Encontro na capital escolherá primeira diretoria da Associação dos Vereadores do Acre

Artêmio Costa ( PSDC), idealizador do encontro, diz que o objetivo é reunir todos os vereadores para que possam debater as diretrizes da associação
Vereadores das 22 cidades do Acre estarão reunidos na próxima semana, em Rio Branco, participando do primeiro encontro das Câmaras Municipais. O evento, que será realizado na segunda-feira (15) e terça (16), tem como pauta principal a votação para a fundação da Associação de Câmaras de Vereadores do Acre e dar posse à primeira diretoria da instituição.

De acordo com o presidente da Câmara de Rio Branco, Artêmio Costa ( PSDC), idealizador do encontro, o objetivo é reunir todos os vereadores para que possam debater as diretrizes da associação. A entidade pretende oferecer suporte para o trabalho parlamentar.

O objetivo do encontro e da criação da associação é o fortalecimento das câmaras de vereadores, ajudando no desenvolvimento do trabalho parlamentar ", explicou.

Segundo Costa, ao viajar pelo interior do Estado percebeu a necessidade de assessoria técnica aos vereadores e consequente melhoria do conhecimento do função legislativa.

"Queremos desenvolver um trabalho similar ao da Associação das Prefeituras do Acre, oferecendo consultoria técnica e fortalecendo o trabalho legislativo. Queremos ajudar a resolver problemas pontuais e ajudar na relação com os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Acre. Queremos também oferecer condições para que o vereadores trabalhem dentro da legalidade e com a transparência necessária”, disse.

A respeito das dificuldades enfrentadas pelos vereadores no exercício do trabalho parlamentar, Costa assinalou que as principais estão relacionadas à elaboração de projetos e requerimentos. “Muitos vereadores vê até Rio Branco nos pedir ajuda e a gente percebe a dificuldade que enfrentam para entender estatutos, regras da casa e outras questões mais técnicas. No interior do Estado não há assessores para oferecer este tipo de orientação e o vereador acaba não mostrando serviço à sociedade”.

O encontro é apoiado pelo senador Jorge Viana (PT) e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Ney Amorim (PT). “Os vereadores precisavam de uma associação onde possam se reunir, que ofereça assessoria técnica qualificada, e que os ajude a realizar um trabalho cada vez melhor", concluiu o vereador.

Gina Menezes
 Da ContilNet Notícias

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem