TARAUACÁ: COLUNA POLÍTICA DO LEANDRO MATTHAUS

Seis pôr meia dúzia - A troca de posição dos jogadores de um time é chamada na linguagem futebolística mudança tática ou novo formato, assim é a reforma do governo de um novo tempo, trocaram as posições dos ocupantes de cargos, mais o elenco é o mesmo, exceto o secretário de agricultura. Ou seja, a única mudança foi trocar o seis pôr meia dúzia. Mas, quem sabe essa mudança nos renda bons frutos como muitas vezes ocorrem no futebol.

Di Brito - Militante desde a fundação do PT em Tarauacá e atual presidente municipal, Di Brito, assumiu a secretaria municipal de agricultura no lugar de Nilson Veras, que vai comandar a representação da secretaria estadual de pequenos negócios, que antes era comandada pelo próprio Di Brito. 

Brito assume a pasta meio a turbulência do racionamento de carne bovina no mercado municipal imposta pelos criadores que tentam junto ao prefeito o reajuste no preço da carne. Que há anos está congelado em pouco mais de cinco reais. O novo secretário tem a missão de resolver esse impasse, sem macular o governo ainda mais.

Articulador - Com a chegada do Di Brito a gestão governo de um novo tempo ganha um grande reforço na articulação política. Ele conhece dos meandros da política e sabe aglutinar.

Todos da casa - As pessoas que compareceram ao evento na Câmara para prestigiar a reforma administrativa cinquenta por cento são os ocupantes de cargos comissionados e os demais são funcionários da secretaria de obras. Ou seja, o evento foi prestigiado apenas pelos membros do governo. Cadê o povo?

Gabaritado para a função - Francisco das Chagas da Silva Souza, o popular “Moço”, assumiu a conturbada secretaria de Educação. Das secretarias municipais ela foi à única que em 2013 caminhou igual caranguejo. Moço foi diretor da escola de ensino médio Dr. Djalma da Cunha Batista pelo período de quinze anos. Durante sua gestão a escola foi por varias vezes finalista do prêmio gestão promovido pelo governo do estado.

Moço - Iniciou sua militância política no PT junto com o Di Brito e permanece no partido até os dias de hoje. Usa cavanhaque em homenagem o ex-presidente nacional do PT, José Genoíno. Costuma dizer que é igual ao Lula, um gênio, cheio de ideia, precisa apenas de uma boa equipe para executá-la e fazer uma boa gestão. Com certeza o novo secretário precisará de boas ideias, e, acima de tudo autonomia para colocar em práticas. Boa sorte! Afinal sorte nunca é demais, ainda mais, quando o labirinto é difícil de caminhar.

Muitas obras - Ao lado do vice-prefeito Chagas Batista, vereadores, o prefeito Rodrigo Damasceno, anunciou um enorme pacote de obras, entre elas, a construção da escola no seringal Capela, a praça da juventude no bairro da praia, rampa do porto do mercado municipal, quadras de grama sintética nos bairros da praia, novo e copa cabana.

Lembrou-se de um e esqueceu-se do outro - O prefeito lembrou-se de citar que a construção da praça da juventude o recurso é de uma emenda parlamentar da deputada federal e pré-candidata ao senado Perpétua Almeida (PCdoB), no entanto, esqueceu-se de falar que o dinheiro para construção da rampa é de uma emenda do concorrente da comunista, deputado federal Gladson Cameli (PP).

Cargos de assessores - Edmundo Maciel que deixou a pasta da Educação foi contemplado com o cargo de assessor de articulação política do prefeito, uma espécie de Zé Dirceu do governo Lula. Deugilson assumiu o cargo de assessor para articulação junto à secretaria de obras. Eliseu Sombra também foi agraciado com um cargo de assessor especial para a secretaria de saúde, ele vai cuidar especificamente do trabalho realizado pelas coordenações das UBS, ou seja, será os olhos e os ouvidos do prefeito e do secretário Carlos Tadeu.

Show de bola - O coordenador de esporte de Jordão, Ederlandio Queiroz “Dê”, está dando um show de bola no esporte jordanense. É uma realização atrás da outra, sempre inovando. O prefeito Élson Farias (PCdoB) acertou de cheio na escolha. Com isso seu governo ganha respaldo político e os desportistas o reconhecimento que todo gestor deve dá ao esporte.

Inovador e empreendedor - Raimundo Damasceno, além de ser um empresário de sucesso, é inovador e empreendedor, no jargão jornalístico chamamos de visionário. Do comércio alimentício, migrou para a agropecuária. Sempre obtendo bons êxitos. Sua nova inovação é investir na comunicação, um canal de TV que está se consolidando e brevemente uma rádio.

Sentiram-se injustiçado - Militantes com uma vasta história no PT e PCdoB, confessaram à coluna que se sentiram injustiçado por que o Elizeu Sombra, ex-candidato a vereador ao lado da Marilete Vitorino, um dos que mais detonava o adversário (Rodrigo) ser contemplado com o cargo de assessor especial, podendo ganhar um salário que varias de dois mil e quinhentos a oito mil reais. Enquanto os militantes que perderam noites de sono, foram às ruas, votaram, sequer foram lembrados ou permaneceram-nos mesmo cargos, ganhando pouco mais de mil reais.

Merecida - Tâmires Soares, pelo trabalho e dedicação ao governo sua nomeação como assessora de comunicação da Prefeitura de Tarauacá foi merecidíssima. A assecom dispõe do mínimo para executar os trabalhos, mesmo assim, ela conseguiu fazer um bom trabalho juntamente com sua equipe.

Abraço para o pastor João Silva, fotografo Jardy Lopes, Branca Oliveira, Vanilson PM, colunista Sales Mateus, Carlos Coelho, Victor Bombonzão, Willina Douglas, Francisco Evilázio, Adjanio Sabóia e família.

Leandro Matthaus/ RRCTV

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Coluna do blog Tarauacá Agora:
    "Moço - Iniciou sua militância política no PT junto com o Di Brito e permanece no partido até os dias de hoje. Usa cavanhaque em homenagem o ex-presidente nacional do PT, José Genoíno. Costuma dizer que é igual ao Lula, um gênio, cheio de ideia, precisa apenas de uma boa equipe para executá-la e fazer uma boa gestão. Com certeza o novo secretário precisará de boas ideias, e, acima de tudo autonomia para colocar em práticas. Boa sorte! Afinal sorte nunca é demais, ainda mais, quando o labirinto é difícil de caminhar"

    O moço por se prpopor ser um cidadão de bem deveria ter vergonha de prestar essa dita homenagem ao José Genuíno, bandido, ladrão e criminoso líder do maior roubo já acontecido nesse país e que hoje se encontra preso na Papudinha em Brasilía...

    Tal homenagem parece querer nos dizer que pouco se importa com tais péssimas qualidades em um homem público... Será que tem também, o Moço, a intenção de seguir tal modelo como exemplo de vida pública, uma vez ocupando a Secretária de Educação e com maior volume des recursos públicos a serem gerenciados?????

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem