TARAUACÁ: ESCOLAS DA REDE ESTADUAL E SEBRAE FIRMAM PARCERIA PELA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO MUNICÍPIO

Em encontro realizado na tarde desta terça feira, 17 de abril, no Núcleo Estadual de Educação, com a presença dos gestores escolares da rede estadual, coordenadores do núcleo, professores Cláudio Júlio, Vania Melo, Coordenadora de Humanização da Secretaria Estadual de Educação  Professora Ednilza Rocha (Nilzinha), e da Professora Joelma Mourão, gestora do SEBRAE, foi feita a apresentação de uma proposta de um projeto para a Educação Empreendedora que o SEBRAE está oferecendo para a redes de ensino. Nilzinha é responsável pelo responsável Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, dentro da Secretaria de Educação e Joelma pelo SEBRAE. 
Em Rio Branco em parceria com a SEE através do Secretário Marcos Brandão, 10 escolas já trabalham com o projeto e agora está sendo apresentado em Feijó e Tarauacá. A proposta do curso será oferecida para os alunos de 1º ao 9º ano e ensino médio com uma duração de três meses.
No final do encontro, após debates e esclarecimentos sobre a proposta ficou pactuada a parceria e em breve será anunciado o início do projeto em Tarauacá.
Educação empreendedora é aquela que está entre o “querer fazer” e o “reunir condições para realizar”. A Educação Empreendedora busca o desenvolvimento de habilidades e competências que promovam nos sujeitos uma atitude protagonista e comprometida diante da vida, que torne esse sujeito consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e com igual oportunidades para todos.
O SEBRAE capacita os professores com oferecendo fundamentação metodológica, orientações conceituais dos produtos e serviços e capacitação presencial ou a distância. A Escola precisa selecionar os professores e organizar espaço e tempo para o processo de capacitação.
Responsabilidades do Sebrae/AC:
I. Capacitar os professores indicados pelo nome da Instituição de Ensino, para posterior aplicação da metodologia aos seus alunos; 
II. Fornecer o material para a capacitação dos professores, composto de: 
a) Manual do professor impresso; 
b) Manual do aluno impresso; 
III. Emitir certificado de participação aos professores concludentes com participação de 100% de presença do repasse da metodologia; 
IV. Acompanhar e avaliar, através de equipe do SEBRAE/AC, o desenvolvimento da metodologia e a execução do JEPP; 
V. Disponibilizar material para pesquisa de satisfação dos professores/alunos sobre o curso; 
VI. Realizar visitas de monitoramento e avaliação com a Instituição de Ensino, acerca do resultado alcançado na aplicação do JEPP. 
VII. Fornecer o material didático (livros) para aplicação da metodologia aos alunos. 
VIII – Apresentar relatório final ao termino do Programa.
Responsabilidade da INSTITUIÇÃO PARCEIRA (SEE/SEME/ESCOLA):
I. Divulgar e inscrever os professores que participarão da Oficina de Sensibilização, caso se aplique.
II. Selecionar e indicar os professores e coordenador técnico para o JEPP que participarão da capacitação.
III. Garantir a formação de turma com número mínimo de 15 (quinze) e máximo de 30 (trinta) professores.
IV. Garantir a participação integral do professor na Capacitação (100% de frequência), conforme carga horária definida para cada segmento do Ensino Fundamental.
V. Disponibilizar salas, equipamentos, material de apoio e de dinâmica para execução do curso aos alunos, podendo ser nas dependências da instituição ou outro local a ser indicado.
VI. Colaborar no que lhe couber e possível for, para a divulgação institucional e o fortalecimento da imagem do SEBRAE/AC, sem, contudo, utilizar a marca do SEBRAE sem a expressa autorização;
VII. Não assumir, perante terceiros, obrigações em nome do SEBRAE/AC, em nenhum momento e circunstância e sob qualquer pretexto;
VIII. Garantir que somente os professores capacitados pelo SEBRAE/AC façam a aplicação do JEPP aos alunos;
IX. Fornecer ao SEBRAE/AC, as informações solicitadas nos momentos de avaliação e monitoramento.
X. Comunicar previamente o SEBRAE/AC, por meio do escritório regional, por escrito, em até sete dias úteis, toda e qualquer mudança que porventura venha ocorrer na execução do JEPP como, por exemplo: interrupção, cancelamento ou adiamento.
XI. Não reproduzir, copiar ou ceder os materiais didáticos a serem utilizados no JEPP, sem a autorização expressa do SEBRAE/AC;
XII. Fornecer anualmente ao SEBRAE/AC, informações sobre o curso, de acordo com relatório modelo, indicado pelo SEBRAE.
XIII. Fornecer aos alunos, ao final da capacitação e que tenham cumprido a carga horária com frequência mínima de 80% o certificado de participação no curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
XIV – Não reaproveitar o material didático utilizado na metodologia aos alunos.
XV – Fornecer material de apoio aos alunos em sala de aula.
XVI – Fornecer todo o material utilizado em sala de aula necessário a capacitação dos professores e alunos conforme a lista fornecida pelo SEBRAE antecipadamente.
XVI – Apresentar relatório final detalhado sobre o programa ao final da sua realização.
O JEPP – A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. 
A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
Como funciona
O Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP é composto por nove cursos:
1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas
Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.
2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais
Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.
3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos
Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.
4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos
Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.
5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores
Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.
6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios
Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.
Como participar
A Secretaria Municipal de Educação ou Instituição de Ensino interessada em atuar com o JEPP para com seus estudantes deve procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores, que tem duração de 45 horas e pode ser dividida para o 1º e 2º ciclo do ensino fundamental. 
Assessoria de Comunicação 
Nuúcleo Estadual de Educação
Com informações do SEBRAE

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem