ACRE: Governo inicia distribuição de vacinas contra HPV para meninos


Núbia Moreira afirmou que municípios já dispõem de vacina contra o HPV (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
AGÊNCIA ACRE -O Acre tem a meta de imunizar ao menos 19 mil meninos, com idade entre 12 e 13 anos, contra o HPV, de acordo com informe do Ministério da Saúde.

Para isso, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) iniciou nesta semana a distribuição, para os municípios, de vacinas contra a doenças.

Núbia Moreira, enfermeira da Equipe Técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, ressaltou nesta terça-feira, 10, que os postos de saúde dos municípios já dispõem das vacinas, tendo em vista que é a mesma aplicada em meninas.

“Estamos enviando mais doses para assegurar que todos os municípios estejam abastecidos, mas essa é uma vacina que faz parte do esquema vacinal, ou seja, deve constar sempre nas unidades”, destacou a enfermeira.

A imunização será feita em duas etapas, sendo a segunda dose administrada seis meses após a primeira. “Os pais devem levar os filhos à unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, portando a carteira de vacinação para que o garoto seja imunizado”, explica Núbia Moreira.

A enfermeira destaca que a imunização contra o HPV por meio da vacina evita doenças como o câncer de pênis, garganta e ânus.

O Ministério da Saúde anunciou que a faixa etária obrigatória para a vacinação será ampliada, gradativamente, até 2020, permitindo assim a inclusão de meninos com 9 anos até 13 anos, com o objetivo de proteger as crianças antes do início da vida sexual – portanto, antes do contato com o vírus.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem