do debate da TV Acre


AC24Horas - O candidato à prefeitura de Rio Branco, Carlos Gomes, da Rede Sustentabilidade, foi obrigado a se retirar dos estúdios da TV Acre, minutos antes do debate da emissora por uma ordem judicial.

Do lado de fora da emissora, em conversa com a imprensa, Carlos lamentou a decisão. A Globo vetou o candidato porque ele não alcançou 5% na pesquisa Ibope. A decisão foi do TSE.

“Decisão a gente cumpre apesar de discorda. Nós estamos profundamente tristes e magoados com essa decisão. A vida que segue, a gente vai continuar fazendo o debate”

O candidato da Rede se dirigiu direto ao Hotel Holiday, junto com a porta-voz da Rede, Marina Silva, seu vice Gabriel Santos e apoiadores onde farão um debate.

Acre tem previsão de novos temporais nesta sexta-feira (30)

G1- Acre - O tempo deve continuar instável em todo o Acre, em especial na região oeste do estado, nesta sexta-feira (30). A previsão é que o céu varie de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas com possibilidade de vendavais.

Na maior parte do estado, incluindo Rio Branco, entretanto, o sol deve brilhar forte durante a manhã e as chuvas estão previstas para ocorrer apenas nos períodos da tarde e noite.

Confira as temperaturas por região:

Alto Acre
Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 33°C.

Baixo Acre
Mínima de 22°C e máxima de 34°C são as temperaturas registradas em Acrelândia, BuláciVia Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 22°C e 31°C.

Vale do Purus
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 21°C e 32°C.

Vale do Tarauacá/Envira
Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 34°C.

TARAUACÁ: Policias Militares que foram trabalhar nas Olimpíadas retornam ao município.

Cabo PM Júlio César

Os 200 Policiais Militares do Acre que foram mobilizados pela Força Nacional pra trabalhar nas Olimpíadas no Rio de Janeiro, começam a retornar para seus Batalhões. Foram 3 meses trabalhando na segurança das Olimpíadas e Paraolimpíadas na cidade do Rio de Janeiro. 

De Tarauacá, foram mobilizados sete policiais que integraram o efetivo do Acre que foi para o Rio de Janeiro para fazerem a segurança dos jogos olímpicos e Paraolímpicos. Sargento Oberdan, Sargento Pedrosa, Cabo Julio Cesar, Cabo Raimundo Araújo, Cabo S. Costa, Soldado Robison e Soldado Vanilson. 

O Acre muito bem representado se destacou nas diversas missões cumprindo com exito.

O Cabo Júlio César integrante do Batalhão da Polícia Militar em Tarauacá, fala da emoção de representar o Acre num evento internacional. "Pra mim e meus colegas farda é motivo de muito alegria e orgulho representar meu Estado e Minha cidade em um evento Internacional. Cumprimos nossa missão e agora estamos de volta para continuar o trabalho aqui na nossa querida cidade. foi um rica experiência que só enobrece o nome da nossa gloriosa Polícia Militar", disse o Cabo Julio Cesar. 

Sargento Pedrosa

Sargento Oberdan

Cabo Julio César

Cabo Raimundo (Rai)

Soldados Vanilson e Robson e Cabo S. Costa

( Fotos cedidas/acervos pessoais)

Juízes eleitorais determinam Lei Seca a partir de sábado no AC

A votação do dia 2 de outubro contará com a instituição da Lei Seca, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas os juízes dos cartórios eleitorais serão os responsáveis por determinar a proibição da venda de bebidas alcoólicas.

A expectativa é que a norma seja publicada até amanhã, estabelecendo os horários de início e de encerramento da suspensão da comercialização de bebidas.

No segundo turno para a disputa do governo do Estado, o judiciário chegou a liberar a venda e a experi- ência resultou em diversas ocorrências e o confronto entre policiais e cabos eleitorais, o que teria resultado na decisão de garantir que a Lei Seca seja aplicada.

Como em anos anteriores, além da venda, será proibida a distribuição e o consumo de álcool durante a votação para evitar tumultuo. Caso a regra seja descumprida, a pessoa pode ser presa.

Em outras regiões do País, como em São Paulo, uma decisão de segunda instância garante a comercialização de bebidas, alegando que não há norma que garanta de forma objetiva a proibição da venda ou do consumo.

Mortos e beneficiários do Bolsa Família fizeram doações para candidatos no Acre


A TRIBUNA - O cruzamento de informações levantadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, e enviadas para a Justiça Eleitoral no Acre, apontam que partidos e candidatos receberam, supostamente, doações ilegais de campanha, feitas por pessoas que não se enquadram nos requisitos na nova lei de doação.

A primeira análise no cruzamento das informações repassadas por candidatos e partidos está sob a responsabilidade da juíza Zenair Ferreira Bueno, da 1ª zona eleitoral, que até a última quinta feira, havia analisado trinta procedimentos.

Nesses, segundo ela, existem indícios de irregularidades que podem se enquadrar dentro de casos onde figuram como doadores pessoas que já faleceram, beneficiários de programas sociais do governo federal e até de pessoas supostamente usadas como “laranjas” por empresas para beneficiar candidatos com repasses financeiros.

Pelo fato dos processos figurarem como segredo de justiça, a magistrada não deu detalhes do levantamento, nem informou um eventual valor doado nos trinta processos que analisou até agora.

” Fizemos solicitação a partidos e candidatos para informassem todos os dados dos doadores, para, numa eventual discordância de perfila em relação ao valor doado, nós oficiamos o doador para vir prestar maiores esclarecimentos. Caso as informações repassadas na primeira solicitação estejam a contento a nosso ver, encaminho o procedimento para o Ministério Público”, explicou a juíza.

A magistrada ainda observou que até agora não detectou nenhum caso específico que aponte se houve ou não doação irregular, porque as análises ainda estão em curso. Esta semana, por exemplo, chegaram a 1ª zona, mais outros casos que requerem análise, informou.

Na prestação de contas final do candidato e do partido, já após o encerramento da eleição, se comprovada irregularidade na captação de recursos financeiros, segundo a juíza, o Ministério Público pode ingressar com ação judicial solicitando o impedimento do mandato eletivo.

Campanha de Multivacinação termina nesta sexta

A TRIBUNA - A Campanha Nacional de Multivacinação para incentivar a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes termina nesta sexta-feira (30). É a primeira vez que o Ministério da Saúde inclui jovens de 10 a 15 anos na mobilização, que ainda tem como público-alvo crianças de nove anos e menores de cinco anos.


Foram enviadas a todas as unidades da federação cerca de 26,8 milhões de doses -incluindo 7,6 milhões para a vacinação de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras. Neste ano, a campanha tem imunização com 14 tipos de vacina contra a hepatite A, poliomielite, febre amarela, além de tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), pentavalente, entre outras.

Com a campanha, o ministério espera a redução das doenças imunopreveníveis no país e diminuir o abandono à vacinação. De acordo com a pasta, como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), ressalta a importância de receber todas as doses das imunizações. “Não adianta você vacinar uma dose e não colocar a segunda ou a terceira. Dependendo do tipo de vacina, a imunização não acontece”, afirma.

MUDANÇAS NAS VACINAS

Em janeiro, o Ministério da Saúde alterou o esquema de dosagem de quatro vacinas : poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. As mudanças atendem a recomendações de especialistas e da OMS (Organização Mundial de Saúde).

No caso da pólio, por exemplo, a proteção passou a ser feita com três doses injetáveis (2º, 4º e 6º mês de vida) e dois reforços orais, a “gotinha” (15º mês e aos quatro anos). Antes, ela era feita com duas doses injetáveis e três orais.

A vacina contra o HPV, indicada para meninas de 9 a 13 anos, passou a ser aplicada em duas doses –antes eram três. A alteração ocorre após estudos mostrarem que não há mudanças na proteção com a redução de uma dose.

Já a meningocócica agora é dada um pouco mais cedo, dos 12 meses aos quatro anos, e a pneumocócica, em duas doses (2º e 4º mês), com reforço a partir de 12 meses.

A Campanha Nacional de Multivacinação:

O QUE É: Pais e responsáveis podem levar crianças e adolescentes à rede pública para tomar gratuitamente vacinas que estejam atrasadas. Como houve mudanças no Calendário Nacional de Vacinação em 2016, muitos podem estar com a caderneta incompleta.

PÚBLICO-ALVO: Poderão ser vacinadas crianças menores de cinco anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias) e de nove anos, além de jovens de dez a 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Não há uma meta de imunização estipulada pelo governo.

QUANDO: A campanha começou no dia 19 e vai até esta sexta (30).

ONDE: São cerca de 36 mil locais fixos de vacinação e 350 mil profissionais envolvidos na campanha. O Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de diferentes tipos de vacina para postos de saúde de todos os Estados.

Prédios públicos do Acre, onde existem seções eleitorais, vão ser fechados a partir desta sexta-feira

G1/Acre - Os prédios públicos do Acre, onde existem seções eleitorais, vão ser fechados a partir desta sexta-feira (30) para instalação das urnas eletrônicas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

O diretor do órgão, Carlos Venícius Ribeiro, explica que são os servidores do Tribunal que fazem a montagem das salas. O lacre das urnas teve início no último dia 23 de setembro. Em Rio Branco, 1ª Zona Eleitoral, foram lacradas 287 urnas. Em todo o Acre serão utilizadas 2.485 aparelhos.

"Os prédios devem ser liberados na sexta para organização de urnas, montagem de mesas de mesários e quaisquer outra necessidade. Depois de lacradas, as urnas só funcionam quando o mesário liga o equipamento para iniciar a votação", destaca Ribeiro.

O Acre possui 1.779 seções que são distribuídas em 10 zonas eleitorais. De acordo com o TRE-AC, 147 dessas seções estão situadas em regiões de difícil acesso, sendo que em 42 a chegada é possível apenas de helicóptero. Os municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Taumaturgo são os que abrigam seções eleitorais com maior dificuldade de acesso.

Reforço do Exército Brasileiro
Ao menos 700 homens do Exército Brasileiro devem reforçar a segurança em oito cidades do Acre no próximo domingo (2), quando ocorrem as Eleições 2016.

Na segunda (26), o TRE-AC informou que o reforço faz parte das tropas federais enviadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a onda de ataques no estado.

No Acre, os homens devem ser distribuídos entre as cidades de Acrelândia, Brasileia,Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco,Senador Guiomard, Sena Madureira eTarauacá. A maioria desses municípios foi alvo de ataques criminosos a patrimônios públicos, veículos e casas de agentes da segurança.

As Forças Armadas devem permanecer nos municípios entre dias 1 e 2 de outubro – véspera e dia do pleito, respectivamente.

Número de eleitores no Acre

O estado do Acre conta com um eleitorado de mais de meio milhão de votantes. Um total de 500.077 pessoas, que representam um aumento de 4,4% de eleitores, se comparado ao ano de 2012. Os dados são do Cadastro Nacional de Eleitores. A capital, Rio Branco, é a cidade que apresenta maior número, somando 230.090 eleitores.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

TARAUACÁ/ELEIÇÕES 2016: TRÊS COMÍCIOS SIMULTÂNEOS MARCAM ENCERRAMENTO DA PROPAGANDA ELEITORAL NO MUNICÍPIO.

As três coligações que disputam a eleição para prefeito(a) e vereadores(as) em Tarauacá, realizam seus comícios de encerramento da campanha na noite desta quinta feira, 29 de setembro, último dia permitido pela legislação eleitoral para propaganda pública.  




CALENDÁRIO ELEITORAL - SETEMBRO – QUINTA-FEIRA, 29.9.2016

Data a partir da qual o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar (Código Eleitoral, art. 235, parágrafo único).

Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/1997, art. 47, caput).

Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 e as 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único, e Lei nº 9.504/1997, art. 39, §§ 4º e 5º, inciso I).

Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7 horas do dia 30 de setembro de 2016.

Último dia para o juízo eleitoral remeter ao presidente da mesa receptora o material destinado à votação (Código Eleitoral, art. 133).

Último dia para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízos eleitorais o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e dos delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o primeiro turno das eleições (Lei nº 9.504/1997, art. 65, § 3º).

Data a partir da qual, até 1º de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até dez minutos diários requisitados das emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por Tribunal Regional Eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93).

Reunião termina sem acordo e bancários ficam 23 dias em greve


A TRIBUNA - Terminou sem acordo mais uma rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada na tarde desta terça-feira (27), em São Paulo. Nesta quarta-feira (28), no 23º dia de greve, uma nova reunião está agendada para às 15h.

Na reunião desta terça, o Comando Nacional dos Bancários reafirmou que a proposta da Fenaban precisa contemplar emprego, saúde, vales, creche, piso, igualdade de oportunidades, segurança.

Entre as reivindicações iniciais dos bancários, estavam reajuste de 14,78% (sendo 5% de aumento real e mais a correção da inflação acumulada de 9,31%), 14º salário e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 8.297,61 e fixação do piso salarial em R$ 3.940,24.

O comando não informou os detalhes da negociação, mas a última proposta apresentada pela Fenaban tinha como propostas o pagamento de um abono de R$ 3,3 mil para todos os bancários e um reajuste nos salários e benefícios de 7%. Nos últimos 12 anos, a categoria conseguiu aumento real acumulado, entre 2004 e 2015, de 20,85% e 42,1% no piso.

De acordo com o último balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a greve completou três semanas e já fechou quase 14 mil agências no País.

“Nossa orientação é que a greve continue forte em todo o País. Somente com a nossa mobilização vamos conquistar um acordo que atenda às demandas da categoria”, disse o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, e um dos coordenadores do Comando Nacional.

FEIJÓ: Governo amplia em 50% sistema de tratamento de água do município

Se antes a Estação de Tratamento de Água (ETA) era capaz de beneficiar 60 litros por segundo, agora a produção saltou para 90 litros – Foto: Sérgio Vale
Agência Notícias do AcreComo parte de suas ações pelo saneamento integrado em todo o Acre, o governador Tião Viana inaugurou ontem a ampliação em 50% do sistema de tratamento de água de Feijó. Se antes a Estação de Tratamento de Água (ETA) era capaz de beneficiar 60 litros por segundo, agora a produção saltou para 90 litros.

“Esse é um dos meus esforços, porque sei o que isso significa para a saúde. Com a água em todas as residências, diminuímos a mortalidade infantil e o número de internações por doenças infecciosas, pois o grande vetor para mudar a qualidade de vida de uma população é distribuir boa água. E aqui nós temos o maior programa de saneamento integrado do Brasil, alcançando 90% das ruas do Acre”, conta Tião Viana.

Ainda assim, a distribuição de água no município já seguia um ritmo confortável, sendo diária e com 3.300 ligações residenciais – duas mil só no bairro Conquista, que as recebeu nos últimos anos. A produção também em Feijó é 24 horas por dia, contando com uma equipe completa do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa).

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, completa: “O governador Tião Viana foi quem fez o maior investimento em saneamento no Acre. E só na interligação do bairro Conquista, aumentamos em 180% a rede de água de Feijó. Mas o abastecimento de água aqui já é satisfatório. O que inauguramos hoje é uma prevenção, que irá garantir que a cidade tenha água todos os dias, 24 horas, por muito tempo”.

O deputado federal Moisés Diniz também participou da solenidade de inauguração e ficou maravilhado com os avanços conquistados. “Eu agradeço a oportunidade de que minha primeira ação como parlamentar em Feijó seja de participar do aumento da produção de água. Isso é uma conquista, pois o abastecimento de água nunca foi prioridade de muitos governos do passado.”

TARAUACÁ: Tião Viana inaugura rede de água do bairro Conquista


Nesta quarta-feira, 28, o governador Tião Viana se dirigiu a Tarauacá, onde inaugurou a rede de água do bairro Conquista, beneficiando cerca de 250 famílias, além de deixar uma projeção de 500 ligações para o futuro.

O saneamento básico integrado é um dos maiores investimentos de Tião Viana em sua gestão. Com o bairro Conquista sendo uma região nova de Tarauacá e localizado em sua parte alta, o Depasa viu a necessidade de criar um sistema de distribuição próprio, com 5,5 quilômetros de rede, num investimento de R$ 200 mil.


“Conseguimos aqui, com o trabalho dessa excelente equipe do Depasa, alcançar mais de 5 mil ligações de água em toda a cidade de Tarauacá. Justamente a água que é um direito fundamental para a vida acontecer e que reduz a mortalidade infantil e as internações hospitalares”, disse o governador.

Entre as beneficiadas pela rede está Ivaneide Pessoa. Aos 40 anos e mãe de 15 filhos, ela deixou a colônia onde morava e se mudou para o bairro Conquista há três anos, a fim de priorizar a educação dos filhos. Sem uma rede de água que chegasse até sua casa, por anos precisou buscar a água em poços comunitários, levando-a em baldes junto com a família.

Agora, com a primeira torneira em sua residência, a mulher, que montou uma pequena mercearia e bar, vê o futuro com otimismo. “A gente esperou muito por isso. Agora vai ser melhor. Vamos ter a água aqui mesmo, sem precisar ir mais atrás pelos cantos e carregando com dificuldade”, conta Ivaneide, sorridente.
Esforço histórico


O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, ressaltou que o governo do Estado tem feito grandes esforços para fortalecer o saneamento integrado em todo o Acre, com uma equipe de profissionais aguerrida e dedicada. “A Conquista é um bairro novo em Tarauacá, e seu principal problema era a falta de água na vida dessas mais de 200 famílias. Nós fizemos aqui um grande investimento. Compramos os insumos, e nossa própria equipe fez a rede, garantindo água de qualidade todos os dias”, conta Magalhães.


Para o deputado estadual Jenilson Leite, que veio de Tarauacá, ver essa conquista é motivo de orgulho. “Nós estamos trazendo dignidade aos moradores. O governo está de parabéns por proporcionar este benefício”, disse.

Texto: Agência Notícias do Acre
Fotos: Giovanni Acioly

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

TARAUACÁ:MAIS DOIS SÃO ENCAMINHADOS AO PRESÍDIO MOACIR PRADO


Delegado Obetanio já encaminhou ao Presídio Moacir Prado, Izael Conceição Martins, 22 anos, pela pratica do crime de dupla tentativa de homicídio e Wisnê da Silva Araújo, 25 anos, pelo crime de violência doméstica.

TARAUACÁ: PRAIA É CAMPEÃO MUNICIPAL DE FUTEBOL EM 2016

 

O time de futebol de campo do Praia Atlético Clube, venceu a equipe do União Murú na noite desta terça feira, 27 de setembro, na segunda e decisiva partida, e sagrou-se campeão do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de 2016, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes. Na primeira partida houve empate em 0x0. 

O segundo jogo também terminou 1x1 no tempo regulamentar. Na prorrogação o empate persistiu. A decisão foi para as cobranças de penaltes e o Praia levou a melhor.

TARAUACÁ: MORRE O ARTISTA DE TEATRO MAYCON GOMES


Faleceu na noite desta terça feira, no Hospital Dr. Sansão Gomes, Francisco Maycon Gomes da Silva (Maycon do teatro), 29 anos, morador do Bairro Cohab. Seu corpo está sendo velado na residencia de sua tia Silvânia, localizada na Avenida Antônio Frota, 865, Cohab. 


O sepultamento deve acontecer as 17 horas. Mayco era um grande artista de teatro da nossa cidade.  

TARAUACÁ: Criança morre atropelada e prefeito presta os primeiros socorros

A Folha do Acre - Uma tragédia aconteceu no início da noite desta terça-feira (27), em Tarauacá. Uma criança de 5 anos morreu atropelada por uma caminhonete durante uma caminhada realizada pelo candidato à reeleição naquela cidade, Rodrigo Damasceno (PT).

Coinscidentemente foi o próprio Rodrigo, que é médico, que prestou os primeiros socorros a criança, que não resistiu aos ferimentos e morreu.

Abalado, o prefeito que busca a reeleição, usou as redes sociais para comentar o caso.

“Acabo de chegar do hospital, fiz o máximo que pude. Meus sentimentos à família do Raylan de apenas 5 anos. E antes que venham fazer qualquer comentário sobre política, de falar qualquer coisa, saibam que antes de ser prefeito sou médico e pai, imagino a dor que a família esteja sentindo e presto minha solidariedade”, disse.

O atropelamento aconteceu na Rua Alípio Alves, na região do bairro Avelino leal.

De acordo com testemunhas, haviam duas pessoas na caminhonete no momento em que o condutor tentou dar a ré e acabou atingindo a criança, que brincava no local. O motorista foi preso em flagrante.

TARAUACÁ:GOVERNADOR TIÃO VIANA ENTREGA HOJE REDE DE ÁGUA DO BAIRRO CONQUISTA


Nesta quarta feira, 28 de setembro, o governador Tião Viana estará em Tarauacá, acompanhado do diretor Presidente do Depasa Edvaldo Magalhães, onde na oportunidade fará entrega da rede de água no Bairro Conquista, atendendo uma reivindicação antiga da comunidade. Foram investidos um toral de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) com a instalação de 4,5 km de rede que irá atender atendendo 250 famílias. O ato de entrega da obra acontece as 9 horas.

TARAUACÁ: INDÍGENAS DA ALDEIA PINUYÁ REALIZAM FESTA NESTA SEMANA PARA CELEBRAR 44 ANOS DE FUNDAÇÃO


A terra indígena colônia 27 aldeia Pinuya está completando 44 anos, nos Huni Kui da aldeia Pinuya convidamos cordialmente você e sua família para participar com a gente desse grande evento.


A Terra Indígena colônia 27 começou a ser formada no ano de 1972, com a chegada de três famílias Kaxinawá. O então prefeito de Tarauacá nessa época doou um pedaço de Terra nas margens do igarapé 27 (chamado de Pinuyá pelos Kaxinawá) e ali foi fundada a aldeia Pinuyá. Em 30 de outubro de 1991, a Terra Indígena colônia 27 foi demarcada e homologada com 105 hectares de extensão. No ano de 2002, mais 200 hectares foram comprados pelo Governo do Estado do Acre e acrescidos ao território com medida mitigadora, através do Plano de Mitigação da BR 364.

Esta terra indígena é a menor do Acre, possuindo uma extensão total de 305 hectares, localiza-se a 5 quilômetros do município de Tarauacá e seu acesso dá-se por via terrestre, pelo Ramal Epitácio pessoa. Esta terra que está na incidência dos impactos da BR 364 possui alguns problemas como a pouca quantidade de recursos naturais, sendo a questão da água o principal problema, pois esta terra não possui nenhum rio, somente açudes e um igarapé. Sua área está rodeada de fazendas e o acesso terrestre é bastante complicado durante o período de inverno que deixa o ramal praticamente intrafegável. 


TI Colônia 27 - Foto: Ramalho Martins
Apesar de todas as dificuldades esta comunidade destaca-se pela constante busca de transformar sua terra num espaço salubre e ambientalmente equilibrado pois, devido ao pequeno espaço de terra que possuem, a limitação para a produção agrícola e a manutenção do meio ambiente são desafios constantes. destacam-se pela produção de banana onde o excedente É vendido para abastecer os mercados da capital. Destaca-se, ainda, o engajamento político das lideranças locais, destacando-se o prof Assis Txanamashã Kaxinawá e o grande cacique Manoel Gomes Maná Kaxinawá. 

É uma comunidade bastante receptiva que procura receber da melhor maneira possível. Qualquer visitante é tratado com muito respeito, e tem a oportunidade de tomar um rapé forte, participar de uma sessão de nixi pae (cipó-ayuasca) e ouvir os ensinamentos dos antigos através das canções tradicionais dos antepassados e das novas canções (em português) cantadas pelos mais jovens.

Alguns projetos vem sendo desenvolvidos pelo governo do estado, FUNAI e SESAI nesta comunidade, destacando-se: projeto de casas populares indígenas, sistema de abastecimento e saneamento, projeto de vigilância, reflorestamento, criação de peixes, entre outros. Também cita-se a construção da "arena" onde são realizadas as festas tradicionais e demais datas comemorativas. A comunidade também possui uma "casa de artesanato" onde os artesãos, em sua maioria mulheres, fazem tecelagem, pulseiras, cordões e outros adereços bastante apreciados pelos nawa (não-índios).


Mulheres tecendo na "casa de artesanato" - Foto: Ramalho Martins
Parabéns aos parentes da TI Kaxinawá da Colônia 27.

Saiba mais história da aldeia AQUI

CACIQUE ASSIS KAXINAWÁ

Iapen qualifica agentes penitenciários que realizam monitoramento eletrônico

ASSESSORIA - Na manhã desta terça-feira, 27, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da Central de Monitoramento Eletrônico, deu início a uma qualificação para os agentes penitenciários que monitoram reeducandos. A capacitação é realizada no auditório da Faculdade Meta e tem duração de três dias, com 40 horas-aula.

De acordo com o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, esse é mais um investimento para o sistema prisional que o governo do Estado e a diretoria do órgão buscam para aprimorar os serviços no sistema prisional.

“Recentemente contratamos mais de 130 profissionais para atuarem nos presídios, além de equipar as unidades com portais que detectam metais. Melhoramos, também, a estrutura física de algumas unidades prisionais. Essa qualificação está na política adotada pela gestão em valorizar o profissional”, destacou Hessel.

O diretor da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Iapen, Marcelo Lopez, explica que atualmente mais de 500 reeducandos são vigiados em cinco municípios, além da capital. “Os trabalhos desenvolvidos pela central de monitoramento fez com que caísse o número de violações das tornozeleira eletrônicas”, enfatizou.



Lopez ressalta ainda que, além do empenho dos agentes, as parcerias com o Tribunal de Justiça (TJ) e a Polícia Militar auxiliam no trabalho com a fiscalização dos reeducandos em regime provisório e semiaberto de prisão domiciliar.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Acre receberá R$ 3 milhões para fortalecimento do sistema penitenciário

Agência Acre - O governador Tião Viana recebeu na manhã desta segunda-feira, 26, a notícia de que o Acre receberá R$ 3 milhões em recursos do Fundo Penitenciário para o fortalecimento do sistema prisional do Estado.

Quem trouxe a informação foi o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias.

Segundo ele, os recursos estão sendo liberados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e devem chegar às contas do Estado nos próximos dias.

“Esses recursos serão utilizados principalmente para o fortalecimento das unidades prisionais em adequações na infraestrutura”, conta o secretário.

Farias também lembrou que o governo do Estado tem buscado novas formas de intensificar as ações juntos ao sistema prisional.

Recentemente foram contratados 220 novos agentes penitenciários, entre concurso simplificado e convocação de militares da reserva, para o fortalecimento das unidades.

TARAUACÁ: TARAUACAENSE SURDO ORALIZADO ESCREVE CARTA AO BLOG, PELA PASSAGEM DO DIA DO SURDO

video

Ontem, 26 de setembro foi comemorado o Dia dos Surdo. Por ocasião desta data recebi uma mensagem com pedido para postar no Blog do Accioly. que escreveu foi Nathan Souza, atleta do voleibol tarauacaense. Ele é Surdo Oralizados. São com surdez congênitas ou adquiridas, que utilizam qualquer língua oral para se comunicar, na modalidade oral, oro-facial, também denominada de leitura labial e/ou leitura e escrita.

Nathan Souza
Leia abaixo que ele escreveu;


"Sou Surdo oralizado e sou feliz de ser assim!
Falo um pouco e ouvi um pouco porque eu uso aparelhos pra escutar musica e conversar hehe. 

Quando pessoa falar comigo eh falar devagar eh leio labial.

Sou surdo bem profundo!Alguém tem problema? 

Não tenho culpa, eu te respeito á todos, você me respeita também, você me respeita não grita comigo mesmo que eu consigo de ver, pois sou visual, não tenho vergonha com as pessoas e alguns me zuam que eu não ligo pra isso... e as pessoas não sabem da minha vida, se quando você ter um filho e pode acontecer, e aí? Não tem como me responder, né?! 

Tem que fica humilde e ligado! Tenho orgulho, 

EU AMO SURDO próprio união como nós é amigos...mas quem é as pessoas ter preconceito e também ter sem vergonha de si mesmo, e daí?? 

Afinal Surdez não é sinônimo de má índole! 

Vergonha tem que ter essa pessoas de mal caráter e sem dignidade.

SER #SURDO é ter ESSÊNCIA de VER Algo MAIS! 

Poder sempre estar atento para contribuir na construção e evolução de uma humanidade surdas e ouvinte mais justa na diversidade. 

EU SOU SURDO E SOU FELIZ DE SER ASSIM, SURDO É NORMAL, É IGUAL OUVINTE, mas eu gosto meus amigos ouvintes e surdos, também todas as pessoas que eu gosto, pois eu sou CAPAZ! SURDO NÃO É COITADO! 

Alguns surdos oralizados também conhecem a Libras e se comunicam com seus... você não conhece profundo os surdos, a sua cultura, falta de conhecimento profundo... 

Adoro falar em sinais com meus amigos surdos e ouvintes (interprete ) tbm defendo e apoio todos os deficientes, seja qual for a sua deficiência.

Eu sou de boa e tranquila, diga não ao preconceito! 

Sabe eu gosto de todas pessoas, use seu consciência, então, eu sou Surdo e sou feliz de ser assim e sou CAPAZ também, é igual ouvinte. 

Pois eu tenho muita expressões, obrigadoo por tudo!

Parabéns aos nossos amigos surdos!

Que Papai do Céu seja com cada um d vçs" 

Carlos Gomes cria campanha nas redes sociais e pede para ser chamado ao debate da TV Acre


REDAÇÃO CONTILNET - O candidato à prefeitura de Rio Branco, Carlos Gomes (Rede), lançou nesta segunda-feira (26) um campanha através das suas redes sociais pedindo apoio de seus seguidores e simpatizantes para participar do próximo debate entre candidatos realizado pela TV Acre, filial da Rede Globo em Rio Branco, que será realizado na próxima quinta-feira (29).

De acordo com as regras do debate divulgadas pela emissora, Carlos não participará por não ter pontuado o mínimo de 5% de intenções de votos nas pesquisas e seu partido não possuir um número suficiente de representantes na Câmara Federal.

Veja mais:


Carlos já vem declarando nos últimos dias que tal decisão é injusta e tira o direito do eleitor de ouvir de igual para igual as propostas dos candidatos a prefeito da Capital.

Na postagem em seu perfil, o candidato diz: “Quinta-feira, dia 29/09/2016, a TV Acre afiliada à Globo realizará o último debate do primeiro turno da eleição de 2016. Quem perde é você, que não tem o direito de acompanhar os quatro candidatos com igualdade de tempo, ver as propostas e decidir em quem votar. Eu preciso de VOCÊ para fazer valer nossa voz. Participação popular não pode ser ignorada! Liguem, mandem e-mail. Não vão nos calar!”

CONVITE


Após 17 dias de greve, bancários têm nova negociação na terça

AGÊNCIA BRASIL - Após 17 dias de greve e, os banqueiros e bancários voltam para a mesa de negociação amanhã (27) às 14h. Será a sexta tentativa de acordo. Na última reunião foi oferecido aos bancários o pagamento de um abono no valor R$ 3,3 mil e um índice de reajuste dos salários e benefícios de 7%. Nos últimos 12 anos, a categoria conseguiu aumento real acumulado, entre 2004 e 2015, de 20,85% e 42,1% no piso.

No final da tarde de sexta, a Fenaban encaminhou um ofício ao Comando Nacional dos Bancários marcando uma nova rodada de negociações para amanhã. O comando respondeu que se reuniria em São Paulo para avaliar a paralisação.

“Avisamos a Fenaban da nossa reunião e informamos que continuamos dispostos a negociar”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do comando. “A forma de resolver a greve é os bancos retomarem a negociação e apresentar uma boa proposta.”

Atualmente os bancários pedem por reajuste salarial de 14,78%, sendo 5% de aumento real; Participação de Lucros e Resultados no valor de três salários mais R$ 8.317,90; piso no valor do salário-mínimo do Dieese (R$ 3.940,24); vales-alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá no valor do salário-mínimo nacional (R$ 880); 14º salário; fim das metas abusivas e assédio moral; fim das demissões, combate às terceirizações e precarização das condições de trabalho, entre outras reivindicações.

A última proposta apresenta pela Fenaban tinha como propostas o pagamento de um abono de R$ 3,3 mil para todos os bancários e um reajuste nos salários e benefícios de 7%.

Durante a greve, o autoatendimento dos bancos continua funcionando normalmente.

Gladson Cameli garante mais de R$ 500 mil para cidades do Acre

Assessoria - Mâncio Lima, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Porto Walter foram contempladas, neste mês, com a liberação de mais de meio milhão de reais em emendas indicadas pelo senador Gladson Cameli (PP-AC). Os recursos vão beneficiar, em sua maioria, a infraestrutura dos municípios.

O senador Cameli ressaltou a importância do pagamento dessas emendas diante do cenário econômico que o país enfrenta. “O nosso trabalho em prol do Acre não para. Estamos sempre buscando conseguir recursos para tornar a vida do nosso povo melhor. Este ano mesmo com a crise econômica estamos conseguindo liberar nossas emendas”, frisou.

Para construção de casas populares, recapeamento e sinalização de vias, o município mais ocidental do Brasil, Mâncio Lima, foi liberado cerca de R$191 mil reais.

Santa Rosa do Purus, que faz parte do Vale do Acre, recebeu cerca de R$100 mil que foi destinado para drenagem de ruas, ação importante para escoar a água e evitar transtornos quando começar o período de chuvas.

Já os municípios do Vale do Juruá, Tarauacá e Porto Walter, foram contemplados com mais de R$210 mil para pavimentar as ruas das cidades.

NIVER DO SADY


Hoje dia 27 de Setembro o meu Filho Sady faz 18 anos.

Meu amigo, meu parceiro e acima de tudo meu protetor, esse jamais vai me abandonar.

Nessa hora filho a gente não sabe o que dizer, só agradeço a Deus pelo filho maravilhoso que vc é, eu e sua mãe Sara Nunes, nós orgulhamos de vc.

Parabéns meu Filho que Deus te proteja sempre, e cuide bem de vc.

Cuide de honrar com a sua palavra, de estudar e se formar um dia, para não deixar o seu pai ir para um asilo.

Papai Adir

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Acre tem 20 candidatos impugnados mas recursos judicais os mantém na campanha


A TRIBUNA -O Acre tem duas candidaturas de prefeito e 18 de verador indeferidas pela Justiça Eleitoral mas os signatários seguem na disputa porque os recursos não foram analisados. O levantamento é de jornal O Globo, que produziu um mapa onde de todo o País mostrando a situação de cada Estado e quais partidos mais produzem candidatos irregulares.

Em nível de País, até o momento, 13.856 postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador estão nessa situação. Eles até poderão receber votos para vencer, mas não é certo que exercerão os mandatos para os quais foram eleitos.

Em todos os casos, os candidatos foram rejeitados por alguma irregularidade que, em tese, os impediria de concorrer. Juízes eleitorais de primeira instância invalidaram os registros de candidatura, mas eles aguardam que seus recursos sejam julgados nos tribunais regionais eleitorais (TREs) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sem uma decisão definitiva, todos aparecerão com a votação zerada no sistema de apuração na noite de 2 de outubro. No entanto, saberão os votos que receberam porque o número é divulgado em paralelo.

Médicos do interior do estado recebem aperfeiçoamento em Medicina Legal

Mais de 35 profissionais dos municípios que não têm IML estão participando do curso (Foto: Júnior Aguiar)
Agência Acre - Profissionais médicos do quadro efetivo do governo do Estado e do Pró-Saúde iniciaram nesta sexta-feira, 23, a primeira etapa do curso de aperfeiçoamento em Medicina Legal, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM).

O curso será realizado em três módulos. Na primeira etapa participam 37 profissionais do interior do Estado, que irão aprender sobre perícia e sexologia forense (crimes sexuais).

O objetivo é valorizar a experiência profissional, aplicando os conhecimentos e o exercício da inovação.

Para o secretário de Estado de Saúde, Gemil Júnior, o curso facilitará o trabalho da polícia no interior do Estado, sobretudo nos municípios com difícil acesso, onde não há médico legista.

A qualificação é resultado de um acordo feito em mesa de negociação, com a participação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Policia Civil (SEPC), Secretaria de Articulação Institucional (SAI), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Instituto Médico Legal (IML), Escola do Servidor Público do Estado do Acre, CRM e Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed).

O médico Chu En-Lay Paes Leme, uma das maiores autoridades no país na área de medicina legal, é quem está ministrando a capacitação.

Segundo ele, os médicos do interior serão qualificados para realizar a perícia onde não há médico legista, para que o delegado de polícia possa dar andamento ao inquérito policial.

Nesse curso, os médicos serão treinados para adquirir o conhecimento necessário para realizar esse trabalho”, completou Paes Leme.

RIO BRANCO - Sem polêmicas, debate entre candidatos a prefeito de Rio Branco aborda saúde e mobilidade urbana

Candidatos falam sobre saúde, mobilidade urbana, projeto de governo, transporte coletivo e meio ambiente
A Folha do Acre - Um debate cheio de protocolos, frio e com poucos embates entre os candidatos. Assim pode ser resumido o debate realizado na noite desta domingo (26) entre os 4 candidatos a prefeito de Rio Branco realizado e transmitido pela TV Gazeta (Rede Record).

O debate durou 1:30 hora, tendo sido iniciado às 21:45 horas e teve como mediador o jornalista Luiz Faria Monteiro, seguindo o formato tradicional de apresentação, perguntas entre os candidatos e considerações finais. O único candidato que pediu direito de resposta foi o petista Marcus Alexandre ao ser citado pelo candidato da Rede, Carlos Gomes, mas a emissora negou ao considerar que não houve prejuízo ao petista.

A disposição dos candidatos dentro do estúdio foi decidida por sorteio, o que colocou os dois principais adversários lado a lado, a candidata do PMBD, Eliane Sinhasique, e o petista Marcus Alexandre. A proximidade deles dentro do estúdio gerou um leve cumprimento antes do debate ser iniciado.

O primeiro candidato a se apresentar durante o tempo de 1 minuto foi Carlos Gomes, seguido por Eliane Sinhasique (PMDB), Raimundo Vaz (PR) e o último foi Marcus Alexandre.

A primeira pergunta feita pelo mediador foi com relação aos investimentos que serão feitos na saúde. Marcus Alexandre foi o primeiro a responder e afirmou que a gestão dele sempre priorizou o tema, tendo inclusive construído 23 novas unidades de saúde, além de contratar mais 367 servidores.

Ao responder o mesmo questionamento, Vaz rebateu Marcus Alexandre afirmando que construir prédios não basta, sendo necessário, segundo ele, criar um sistema que funcione.

“Sem contar que das 23 unidades básicas de saúde, apenas 20 estão regularizadas. É necessário também humanizar o atendimento e fornecer medicamentos à população”, disse.

Ao falar sobre o mesmo tema, Sinhasique afirmou que é preciso investir na contratação de mais profissionais e que apenas prédios não resolvem a questão.

“Para que se tenha uma ideia nós só temos 4 ginecologistas para Rio Branco todo, precisamos também instituir um terceiro turno nas unidades de referências que atendam os trabalhadores que passam o dia em suas unidades”, salientou.

Carlos Gomes também frisou que é preciso investir em capital humano.

“Precisamos investir na contratação de mais pessoas e para isso pretendemos cortar os cargos comissionados para atender essa área”, disse.

Os candidatos debateram outros temas como mobilidade urbana, plano diretor, transporte coletivo e meio ambiente.

O ponto mais polêmico que trataram foi sobre o suposto desvio de recursos da Emurb. O questionamento foi levantado por Raimundo Vaz e Marcus Alexandre respondeu que quando o ex-diretor do órgão foi preso já estava afastado da gestão municipal há três meses.