Senador Jorge Viana lança livro e video.

Público acreano prestigia lançamento do livro Gramática Kaxinawá e vídeo “Rio Acre 2015”

Foi uma noite de auditório lotado na Biblioteca da Floresta. Pessoas das mais diversas formações, indígenas, gestores, estudantes, pesquisadores, marcaram presença no ato de lançamento da reimpressão do livro Gramática Kaxinawá, obra de 1914 do historiador Capistrano de Abreu editada pela gráfica do Senado por indicação do senador Jorge Viana. Na ocasião também foi apresentado o documentário “Rio Acre 2015”, realizado pelo gabinete do senador, produzido por Toinho Alves e Silvio Margarido, que fala da relação das mudanças climáticas com a maior cheia da história do Acre.

A primeira parte do evento foi sobre o lançamento do livro e teve a participação do jornalista Maurício Braga, servidor do Senado Federal que contribuiu para a reedição desta histórica publicação. O livro foi encontrado por ele, Maurício, durante uma visita a um sebo. Daí, ele conta que procurou o senador para sugerir a reimpressão pela gráfica do Senado, ideia que prontamente foi aceita pelo senador.

Este livro não só resgata a linguagem kaxinawá, como resgata a história desse povo, seu lendário. Como eles plantavam, como lidavam com as relações pessoais entre homens e mulheres. Mais do que um presente para o Acre da atualidade, é um presente que Capistrano de Abreu nos deixa para ficar na eternidade”, afirma.

Outro participante que falou sobre o livro foi Joaquim Maná, pesquisador Kaxinawá e primeiro índio a receber título de doutor em linguística pela UnB, com tese baseada no livro. “Capistrano de Abreu teve essa coragem de fazer esta obra e hoje, praticamente 100 anos depois, essa história ainda está viva”, disse o pesquisador para quem o material é de grande importância para pesquisadores do mundo inteiro.

O segundo momento do evento foi para a apresentação do documentário que trata das mudanças climáticas e sua relação com a maior cheia já registrada na história do Acre. Com 11 minutos de duração, o vídeo traz depoimentos de especialistas na área ambiental e gestores públicos que falam sobre os desafios de crescimento das cidades diante deste novo cenário de fenômenos naturais nunca antes vividos. O prefeito Marcus Alexandre é um dos entrevistados no documentário e também participou do evento na Biblioteca da Floresta.

Para mim, Rio Branco nasceu de novo depois dessa experiência. Parabéns ao senador Jorge Viana que fez esse resgate. A gente tem uma responsabilidade enorme. A maior cheia aconteceu agora e nós é que vamos preparar a cidade para as próximas gerações. O documentário vai servir de estímulo para a construção do novo Plano Diretor, que está acontecendo nos bairros da cidade”.

O vídeo foi produzido pelo gabinete do senador Jorge Viana e, segundo ele, a ideia é divulgá-lo em encontros para contribuir com o debate sobre o tema. “Vamos passar esse vídeo nas salas de aula, falar com nossa juventude para exibir nos eventos, encontros, associações de moradores, para que a gente compartilhe essas preocupações que estamos sentindo e vivenciando no nosso Acre, especialmente na nossa capital”.

Ao final do encontro, o músico acreano Pia Vila brindou a todos com duas de suas canções que têm tudo a ver com a ocasião: “Rio Estranho”, que é a trilha sonora do documentário, e “Rainha da Floresta”.

Por Aarão Prado
Assessor do senador Jorge Viana.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem