ACRE: Nível do Rio Acre sobe em Xapuri e Brasiléia, diz Defesa Civil

Nível do Rio Acre marcou em Rio Branco 11, 50 m
nesta quinta-feira (29) (Foto: Veriana Ribeiro/G1)
Fortes chuvas nas cabeceiras do Rio Acre, próximo a Assis Brasil, município a 342 km de Rio Branco, ocasionaram um aumento no nível do rio nos municípios de Xapuri e Brasiléia. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o Rio Acre passou de 6,03 metros, na quarta-feira (28), para 9,44 metros nesta quinta-feira (29), em Brasiléia. Em Xapuri, as águas subiram de 6,86 metros para 10,24 metros no mesmo período. Com isso, o Rio Acre deve subir na capital nos próximos dias. Em Rio Branco, o rio apresentou a cota de 11,58 metros nesta quinta-feira (29), na medição das 21h.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, explica que o Rio Acre apresentou vazante na capital, passando de 12,01 na quarta, para 11,43 metros nesta quinta-feira. Segundo ele, o rio deve voltar a subir, influenciado pela cheia no interior. "O rio está crescendo em Brasiléia e Xapuri, isso vai chegar aqui na capital. Acredito que se não chover mais nas cabeceiras, o nível não deve chegar a marcas preocupantes na capital e o rio deve ficar entre a cota de alerta e transbordamento", explica.

O coronel afirma que existe previsão de chuva no interior, mas dentro da normalidade. "Há previsão de chuva na bacia, mas vão ser moderadas e em pequenas quantidades de chuva", explica. Em Assis Brasil o Rio Acre já apresentou vazante, ele passou de 9,98 metros na quarta para 8,31 metros nesta quinta. "Durante a quarta-feira, devido a chuva, ele chegou até a cota 10,74 metros durante o dia, mas deu sinais de vazante, chegando a 8,31 metros nesta quinta-feira", diz.

Veriana Ribeiro
Do G1 AC

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem