TARAUACÁ: MÉDICA TARAUACAENSE RESIDENTE EM FEIJÓ FAZ SUCESSO NO FISICULTURISMO


Destaque do blog do Accioly neste sábado é a Médica tarauacaense Doutora Sirlândia Maria Oliveira de Brito, 39 anos,  casada, filha de Manoel Zilmar Peres de Brito e Maria Elizabete Oliveira, nascida no Bairro do Corcovado. Sirlândia é Médica Clínica Geral, formada pela UNITEPC – Universidade Técnica Privada Cosmos - Cochabamba Bolívia em 2001. Teve seu diploma revalidado em janeiro de 2005 na UFAM – Universidade Federal do Amazonas. Desde 2005 ela trabalha no município vizinho de Feijó. 



Nos últimos anos Sirlândia tem se destacado por conta de seu interesse e dedicação ao fisiculturismo. prática que visa o desenvolvimento dos músculos corporais a partir do hipertrofismo, ou seja, aumento no volume da massa muscular.



Sirlândia fala ao blog sobre seu interesse pelo fisiculturismo. "Comecei a frequentar academia desde adolescente, no entanto, fazia por determinado período e as vezes parava e não fazia dieta de maneira correta. Sempre gostei de esportes, já treinei taekwondo e cheguei até à faixa verde. Depois parei e me dediquei somente à musculação"..


A médica disse que no ano de 2014, aumentou muito de peso, chegando a pesar 76kg. a partir daí começou a fazer acompanhamento com um nutrólogo (Leonardo Costa), onde em apenas 8 meses perdeu 19 kg, chegando aos 57kg.



"Posteriormente também fiz acompanhamento com o Nutricionista esportivo e treinador Geovanni Sampaio, como obtive bons resultados, o mesmo perguntou se eu tinha interesse em participar de campeonato de fisiculturismo, e eu disse que sim. A partir daí Comecei uma preparação para participar de um campeonato de fisiculturismo em Rondônia pela Federação NABBA/RO (National Amateur Body-Builder’s Association – Associação Nacional Amadora de Fisiculturistas) que aconteceu em abril de 2016, mas acabei não participando, pois achei que meu corpo ainda não estava nas condições ideais".


Em dezembro de 2016, ela participou de um campeonato de fisiculturismo no Estado de Rondônia na categoria Women Sport Model, onde fiquei em segundo lugar. 



"Nessa competição, fui classificada para disputar o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo em Osasco-SP que vai ocorrer em Maio de 2017. Desta vez vou participar na categoria Figure, categoria que exige mais volume e definição, principalmente nos membros superiores. Meu treinador atual é o grande Vinícius Piffardini".


Atualmente Sirlândia se prepara para o campeonato treinando na Academia Total Fitness de Feijó uma de suas patrocinadoras. Um outro apoio que a atleta recebe é da Flora - Farmácia de Manipulação e suplementação em Rio Branco. 



Sirlândia diz que sua vida é muito corrida pois, tem que dividir os treinos com os seus plantões de médica o que finda prejudicando seus treino. "Geralmente treino entre 1h e 1h e 30min, mas quando estou em preparação para campeonato, chego a treinar 3 vezes ao dia, sendo dois aeróbicos e uma musculação (nos dias de folga). No dia que estou de plantão (24hs) treino das 5h às 6h da manhã. No fisiculturismo é muito importante a questão do treino, dieta e descanso, mas devido minha rotina de trabalho fica impossível ter o descanso necessário. Nesse período de preparação para campeonato fica ainda mais difícil, devido a dieta que fica mais restrita, aumenta as horas de treino e devido minha rotina de trabalho fica muito cansativo". 


Disse ainda que o fisiculturismo na vida de Sirlândia é uma paixão, e faz porque gosta. "Não tem retorno financeiro, ao contrário se gasta muito em uma preparação para campeonato. A satisfação está em você conseguir superar todas as dificuldades para alcançar seus objetivos. Isso faz você perceber o quanto é forte para conseguir tudo que quer. Tem que ter autocontrole, disciplinar, determinação. Você aprende a superar as dificuldades. E isso serve não só para o fisiculturismo, mas para tudo na vida" finalizou.

Fisiculturismo é uma pratica que visa o desenvolvimento dos músculos corporais a partir do hipertrofismo, ou seja, aumento no volume da massa muscular.

O fisiculturismo não é considerado um esporte oficial, no entanto existem competições entre fisiculturistas, para saber quem possui o corpo com os músculos mais desenvolvidos.

O fisiculturismo, como forma de competição, existe nos jogos Pan-Americanos e Asiáticos, no entanto ainda não foi incluído nos Jogos Olimpícos.

Nas competições entre os fisiculturistas são analisadas principalmente a força, a proporção, o tamanho, a definição e a estética dos músculos.

Um dos objetivos principais do fisiculturismo é a ausência de músculos subdesenvolvidos, ou seja, toda estrutura muscular do competidor deve estar no seu ápice de desenvolvimento.

Um dos fisiculturistas mais conhecidos é o ator e 38º governador do estado americano da Califórnia Arnold Schwarzenegger.

Em inglês, o termo "fisiculturismo" é traduzido para bodybuilding.

Categorias de fisiculturismo

Existem diversas categorias específicas para cada tipo de fisiculturista, seja masculino ou feminino.

As categorias são definidas por faixas etárias, limites de peso e altura. Os competidores que se enquadram em grupos similares nestes três requisitos estão aptos para competir nesta categoria.

Todas as categorias das competições de fisiculturismo são definidas pela Internacional Federation of Bodybuilding and Fitness – IFBB.


Fisiculturismo natural
O fisiculturismo natural é um método de treinamento que começou a ser disseminado em meados dos anos 1990, em oposição ao hábito dos fisiculturistas de consumir anabolizantes e demais drogas para ajudar na hipertrofia muscular.

O treinamento do fisiculturismo natural defende apenas a malhação, a alimentação saudável, a ingestão de suplementos naturais e a abolição de qualquer tipo de substância que provoque “alterações hormonais” no fisiculturista.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem