Secretário Edvaldo Magalhães reúne comunidades das florestas públicas em Tarauacá e anuncia Planos de Manejos Comunitários, Crédito Moradia e outros benefícios para os trabalhadores

Secretário Edvaldo Magalhães fala aos trabalhadores

O Secretário da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis e Desenvolvimento Agroflorestal, Edvaldo Magalhães se reuniu com moradores do Complexo Florestal do Rio Gregório, formado pelas florestas estaduais do Mogno, do Rio Gregório e do Rio Liberdade. que ficam situadas entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá. 

Trabalhadores compareceram em grande número

Centenas de trabalhadores compareceram no encontro realizado na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (UGAI) do Acuraua e ficaram sabendo que os primeiros 100 Planos de Manejo Comunitário, de um total de 400 até o final de 2013, começam a ser elaborados nesta semana e o crédito moradia vai sair, agora com novidades.

Três Florestas Públicas reunidas

Os Planos de Manejo Comunitários: As três florestas não são unidades de conservação, são de produção e cada família tem o domínio sobre 100 hectares. Como se sabe, a área de reserva legal é de 80%. Desta forma havia a preocupação do Governo do Estado em gerar renda aos moradores com a floresta. Com os planos de manejo, cada família terá direito a exploração florestal de 50 hectares. A empresa contratada para fazer os planos inicia os trabalhos ainda nesta semana pelo inventário, o registro, o emplacamento das madeiras e, em seguida elabora o plano, que ainda tem que passar pela aprovação do Imac.

Secretário Edvaldo Magalhães

O encontro foi organizado pela Secretaria da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis e Desenvolvimento Agroflorestal com participação da Seaprof e da Ugai do Acuraua. 
Para o secretário Edvaldo Magalhães, na Amazônia, o Acre pode ser considerado bem avançado em planos de manejo comunitário. “Temos a experiência de Xapuri, a Floresta Pública do Antimary, mas o que vai envolver mais gente é aqui neste complexo florestal”.

Edvaldo Magalhães com a comunidade

Crédito Moradia: Vai começar a primeira experiência habitacional na floresta acreana. Com a ampliação, pela presidenta Dilma, do programa Minha Casa, Minha Vida para a zona rural, agora denominado Plano Nacional de Habitação Rural, o crédito moradia passará a ser tocado pelo Banco do Brasil. No Acre, onde o governo tem ótimo relacionamento com a instituição há 12 anos, o BB aceitou que a Sedens fosse a organizadora do processo, que será feito em conjunto com as associações do complexo florestal. Convidado pelo secretário Edvaldo, Marcolino Rudighero, do Banco do Brasil, explicou como vai funcionar.

300 famílias serão beneficiadas com crédito moradia

Para começar, 300 residências serão financiadas, na área de floresta, recebendo cada morador R$ 25 mil. Segundo Rudighero, todas as pessoas que estiverem morando na área florestal poderão acessar o crédito desde que devidamente regularizada. O Governo do Acre já assinou o convênio, agora só falta fazer os projetos e organizar os grupos de moradores que verão quais as opções de casas, acompanharão as obras e farão o acompanhamento financeiro.

Galinheiros são entregues aos produtores

Fundo AmazôniaO gerente da Seaprof em Tarauacá, Narcélio Silva, entregou para os produtores 20 galinheiros completos. Ele explicou que o governo está implantando o Fundo Amazônia que objetiva diversificar a produção evitando assim o uso do fogo. Foram entregues para os moradores um primeiro lote de 20 galinheiros completos, com 150 pintos e ração. Além disso, os moradores das florestas receberão destoca e aradagem de dois hectares e sementes de arroz, milho e frutas.

Material Esportivo para as comunidades

Esporte e Lazer na comunidade: Além de procurar com que os moradores das florestas tenham um bom nível de vida econômico, o Governo do Estado também está preocupado com o lado social e com atenção especial à juventude. A Sedens doou a cada um dos 30 times cadastrados, um kit para a prática de futebol. Também estão sendo recuperados seis campos de futebol.
E o mais interessante: no final de outubro vai acontecer um torneio início com os 30 times. Em seguida começa o campeonato que vai durar até o fim do ano.

Fotos do encontro
















Com a colaboração do Blog do Accioly

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem