Rio Tarauacá continua subindo e três famílias são levadas a abrigo

G1/Acre -As chuvas deram trégua nas últimas 24 horas em Tarauacá, no interior do Acre, porém o nível do rio que leva o mesmo nome da cidade continua subindo. Segundo a Defesa Civil do município, o manancial marcou 10,50 metros na medição das 6h desta segunda-feira (30), ultrapassando 1 metro da cota de transbordo, que é de 9,50 metros . A cota de alerta do rio é de 8,50 metros.

Devido ao nível do rio, as primeiras três famílias já precisaram ser retiradas de suas casas no bairro Triângulo. Duas das famílias desalojadas foram removidas pelo Corpo de Bombeiros neste domingo (29), totalizando 13 pessoas e uma outra família acionou o órgão para ser retirada de casa nas primeiras horas desta segunda.

O coordenador da Defesa Civil da cidade, Jyensveferpher Jardim, informou que ainda não se sabe a quantidade de pessoas da última família, já que ainda estão sendo removidas. As famílias atingidas estão sendo levadas para o abrigo instalado na escola José Augusto de Araújo.

"Não choveu nas últimas 24h, mas, mesmo assim o manancial apresentou sinais de subida. Neste domingo, na medição das 6h, o Rio Tarauacá estava em 9,90 metros e as 18h já tinha chegado a 10,30 metros. A previsão para os próximos dias está sendo de chuva para as cabeceiras dos rios Muru e Tarauacá. Então, a questão não é se chover na cidade e sim quando chove nas cabeceiras", detalhou o coordenador.

Jardim afirmou ainda que o bairro mais atingido é o Bairro da Praia, que está ao menos um terço coberto pelas águas do Rio Tarauacá. "Apesar das primeiras famílias retiradas das casas serem do bairro Triângulo, o Bairro da Praia é o mais atingido, mas lá as casas são mais altas, desde a última grande enchente em 2014", afirmou.

O motorista e morador do Bairro da Praia, Charles Souza, de 30 anos, fez imagens da situação do bairro nesta segunda (30). Segundo ele, algumas ruas daquele bairro já estão com água na altura do pescoço e a situação preocupa os moradores. "Hoje quando fui levar minha esposa para o trabalho, fiz as imagens. Aqui para sair de casa agora é só com barco mesmo", disse.

Enchente do Rio Tarauacá em 2017

Após chover mais de 40 milímetros no domingo (29), o Rio Tarauacá ultrapassou a cota de alerta, que é de 8,50 metros, e registrou 10,20 metros na medição das 12h. Com isso, os bairros Triângulo e Senador Pompeu, também conhecido por bairro da Praia, foram atingidos pelas águas.

O coordenador da Defesa Civil da cidade revelou, no domingo, que o plano de contingência está em andamento e os órgãos municipais estão de prontidão para ajudar na retirada das famílias.

No último dia 11, as águas subiram 73 centímetros em 6h e marcaram 8,86 metros. Um dia depois, o rio apresentou vazante de mais de um metro, chegando a 7,70 m. No mesmo dia, as águas voltaram a subir e marcaram 8,38 metros

No dia 16, o nível do rio voltou a subir e ultrapassar a cota de alerta. O Corpo de Bombeiros da cidade informou que o nível do afluente estava em nove metros.

Já no dia 18, as águas do manancial marcaram 9,20 metros e atingiram o primeiro bairro da cidade. Porém, os moradores do bairro atingido, Senador Pompeu, resolveram permanecer no local. No mesmo dia, uma árvore caiu em cima de uma embarcação, com 15 pessoas da mesma família e uma adolescente de 15 anos morreu.

Enchentes históricas
A cidade de Tarauacá enfrentou uma série de enchentes históricas há dois anos. Foram 12 ocorrências entre novembro de 2014 e março de 2015.

O ex- prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno (PT-AC), chegou a decretar estado de calamidade pública em novembro de 2014. O nível do rio ultrapassou os 12 metros e atingiu mais de 70% da cidade.

Em dezembro do mesmo ano, o governo federal liberou R$ 794 mil para cobrir despesas com atendimentos às vítimas da enchente. Em fevereiro de 2015, o ex-prefeito afirmou que a prefeitura estimava um prejuízo de 40 milhões na zona rural e urbana. Já em março de 2015, a União liberou R$ 1.033.210 para a cidade, que deveria ser usado na execução de ações de socorro e assistência.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem