CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

sábado, 6 de julho de 2013

MARIA BATISTA DE TARAUACÁ: 90 anos de força e determinação.

Com os filhos

Ontem (05/07) na casa do vice prefeito Chagas Batista, compareceram familiares e amigos para uma comemoração especial dos 90 anos da sua mamãe Maria Batista. Entre orações, cantos, discursos, homenagens, jantar e muita alegria, todos ficaram felizes. Entre os ilustres amigos estava o Deputado Estadual Moisés Diniz com sua esposa Jurgleide e a amiga Francelina Martins. foi uma noite memorável.

Com amigos


BIOGRAFIA:

Maria Batista Lopes, nascida em 1923 no seringal Redenção, no alto Rio Tarauacá; filha do cearense Manoel Batista e Laura Madeiro. Casou com Manoel Avelino Lopes qual o qual construiu uma família com 9 filhos. Nonata, Edvan, João, Ivanilde, Ivanete, Fátima  Chagas ,Socorro e Valmir. Edvan, Ivanete e Valmir já falecidos.

Maria Batista, sempre foi muito conhecida na região que morava. Com seu jeito mulher trabalhadora, decidida e “despachada” cultivava admiração e respeito de patrões e seringueiros e moradores. Mesmo antes de deixar o seringal Tamandaré pra vir morar na cidade, Maria Batista já nutria simpatia pela politica e tempos depois tornou-se uma conhecida defensora do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime Militar.

Maria Batista sempre cultivou sua marca de Mulher guerreira, amiga e defensora da justiça e da boa relação entre as pessoas. Criou seus filhos e educou dentro de rígidos princípios éticos e morais. Em 1986, decidiu acompanhar seu filho Chagas Batista numa decisão mais desafiadora, filiou-se ao PCdoB para ajudar viabilizar o registro do Partido No município. 

Paralelamente a militância politica, Maria Batista Também abraçou com a mesma responsabilidade e fé, a militância religiosa evangélica, sagrando-se também uma referencia da Igreja Batista no município. A politica e religião, ou o partido e a Igreja passaram ser dois fiéis compromissos da sua vida. Durante mais de três décadas vem acompanhando e participando de todos os movimentos que envolve as grandes e importantes decisões da vida politica e espiritual. 

Nesta semana ela comemorou com filhos, familiares e amigos seus 90 anos de idade. O bom de tudo é que ela continua com disposição, lucidez e vontade de ver sonhos realizados. Seu aniversário reuniu além da família, militantes do partido comunista e amigos simpáticos a sua bravura e determinação. Em seu discurso de agradecimento ela disse. “Sou feliz pela família honesta e honrada que tenho- e pela presença de todos meus amigos”. 

Como diz o por poeta: “Maria, Maria, é um dom, uma certa magia, Uma força que nos alerta, Quem traz na pele essa marca, Possui a estranha mania, de ter fé na vida.

Nenhum comentário: